A Garota Que Você Deixou Para Trás

A Garota Que Você Deixou Para Trás Jojo Moyes

Resenhas - A Garota Que Você Deixou Para Trás

Natália 03/06/2018

A Garota que Você Deixou pra Trás
O livro se passa em duas épocas diferentes: durante a Primeira Guerra Mundial e já durante o século XXI, e essas épocas tão distintas são ligadas por meio de um quadro pintado pelo prisioneiro de guerra Edouard Lefréve que trazia o rosto de sua esposa Sophia.

Ao ganhar o quadro de seu falecido marido, em 1997, Liv não imaginava o quanto esse objeto lhe traria dor de cabeça, já que ele foi reconhecido como um bem saqueado pelos alemães durante a guerra e agora a família Lefréve o quer de volta. Outro fato agravante é que tudo isso se desencadeou, devido ao fato de que Liv, viúva e bem deprimida com a perda do marido quando finalmente resolve abrir seu coração para se relacionar de novo, conhece Paul que era quem estava procurando o quadro e ao entrar na casa dela já percebe q encontrou oq precisava.

Assim, numa mistura de romance, decepção e tensão o enredo se desenrola.

É a primeira vez que leio um livro dessa autora, e confesso que ele me chamou a atenção por ter a guerra como background. Gostei do livro, mas não o classifique tão bem, por achá-lo cansativo. Sempre me coloco no lugar das personagens e acabo absorvendo emoções, e em certo ponto ficava estressada com essa luta da Liv por esse quadro, pensando que eu preferia ter paz que razão. Principalmente para alguém que já perdeu um bem tão valioso como uma pessoa objetos não são nada perto disso, li o livro todo com essa sensação e ao final percebi que Liv teve o mesmo pensamento que eu, então pensei "até que enfim"...rsrs

Mas enfim, é um bom livro.
Jhe 18/09/2018minha estante

Isa 04/04/2018

A garota que você deixou para trás
O que falar dessa obra prima??? Eu não sei nem o que escrever sobre esse livro, pois ele me envolveu de uma forma que até agora não consegui superá-lo. Acho que a melhor forma de falar sobre o livro é como eu me senti ao lê-lo e é isso que eu vou fazer...
Acredito que esse seja o melhor livro da Jojo Moyes que eu já li na vida. Amo a escrita da Jojo Moyes, amo a forma que ela da vida aos personagens e ao ambiente, amo todos os temas que ela aborda nesse livro e eu simplesmente estou apaixonada querendo apagar da minha memória que eu já o li para poder ler de novo e me surpreender nas partes que me surpreendi e chorar nas partes que eu chorei.
Nunca senti tanta empatia por uma personagem como eu senti lendo A garota que você deixou para trás. Eu me sentia como se eu fosse a própria Sophie Lefrève, eu sentia o que ela sentia e a compreendi de todas as formas. Eu senti o desespero dela, a saudade, as dúvidas, os questionamentos, eu a senti.
Quando eu terminei a primeira parte do livro (o livro é divido em duas partes) eu estava sem chão e desolada. Eu tive que parar a leitura para poder parar de chorar e aceitar o que estava ocorrendo. Eu amei a Sophie de inicio. Uma mulher forte e determinada, sem papas na língua.
Quando comecei a parte dois eu demorei um pouco para me habituar ao fato de ser narrado em 3º pessoa, mas não demorou muito porque logo me envolvi na história da Liv também. Embora eu não tenha sentido tanto empatia como eu senti pela Sophie, eu ainda me cativei pela Liv e toda a sua história.
O enredo do livro é maravilhoso, o final é melhor ainda e esse livro deve ser lido por todos.
Tathianni 04/04/2018minha estante
Mais uma que amou esse livro ???
Eu li a menos de um mês e acho que sempre vai estar nas releituras

Paula 02/03/2017

A garota que você deixou pra trás divide a narrativa entre dois momentos e duas protagonistas cujas histórias, inicialmente, parecem não ter relação alguma. No entanto, Jojo Moyes mostra sua genialidade costurando as pontas de mais uma história encantadora.

Sophie Lefèvre vive em um cenário nada favorável, em plena França da Primeira Guerra Mundial. Seu marido, Édouard Lefèvre, foi para a batalha enquanto ela, ao lado de sua irmã Hélène, administra o Le Coq Rouge, que em outra época já foi um hotel aconchegante, mas no momento da história mal serve os moradores ansiosos. As coisas só pioram quando a moça descobre que Édouard virou um prisioneiro de guerra.

