Terra Sem Lei

Terra Sem Lei John Sandford

Resenhas - Terra Sem Lei

Henrique Faria 10/02/2024

Terra sem lei mas com lei
O título, capa e contracapa dão a entender ser uma história contada numa espécie de velho oeste atual, mas o cenário foge bastante disso.

Jansen 09/01/2024

Um bom romance policial. O segundo que leio do autor. O primeiro foi Noite de Tempestade, melhor que este.
O policial Virgil, um personagem interessante e divertido começa numa pescaria com seu amigo e a seguir é encarregado de um crime no Ninho das Águias, um local calmo a margem de um lago. Ao iniciar o trabalho descobre que aquele não é o primeiro crime naquele pequeno paraíso. O Ninho das Águias é um local que atrai mulheres endinheiradas, normalmente executivas de grandes empresas. A mistura de dinheiro e ciúmes vai acelerando o desenrolar da história. Uma banda de música country local, também composta só por mulheres vai complicar o trabalho, pois a crooner, uma bela mulher com boa voz, se enrolou com a executiva assassinada, deixando a baterista da banda enciumada e as suspeitas vão se somando. Um criador de cães, pai da cantora e com uma vida complicada torna-se também suspeito pois não suporta a ideia da filha assinar contrato com um empresário e sair da pequena cidade onde os fatos acontecem. Seu filho, meio bobalhão é encasquetado com a irmã e suspeita-se que o pai também já se enrolou com a filha depois que foi abandonado pela mulher que fugiu com seu empregado. Ela nunca mais aparece. É uma história com muitas facetas e suspeitos.
Mas é uma boa diversão apesar de algumas passagens serem muito lentas, o que tem sido muito comum nos livros atuais.

Maria.Barreto 28/01/2023

Instigante
Como ameibesse livro,desde o início o autor nos prende na expectativa de desvendar os assassinatos e ao final de forma surpreendente tudo se desenrola de uma forma genial

Bel 01/01/2022

Nao sei como a minha familja leu o livro e ainda me indicou, mas de toda forma, achei a historia muito interessante apesar de o final ser um pouco óbvio

Nanna 13/04/2020

Vale a pena a leitura
O livro traz uma investigação de um assassinato específico, mas que no decorrer das investigações, outros assassinados vão surgindo, nos fazendo pensar se eles estão relacionados ou não. O personagem principal muito simpático e engraçado, faz a gente te um carinho por ele desde o começo.
Eu, particularmente, as vezes parava de ler pra tentar ligar os pontos, são muitos os suspeitos.
Mas no final, surpreendentemente, vi que a verdade sobre os assiadsinatos vai muito além do que eu havia imaginado.
O livro realmente sensacional, não deixa nenhum ponto solto. Vale a pena!

@vetleitora 22/01/2019

Terra Sem Lei
O investigador Virgil Flowers, de um departamento criminal, consegue tirar suas tão sonhadas férias. Para aproveita- lá fazendo o que gosta resolve preparar se para um torneio de pesca, mas como obra do destino suas férias são arruinadas quando recebe uma ligação do seu chefe para solucionar um homicídio de Erica McDill, presidente de uma agência de publicidade.
Erica foi morta em uma pousada exclusiva para mulheres, Ninho da Águia, um conjunto de chalés com vista para um lago. Enquanto velejava ela levou um único tiro fatal, certeiro. Diante dos fatos a lista de suspeitos com aparentes motivos para tal crime é enorme.
Erica havia planejado demitir 30 de seus funcionários, e sua namorada era vista como uma possível suspeita pois iria lucrar com dólares com a morte de sua amada, em paralelo temos os hospedes da pousada que durante as investigações Virgil acaba descobrindo que Erica estava tendo um relacionamento com Wendy Ashback, vocalista de uma banda country local, no qual estava em um relacionamento sério com Berni, a baterista. Que loucura não? Seria um trio, quarteto amoroso? Calmaa! A história ganha ainda mais força quando Wendy ganha ainda mais fama na trama, por desejar e almejar sucesso. Sua família é esquisita e vista como louca.
A pousada acaba revelando ser mais que uma simples pousada, outro fato é que esse não foi o único crime no local. Quando o assassino ataca novamente a urgência em encontrar respostas deixa a trama alucinante. Dinheiro, álcool, obsessão, sexo, rivalidade, ciúmes, traição, cobiça, algo fez alguém matar essas pessoas. Virgil só precisa descobrir quem e o motivo. O final é chocante eu realmente não esperava.

