Foco

Foco Daniel Goleman

Resenhas - Foco

Adriano Garcez 03/10/2017

Voltei do começo e consegui terminar dessa vez. Ainda acho um livro fraco, portando deixo a resenha anterior abaixo, pois minha opinião mudou pouco. Para piorar, tem uma parte do livro, mais ao final, em que fala sobre o foco nos sistemas, inclusive o futuro da humanidade, em que o autor foi longe demais em seus devaneios.

O começo ainda é muito bom, mas o livro vai 'perdendo o foco' conforme avança.
-------

Abandonei porque não esperava um livro escrito para alunos de psicologia e psiquiatria, e pesquisadores. Tem algumas coisas bem interessantes, como é o caso do funcionamento do foco ascendente e descendente, mas vai fundo demais na biologia do cérebro, tornando, assim, a leitura enfadonha. Cheguei a 2/3 da leitura, que foi quando a leitura ficou densa demais. Não queria um livro de autoajuda, como muitos aqui queriam, mas algo mais aprofundado do que li em Poder do Hábito, só que não tão aprofundado assim!

Elaine 09/09/2017

Foco certo!
Esse livro me ajudou muito como embasamento para meu trabalho como Coach. Recomendo!

Alessandro 07/08/2017

Faltou foco
Eu achei o começo interessante, porém tive a impressão que no decorrer do livro o autor perdeu o foco. Para minha surpresa, depois de terminar, percebi que muitas pessoas tiveram a mesma impressão.

Tinha grandes expectativas, mas infelizmente fiquem bem frustrado com o livro.
Adriano Garcez 03/10/2017minha estante
A impressão que tive foi exatamente essa, o que me fez dar algumas risadas durante a leitura! HAHA
A sensação que tive durante certos trechos foi estar lendo um livro escrito por alguém com TDAH.

Sun Rise 31/08/2016

Foco
Quando um pioneiro em qualquer campo retorna com uma nova peça de liderança de pensamento, seja ela escrita ou falada, os olhos e ouvidos do mundo dos negócios instintivamente se voltam para ver e ouvir. Daniel Goleman, ex-repórter de ciência do New York Times e autor de múltipla best-seller. Goleman retorna agora com um livro que tem o potencial para rivalizar. Em Foco: O oculto de Excelência, Goleman treinadores leitores sobre a necessidade de reforçar um traço que como um músculo pode indicar o quão bem podemos levantar uma carga figurativa. Este livro está agora disponível como um resumo Livro Executivo.Goleman começa Foco, ajudando os leitores a compreender a anatomia de atenção. De particular interesse é a discussão da base para o topo e mentes de cima para baixo. A mente de baixo para cima funciona mais rápido e é involuntário e automático, enquanto a mente de cima para baixo é, como Goleman escreve, "o assento de auto-controle, que pode (às vezes) dominar as rotinas automáticas e mudos impulsos dirigidos emocionalmente." A interação entre essas duas seções do cérebro é fundamental para compreender a resistência mental e, talvez mais importante, o cansaço mental.O tema geral que se concentram é um músculo mental serve como uma metáfora poderosa que ajudará a vara material com os leitores. O foco se move através de temas como a auto-consciência, lendo outros, e a prática inteligente de maneiras que oferecem novas, visões instigantes. Goleman encontrou uma maneira de transformar a complexidade do comportamento humano em uma leitura envolvente. Foco vai ajudar a manter qualquer navalha afiada.

William.Avila 04/08/2016

Excelente livro! Recomendo
Excelente livro para aqueles que buscam foco. O livro é baseado em estudos, não fórmulas prontas vendidas em livros de autoajuda.
O autor mostra com dados a importância da autoconsciência e autogestão, dentre outras habilidades importantes para manter-se focado. Relata também a importância de possuir tais habilidades, para todas as posições em meio a uma sociedade, o que de fato a tecnologia esta afetando significativamente. Vale a pena a leitura!

Jamil 13/07/2016

Interessante
O livro é interessante e vale a leitura. A primeira metade é bastante precisa, aponta dados da importância do foco no dia a dia e discorre longamente sobre algumas dicas que podemos seguir para melhor o desempenho em busca do sucesso (profissional, pessoal, etc).

Já a segunda parte, senti que o Autor tentou abrir muito o tema de seu livro e acabou se perdendo um pouco, fugindo bastante da importância do foco para o cérebro. Confesso que a leitura dessa metade final demorou mais que o dobro do que levei para a primeira metade.