Tudo pode estar prestes a mudar em sua vida quando um novo comandante alemão chega a cidade e fica impressionado com um quadro pintado por Édouard, e Sophie resolve arriscar tudo que lhe resta para tentar salvar o marido.

Enquanto isso, Liv Halston vive na Londres de 2006 e acabou se tornando uma mulher triste e solitária após a morte prematura de David, seu marido. Sua situação só tende a piorar por não conseguir sustentar as dívidas da casa maravilhosa que o casal dividia antes da tragédia. A única coisa que lhe traz alguma paz é "A garota que você deixou pra trás", um quadro que ela e David compraram em um dia feliz.

O que Liv não imagina é que lhe custará muito manter essa lembrança, visto que o quadro foi pintado nada mais nada menos que Édouard Lefèvre, um pintor francês que ganhou fama no cenário artístico. Agora seus descendentes querem o quadro de volta, alegando que o mesmo foi roubado do Le Coq Rouge pelos alemães.

À princípio, comprei o livro pela capa e porque era da Jojo, sem saber absolutamente nada sobre ele. Comecei a ler e, confesso, não me apeguei ao enredo, mas conforme foram passando os primeiros capítulos fiquei cada vez mais encantada com Sophie e Liv, cada uma à sua maneira.

Apesar de ser um pano de fundo triste, livros sobre a Primeira Guerra Mundial sempre ganharam meu coração. A garota que você deixou pra trás me fez viajar para dois lugares totalmente diferentes, onde duas mulheres fortes tentam superar seus dilemas pessoais e levar a vida da melhor forma possível. Além disso, a pitada de mistério que envolve o quadro e como ele foi parar nas mãos de Liv é eletrizante, fazendo o leitor folhear o livro incessantemente.

site: http://www.moleca20.com.br
Erica 02/03/2017minha estante
Esse é um dos meus favoritos da autora!

Cíntia Costa 02/10/2017

Maravilhoso
Um livro difícil de largar.
Surpreendente. Intrigante. Emocionante. Impactante.
Jojo Moyes sempre me surpreende.
Não deixem de ler.
Amanda Gaspari 19/05/2024minha estante
Oi amiga, estou lendo este livro. Não gosto de histórias sobre a guerra, mas eu não sabia disso. Agora não consigo largar...mas fico muito angustiada

Alisson 01/12/2017

O livro de Jojo Moyes apresenta um contexto social-histórico interessante sobre como lidamos com acontecimentos do passado e que interfere no presente. E não é qualquer acontecimento. Trata-se da Primeira e Segunda Guerra Mundial. Até onde vai o luto pelo que aconteceu há dezenas de anos atrás?
Moradores de comunidades em geral são excelentes no quesito retaliação. O azar de Liv, a personagem central do livro, é que supostamente o quadro que seu marido lhe deu de presente na lua-de-mel é uma obra de arte roubada pelos alemães na Grande Guerra. Vale milhões e os descendentes do autor reivindica o direito de posse. Aí não interessa se Liv é uma britânica legítima, se adquiriu o quadro de forma honesta na Espanha ou que desconhece toda a origem histórica do quadro: na opinião popular, ela é uma ladra. Uma cidadã que compactua com as terríveis ações dos alemães em tempos de guerra.

"Pensar que todo esse ódio sem foco está por aí, só esperando um alvo. Não pode mais digitar A Garota Que Você Deixou Para Trás num mecanismo de busca. Antes só havia duas referências históricas, mas agora há versões eletrônicas de reportagens de jornal do mundo inteiro, reproduzidas por grupos de interesse, e chats na internet discutindo seu aparente egoísmo, o descaso inerente a ela pelo que é certo. As palavras surgem como soco: Pilhado. Furtado. Roubado. Vaca.
Por duas vezes, postaram fezes de cachorro na caixa postal de entrada."

A Garota Que Você Deixou Para Trás é um excelente livro para quem ama romance e ainda aprende um pouco mais sobre a Primeira Guerra Mundial e suas injustiças com cidadãos comuns, sobretudo com mulheres e crianças - que assumiram novas responsabilidades com os esposos no front. A primeira frase do livro é "eu estava sonhando com comida". A história de Sophie é comovente e surreal. O moralismo e os defensores dos bons costumes tentaram transformá-la numa garota indecente, mas em tempos de Guerra tudo acontece. Não é certo julgar. Não é certo apedrejar. É ceder ou morrer.