Vanessaf 10/11/2018

Eu adoro John Sandford!!!! São livros gostosos e fáceis de serem lidos, além de terem histórias muito boas de suspense e mistério. Livro ótimo!!!

Virgílio César 18/01/2017

Um bom livro, principalmente na parte cômica. mas na parte policial o personagem é muito fraco. Tudo na base de suposições. Não tem um processo de investigação como os livros do Michael Connelly, Jeffery Deaver ou Tess Gerritsen. Resumindo, o livro é divertido e envolvente, mas não espere por uma boa trama policial.

Vivi Martins 25/11/2015

Para quem gosta de um romance policial bem escrito, bem desenvolvido e cheio de surpresas, este ? uma boa pedida.
Cativante, prende a aten??o do leitor e nos faz seguir com Virgil em busca do assassino, mudando de suspeito vez por outra.
Recomendo!

Milla 30/07/2015

Numa maravilhosa pousada para mulheres com atividades envolvendo passeios na natureza, uma riquíssima empresária é assassinada com um tiro na testa enquanto remava num lago... o criminoso conseguiu a proeza de dar um tiro certeiro na mulher a uma imensa distância.

Erica era uma empresárias prestes a assumir a presidência da empresa e, infelizmente, estava conquistando o desafeto de algumas pessoas também por suas aventuras amorosas. Muitas pessoas têm motivo para tê-la assassinado, sua namorada, seus funcionários e até mesmo suas novas amigas. E, principalmente, muitas pessoas têm muito a esconder sobre o que sabem para preservar sua própria imagem. No meio de tantas intrigas, confusões, paixões, traições e mentiras, está o detetive Virgil Flowers tentando solucionar esse crime enquanto o assassino (ou a assassina?) está a solta...

Mas ninguém comenta com Virgil que outra hóspede da pousada que também havia se aproximado de uma bandinha country da cidade também foi assassinada há quase dois anos... O que a pousada e a banda têm a ver com esses assassinatos? E o que causou a morte de Erica: dinheiro ou sexo?

O mesmo Virgil, que havia conquistado toda minha antipatia em A sombra da lua, me arrebatou completamente em Terra sem lei. O autor se superou na construção desse mistério, nas mentiras e nas verdades, nos joguinhos dos personagens e no desfecho, simplesmente sensacional.

Aliás, o Virgil continua com o mesmo estilo de cabelos longos, botas de caubói e camisas de banda; continua com seu jeito descontraído, bem humorado e as vezes um tanto machista. Esse é o ponto principal dessa série do autor John Sandford: o protagonista não faz jus aos charmosos e sérios detetives comumente encontrados na literatura de suspense, ele é exatamente o oposto de tudo isso. Virgil não aspirava a ser detetive, mas acabou chegando a essa profissão e ele é até bem inteligente, mas comete muitos erros, muitas vezes fala mais do que devia e reconhece isso.

A escrita de John Sandford é ágil, ele não cria subterfúgios ou subtramas para alongar a história, os personagens vão para lá e para cá apenas quando é necessário. E o mistério dessa vez foi muito bem elaborado e muito bem solucionado. Os capítulos são curtinhos e bem entrecortados, deixando o leitor mais instigado e a leitura muito mais fluida porque simplesmente não dá vontade de parar de ler.

Dos três livros até agora publicados (e que podem ser tranquilamente lidos fora de ordem), o primeiro foi o mais lento e esse foi o mais ágil, então acho que a série vai evoluindo. Terra sem lei traz a união de um bom escritor, um bom mistério e um bom personagem.

