Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Vi 28/03/2023

Esse livro foi tão bom que eu sonhei com ele, essa história sempre me deixou muito curiosa e acompanhar de um ponto de vista imparcial foi maravilhoso.

Keren Keith 26/03/2023

Fascinada por esta obra!
Com certeza o melhor livro que já li, a dias que fiquei preparando meu psicológico para terminá-lo, e nem mesmo o final decepciona, até o último detalhe terminei arrepiada, com cada história de vida, com as memórias de centenas de pessoas que por lá passaram, não é um conto e sim uma grande crônica. Muito bem detalhada, muito bem pensada em cada minuciosidade.
Relatos escritos da melhor maneira até quem não se interessa por leituras mais sérias de prenderia por completo e não só leria como devoraria este livro. Não só é baseado como cada fragmento deste livro sao história reais relatadas por Drauzio Varela.

Monique355 19/03/2023

Sempre ouvi que esse livro é bom, mas conseguiu superar as minhas altas expectativas. Brilhante é a palavra pra descrever a maestria com a qual Drauzio Varella descreve os personagens e narra o dia a dia dos presos. Vale muitíssimo a leitura!!!

bella 16/03/2023

Os Filhos Pródigos e o Doutor Varella
Demorei quase dois anos pra começar essa leitura e me arrependi de não ter tido contato com a escrita do Drauzio mais cedo.
No início eu pensei que seria um livro com diversas informações sobre o crime na penitenciária ou a crise do HIV, mas não. É um livro que carrega memórias de milhares que por lá passaram e como significavam sua própria vida em meio ao ambiente, sobretudo, desumano.
Aprendi muito com essa obra e mudei algumas visões que tinha. Não vejo a hora de ler outros do Dr. Auzio!

P.S.: Drauzio Varella vc quer ser meu avô sim ou nao

Alice1053 15/03/2023

Li por causa do filme e pude identificar cada personagem da telinha e sua história tb nos livros. Quando fui ver o filme, não sabia que Drauzio era o médico responsável apesar de achar os trejeitos do ator muito parecido com o dele, só percebi com a citação no final e prontamente me senti na necessidade de ler o livro.

Julha 15/03/2023

.as diferentes perspectivas
Acredito que seja de percepção geral o fato do sistema carcerário brasileiro ser um amontoado de falhas,que como consequência não surte efeito e,isso obviamente fica bastante evidente ao decorrer do livro,mas além desse tópico,algo que me surpreendeu foi poder ter acesso a uma perspectiva completamente diferente da minha.
cada capítulo apresenta um presidiário e uma situação da qual faz parte da história dele,seja contando o motivo que o levou ao presídio ou algo que faz parte do cotidiano ali,e isso abre um leque enorme de como as coisas são no cru do dia de um detento. são muitos relatos de violência e injustiças,mas também ha momentos de afeto. como a vida é.
senti falta de mais profundidade quanto aos presidiário apresentados ou ate mesmo maior detalhes das situações que estão sendo contadas,mas num contexto geral é um livro muito bom,especialmente por nos permitir ter acesso a essa camada da sociedade que fica a margem,e por ser do ponto de vista de quem vive isso na pele dia após dia.
quanto ao fatídico dia do massacre,é indispensável comentar o tamanho da covardia cometida e como um sistema que não funciona (e não tem interesse em melhorar) da espaço para que atos covardes,injustos e constrangedores aconteçam com permissão.

??
leitura valida e importante; é preciso lembrar das inúmeras perspectivas que existem além da nossa.

LauraGuirro 14/03/2023

+1 estrela
"mil cairão a teu lado e dez mil à tua direita, mas tu não serás atingido; nada chegará a tua tenda"

Anna29 06/03/2023

Um exercício de empatia
O dr conta pequenas histórias que vivenciou enquanto trabalhava com os detentos, fazendo uma crítica muito forte nas entrelinhas.

utiliza muitas falas dos próprios presos, o que deixa tudo muito palpável.

uma leitura de linguagem simples mas de conteúdo extremamente denso e tenso.

leitura obrigatória.

Babi 03/03/2023

O Dr. Drauzio é tão humano. A forma como ele interage com os presos e relata a vivência dele no presídio é um show de humanidade. O livro é escrito por um baita médico, e mesmo assim ele escreve de uma forma tão simples, tornando o livro acessível pra qualquer pessoa compreender a obra. Não tem julgamentos, não tem críticas, apenas relatos puros de um ser humano para outro ser humano. É incrível, é um retrato desse recorte do Brasil, deveria ser de leitura obrigatória.

b i a 28/02/2023

é um livro duro de ler, te faz pensar muito sobre a humanidade, sobre a falta dela
a cadeia é pior do que eu pensava, foi um soco de realidade que nem tudo são flores

alicefnevs 25/02/2023

A visão de um médico no maior presídio do país
Os pontos altos e mais marcantes são justamente as relações que o dr.Drauzio estabelece com toda sua sabedoria e carregado de humanidade em um ambiente que é difícil reconhecer essa relação. O respeito, a humanidade e o olhar surpreendem e ensinam. Uma leitura bastante diferenciada

Sabelpimenteel 25/02/2023

Comecei o livro achando que seria um relato sobre o massacre que aconteceu no carandiru, mas me surpreendi ao ver que na verdade a história real do livro era sobre a vivência e as histórias que Drauzio Varella presenciou no presídio. Ao ler só conseguia pensar como eu não teria psicólogico para estar em um ambiente como aquele e presenciar as coisas que ele presenciou.
A escrita do livro é perfeita, as descrições do Drauzio me fizeram vizualizar muitas partes do livro com bastante clareza, como a estrutura do presídio. As histórias também são muito boas, algumas eu achei muito engraçadas, mas como esperado do livro, tem muitas histórias que são bastante pesadas e até difíceis de imaginar como aquelas situações aconteceram.

Yara 23/02/2023

Estação Carandiru
Surpresa com a escrita do Drauzio, com o impacto das histórias, com a sensibilidade e a humanidade de toda a narrativa. Recomendo.

Tiago Fachiano 21/02/2023

Histórias sobre a vida
Drauzio ganhou notoriedade após o livro virar um ótimo filme. E a escrita do livro não deixa a desejar. Ele forma simples conta inúmeros casos e histórias sobre a vida. Gostei e quero continuar lendo outros livros dele.
Alê | @alexandrejjr 15/03/2023minha estante
Acho que o filme fez ele ficar popular, mas ele já era uma pessoa notória quando lançou o livro, creio.