A Garota Que Você Deixou Para Trás

A Garota Que Você Deixou Para Trás Jojo Moyes

Resenhas - A Garota Que Você Deixou Para Trás

Sueli 14/02/2014

A Garota Que Ficou No Meu Coração
Ando com esse bovarismo rondando as minhas escolhas. Esse “querer descarado” de querer apenas coisas bonitas, simples, alegres e agradáveis. Converso com amigas, e não tenho nenhum pudor em confessar que meu coração é totalmente vagabundo, mas nem por isso menos sensível. Assim como não sou imune à beleza, ou aos encantos que a vida nos proporciona. E, entre as coisas que amo estão as artes de maneira geral, e um dos meus artistas plásticos favoritos é Gustav Klimt.
Portanto, quando assisti a um documentário sobre o processo de restituição dos quadros pintados por ele, e que pertenciam originalmente à família Bloch-Bauer, e que foram roubados durante a ocupação alemã, no primeiro grande conflito mundial, me senti tão perturbada que não consegui, até hoje, ter uma opinião formada sobre a sentença que obrigou o governo austríaco a devolver parte do acervo roubado à família Bloch-Bauer.
O que a princípio me pareceu uma sentença justa, já que as obras pertenciam aos Bloch-Bauer, tirou de todos nós a possibilidade de apreciar esses quadros tão belos e que até o momento da devolução estavam expostos em um museu vienense. As obras, depois de restituídas aos herdeiros, foram postas imediatamente em leilão e vendidas para um colecionador particular, onde ficarão para sempre longe de nossos olhos.
Vocês devem estar se perguntando o motivo de todo esse blá-blá-blá... Acontece que o livro “A Garota Que Você Deixou Para Trás” trata das questões jurídicas que envolvem um quadro que supostamente foi roubado da aldeia de S. Péronne, durante a ocupação alemã, na Primeira Grande Guerra.
Eu imaginei que haveria a mesma pátina de tristeza que havia encontrado em outro livro da Jojo Moyes que li, “Como Eu Era Antes de Você”, e que me emociona até hoje. Pensei encontrar uma história onde a mocinha seguisse em frente, após uma perda devastadora, mas nada havia me preparado para o que encontrei em “A Garota Que Ficou Para Trás”. Foram dias angustiantes, de profunda tristeza e agonia, mas ao mesmo tempo de um fascínio assustador e viciante.
Várias vezes eu me propus a abandonar a leitura, mas já estava presa, enfeitiçada pelo relato aterrorizante da vida dessas mulheres tão distantes de mim, tanto no tempo, como na força com que lutam por suas escolhas. O quê uma grande escritora, com uma grande história não faz conosco, não é mesmo?
Sophie e Liv são mulheres que não titubeiam quando o julgamento incorreto de suas ações as excluem e as afastam de todos aqueles que paulatinamente as assassinam moralmente, até mesmo as pessoas nas quais elas depositam o seu afeto e confiança. Até mesmo a chance de se defenderem de acusações caluniosas e inverídicas lhes foi negada. Essas mulheres, afastadas por quase um século, sofrem a mesma solidão dos injustiçados.
Jojo Moyes é uma escritora fascinante, ela deixa todo o conflito do livro para nós, os seus leitores. Em muitas ocasiões nos veremos torcendo para que Sophie e Liv mudem as suas escolhas, ou tentando não julgá-las por seus atos.
Acompanharemos a trajetória de Sophie, uma bela e confiante mulher, que foi retratada brilhantemente, e com todo amor, em tela, por seu marido – o quadro em questão - desde a sua juventude, plena de vida, até ser transformada em nada mais que um corpo à beira da morte, coberto de sangue e infestada de piolhos. Li a morte sobrepujando a esperança que a motivava em sua busca, e li a hora em que ela conhece a sensação de resignação pelo seu próprio destino, de uma forma brilhante, e com um desfecho inesperado e magnífico.
Quase não me comuniquei durante a leitura deste livro, apenas o necessário, pois estava ansiosa para saber o final, e a todo instante lembrava-me que a Tonks nos disse que era feliz...
Segui em frente, tateando, fechando o livro quando eu estava tão emocionada que sentia minhas mãos tremerem. As lágrimas em meus olhos, e minha garganta ardendo pelo choro contido. E, tudo isto por ter acreditado e torcido firmemente pelos personagens tão bem construídos por Moyes.
Duas histórias paralelas e com muitas similaridades. A primeira começa em St. Pèronne, 1916, mas com alguns flashes do começo do relacionamento entre Sophie e Édouard, em 1914. E a segunda, em Londres, 2006, onde iremos conhecer Liv, uma triste viúva, de trinta anos, que em sua ânsia de preservar seus bens, acaba por perder tudo, menos a esperança e amor de Paul, um americano, divorciado e que coloca o mundo de Liv de pernas para o ar.
Se você acha que contei muita coisa sobre “A Garota Que Você Deixou Para Trás”, posso lhe garantir que você não tem ideia do mundo que é este livro!
Não tenho nenhuma dúvida de que este livro daria um filme magnífico. Fiquei tão emocionada como quando assisti “A Lista de Schindler”. E, imagino que eu deva ter lido os dois livros mais impactantes de Jojo Moyes... Leia e aprenda as lições contidas nesta história, eu garanto que você não vai se arrepender, além de adiantar que foi um dos finais mais lindos e emocionantes que já nos últimos anos.
Não posso deixar de comentar sobre a capa que achei parecidíssima com a do livro “Como Eu Era Antes de Você”. Concordam?
Parabéns à Editora Intrínseca por mais esse lançamento espetacular.
Nat 05/08/2014minha estante
Maravilhoso.
Li apenas um dessa autora, o "Como eu era antes de voce" que amei, ri e chorei.
sei que vou gostar muito desse.