Patty 27/07/2015

O livro me foi uma meia decepção, se é q isso existe. Bem, explicarei melhor, com a junçao de titulo, sinopse e resenhas lidas na internet eu tinha expectativas mt altas com relação a este livro e apesar de ele ter me satisfeito no quesito diversão (ele é, sem duvidas, um livro cheio de partes divertidas), ficou aquém nos meus conceitos em relação a parte investigativa, q era o foco do livro. Indico para leitores interessados em partes comicas e/ou q n se importe muito com a explanação dos porques para as conclusoes obtidas com as evidencias. A meu ver n é um otimo romance policial, mas é bom. Boa leitura a todos

Telma 14/05/2014

Prazeroso e hilário
Vamos começas pela capa? Me fez lembrar uma cena de faroeste... talvez seja a combinação do título com o campo alaranjado e um por de sol ao fundo, sem ninguém em volta. É o tipo de capa que sugere conteúdo realístico, sem fantasias

Ainda na capa a seguinte quote me chamou demais a atenção:

"MAGNÍFICO, PRAZEROSO E HILÁRIO" STEPHEN KING

Será?

Bem, como fanzaça de SK, não poderia deixar de comprovar.

Adorei o Virgil (detetive "mor" das histórias de Sandford)! Ele é espirituoso, bonitão (sem exageros), inteligente e não se sujeita demais a regras! Adorei a combinação!

O fato é que Virgil estava de férias, numa pescaria (preparando-se para um torneio), quando foi chamado para investigar uma cena, onde o corpo de uma mulher é encontrado em um caiaque, no lago de um chalé onde se hospedavam mulheres (homossexuais) que queriam aproveitar a vida a duas.

Não apenas as instalações eram próprias para casais de mulheres, como parecia que todos os arredores daquela vizinhança era gerenciado e recebiam apenas mulheres. Tudo apontava pra um crime passional, ou pro dinheiro, já que Érica (a vítima), estava a ponto de possuir 75% das ações da empresa onde era sócia... o que era o bastante para não precisar de dinheiro e chamar a atenção de gananciosos sem escrúpulos.

John Sandford escreve de maneira gostosa, é escrachado e inteligente. Alguns clichês, sem dúvida e outras tiradas inusitadas e inteligentes fazem dessa história, perfeita para quem gosta do gênero policial e suspense, que não seja "pesado".

Achei que as personagens poderiam ter suas personalidades melhor descritas, uma vez que todas elas estão, de alguma forma ligadas com a vocalista de uma banda feminina que ansiava pelo estrelato e teve um efeito especial em cada um dos envolvidos com o crime.

Outra coisa que me deixou confusa foi a quantidade de nomes e sobrenomes e mulheres envolvidos (tinha que voltar alguns parágrafos ou folha para lembrar quem era a sra. Fulana e a sra. Beltrana)... mas nada demais. Com o passar do tempo os personagens vão se tornando mais conhecidos e essa tarefa de procura fica menos enfadonha.

Eu fiquei curiosíssima para saber quem e por que. Havia mudança toda hora e pistas que quando se achava estar chegando ao assassino, não levavam a lugar nenhum (exatamente como num caso policial - muitas hipóteses e só uma verdade).

Não achei o livro "magnífico", mas achei sim, prazeroso e hilário!

Caso leia ou tenha lido, me conta o que achou? ;)

site: http://surtosliterarios.blogspot.com.br/

Lucas 16/04/2014

Olá, pessoal quanto tempo que não passo por aqui né? Pois é, as provas da faculdade estão me consumindo, mas consegui encontrar um tempo e vim trazer uma resenha de um livro policial do Sandford. Esta foi minha primeira experiência com o autor e adianto que me agradou bastante, ultimamente os últimos livros policiais que tenho lido você já conhece o perfil do assassino e a trama se baseia mais na perseguição deste. Mas, em “Terra Sem Lei” encontrei uma trama com um saboroso Quem Matou? Livros assim me enchem de ânimo e não consigo larga-lo para ver se acertei ou não a identidade do assassino. Posso dizer que consegui acertar, já que o culpado estava na minha lista de suspeitos desde o principio.

