O Mundo pelos Olhos de BOB

O Mundo pelos Olhos de BOB James Bowen

Resenhas - O Mundo pelos Olhos de BOB

Nat 03/06/2022

Nesse livro, James Bowen fala de como foi sua vida depois que Bob entrou nela, alternando com acontecimentos sobre sua juventude e as consequências do seu uso prolongado de drogas, tudo com Bob sendo um participante ativo em sua vida. Ele também aborda como iniciou a ideia da escrita do livro, o durante e depois da publicação, e a fama que seu gato laranja e carismático alcançou. Eu tenho esse livro faz um tempo e ficou guardado na estante, eu nem estava esperando um desafio para ler, mas depois que saiu a notícia em 2020 que Bob, já idoso, havia falecido vítima de atropelamento, eu deixei de lado porque fiquei arrasada quando soube. Então imaginei que agora, quase dois anos depois, seria uma boa escolha de leitura. Recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2022/04/o-mundo-pelos-olhos-de-bob-james-bowen.html

Dime 07/05/2020

Eu amo um gato
Bob é sem dúvida um gato muito fofo. Me emocionei com a história de James e Bob. O segundo livro tirou minhas dúvidas do que aconteceu depois do lançamento do livroS

Franci 21/03/2020

O mundo pelos olhos de BOB
Depois de um passado difícil, James foi adotado pelo gato Bob. Agora os dois têm um emprego de verdade (são vendedores ambulantes de revistas) e se tornaram personalidades conhecidas em toda Londres. Bob tem muitos admiradores, que passam todos os dias para vê-lo. Entre truques adoráveis e manhãs de puro mau humor, Bob e James se tornam cada vez mais inseparáveis. Por trás da divertida história de um homem às voltas com seu animal de estimação, o segundo livro de James Bowen fala sobre amizade, fidelidade e esperança. Bob se torna a chave que traz James de volta ao mundo, a motivação que faltava para sua decisiva volta por cima. Impossível terminar de ler O mundo pelos olhos de Bob sem querer abraçar seu pet ??

SrBaldez 05/05/2023

Nesse segundo livro, James conta mais sobre suas lutas internas, como lida com o contexto que ele está inserido, como consegue superar cada uma das dificuldades e principalmente, como dar sempre o melhor para Bob, seu fiel companheiro e a motivação que ele precisa pra ser melhor e continue seguindo em frente, dando o seu melhor, mesmo que receba a maldade como retorno

Daniela Dos Santos 20/09/2023

Maravilhoso
Além de ser um livro muito fácil compreensão, traz reflexão sobre a atitudes dos animais com os que o adotam, muitos não acreditam mas os animais são criaturas que são anjos que nos ajudam.

Gau 04/08/2021

amei!
Impossível não se emocionar com esse livro!
James é um vendedor de revistas the big issue, e é literalmente adotado pelo gatinho Bob. É incrível a jornada dos dois, e a história de superação. Terminei a leitura com um quentinho no coração

Maria Cláudia 12/05/2020

Em seu segundo livro James continua a nos contar seu dia a dia ao lado de seu gato Bob.
Nada muito diferente do que podemos ler no primeiro, porém aqui vemos um James mais preocupado com o futuro e segurança. As ruas de Londres se encontram mais perigosas para os que dependem delas para ganhar dinheiro. Pela primeira vez ele demonstra insatisfação e arrependimento pelos rumos que sua vida tomou. Ou como ele mesmo constata os rumos que ele deu a sua vida.
Mesmo com a proposta do livro já engatilhada, mesmo já tendo recebido o adiantamento ele não consegue enxergar que aquilo poderia mudar seu futuro, que a sua vida que por tantas vezes esteve no fundo do poço poderia dar a ele é seu amigo a vida segura que ele tanto almejava.
O segundo livro vem pra constatar que James e Bob estavam destinados a ficarem juntos, que um animal quando dado a chance pode resgatar uma alma e salvar uma vida.
Você vai encontrar alguns trechos um pouco monótono, afinal é uma biografia. Não há vida que seja só pura emoção. Mas também irá se deleitar e se surpreender em vários momentos com a evolução e com o caráter de James e com a personalidade fantástica de Bob.
Um livro para poucos mas que todos deveriam ler.

Kauaneeee 03/06/2023

Eu amo a história sobre como o Bob adotou James, é um livro super reconfortante de se ler, uma história que te faz ter um pouco mais de fé na humanidade, e ainda mais amor pelos animais. Li e leria novamente.

Mariah 17/08/2020

Só não dei todas as estrelas por que não superou o primeiro livro. Os fatos kkk
Então mores, a continuação foi ótima com uma leitura suave com coisas que te entretém nela, pois tu sorri e as vzs ri mas também se desespera por que a vida é feita de perrengues também.
Old que Bob teve um desenvolvimento de personalidade se tornando uma outra personagem mas ambas tiveram uma construção perfeita. Não vou dizer que a fama subiu a cabeça por que ele sempre conseguia se manter fiel e um amor. Quem não ler ele depois dessa resenha vai ganhar exposed.