Sueli 05/08/2014minha estante
Leia sem medo, Naty. Foi um dos melhores livros que li nos últimos anos.
Bjks

Ida 12/08/2014minha estante
Sueli, mais uma resenha brilhante, me fez desejar ainda mais ler este livro e pelo que vejo Jojo Moyes é uma excelente escritora. Obg

Sueli 12/08/2014minha estante
Depois desse livro, Ida, a Jojo Moyes entrou definitivamente para a minha lista de autoras favoritas.
Leia, e depois me conte, ok?
Bjs

Keylla 10/02/2015minha estante
Adoro suas resenhas! Parabéns!

Puri Morais (@nocasoumabookaholic) 20/01/2017minha estante
Le a sinopse e sua resenha, to meio com medo, dela só lê "Como era nestes de você", e já chorei horrores, e já deu pra ver que vou fica com o coração na mão em relação a Shopie e talvez não va aceitar tudo.

Vitória 31/01/2018minha estante
Eu li esse livro em três dias. O livro estava sempre me surpreendendo. Só não entendi por que Aurelien ficou com raiva de Sophie, poxa era irmão dela, Hélene nem ficou assim. Enfim, esse livro é maravilhoso, ele prende e não quer soltar. O final chocante.

Lucimar 13/06/2019minha estante
Sueli, minha querida amiga, que maravilhosa resenha! Aí estão todos os sentimentos que me embargam a garganta quando leio um livro desse tipo, não tive coragem de lê-lo ainda; mas provavelmente um dia me pegarei lendo-o e recordando-me de você.

Cley 15/04/2020minha estante
Procurei,mas acho q n tem continuação pra essa perfeição de livro,ne

Sueli 16/04/2020minha estante
Não, Cley, acho que esse livro não tem continuação... A não ser que a editora ofereça uma grana muito boa para a autora e ela resolva escrever um novo volume. Eu sofri muito com esse livro, mas também amei!

KatrinA 24/05/2020minha estante
Tenho que te congratular. Estou tentando por em palavras oque foi ler esse livro para mim, ao ler seu resumo poético quis chorar por voltar novamente para o caminhão, sentindo o desespero e a soldão , vendo um tiro ser disparado e mais uma parte do meu coração se despedaçar com o de Sophie . A autora me trouxe muitos momentos de reflexão sobre o sofrimento de todas as partes em uma guerra. E que em nome do amor alguns são capazes de tudo. Nunca me senti tão sensível a um livro.
Quando alguém me perguntar desse livro vou enviar sua resenha.

Sueli 25/05/2020minha estante
Obrigada, KatrinA, mas o mérito é todo desse livro extremamente emocionante, concorda?
Sinta-se a vontade para compartilhar!
Ótima semana ;)

Cristina 09/01/2021minha estante
Parabéns pela resenha!! Amei muito este livro. Dei de presente a várias amigas.

Vanessa704 26/04/2021minha estante
Parabéns pela resenha! Me fez querer reler o livro..

Sueli 26/04/2021minha estante
Obrigada, Vanessa, vc é muito gentil. ??

