A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

Maria16577 10/04/2023

Sinto que esse livro se estendeu um pouco mais do que achei necessário. Especificamente, só vi necessidade mesmo das duas primeiras partes, e não da terceira.
A primeira parte do livro é narrada pelo marido da personagem principal, e é basicamente uma caracterização inicial da problemática apresentada no livro. Já por essa primeira parte, ao menos para mim, o livro já entrega todo o conceito e simbologia da premissa. A segunda parte entendo que serviu como um complemento, como uma expansão a limites mais extremos de toda a reflexão sobre como as jornadas mais profundas e existenciais de uma mulher podem ser objetificadas pelos homens. A terceira parte só que me pareceu meio derivativa das primeiras, reforçando um ponto que já estava muito bem formado já nas primeiras páginas.
A proposta é bem interessante, mas, sendo um pouco repetitiva, pra mim perdeu um pouco do seu efeito quanto mais eu avançava na leitura.

RayRay 07/04/2023

"Não: quem sabe em seu interior coisas terríveis e inimagináveis estivessem acontecendo, e gerenciar tudo aquilo, mais as questões cotidianas, fosse desgastante demais para ela. Talvez por isso não tivesse energia suficiente para demonstrar interesse ou para reagir às coisas ao seu redor."

De narrativa única e perturbadora A Vegetariana conta a história de Yeonghye que incomodada pelos seus sonhos deixa de comer carne e passa a ter um comportamento estranho.

nemlanency 07/04/2023

Diferente de tudo que já li
Não lembro de já ter lido uma obra sulcoreana, na verdade. Nítidos contornos sociais aos quais não estou acostumada. Ainda assim, para além das metáforas, muitos pontos com os quais me identifico sendo mulher - e vegetariana.

ju leite 06/04/2023

Gostei muito da forma que esse livro foi dividido, em 3 atos, sendo que nenhum deles têm a protagonista (Yeonghye) como voz narrativa. Entre eles, sem dúvidas, o meu ato preferido foi o narrado pela irmã: 1. É o único contado por uma mulher e essa mulher em questão dividiu a vida com a protagonista desde a infância e foi capaz de decifrar uma das causas da apatia completa que acometeu sua irmã. 2. Além disso, não a colocou como uma pessoa completamente medíocre como o marido o fez e nem como um ser divino que provoca desejo como foi narrado pelo cunhado. Sem dúvidas, é um livro denso e eu consigo compreender os que deram uma nota menor devido a isso, porém, ainda bem, iniciei a leitura sabendo dessa informação então tinha em mente que a autora iria utilizar metáforas excessivamente e que eu sempre precisaria me esforçar mais um pouquinho pra entender do que normal? Dessa forma, esse livro me tocou em muitos muitos lugares, e acredito que tocará a todos que se dedicarem mais um tantinho na hora de ler (principalmente as mulheres). Ele é direto, triste, brutal e ainda assim muito lindo. Aos que associam ele somente ao fato da protagonista ter decidido não comer mais carne e simples assim afirmo que leram sem sensibilidade. ??E por que não posso morrer?? Foram as últimas palavras de Yeonghye antes de se calar definitivamente.?

Marcella184 04/04/2023

Eu li esse livro meio no escuro, sem saber muito sobre o assunto, e isso me deixou confusa sobre alguns pontos da história.
É um livro que vai te deixar desconfortável, tem uma escrita pesada e mórbida, o enredo conta com diversas críticas e reflexões. Mas fiquei perdida ao entender o que o vegetarianismo se relaciona a negligência que Yeonghye sofreu na infância.
Eu gostei, mas não favoritei, preciso me acostumar a esse tipo de leitura.

Camila Ap. 04/04/2023

A VEGETARIANA
Se você lê esse titulo e pensa que a historia se trata de um relato sobre o processo e dieta de uma mulher se tornando vegetariana, você está bem enganado.