A história de Liv aparenta ser parecida com a de Sophie. Ambas perderam o grande amor. Ambas precisam tocar a vida de forma solitária e insegura. Ambas se apegaram ao quadro A Garota Que Você Deixou Para Trás. Mas com o desenrolar da história, vemos que as circunstâncias são diferentes. Liv tem liberdade para decidir se fica ou não com o quadro. Sophie não tinha essa liberdade. Mas para ambas o valor do quadro não era monetário, não era artístico e muito menos histórico. Era 100% sentimental. O quadro representava uma mulher que elas desejavam ser. Uma mulher forte, de olhar desdenhoso, mas capaz de abalar um casamento. Que dava forças para continuar e jamais desistir.

Eu confesso que esperava mais das personagens centrais do livro. Aparentemente, a Jojo Moyes gosta de criar personagens masculinos fortes e personagens femininos que depende dessa virilidade masculina. Já li Um Mais Um e assisti Como Eu Era Antes de Você, e em todos cheguei a essa conclusão. Os personagens secundários Mo e Paul são os meus preferidos.

“Agora sou uma velha e talvez não viva para ver isso, mas acho que um dia vai aparecer uma série de quadros de origem desconhecida, lindos e estranhos, de cores inesperadas e ricas. Representarão uma mulher viva à sombra de uma palmeira, ou talvez olhando para um sol amarelo, o rosto um pouquinho mais velho, aquele cabelo com uns tons grisalhos, mas o sorriso aberto e os olhos cheios de amor. “
Hel 02/03/2018minha estante
Achei Sophie admirável, mas a Liv me decepcionou bastante. Mesmo com a atenuante dela estar fragilizada pela morte do marido e depois pela crueldade da opinião púbica, eu a achei muito apagada, comparando com as personagens femininas de outras autoras (Mary Higgins Clark, por exemplo), que reagem com mais força em momentos de crise.

Nat 28/07/2017

Top 1
Sem dúvidas um dos melhores livros que já li! A transição da história da Segunda Guerra para os tempos atuais foi feita de um jeito muito fútil, uma história cativante que te faz não querer parar de ler!
Carol 28/07/2017minha estante
Fútil??? Não entendi
E o início do livro foi na Primeira Guerra ?

Camila1856 07/03/2017

Todos os livros que li da Jojo começaram "devagar". Ao longo da leitura, eu não conseguia desgrudar. Em "A garota que você deixou para trás", eu realmente deixei ela para trás. Não consegui.

Antes eu insistia em leituras que para mim eram cansativas, como um compromisso, sabe-se lá com o que, de pelo menos finalizar. Hoje opto por deixar para lá. A minha história com esse livro já de cara não fechou, eu deixava ele sempre para depois.

Eu até tentei, de verdade, tentei. Insisti. Mas não houve afinidade, nem com a história, nem com as personagens. Achei que faltou um "que" que não consegui nem chegar ao final para descobrir se melhorava. Achei cansativo, especialmente, a segunda parte.

Desculpa Jojo, nos encontraremos em outra oportunidade!

larissa_emy 21/04/2017minha estante
A parte 1 com a história de Sophie estava mais interessante e a leitura tinha um ritmo bom!!
Ao chegar na parte 2, parece que estava lendo Depois de você novamente. Liv e Louisa perderam alguém que amavam e as duas parecem arrastar suas vidas após a perda. E eu que vou me arrastar pra tentar terminar esse livro!!

ritita 12/06/2017

ME PEGOU DE JEITO.
Sra. Moyes, desculpe-me se não gostei de seus outros livros que li e abandonei,mas eu os achei chatos mesmo. Eu não podia imaginar que a sra. sabe desenrolar uma história tão bem, pelo menos este me deliciou e olha que não fazia ideia que tinha a ver com a difícil sobrevivência dos franceses durante a guerra – ando meio de saco cheia de tantas atrocidades, tanto que tenho na prateleira um montão sobre o assunto e estou deixando “de molho”.
Sabe que este livro me “pegou” na primeira olhada? História factível e bem amarrada sobre um quadro - que dá título ao livro, pintado pelo marido de Sophie, que mora numa aldeia francesa tomada pelos alemães e sobre a difícil sobrevivência dos aldeões.
A primeira parte do livro, discorrendo sobre as agruras do povo da tal aldeia e pelo fascínio do Kommandant pelo quadro me deixou o dia inteiro colada no livro, já a segunda começa meio confusa e demora a deslanchar, mas depois, tirando os detalhes chaaatos como só a sra. sabe descrever, vai de boa.
Ah! Precisava copiar a capa de um outro livro seu, que fez bastante sucesso entre seus fãs? Por isto ele foi ficando, ficando para depois.
Gostei mesmo, ainda assim vai levar um bom tempo para me aventurar em algum outro livro seu, já que abandonei dois deles.
Leticia.Pacheco 18/06/2017minha estante