Virgil Flowers é o detetive da vez e que não remete nada ao seu sobrenome. Sarcástico e fã de rock, ele tem cabelos cumpridos e um estilo nada parecido com um de policial, ao primeiro instante você poderia odia-lo, mas aos poucos você vai se familiarizando com o personagem e começa a torcer a ter para que dê certo suas “aventuras amorosas”. Em outras palavras, ele é divertido e objetivo. Porém, não fica nada bom quando tem suas férias interrompidas por Lucas Davenport (não sou eu, rs) – seu chefe – para solucionar o assassinato de uma bem sucedida agente publicitária numa pousada que só hospeda mulheres.

Nesse refúgio onde apenas mulheres se hospedam existem mais segredos do que se imagina indo desde a contadora do Ninho das Águias até a uma vocalista de uma banda country local. Em meio às investigações, Virgil descobre que algumas das hóspedes são homossexuais, incluindo a vitima daquele crime. E aqui uma ressalva para o autor que de uma forma brilhante inseriu este tema sem denegrir qualquer personagem por conta de sua opção sexual.

O autor montou uma rede de intrigas com uma vasta lista de suspeitos, porém ele conseguiu ser previsível. Talvez se tivesse diminuído o número de personagens e colocado mais emblemas em outros suspeitos teria tornado o culpado mais imprevisível. Todavia, se por um lado o culpado foi até fácil de identificar, a motivação é bem maior do que imaginamos a principio. Nunca iria imaginar aquele desfecho, o autor uniu muito bem cada linha solta deixando todos muitos satisfeitos com o final.

Com capítulos curtos, “Terra Sem Lei” é uma leitura de fácil absorção e dinâmica, que ultrapassa a linha do suspense e vai até o cômico. Uma leitura recomendada se você quer diversão.

site: http://livrosecontos.blogspot.com.br/

Cássio Ulisses 13/04/2014

Um bom livro
É um livro sobre investigação policial. É bem feito e com uma boa história e um bom personagem principal. Vale a leitura.

Lina DC 29/03/2014

"Terra Sem Lei" é o terceiro livro da série com o protagonista Virgil Flowers. Para os leitores que não realizaram a leitura dos livros anteriores não há motivos para se preocuparem, pois as histórias são independentes e para facilitar o entendimento do personagem principal, o autor tende a repetir algumas informações que constavam nos livros anteriores (para aqueles que acompanham a série essa repetição torna-se um pouco chata).
O livro mantêm as características dos livros anteriores: capítulos curtos, mantendo o enredo dinâmico e a história fluida e novos personagens que se tornam cativantes e intrigantes durante a leitura.
Narrado em terceira pessoa, a história se passa em Stone Lake, Minnesota. O livro irá se focar inicialmente na morte de Erica McDill, proprietária de uma agência de publicidade chamada "Ruff-Harcourt-McDill". Tirando alguns dias de férias para refletir sobre os cortes que precisará fazer na empresa e para ser infiel mais uma vez com Ruth, sua namorada dona de casa, a morte de Erica parece ter muitos suspeitos.
Como se não bastasse a situação, Erica se envolve com um dos membros da banda Wild Goose, uma banda de sucesso local em busca da fama, repleta de membros passionais e voláteis como Wendy Asbach, a vocalista que fará qualquer coisa para alcançar a fama.
Nesse livro Virgil é interrompido de suas mini férias e acaba trazendo para cidade seu parceiro de pesca Johnson. Johnson faz uma breve participação mas sua presença é marcante graças a sua personalidade cativante.
Além dele, somos apresentados à Margery Stanhope, a proprietária da pousada, ao xerife local Bob Sanders, Ron Mapes e a equipe de perícia, Zoe Tull a contadora da pousada e muitos outros personagens que poderiam ter motivos para cometer tal crime.
Os personagens são bem humanos (começando por Virgil), repleto de defeitos e alguns acertos, com históricos de decepções amorosas, traições, perdas, facilitando a identificação do leitor com os mesmos.
Uma história com um enredo intrigante, repleto de reviravoltas e com diálogos engraçados e personagens cativantes.
O livro é bom, tem uma boa mescla de policial com mistério, mas falta "algo" para ser realmente sensacional.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho, apesar de que a capa não se destaca muito.

"- O que você tem que eu não tenho?
- Boa aparência, personalidade.... botas de caubói.
- E eu achando que inteligência bastava...
- Achou errado - replicou Virgil". (p. 129)