Tudo seguia do mesmo jeito na vida da Yeonghye, nossa personagem principal, na monotonia dos dias ,da sua vida totalmente apática, do seu casamento realizado por meras formalidades, até que um dia os sonhos começaram e abalaram sua vida, seu exterior e seu interior.

" Apetece-me gritar uma vez, só mais uma vez. Apetece-me atirar-me por aquela janela escura como breu. Talvez assim conseguisse acabar de vez com este nó dentro do meu corpo. Sim, talvez resultasse.

Ninguém pode ajudar-me. Ninguém pode salvar-me. Ninguém pode fazer-me respirar."

A vegetariana é um romance perturbador , que causa estranheza do começo ao fim, aquele tipo de historia que desperta sentimentos dos mais variáveis no leitor.

Liarzzzz 03/04/2023

"De repente, se deu conta de que nunca tinha vivido e ficou surpresa. Era verdade. Não tinha vivido de fato. Desde o tempo remoto da infância, tudo o que fizera foi aguentar."

Marina 02/04/2023

Extremamente viciante. Não consegui largar até terminar.

A história de Yeonghye, personagem principal, é contada através do ponto de vista de três personagens, o marido, o cunhado e a irmã mais velha. A partir de uma súbita escolha de parar de comer carne, a personagem principal é vista como louca e egoísta por todos aqueles que estão ao seu redor.

De início eu fui pega por um sentimento de pena, mas com o passar da narrativa tudo foi se misturando e virando um emaranhado de sensações e confusão. Ao final, eu tinha certeza que ela era louca.

Achei fascinante a forma como a autora nos leva a emergir completamente na história. A cada página que se passava o desconforto e inquietidade aumentavam, todos os personagens são nojentos e com atitudes problemáticas, demonstrando egoísmo e perversidade. Definitivamente não era o que eu imaginava que seria, mas me surpreendi positivamente com uma história envolvente, dramática e angustiante.

sopadebanana 01/04/2023

Omg livro de femcel...
BOM
tipo muit9 bom mesmo. Eu podereria discutir todas as coisas absurdamente interessantes sobre esse livro. Todos os detalhes, os personagens e principalmente a analogia da menina teoricamente virando uma planta

Dani Gazaniga 01/04/2023

A vegerariana
O romance coreano revela a história de Yeonghye, uma mulher que começa a transformar a própria vida e a de sua família em um verdadeiro pesadelo.

A obra é dividida em três partes, sendo iniciada pelo esposo, a segunda parte pelo cunhado, casado com a irmã mais nova de Yeonghye, e a última parte finalizada pela própria irmã.

Yeonghye começa a preocupar sua família ao apresentar um comportamento estranho levando à indícios de esquizofrenia. Ela passa noites sem dormir e começa a falar que teve "um sonho", e como uma atitude pertubadora ela resolve tomar uma decisão que muda completamente sua vida, passa a não cozinhar, não comer e não servir mais carne.

Com uma escrita impecável e uma desenvoltura muito bem estruturada, o livro aborda características dolorosas e marcantes levando ao leitor diferentes pontos de vista diante da mesma personagem, e revela uma forte e opressiva reflexão sobre os diferentes aspectos e possíveis atitudes da figura humana.

woannabe 30/03/2023

UM ESTRANHO BOM
Todo livro da Han Kang é bom não adiantaaa.
Esse livro me causou tanto desconforto que nem sei. São 3 partes e cada uma mais desconfortante que a outra. E progressivamente mais complexa.
A gente começa a leitura sem entender muito bem oque esta acontecendo e termina o livro da mesma forma, rsrs.
Todos os personagens masculinos do livro são PÉSSIMOS.
E impressionante como a literatura asiática, e nesse caso coreana, é extremamente linda e sempre trás reflexões interessantes. LEIAM

Taki 29/03/2023

Que livro! A cada página virada, a agonia aumenta, e você não quer soltar o livro até ler o final. Recomendo demais.