A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

Danielli.Costa 10/10/2020

Merece a aclamação
Muito esquisito e diferente, merece os comentários que ouvi sobre, mas tomou um rumo que não esperava.

Mi 10/10/2020

Perturbador e confuso.
É um livro pesado devido a gravidade dos atos cometidos e como estes foram naturalmente descritos. Confesso que tive que pular umas partes por causa disso.

nomundodesalem 14/10/2020

Resenha por @nomundodesalem
A Vegetariana // Han Kang // 176 Páginas⁣

🚫🥩⁣

Yeonghye é uma mulher sul-coreana que começa a ter sonhos assombrosos e por conta deles decide parar de comer carne. ⁣
Passando por essa transformação radical, Yeonghye começa a sentir não só nojo de carne como nojo de carne humana, até que suas decisões acabam por afetar seu casamento e sua família.⁣

O livro é dividido em três partes, narrados pelo seu marido, seu cunhado e sua irmã, contendo o ponto de vista, pensamentos e ⁣
algumas histórias paralelas.⁣

A narrativa do livro causa um certo incomodo mas mesmo assim consegui ler muito rápido.⁣
Me prendeu bastante, algumas partes foram bem intensas então é um livro para quem tem estômago.⁣

Eu indico bastante para quem gosta de livros mais complexos.⁣

Mais resenhas no IG: @nomundodesalem

Leonardo 19/10/2020

Inquietante
Apesar de ser um livro curto, demorei mais do que esperava pra terminar... isso porque a estória é densa, angustiante e desoladora. Achei o livro bem escrito, sem muitas complicações, a trama é criativa e interessante.

wraith 20/10/2020

...
Esse livro foi bem mais difícil do que imaginava para engolir, afinal se trata de uma história com diversos assuntos sérios e tristes, e que causa certo estranhamento durante a narrativa.

Karina.Tiemi 20/10/2020

Fuga de Padrões, Adoecimento, Abusos e Roubo de Protagonismo
Leitura incrível. Despertou os mais diversos sentimentos durate a narrativa, passando desde uma identificação com a personagem principal a profundos sentimentos de asco contra os personagens ao entorno dela. A história gira em torno de Yeonghe que, à partir da decisão de parar de comer carne, deflagra uma série de repressões vindas de familiares. Você vai acompanhar o adoecimento da personagem principal, ao mesmo tempo em que o próprio adoecimento parece não dar o protagonismo a ela (as narrativas se desenrolam através do ponto de vista de outros personagem e somente em relances conseguimos entender, de forma muito breve, o que se passa nos pensamentos de Yeonghe).

Se você espera por uma história para relaxar e se deliciar com um final feliz, você não vai encontrá-la por aqui. No entanto, A Vegetariana traz reflexões muito boas sobre comportamentos sociais adotados e o mau que podem infligir na vida das pessoas

site: https://soldascinco.com.br/a-vegetariana/

Nathy215 21/10/2020

De carne a planta.
"Acho que os humanos deveriam ser plantas" -Yi Sang

Amei a escrita, é algo que me chama muito atenção nos livros de autores asiáticos, é poético e trágico.

Demorei pra associar todas as questões do livro, desde o começo queria entender o por que a história se volta sobre o fato de Yeonghye ser vegetariana, mas não é bem sobre isso, né?!

Pra quem é vegetariano, sentiu a sutileza das violências por ser "diferente", por sair daquele padrão. A cena do pai obrigando ela a comer carne é tão exagerada, mas de certo real, alguns vegetarianos já passaram por essa situação, aquela violência singela, de falar "pode comer, não tem carne" e propositalmente a pessoa colocar aquele bacon na comida.. é isso, não é algo que parece relevante, mas qual a dificuldade das pessoas de aceitar as escolhas alheias?

A autora trás a visão de uma mulher em uma sociedade que ainda tem muito que evoluir, a protagonista vive sofrendo diversos tipos de violência e talvez se não fosse pelos "absurdos" da historia, seria normal, porque é normal a violencia contra mulher, é normal todo o abuso físico e psicológico, é normal ... bizarro é uma mulher poder fazer suas próprias escolhas.

Mesmo que nosso país ainda seja muito machista e misógino, não é de se comparar a opressão que as mulheres coreanas sofrem, a própria cultura coreana imprime a mulher como um objeto, uma bonequinha de porcelana que precisa ser cuidada, primeiro pelo pai e depois pelo marido, bem a "família tradicional", mas muitas das vezes violência vem de casa.

Um livro onde a própria protagonista não tem voz sobre sua história.

Cecília 25/10/2020

Não sei nem como descrever a complexidade desse livro. Personagens muito bem construídos, e descrição boa. Leitura incrível, porém muito delicada, contém gatilhos.

Mada 25/10/2020

O ser humano é um animal e, por natureza, causa dor.
O poeta sulcoreano Yi Sang, durante o período colonialista japonês em seu país, disse: "Eu acredito que os humanos deveriam ser plantas" pois plantas não causam o mal, não propagam a violência. Suas palavras foram censuradas à época mas, continuaram ecoando na Coreia do Sul e, em 2016, Han Kang vence o Man Booker Internacional Prize com "A Vegetariana", obra inspirada na famosa frase de Yi Sang.

Neste romance, Han Kang nos apresenta a história de uma mulher que decide parar de comer carne após um sonho envolvendo violência extrema. A atitude tomada pela personagem (Yeong-hye) é apenas um dos meios que ela utiliza para se afastar de sua essência animalesca. O ser humano é um animal e, por sua natureza, causa dor. Plantas não.

Marcada por passagens de extrema crueldade e evocando imagens ultraviolentas, a história é narrada por três pontos de vista diferentes e nenhum deles é o de Yeong-hye. O marido misógino, o cunhado obsessivo e a irmã vítima da mesma família e meio social agressivos nos fornecer suas visões sobre Yeong-hye, que permanece calada em seu protagonismo. O quadro da violência que ceifa a vida desde o nascimento, impedindo à mulher seu livre desenvolvimento.

O livro traz uma importante reflexão sobre as imposições sociais que violentam, principalmente as mulheres, todos os dias e sobre como uma atitude de enfrentamento à essa violência é interpretada.

Somos donas de nossos corpos e nossas vidas. Da nossa vontade e da nossa potência. Leitura pesadíssima mas que certamente entrou para os favoritos.

yas 31/10/2020

Perturbadamente belo
Mesmo sendo um livro curto certamente foi uma das leituras mais difíceis do ano, em muitas passagens me senti incomodada e com aquele enjôo que te revira o estômago.

O enredo e a história em si não se tratam apenas de uma mulher que se torna vegetariana, creio que se excede chegando a ser uma surpresa incrível mas também bizarra.

Como meu primeiro livro coreano fiquei muito curiosa e satisfeita com a leitura porém fiz um esforço tremendo para terminar. Boa parte do desconforto se deu pela maneira que os dois narradores homens articulam e para além disso sendo vegetariana não pude deixar de agonizar nos momentos mais ?sangrentos?, por assim dizer, do livro.

iza...0 31/10/2020

#desafioSKOOB