Beleza

Resenhas - Beleza

1 | 2 | 3 | 4

Natanael Nonato 28/02/2022

Hmmm
Um tema que desperta bastante a minha atenção é a beleza. Acredito que a simples contemplação do belo tem a capacidade de elevar a nossa alma ao transcendente. E na tentativa de me aprofundar melhor no assunto, escolhi este livro.

O livro é uma análise filosófica sobre quatro tipos de beleza: humana, natural, cotidiana e artística. Scruton acredita que a beleza de uma forma geral é um "valor real e universal ancorado na natureza racional". Ele não pode dizer o que é beleza, mas sustenta que há um critério comum de julgamento do que é belo.

Ao contrário do que o livro defende, a minha opinião ainda é de que a beleza é um quesito particular que reflete mais sobre nós mesmos do que sobre um objeto em si. E sim, entendo que existem brechas no meu raciocínio pelo subjetivismo empregado e talvez eu venha por aqui no futuro para me retratar, mas por ora é isso mesmo.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/02/2022

Em “Beleza”, Roger Scruton defende a afinidade entre literatura e arquitetura, o direito à beleza no cotidiano de cada um de nós e a extensão dessas ideias também ao planejamento urbano. O autor traz reflexões com casos patrimoniais no Espírito Santo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580331455

Keila Peretto 10/02/2022

A importância do belo
Para ser sincera, acho que eu tinha expectativas altíssimas demais para este livro. Acabei saindo um pouco decepcionada, mas preciso defender o autor: não diria que o livro não é bom, pois ele é. Creio que eu não estava preparada para a leitura, certamente por falta de bagagem - talvez eu precise de mais experiência de vida para absorver com mais eficiência o conteúdo desse livro riquíssimo. Além disso, já vou avisando: é um livro para estudo! Não façam como eu, que li ele de uma vez só, sem pausas e sem reflexão. De todo modo, deixo com vocês um trecho da obra que fez muito sentido para mim:

"Edifícios belos trocam de uso; construções meramente funcionais são derrubadas."

Marcela Bianchini 24/07/2021

livro que, apesar de filosófico, possui linguagem fácil e tem seu tema posto de uma maneira simples. no entanto, não concordo com o posicionamento do autor.
Keila Peretto 10/02/2022minha estante
Oi, Marcela. Fiquei curiosa: por que você não concorda com o posicionamento do autor?

Cams 12/07/2021

Uma leitura essencial pra dar um novo olhar sobre a questão da beleza na nossa vida, no nosso cotidiano, nas artes.

Patricia 06/05/2021

Achei que iria ler filosofia, mas o livro se perde no moralismo e elitismo do autor, apesar de ter um ou outro ponto interessante.
Para quem deseja ler mais sobre o assunto, é melhor ir direto a Platão.

Franciele143 19/04/2021

Como será que compreendemos a estética, ela é arte ou ela é uma versão inconsciente da busca de perfeição em relacionamentos ou na vida? esse livro mostra o quanto fomos deseducados e ensina a verdadeira educação estética consciente e contemplativa, do caráter pessoal para a arte, sem esteriótipos.

EduardoCDias 02/04/2021

Influência da beleza
Um estudo completo sobre a beleza. Beleza estética, beleza admirativa, beleza erótica, beleza natural... As influências d3la na vida humana e no entendimento do que nos cerca.

RogerBoy 27/03/2021

Excelente!
A obra "Beleza" do filósofo inglês Roger Scruton estimulou meu interesse pelo estudo da arte, estética e filosofia.

O livro adota um tratamento filosófico e discute a beleza e o juízo estético não somente no campo das artes, mas também na natureza, cotidiano e na beleza humana.

Partindo de 6 premissas apresentadas no primeiro capítulo, o raciocínio é construído ao longo dos nove capítulos, sendo o último uma série de reflexões finais acerca dos assuntos discutidos em todo o texto.

O filósofo considera a beleza advinda essencialmente de um juízo racional e enfatiza a teoria defendida por Kant.

A erudição do autor é evidente, contudo o texto não é difícil leitura.

Acredito ser uma excelente obra para todos aqueles que desejam se aprofundar nos temas discutidos, sendo possível continuar os estudos por meio da exploração dos livros indicados nas leituras adicionais.

Não concordo com todas as posições defendidas pelo autor, sobretudo o excessivo desprezo pela arte moderna e o tom moralizante da arte desejado pelo autor.

Isa 22/03/2021

Beleza.
Nesta obra, Roger Scrutom te convida a refletir sobre a beleza e como ela importa na nossa vida.
Este livro não tem uma línguagem histórica e nem psicológica, é filosófica. Te fazendo vários questionamentos sobre a arte e a beleza, como:
"Beleza é subjetiva?".
Recomendo super?

Isa 22/03/2021

Beleza
Neste livro, Roger Scruton, nos faz refletir sobre a beleza e como ela ocupa a nossa vida.
Não é um livro de história e nem psicólogico, na verdade é filosófico! Te fazendo várias perguntas sobre a beleza.

Dani.Giardin 09/01/2021

Interessante, mas...
Por que a beleza importa?

Porque beleza é um valor tão importante quanto a verdade e a bondade. Porque existe uma chance de que ao perdemos a beleza, Perderemos o sentido da vida.

No livro Beleza, Roger Scruton analisa quatro tipos de beleza: humana, natural, cotidiana e artística. Ele diz que no século XX, a beleza deixou de ser importante e que a arte, gradativamente, se focou em perturbar e quebrar tabus Morais.
Scruton fala que não somente a arte e a arquitetura estão se tornando cada vez mais feias e empobrecidas, mas também nossa linguagem, música e e maneiras estão cada vez mais rudes. Alguém consegue discordar?

A BBC produziu um documentário do Scruton chamado Why beauty matters? (? Por que beleza importa??). Vale a pena ? assistir! O livro é muito bom, mas nesse caso, acho que o documentário é mais claro e não perde nada para o livro (além de levar apenas uma hora do seu tempo!).

Quem foi Scruton?
O britânico Roger Scruton foi um grande crítico social que faleceu em 2020 deixando um vasto legado intelectual. Scruton foi um dos principais filósofos conservadores da atualidade, além de jornalista, professor, compositor (até de óperas!) e autor de mais de 50 livros.

Ramon 24/10/2020

Excelente.
Roger Scruton é um autor de altíssimo nível, um grande erudito e acadêmico. Mas ele consegue expor nesse livro o conceito de Beleza de forma simples e didática. Não espera uma resposta pronta do que é a beleza, ele não fará isso. Scruton irá mostrar como o belo se manifesta, quais suas características, o que esperamos de algo belo e o que ele representa em nossa vida e cultura. Em tempos seculares onde qualquer porcaria é chamada de arte, Scruton vai nos mostrar que para ganhar esse título é necessário merece-lo. Um grande livro, que os leitores de filosofia e estética irão gostar muito.

Lanny 16/09/2020

A Beleza é uma complexidade de conceitos.
O belo é prestigiado na arte, na música, na religião, na filosofia, na paisagem, na estética e, em tantos outros conceitos.
A beleza ocupa parte da nossa vida e ela muitas vezes é definida por nossos gostos. Nossa cultura e religião tem um grande influência nos nossos modos e pensamentos.
O livro é dividido em vários capítulos que nos faz refletir sobre a beleza: beleza humana, natural, cotidiana, artística...

1 | 2 | 3 | 4