Heynik 06/02/2021

Gosto quando me identifico com um livro, quem não, né? Haha
O amor pelo gatinho; A comunicação que James tem com Bob (tenho isso com meus gatos, consigo entender o que eles querem, e eles, da mesma forma, conseguem entender o que eu quero); A dificuldade na vida, e como um serzinho desses consegue nos animar nos dias mais difíceis. Foi uma boa leitura, de aquecer o coração mesmo.

Mr. Jonas 24/01/2020

O Mundo pelos olhos de BOB
?O mundo antes de conhecer Bob parecia um lugar cruel, insensível e, sim, sem esperança. O mundo que passei a enxergar através dos olhos do meu gato é muito diferente. Houve um tempo em que eu não conseguia distinguir um dia do próximo. Agora, valorizo cada um. Sou mais feliz, mais saudável e mais realizado do que nunca. Por enquanto, pelo menos, tenho escapado da dura vida nas ruas... Posso ver um caminho desimpedido à minha frente?.
James Bowen

@apilhadathay 04/01/2014

Fofo
BOWEN, James. O mundo pelos olhos de BOB. Tradução de Robson Falchetti Peixoto. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2014. 222 p.

Deixando para trás um passado difícil, James Bowen "foi adotado" pelo gato Bob. Eles se mantêm com um emprego de verdade: são vendedores ambulantes de revistas, sendo James o negociador e Bob, o showman, e se tornaram personalidades em Londres. O gato Bob tem inúmeros admiradores, que passam todos os dias para vê-lo e tirar fotos– alguns, trazendo cachecóis de lã para ajudá-lo a enfrentar os dias mais gelados. Da alegria aos problemas e perigos, Bob e James se consolidam como uma família. O tom de superação, fé e força do livro de Bowen nos faz perceber a importância de Bob na recuperação de seu dono, que saiu dos piores anos de sua vida.

Já passou ou se imaginou passando pela experiência de chegar ao fundo do poço, olhar para os lados e não ver ninguém que pudesse ou quisesse te ajudar? Mergulhado nos erros do passado, imaginando de onde viria a ajuda necessária, aguardada, e se ela viria? Imagine agora se essa ajuda viesse de onde menos esperava: não de um ser humano complexo e complicador, mas de um (quase) ingênuo bichano das ruas londrinas. Mergulhei nas aventuras do Gato Bob em seu segundo livro, sem ter lido o primeiro, mas não acredito ter sido prejudicada por isso e ainda me sinto compelida a ler o primeiro livro logo!

James tem um passado difícil nas costas: por muitos anos morou nas ruas, usando drogas, até que o fofo gato Bob "o adotou". Com o novo emprego dos dois - vendendo exemplares da THE BIG ISSUE de forma independente, na rua, e seu status de celebridades em Londres, eles acumulam admiradores e cachecóis doados que ajudam na sobrevivência ao frio. Nem tudo são flores para quem precisa encarar as ruas para sobreviver, mas ter um ao outro ajudou tanto James quanto Bob - que tem um passado igualmente misterioso.

Diz a lenda que são os gatos que escolhem os donos, não o contrário. Assim, percebi que ele tinha me escolhido. (...) Eu suspeitava que fôssemos realmente almas gêmeas, cada um ajudando o outro a curar as feridas do passado conturbado. (p. 15)

James foi viciado em heroína e metadona, antes de começar seu tratamento e encontrar seu agente transformador: o gato Bob, um felino opinioso, de personalidade forte, talvez sua alma gêmea; um ajuda o outro, sarando as feridas do passado. Um livro fofo, recomendado a todos os apaixonados por animais, em especial, aos amantes dos gatos.

Eu sempre dizia que éramos parceiros, que precisávamos um do outro igualmente. Lá no fundo, eu não acreditava que isso fosse realmente verdade. A sensação era de que eu precisava mais dele do que ele de mim. (p. 71)

O livro é um relato autobiográfico que só não me satisfez em um ponto: o titulo prometia um mundo pelos olhos de Bob. Não sei como se desenrolou o primeiro livro, mas eu esperava algo mais do ponto de vista do protagonista e menos do narrador/autor, mesmo que tivesse um tom ficcional, fantasioso.

É uma história emocionante, na qual James conta um pouco do passado com as drogas e o desenvolvimento do transtorno bipolar; e também do presente: os problemas financeiros do momento, como a vida em uma casa inadequada, James mal conseguindo cuidar de si. Narra ainda as peripécias de seu gato Bob, que não parece muito disposto a ir embora, mesmo que não viva preso. O bichano ama James, curte o ritmo de vida deles, vai para a rua de bom grado, vender revistas, sob chuva, sol, neve. É uma estrela nas ruas, com direito a foto, matéria no jornal, perseguição e - sim! - e agora o livro, que levaria sua história muito mais longe.