De qualquer forma, a leitura já é bastante válida .
Carlos.Ramirez 07/04/2017minha estante
Comigo foi a mesma coisa, a metade final demorou mais que o dobro do que levei para a primeira metade. Mas ainda assim gostei muito do livro, leitura muito válida.

whatever 23/10/2017minha estante
Realmente. Sem falar que ele mistura as vezes os temas dos outros dois livros dele, Inteligência Emocional e Inteligência Ecológica. Eu achei o livro meio bagunçado, você tá na primeira metade falando sobre a "anatomia da atenção", focando nos aspectos biológicos, e de repente ele tá falando sobre autoconhecimento, empatia, contexto, e depois pula para liderança (WTF?). Faltou também ele explicar no começo do livro como ele dividiu os tópicos, isso ajuda a manter o foco. Enfim, pra mim, cerca de trinta a quarenta por cento do livro é útil.

idreus 26/06/2016

Livro com informações ótimas pórem um pouco cansativo
O livro me inseriu em um paradoxo: preciso de foco para ler "O Foco", todavia meu foco se esvaiu em vários momentos mediante a existência de trechos bem pesados. Talvez, pesados para mim, cujo nível intelectual e de controle executivo não alcançaram, ainda, patamares satisfatórios (informação contida no próprio livro).
Esses momentos enfadonhos se dão pela terminologia técnica de regiões cerebrais e termos de neurologia. No entanto as partes em que o autor faz uma abordagem funcional, tal como sobre o controle executivo e os três tipos essenciais de atenção geradoras do foco pleno, o livro flui muito bem, com informações esclarecedoras.
Erika Pereira 02/04/2018minha estante
Legal vc foi bem sincero

Digão Livros 09/06/2016

Já conhecia o autor de outro livro – Inteligência Emocional. Apesar de não ter lido esse livro a que me referi, tive boas recomendações.
Sobre o livro que eu li, confesso que faltou um pouco de foco. Rs. Demorei a lê-lo, mas ressalto que o li bem! Procurei me concentrar nas dicas, principalmente nas de respiração, de esvaziar a mente e de voltar ao objetivo.
As dicas foram muito boas, e são eficazes e eficientes.
Alguns relatos sobre como a mente funciona, e como é possível condicioná-la e aprimorá-la também foram muito interessantes, principalmente para focarmos na criação do nosso filho em casa.
Algo muito interessante também foi perceber o quanto estamos atrasados nesse quesito em nosso país, em relação a experiências em outros países.
O foco aumenta a capacidade e a confiança da pessoas e, se trabalhado desde pequeno, pode acarretar em inúmeras conquistas.
Mais que isso, é preciso trabalhar, além da capacidade técnica, as competências.
Empatia, Comunicação, Confiança, são ferramentas que potencializam e muito a capacidade técnica de todos profissionais. Principalmente nos cargos de liderança, profissionais sem essas competências influenciam todo o ambiente de trabalho, diminuindo o desempenho de seus pares, e nublando o clima organizacional.
Ficou claro para mim que, atualmente, há muitos profissionais capacitados tecnicamente, mas poucos com competências de lideranças. Esses poucos valem ouro!
É anotar os conceitos e aplica-los no dia a dia, pois o sucesso é a soma de pequenos esforços direcionados diariamente!!
Abraços e boa leitura!! Recomendo!

Su 28/01/2016

Decidi ler esse livro porque muitas pessoas estavam falando sobre ele. Por isso quis ver por mim mesma se ele era tão bom assim.
Na introdução, o livro nos mostra que há três direcionamentos para o nosso foco. Dessa forma, ele pode ser voltado para nós mesmos, para o outro ou para o ambiente.
Nos primeiros capítulos, o autor enfatiza a atual dependência do celular. Como todas as pessoas de certa forma usam até mesmo o menor tempo livre para se conectar nas redes sociais. Chegando ao ponto de algumas pessoas sofrerem sintomas de abstinência quando privadas do celular.

O livro é dividido em sete partes. Parte 1 – A anatomia da atenção; Parte 2 – Autoconsciência; Parte 3 – Lendo os outros; Parte 4 – O contexto maior; Parte 5 – Prática inteligente; Parte 6 – O líder bem focado; Parte 7 – O quadro mais amplo.
Esse livro é maravilhoso. O autor traz várias visões diferentes dentro dessa perspectiva do foco triplo. Ele fala como o foco total está sendo implantado em algumas escolas. Como o nosso cérebro funciona na interação com o outro, construindo laços de empatia. Como o foco triplo é importante para a manutenção/desenvolvimento das empresas. Enfim, acredito que esse livro é muito interessante e que muitas dessas ideias podem ser utilizadas no dia-a-dia.
“Todo tipo de atenção tem sua utilidade. O simples fato de que cerca de metade dos nossos pensamentos são devaneios espontâneos sugere que esta pode ter sido uma vantagem evolutiva para uma mente que é capaz de considerar o imaginário. Somos capazes de modificar nossas próprias ideias sobre uma “mente divagando” ao pensarmos que, em vez de estarmos divagando para longe do que é importante, podemos perfeitamente estar divagando na direção de alguma coisa de valor.”
“Os ingredientes de uma relação empática começam com um foco total compartilhado entre duas pessoas, o que leva a uma sincronia física inconsciente que, por sua vez, gera uma sensação agradável. Esse foco compartilhado com um professor prepara o cérebro de uma criança para as melhores condições de aprendizagem. Qualquer professor que tenha se esforçado para fazer uma turma prestar atenção sabe que, uma vez que todos se acalmam e se concentram, os alunos podem começar a compreender uma aula de história ou matemática.”