Quel 19/09/2017

a garota que você deixou para trás (poema)

A Garota que você deixou para trás

Era assim a minha vida
Não tinha cor era preto e branco
Sentada no banco
Como se houvesse sorte
E cada dia levasse parte de mim
E eu nessa triste história

Não era só um quadro
Mas sim uma história
De uma simples jovem
Que fora afastada da familia
Ela acreditava em ver o seu amado
Sem saber em que caminho tinha andado

Futuro ninguém via ... sozinha
Nesse mundo de injustiça
Agora estava ela ali
Olhando para o quadro que até história tinha
Que morreu sozinha ,prometeu não deixa-lá
Mas como sempre alguém quer roubá-la

Pervertida e sorrateira a vida nos impõe
Não para nos desmoronar , mas sim
Para seguir em frente no caminho assim ...
Cheia de alegria , tristeza, dor e amor sem fim

Autora : Quézia
obs : o poema foi inspirado pelo livro A Garota Que você Deixou Para Trás de JoJo Moyes .
alexia212 03/02/2018minha estante

Larissa @laridallabrida 29/09/2019

Que romance mais lindo
Leitura finalizada
Gente, se tem algo que eu amo é gostar de diferentes tipos de leituras. ?A garota que você deixou para trás? é um romance lindo, onde nos leva para a Primeira Guerra Mundial mas na segunda parte do livro os capítulos intercalam com os tempos atuais.
A história de Shopie e o sonho de rever seu marido que foi lutar na guerra é linda e a escrita de Jojo Moyes é tão intensa que deixa a leitura cheia de sentimentos.
E que final foi esse? Amei.
Para quem gosta de romance eu super indico essa obra
Alcione13 29/09/2019minha estante
Um dos melhores dela e o estilo simplesmente amadureceu

Duda 24/05/2016

legal
E estilo a MENINA QUE ROUBAVA LIVROS só que muito detalhado e uma historia que passou na secunda guerra mundial mais eu a conselho a lerem
Emy Barros 22/07/2016minha estante
na verdade, foi na primeira Guerra Mundial que o livro se passou

Priscila.Loveh 03/07/2017minha estante

Carou Donato 30/11/2017

Emocionante e surpreendente
Sabe aquele livro que você começa ler as seis da tarde e quando se da por conta já são nove da noite?

O livro A Garota Que Você Deixou Para Trás é exatamente esse tipo de obra. Jojo Moyes, cujo seu maior reconhecimento é na obra "Como eu era antes de você" não deixou a desejar nessa história. Eu, que particularmente, não havia lido nenhum livro da autora, tenho a deliciosa sensação de alívio...

Superou minhas expectativas!

Inicialmente estamos em Paris, 1917 e
conhecemos a história de Sophie, uma mulher cujo o empoderamento consegue ser transmitido até nas pinturas a óleo que seu marido, Edouard, fez dela antes da Primeira Guerra a acontecer. E quando acontece, mesmo separados ela mantém a esperança de rever o marido, e de ter sua cidade longe do comando dos Alemães assim como já foi um dia.
Junto com seus irmãos e sobrinhos passa por diversas situações que nós faz refletir sobre o valor das pequenas coisas, e independente das consequências, consigo carrega a pintura que tanto o lembra seu amado Edouard e a garota que ela era no passado em momentos de paz e felicidade.
Natalia.Martineli 20/01/2018minha estante

Eliana 06/11/2016

Eu amo livros históricos, não costumo julgar um livro pela capa, mas confesso que não imaginava que o romance fosse assumir proporções tão significativas, a história é tão envolvente e criativa, um amor tão forte que os sacrifícios feitos em nome desse amor parece pequeno e insignificativo. A heroína da história é mulher forte e inspiradora. Sinceramente, amei toda história, não é um romance clichê, mas uma história de amor que precisa de um pouco mais de sofrimento e sacrifício pra dá certo.
Marcilene de Jesus 20/01/2017minha estante
Acho que esse foi o melhor livro que já li na vida..

Fernanda 22/06/2016

"A questão crucial da fé é que ela precisa ser testada." pg. 308