Anny 08/06/2021minha estante
Como eu faço pra ele eu não tou consinguindo alguém pode me ajudat

Josy 06/09/2021minha estante
Sua resenha é perfeita, assim como o livro!

Sueli 07/09/2021minha estante
Bom dia, Josy, e muito obrigada pelo comentário.
Beijos

jacksmori 20/09/2021minha estante
Achei bem chique como ela gosta de comer. Me identifiquei ?

Sueli 20/09/2021minha estante
Não lembro mais desse detalhe... Coisas do tempo, Jack. ???

byankao 27/01/2022minha estante
espera nada e recebi tudo, muito bom!!!

Asenhoritadoslivros 15/04/2016

Meu primeiro livro de Jojo Moyes
Meu primeiro livro de Jojo Moyes e digo que eu esperava mais, porém não vou desistir da autora, pois acho que este livro não flui comigo particularmente, pois não é ruim, longe disso, daí as três estrelas, mas me incomodou o fato do livro ser separado em duas partes, na primeira uma história de amor durante a Primeira Guerra Mundial, contando sobre a vida de Sophie, sua família e seu marido Édouard que foi para frente de batalha, essa primeira parte foi ótima, daria cinco estrelas, consegui sentir o drama dos personagens, o medo, a sensação de tragédia iminente , excelente! mas a segunda parte começa dando uma freada brusca no ritmo da história, é outro livro, escrito de outra forma, parece até outra autora, essa parte se passa nos dias atuais, não me identifiquei com os personagens, e tudo ficou meio desinteressante algo unia as duas narrativas, Uma pintura de Sophie que através do tempo veio parar nas mãos dos novos personagens, e aos poucos no desenrolar dos fatos vamos percebendo as ligações entre as duas partes e as coisas vão se encaixando, então é isso... ainda é cedo para falar sobre Jojo, mas para esse livro em especial eu esperava algo mais original.
Cidinha 15/04/2016minha estante
Sério? Esse foi o que eu mais gostei dela, achei a primeira parte bem emocionante, realmente no início da segunda parte dá uma desanimada mas achei que valeu a pena ir até o final. Não me arrependi de ter lido e sim de tê-lo trocado rsrs...

Asenhoritadoslivros 15/04/2016minha estante
Pois é Cidinha, a primeira parte amei, por isso mesmo que falei que de repente o livro não fluiu comigo, mas sabe o que é... gosto muito de romances históricos, e não sou muito chegada nos contemporâneos, daí o meu desinteresse na segunda parte.

Cidinha 15/04/2016minha estante
Eu entendo, quebrou um pouco o encanto mesmo ;)

Debora.Goncalves 15/04/2016minha estante
Esse é o terceiro livro que leio dessa autora. Como você não gostei da história. Assim como não gostei de "Como eu era antes de você" e "Depois de você". Sem chance. Não curto o estilo dessa autora.

Asenhoritadoslivros 16/04/2016minha estante
Debora, eu ainda vou dar mais uma chance para a autora porque só li um livro dela, mas se seguir a linha dos "Chick-lit" vai ficar meio complicado para mim. rsrs

Debora.Goncalves 16/04/2016minha estante
resolvi dar a quarta chance, vou ler "A última carta..." vou ver se depois disso vou querer ler algo mais dela kkkkk

Asenhoritadoslivros 16/04/2016minha estante
Kkkkk, vai fundo! depois me diz.

@_herdeiradoslivros 19/04/2016minha estante
Eu amo Jojo de novas chances a ela,te garanto que vai gostar de um ainda hdshdshusd

Emanuelle Najjar 26/01/2014

Boa pedida para quem gosta de romance e drama
O livro é dividido em dois tempos distintos e tipos narrativos, alternando a narração em 1ª pessoa, na voz de Sophie, e a 3ª, para seguir a história de Liv. Não sou muito chegada a esses capítulos em vozes alternadas , mas a escolha faz sentido, visto o contexto em que a história se dá, onde a única (ou quase) que pode narrar por Sophie é ela mesma, enquanto o que diz respeito a Liv e a sua luta pelo quadro, deve ser narrado em tom concreto, sem grandes dúvidas para o leitor.

