Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

dede 25/05/2021

Achei bem pesado
Cada capítulo conta uma história de um detento, e apesar de ter algumas coisas que são divertidas, a maioria é bem triste. Podemos descobrir quais foram os caminhos que levaram as pessoas a se perderem na criminalidade e nas drogas, além das condições desumanas na prisão, os conflitos, as doenças e o trabalho incrível do Drauzio lá dentro. De fato, ninguém sai de lá melhor do que entrou, as cadeias brasileiras não investem em ressocialização. Nos últimos capítulos tem uma descrição detalhada do massacre no ponto de vista dos presos sobreviventes.

Ana Carolina 26/05/2021

Pesado, Real e Necessário
O relato de Drauzio Varella sobre seus anos como médico voluntário na prisão do Carandiru escancara a precariedade do sistema prisional brasileiro.

Sabrina.Maria 27/05/2021

Esse livro carandiru retrata o dia a dia de um dos maiores presídios de São Paulo, até hoje o carandiru é lembrado, pelo massacre que todos sabemos que aconteceu.
Mas o interessante nesse livro é a forma que é narrado, pela visão do escritor, Dr Dráuzio, mas também colocando a visão e contando um pouco da vida dos detentos.
Mostrando como lá dentro eram os próprios presos que organizavam tudo, e a hierarquia que existia lá dentro e que ainda existe em vários presídios.

Ray 31/05/2021

Perfeito
Não sei nem expressar o quanto eu aprendi com esse livro. Toda a narração me causou um misto de emoções. Dr. Drauzio eu te admiro muito

Laura2547 31/05/2021

A realidade ignorada
Nesse livro, Drauzio Varella traz a tona o cotidiano do Carandiru, as relações sociais e regras estabelecidas la dentro, conhecimento esse pouco acessível para nós. De leitura simples e dinâmica, Drauzio relata as dores e sofrimentos dos encarcerados mostrando para nós uma realidade pouco comentada. Triste para quem tem empatia

Marinho 02/06/2021

Estação Carandiru
Leitura que deveria ser obrigatória, para podermos conhecer o outro lado de uma sociedade escondida. Muito bom!

isa 03/06/2021

Um livro necessário, que trás uma visão única de como era conviver com os detentos. As vezes me pegava sentindo pena dos homens, histórias tão tragicas, histórias reais, que se repetem até hoje. O livro tem um fluxo que vai de páginas onde você ri das falas dos presos e outros que você fica com o coração apertado diante de tanta maldade. Não focado em falar do descaso do governo ou das ações policias, mas sim em falar sobre pessoas, suas motivações e suas origens. Uma leitura que fica marcada e que vai ser difícil de esquecer.

Leticia 04/06/2021

Um livro necessário
Esse é o primeiro livro que leio do Dr. Drauzio Varella e gostei muito da leitura. Definitivamente não é uma leitura leve, mas gostei do modo que o autor descreve sua jornada de uma experiência que ele nunca teve, com altos e baixos e com muita humildade em sua fala. No início livro ele descreve tanto a parte estrutural da casa de detenção, como também a logística de funcionários e detentos. Depois dessa introdução o autor inicia com as histórias dos personagens, no caso os detentos, lá ele conta de maneira quase imparcial, o que eu gostei bastante. Em resumo, ao mesmo tempo que consegue ser técnico e descrever de maneira profissional o autor consegue mostra seu lado humano em muitas ocasiões o que fez eu me simpatizar com o autor.

Julia Moraes 06/06/2021

Adoro os livros do Dr. Dráuzio, consigo ouvir a voz dele contando as histórias. A maior parte do livro chega a ser engraçada, com as histórias dos presos e das leis não oficiais de funcionamento da prisão. Mas os últimos dois capítulos foram realmente difíceis de ler, são os relatos preciosos do massacre do Carandiru pela visão dos presos, que provavelmente nunca foram ouvidos oficialmente. É uma realidade chocante e terrível de conceber.

Gilliancsantos 11/06/2021

Bem, não se trata de um livro de medicina, vai muito mais além. É um livro extremamente informativo e lúdico sobre como era a vida em Carandiru. Devolve a subjetividade para as pessoas ali presas, através das histórias que eles viveram. Gostei bastante

amandajeanjacques 12/06/2021

Um must para ler
Carandiru me chamou a atenção por dois aspectos: primeiro o filme que foi produzido com base nesse livro e segundo ter Drauzio Varela como autor.

Levando esses fatores em conta, não desapontou. Livro lido em 3 dias! :)

Dr. Drauzio conseguiu mostrar em seu livro vários pontos como a epidemia de aids, a hierarquia e organização do presídio e trouxe personagens reais que fizeram com que pudéssemos entender o lado mais ?pessoal do condenado?.

Incrível ?

Leh 13/06/2021

Drauzio é mais que necessário
Sou fã dele. Já havia lido outros dois livros: por um fio que amo e prisioneiras. Todos tem a mesma pegada, de memórias e recordações dos casos e histórias de vidas das pessoas com que trabalhou. O trabalho de Drauzio é impecável.

Nathany 13/06/2021

Drauzio é demais.
Uma leitura que me fez refletir como é importante um relato livre de preconceitos e com uma boa pitada de empatia.
Já era fã do Drauzio antes, agora o admiro ainda mais.

Rosana 14/06/2021

De uma forma única Drauzio Varella nos apresenta alguns personagens emblemáticos que viviam na Casa de Detenção de São Paulo, o famoso Carandiru, o maior presídio do país.

Começou a fazer trabalho voluntário em 1989 no presídio, com conscientização e prevenção contra a AIDS, que era disseminada em larga escala no presídio.

Com muita ética profissional e sem denunciar o sistema carcerário, nos mostra a relação paciente e médico e suas singularidades.

Ao final do livro, há relatos dos sobreviventes ao masacre de 1992.

Ceh 17/06/2021

Incrível
Eu já havia lido Prisioneiras, do Drauzio Varella, e não achei que pudesse ter outro livro tão bom. A forma como ele consegue retratar muito bem a vida no Carandiru nos anos 1990, além da linguagem ser o mais próxima possível da realidade, é esclarecedor.
Recomendo a qualquer um que goste de ouvir histórias reais, ou que queria entender melhor as prisões brasileiras.