... A paternidade traz muitas risadas também. Essa é outra coisa que Bob me ensinou. Durante muito tempo, achei difícil encontrar muita alegria na vida, e ele me ensinou a ser feliz novamente. Mesmo os menores e mais bobos momentos que dividimos juntos são capazes de estampar um sorriso instantâneo no meu rosto. (p. 140)

O livro vai agradar os fãs de gatos, que se divertem com as coisas malucas, fofas, impensáveis e inacreditáveis que os animais de estimação, em particular, os gatos, aprontam. Em dados momentos, você ficará chocado, porque James viveu no submundo, nos níveis mais baixos da condição humana, morou nas ruas e viu muita coisa ruim, mesmo que não tenha contado tudo. Você vai rir, vai ficar de queixo caído com algumas artimanhas de Bob e não vai acreditar em todas

Não é leitura de fim de semana: os capítulos são um pouco longos, mas a edição e a revisão ficaram incríveis, com excelente imagem de capa, design interno, papel confortável e fonte adequada a uma leitura. A nota de hoje não é máxima, mas a narrativa é válida.
Yane 18/02/2014minha estante
Adorei a resenha. E concordo que houve uma divergência quanto ao titulo, ele passa a ideia de uma história na perspectiva do gato, o que não acontece. Tive a leve impressão que esse livro focou mais no próprio James e como a sua vida foi salva por ele e menos em Bob. No primeiro livro Bob e suas peripécias foram mais exploradas que no segundo. Mesmo assim é um livro excelente e não me surpreendi tanto com as artes de Bob porque são coisas comuns aos gatos e até me surpreendia o fato de as pessoas se admirarem tanto com ele, gatos são tão surpreendentes que parecem capazes de tudo.

@apilhadathay 19/02/2014minha estante
Ah, obrigada pelo comentário, Yane!
Adorei o livro, flor. Só essa questão da perspectiva que me deixou confusa.

Beijos!

Vanessa Meiser 24/07/2014

balaiodelivros.blogspot.com.br
Tem quase 1 ano que resenhei no blog o primeiro livro sobre este gato muito do fofo. Finalmente eu consegui ler sua continuação. Me encantei demais com o Bob e com a mudança que ele proporcionou na vida de seu dono que encontrou no seu gatinho de rua a força para levantar a cabeça e dar um novo rumo à sua vida.

Sempre que vejo algum livro sobre bichinhos (gatos ou cachorros) fico na maior vontade de conferir a história e até hoje nunca me decepcionei com nenhum deles, acho que muito disto tem a ver com a minha paixão pelos animais. Não foi diferente com "O Mundo pelos Olhos de Bob", como da primeira vez, este gato me deixou aqui toda boba lendo sua história...

James não é mais um morador de rua desempregado, agora ele tem um emprego e um apartamento, além do seu fiel companheiro que parece entender exatamente tudo o que se passa à sua volta. James é vendedor ambulante de revistas. Bob e James criaram um laço indissolúvel e nada é capaz de desfazê-lo, só quem tem um animal de estimação muito amado pode compreender o real sentido desta afinidade que ultrapassa a relação animal x dono, está mais para pai e filho.

Aqui neste livro é como se Bob quisesse nos dizer algo, quisesse nos deixar claro o quanto é agradecido por James ter aparecido na sua vida. Os dois seguem na sua rotina, mas agora contam com uma bicicleta para se locomoverem de um lado ao outro, Bob pareceu adorar a ideia de passear de bicicleta com James. Eles trabalham e se divertem juntos, nunca deixando de lado a atenção de um para o outro sem contar que agora são celebridades em Londres (quer dizer, quem que não conhece Bob e James ao redor do mundo???).

Claro que surgem alguns percalços por entre seus dias felizes, James ainda precisa lidar com o fato de ser um ex -viciado recente que ainda está em recuperação (não sem muito esforço e força de vontade!). Ele deve sua nova e saudável vida totalmente ao seu amigo de quatro patas que em troca só lhe pede um punhado de atenção e carinho, coisas que James lhe dá de bom grado.

Dá gosto acompanhar esta dupla. James em nenhum momento parece se deslumbrar com a fama conquistada às custas de seu gato, pelo contrário, temos a nítida sensação de que ele é mesmo muito grato a tudo o que Bob lhe proporcionou, sem contra que é bastante pé no chão e procura sempre não dar o 'passo maior do que a perna', ou seja, vive um dia de cada vez. Aqui neste livro, a gente acompanha toda a evolução no modo de vida dos dois desde que o primeiro livro foi lançado. James nos conta como foi o evento de lançamento, os famosos que teve o privilégio de conhecer, as pessoas que o admiram e também as que por falta de escrúpulos, tentam separá-los. Enfim, nem só de flores é feito o caminho desta dupla, mas com muita persistência e uma boa dose de sorte, eles seguem em frente colhendo os frutos do que veem plantando.

Enfim, O Mundo pelos Olhos de Bob é um livro que fala de amizade e lealdade de forma inspiradora. É a leitura ideal para aquecer qualquer coração, eu recomendo!!!