Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Julianne.Santiago 24/08/2023

Ninguém passa ileso pelo Carandiru
Eu não vi o massacre de 92, era muito pequena, mas é como se eu tivesse visto. De 92 até 2002, quando o Carandiru foi desativado, era corriqueiro vermos reportagens sobre a maior casa de detenção do país. Para quem cresceu em São Paulo na década de 90, como eu, o Carandiru sempre foi assunto durante os jornais, entre os vizinhos, nas escolas e revistas. Ninguém em SP passou ileso ao Carandiru.

À vista era uma cena de solidão, dó, raiva e medo. Se olhássemos para cima, conseguíamos ver as pernas penduradas nas janelas. Na rua, principalmente nos fins de semana, sempre havia uma grande fila de mulheres e crianças, com muitas sacolas, e dor nos olhares.

Lembro como se fosse hoje o dia da demolição. Estava eu, ainda criança, sentada à frente da TV, esperando o momento em que tudo aquilo viraria poeira. A casa de detenção pode ter virado pó, mas quem viu ou viveu aquilo, não há demolição que apague da memória.

Drauzio Varella, com certeza é um dos homens mais corajosos que já vi. Muita gente não trabalharia no Carandiru nem se pagassem muitoooo dinheiro, e o cara foi lá como voluntário, ganhou o respeito de todos, fez seu trabalho e escreveu esse livro como realização de uma longa e difícil trajetória.

Tenho certeza que não foi fácil para ele, e com certeza ele não saiu de lá o mesmo que entrou, mas quero acreditar que ele saiu melhor. Melhor profissional, melhor homem, melhor humano.

João Paulo 20/09/2021

Necessário
Esse é mais que um livro sobre o Carandiru, é um livro sobre histórias que são degraus para abrirmos nossos olhos sobre o quanto ainda é falho nosso sistema carcerário Brasileiro. O Drauzio tem o dom de tornar humanos os prisoneiros sem justificar seus atos e crimes. Apesar de ser histórias tristes, o autor com uma escrita leve e humana consegue fazer que tudo flua de forma rápida . Sua narrativa é quase uma boa conversa de bar. Eu recomendo demais!

Fernando Campos Kanigoski 17/04/2020

Um relato extremamente humano sobre como era o presídio e as pessoas que nele integravam.

Larissa Freitas 07/04/2021

A sensibilidade do Drauzio é contagiante. Acho que deveria ser leitura obrigatória, principalmente aos profissionais de saúde. Para ter noção do impacto que podem ter na vida das pessoas! Perfeito

vitu 03/04/2023

Como dito pelo autor, sobre o massacre do Carandiru existem três versões. A versão narrada pelo autor deixa o leitor atento a cada detalhes do dia a dia dos prisioneiros. Durante a leitura foi possível adentrar em cada cela e pavilhão da prisão.

Nathalia Polito 21/05/2023

Eu gostei mais de prisioneiras
É um livro que realmente te tira da zona de conforto, mostra ao leitor um ambiente não conhecido por muitos, cheio de dor, descaso e esquecimento. Drauzio nos faz conhecer diversos detentos, seus crimes e não obstante, nos traz um pouco de humanidade em cada um deles ( mas eu gostei mais de prisioneiras )

Lucas 24/05/2020

O livro é um relato do Dr. Drauzio Varella sobre os 13 anos que trabalhou com os detentos da penitenciaria Carandiru, onde viviam cerca de 7 mil presos.

O autor relata o enfrentamento a diversas doenças como tuberculose, leptospirose e principalmente a AIDS, doença na época pouco conhecida e que acabou matando inúmeras pessoas.

Boa parte do livro também se dedica a comentar o funcionamento da cadeia e a forma de como os próprios prisioneiros criavam normas de conduta para se organizar.

O relato termina comentado o caso da famosa rebelião e invasão de 1992 que terminou com a morte de pelo menos 111 detentos.

O livro possui uma linguagem bastante simples e prende o leitor do início ao fim. Recomendo.

Sabrina.Uliana 17/02/2023

Uma luz de humanidade
Um livro incrível!

O Dr. Drauzio traz um olhar humano para uma das cadeias mais comentadas e conhecidas do Brasil.
Não são simplesmente presos, são pessoas, com histórias, passado, ideias para o futuro, relacionamentos, ambições...
O leitor vai se sensibilizar, rir, emocionar, revoltar, a cada passagem de capítulo.

Livro bem escrito e de capítulos bem curtos, muito bom.
Recomendo.

Laura.Rafaela 13/08/2020

Drauzio nos teletransporta para cada pavilhão e cada xadrez. Todo o contexto é dado a partir de uma visão totalmente franca, clara e honesta. O livro traz uma realidade desconfortável e angustiante, dando voz aos emudecidos de uma forma imparcial. Adorei! Quero ler mais livros nessa temática e especialmente escritos por Drauzio, que tem o meu respeito assim como conquistou o do carandiru inteiro.

Edu Xavier 03/06/2020

Ótimo livro! Leitura fácil, interessante, não é cansativa, parece que Drauzio está contando suas experiências em uma conversa casual.

van.cazarotto 29/12/2020

Indispensável para quem gosta de não ficção
Esse é daqueles livros que mostram a importância de se ler não ficção. Drauzio enquanto médico faz trabalhos voluntários em presídios há décadas. O primeiro deles foi na Casa de Detenção do Carandiru. Trabalhou semanalmente lá por anos antes do massacre e também depois. O livro é resultado dessa vivência. A leitura traz a oportunidade de conhecer um pouco da realidade de um lugar que jamais teríamos acesso nessa intensidade a menos que fôssemos médicos e nos voluntariassemos para atendimentos semanais por décadas também. Isso se o Carandiru ainda estivesse em atividade. Alias, o livro faz parte de uma trilogia ao lado de Carcereiros e Prisioneiras que são outras duas oportunidades de conhecer mais o tema.
A leitura é muito fluída, linguagem direta e objetiva sem perder a sensibilidade. Neste livro também não notei juízo de valor, julgamento por parte do autor ou romantização. Aconselho já ler junto com Carcereiros que traz outro ponto de vista.

Julia Moraes 06/06/2021

Adoro os livros do Dr. Dráuzio, consigo ouvir a voz dele contando as histórias. A maior parte do livro chega a ser engraçada, com as histórias dos presos e das leis não oficiais de funcionamento da prisão. Mas os últimos dois capítulos foram realmente difíceis de ler, são os relatos preciosos do massacre do Carandiru pela visão dos presos, que provavelmente nunca foram ouvidos oficialmente. É uma realidade chocante e terrível de conceber.

@rodolfo_lab 05/06/2022

Parece uma fantasia, mas não é.
O livro todo é maravilhoso, uma experiência literária unca. Mas quando chega no final do livro e ele começa a narrar o massacre... Da até calafrios. Terminei o livro numa sensação horrível. Recomendo ouvir Diário de um detento de Racionais logo quando terminar o livro pra complementar a leitura.

igor_rondonia 01/07/2020

Excelente
Imersivo e revoltante, ver até que ponto pode chegar a humanidade quanto se é dado um pouco de poder ao indivíduo e uma máscara.

Leo 21/12/2020

Incrível
Drauzio Varella, além de expôr as minúcias do sistema penitenciário antiquado, conta histórias de presos e funcionários sem passar a mão na cabeça de ninguém. Apesar da linguagem um tanto quanto floreada, é rico em detalhes; leitura recomendada à quem se interessa pelo assunto.