site: http://detudoumpouquino.blogspot.com

Patresio.Camilo 13/11/2015

Daniel Goleman, dispensa apresentações. Grande, autor, pensador, escritor e por ai vai.
Quando vi seu novo livro em português, fiquei mais que empolgado, apesar que o subtítulo da edição brasileira dava mais a entender que parecia um daqueles livros de auto-ajuda.
Confesso que o título deve ser Foco, porque é bem necessário focar para terminar a leitura, que pelo menos para mim variou entre sofrível a ruim.
O livro mais parece uma vontade do autor de mostrar seu intelecto, as grandes instituições que ele trabalhou, personalidades que ele conhece.
Também pode existir o fator de eu ser muito burro e não ter pegado o fio da meada do livro (porém acho pouco provável).
Gostaria de deixar claro que está é a minha opinião, e espero sinceramente que outras pessoas leiam o livro e discordem de mim, e possam dar uma nota melhor ao livro.
Um grande abraço a todos.
Patrésio
Mateus 28/11/2015minha estante
foi bom o livro?

Patresio.Camilo 29/11/2015minha estante
Eu não gostei Mateus.... Mas como disse, sempre espero uma opinião contrária à minha...

Mateus 29/11/2015minha estante
Kkkk sacanage.. esperava achar uma solução

Patresio.Camilo 29/11/2015minha estante
kkk na boa, melhor tentar com sua psicóloga. To quase indo numa para tentar me ajudar nesse tal do Foco... rs

egberto.sousa.9 22/04/2016minha estante
Patresio, estou gostando sim do livro. Porém é um pouco massante. E acredito que as vezes, muito técnico. Acaba viajando muito e a minha mente também, kkkkkkkk. Mas, de certo modo, tô gostando.

Vic 11/09/2015

Ajuda e ensina concomitantemente
A leitura se torna interessante a partir do momento em que você se interessa pela parte biológica do processo de aprendizagem! Porém, não é aquele livro pra quem procura uma solução rápida e pratica pra falta de foco, por ter uma quantidade de teoria bem significativa. Apesar de tudo, achei fantástico e bem explicativo, muito bom mesmo!

Israel 23/07/2015

Me arrependo um pouco de ter comprado
Só tem teorias. O começo até que é legal, mas acho que não leio novamente!

Márcia 04/07/2015

Sem dúvida, uma leitura desafiadora e surpreendente sobre a importância da concentração, atenção focada e desempenho, como primordial para o sucesso na vida.Excelente livro.

Retribunal 22/06/2015

Decepcionante
Se você está com este livro em mãos, é sinal que não tem foco, que tem dificuldade de se concentrar, que precisa de uma leitura simples e objetiva. Só que por ironia este é um livro extremamente cansativo, com muita enrolação. Eu não quero saber como minhas conexões neurais funcionam, quero algo prático, direto, rápido. Técnicas, truques, dicas... É um livro para pesquisadores, mas o vendem como autoajuda. Joguei dinheiro fora.
Guto 29/06/2015minha estante
Qual para foco você recomenda então, Randley?

artur.assis.3 06/10/2015minha estante
Livro muito bom e muito interessante! É verdade que este não é um livro cheio de técnicas e truques para aplicação no dia-a-dia, fato que não diminui seu valor. A teoria é muito importante para que o indivíduo possa ter uma visão geral sobre o assunto! Acredite: enquanto o indivíduo não entender a importância do foco, ele não vai ter motivação suficiente para ficar aplicando técnicas e mais técnicas. Além disso, dizer que o livro não possui aplicação prática é exagero e muita falta de vontade de se esforçar um pouco para extrair do livro tais aplicações práticas. Outro ponto importante: o livro não é de ficção, mas também não é tão complexo quanto pareceu em seu comentário! É um livro que, apesar do conteúdo, consegue manter certa simplicidade. Não é cansativo para quem realmente se interessa pelo assunto.

Leonardo.Garcia 21/03/2018minha estante
Realmente, livro muito chato! Muito, mas muuuuuuuuuuuuito chato!