A Vegetariana

A Vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

gabicss 07/01/2024

Why, is it such a bad thing to die?
"the feeling that she had never really lived in this world caught her by surprise. it was a fact. she had never lived. even as a child, as far back as she could remember, she had done nothing but endure. she had believed in her own inherent goodness, her humanity, and lived accordingly, never causing anyone harm. her devotion to doing things the right way had been unflagging, all her successes had depended on it, and she would have gone on like that indefinitely. she didn't understand why, but faced with those decaying buildings and straggling grasses, she was nothing but a child who had never lived."

Eu.lendo 06/01/2024

Não é para mim
Primeiro gostaria de dizer que tudo escrito aqui é apenas uma opinião.
Este livro claramente, não faz parte dos gêneros que gosto de ler, achei torturante cada página lida, beirando ao desconforto.
Eu não me importava com os personagens, achando eles bem rasos. Essa família por inteira é louca e precisa ser internada para o bem da sociedade.
Algumas coisas foram só jogadas no ar, sem haver alguma explicação, me incomodando muito.
E havia cenas que eram grotescas, nesse livro, a autora sabia muito bem em como causar repúdio, achei meio desnecessário.
É isso... reforço que tudo isso é apenas minha opinião, estou aberta a entender outros pontos de vista sobre. Mas acho que ninguém pode negar, que é um livro estranho, e eu com certeza, não realizaria uma releitura.

Eduardo 05/01/2024

Ruim do início ao fim
Estava a fim de ler algo da Coreia do Sul e me deparei com "A Vegetariana" sendo divulgado com um livro vencedor de prêmios, vários canais fazendo resenha dele e tudo mais.

Pois bem, a minha experiência foi decepcionante. Achei mal escrito, entendiante, eu não poderia me importar menos com os personagens. O livro é dividido em 3 partes, sendo a primeira a menos pior e a partir da segunda parte é só ladeira abaixo.

Com todo respeito à autora e aos leitores que gostaram do livro, eu não sou o dono da razão, mas não faço ideia dos motivos que levaram o livro a ter esse hype.

Gisllany 04/01/2024

O que????
Me foi recomendado como um livro de "mulher maluca", e realmente nunca tinha lido um livro com personagens tão malucos igual a esse, e isso é completamente o meu estilo de livro
Amo livros assim com personagens complexos que não precisam ser entendidos para despertarem compaixão

bella318 04/01/2024

Um bom livro, mas senti certa decepção
Sem sombra de dúvidas, é um livro muito bem feito, bem pensado (até certo ponto) e muito bem escrito.
a escrita do livro é muito boa, detalhista no ponto certo pra quem tem paciência (não é o meu caso)
a história por si só é meio indigerível, sem nexo e ao mesmo tempo faz sentido (?), coisas que eu gosto em livros
mas, mesmo assim, a decepção veio lá pela metade do livro, porque eu esperava mais. esperava bem mais.
o livro se iniciou muito envolvente, com uma história maluca e muito boa de entender, mas depois começou a perder justamente a parte de ser entendível. as ações dos personagens, a escrita, tudo se tornou maçante ao extremo.
o que realmente é foda nesse livro é questão dos problemas familiares, a questão de tudo que as personagens sofreram para que tudo aquilo acontecesse, e também o fato de culparem os problemas psiquiátricos dela (claramente ela tem esquizofrenia ou algo parecido) na questão do veganismo, sendo que é algo que totalmente tem suas raízes na infância dela.

possível spoiler: fico feliz genuinamente por ela não ter se tornado uma árvore de verdade, eu daria 3 estrelas se isso acontecesse KKKKKKKKKKKKKLL

Shelly.Veiga 03/01/2024

Melhor leitura de 2023
Já faz alguns meses que terminei esse livro, e posso dizer que foi minha melhor leitura de 2023. Ele é agoniante e cativante, ao mesmo tempo que te faz virar noites lendo, te faz ficar sem ler por alguns dias para processar os acontecimentos.
Há muitas cenas chocantes demais e outras ordinárias demais, é uma leitura que aproxima o leitor, mas o coloca no lugar de estranheza. O final me deixou indignada, querendo por mais, mas ao mesmo tempo encerrou como deveria ser.
Recomendo essa leitura para quem gosta de mistérios psicológicos.

Bela || ðð 03/01/2024

Bem maluco, mas vale a pena
Confesso que me perdi no meio da leitura por não saber o que estava acontecendo, mas depois de um tempo consegui compreender.

Você consegue ler rápido, a leitura é bem fácil, porém com temas pesados. Por mim eu estava tranquila com isso, já que sou uma obcecada por livros do gênero.

Indico para pessoas que gostam de enxergar o lado psicológico da história, e também pessoas que tem o estômago minimamente forte. Não é tão pesado, mas é sempre bom se preparar.

Valeu a pena ler, não me arrependo, me fez pensar.

Isabela 01/01/2024

Não sei se o sentimento que o fim dessa leitura me trouxe foi mais de gostar ou de não gostar do livro, assim como a história, minha opinião sobre ela é bem confusa.
A trama é dividida em três partes e todas elas me trouxeram um incômodo diante dos fatos narrados. Tudo é bizarro e nojento, quase nada tem uma explicação muito explícita. Seguindo esse padrão, os personagens também são bastante tristes, protagonizam cenas absurdas que apesar de estranhas, me deixou curiosa pra saber até onde aquela história ia.
A loucura do livro foi um ponto positivo para mim, achei diferente e instigante, mas acho que não consegui absorver nem metade de tudo que a autora quis contar. Com certeza merece uma releitura.

Carolina2454 31/12/2023

Provisório 8
Colocando aqui um textinho provisório só pra saber e aí amanhã eu vou reescrevendo conforme cada leitura que eu fiz. Esse é apenas para fins de registro pre 2024.

Simona.Karen 31/12/2023

Intenso psicodrama
Através da ótica de 3 pessoas diferentes acompanhamos a deteriorização mental de uma jovem coreana, que a partir de um pequeno ato de rebeldia se distancia pouco a pouco do seu núcleo social. O livro te mostra o contexto cultural ao qual os personagens pertencem, e com cada um deles reage às atitudes da protagonistas, suas reações, claro, espelham seu interior de acordo com a perspectiva de vida de cada um deles.

Tiago632 31/12/2023

Perturbador!
A princípio gostei muito por poder furar a bolha de livros norte americanos que geralmente leio. É muito bom ler sobre uma cultura diferente, especialmente a oriental, do ponto de vista de quem vive.

Confesso que gosto de ler livros de gente que enlouquece e hospício e essas coisas. Porém, esse livro fugiu de qualquer expectativa que eu tive sobre o tema. De fato, é um romance perturbador.

Todos os personagens são desenvolvidos de forma igual, não é produzindo, apenas razoável. A narrativa é simples e descreve com uma riqueza de detalhes assustadora sobre os sentimentos dos protagonista, gostei disso.