Dito isso, devo mencionar algo surpreendente (pelo menos em se tratando de mim): senti empatia pela maioria dos personagens especialmente por Sophie. Foi uma das poucas vezes que uma narrativa em primeira pessoa me fisga a ponto de me embalar em uma história, pude imaginar e vivenciar o ambiente e seus gestos de uma maneira palpável e isso é o auge de um leitor. No caso de Liv, tive momentos de oscilação em minha empatia - há passagens onde ela fica realmente insuportável. - mas, ainda assim, o saldo é positivo. E isso é um ALÍVIO tendo em vista que tenho me tornado um ser intolerante com a burrice crônica de alguns personagens, mas posso ter paciência dependendo do contexto de suas histórias.

Outro ponto interessante é que se trata de um livro cheio de reviravoltas. Posso até ousar dizer que esse é tão movimentado quanto livros da Lucinda Riley (acredite: se eu estou usando essa autora como parâmetro, o negócio vai longe.) só que neste caso, com uma melhor qualidade, pelo menos na minha opinião.

Com relação ao seu trabalho anterior, não há grandes semelhanças no tipo de texto usado em "Como eu era antes de você" e "A garota que você deixou para trás". Nem era de se esperar algo parecido, afinal são histórias e contextos bem diferentes, embora a comparação seja inevitável nesse sentido: a editora seguiu o padrão da capa de "Como eu era antes de você" para lançar o novo livro. Levando a semelhança dos títulos em consideração e sem olhar a sinopse, dá até para pensar que se trata de um livro sequência.

Enfim, se você gosta de romance e uma pitada de drama, esse livro pode ser uma excelente pedida. Apesar de serem 384 páginas, elas vão passar bem rápido.

site: http://garotadabiblioteca.blogspot.com/
Larissa 30/01/2014minha estante
Gostei da sua resenha, o livro me parece interessante. Mas, por que só 3 estrelas?

Emanuelle Najjar 30/01/2014minha estante
Oi, Larissa

Eu dei três estrelas mais pela descrição, que configura um bom livro. Mas não cheguei a achá-lo "muito bom" ou algo além disso. Na prática os excessos de reviravolta me fizeram ter cautela com ele. Foi mais reviravolta que novela de Glória Perez. Mas é bem interessante de se ler, minha classificação foi mais por uma questão de gosto mesmo.
Obrigada por comentar!

Emanuelle Najjar 01/02/2014minha estante
Oi, Luana!
Eu nunca li "A última carta de amor", mas se ele se passa do modo como está falando, creio que seja sim semelhante. No caso de "A garota", o tempo passado é narrado em primeira pessoa para a história de Sophie, que fala sobre a história do quadro, e para 3ª quando o foco é a Liv. O "A última carta" segue esse padrão?

Caroline Fortunato 04/02/2014minha estante
Gente, comprei o livro ontem e estou esperando chegar pelo correio. Esse será o 4º livro da Moyes que eu vou ler e amei os 3 primeiros. Ela adora mistura passado com presente, deixando o futuro em nossas expectativas. Também adora essa mudança de falas e personagens. Mas o que eu mais gosto nela é a dureza (me lembra os dramas dramáticos - redundante, sim! - do Almodóvar), a forma quase fria com que ela fala de amor. Por que, na vida real, é assim que acontece, não?! As vezes a gente ama quem não nos ama, a gente se decepciona e decepciona os outros, a gente não vê saída, a gente encontra obstáculos.

Os romances da Jojo têm que ser lidos sem aquela vontade de ver o "felizes para sempre". Mas as vezes a gente encontra de alguma maneira.

Confesso que estou ansiosa para ler o livro.

Ale Pinho 03/01/2015minha estante
Li "A última carta de amor" e foi o livro que mais me emocionou, com personagens tão ricos e palpáveis que pude sentir cada palavra dita, cada sentimento! Li também "Como eu era antes de você", e novamente me emocionei. Fato: Jojo Moyes escreve romances com características femininas e masculinas e por isso mesmo acho tão verdadeiros. Não são água com açúcar nem frios demais! Agora minha querida cunhada me deu "A garota que você deixou pra trás" só posso esperar um novo romance inspirador! Adorei as resenhas que li... Só me deixaram mais curiosa e animada pra ler.

K. 05/12/2015minha estante
Eu li "Como eu era antes de você" e fiquei apaixonada pela história! Agora, estou lendo "A garota que você deixou para trás" e fiquei com a mesma sensação que você, de que são livros bem diferentes. Porém, a narrativa me prendeu! Espero me surpreender quando terminar!

Marisa 23/12/2015minha estante
Muito boa a su resenha, e concordo plenamente....tem horas que a Liv se torna insurportável, e isso me fez gostar um pouco menos do livro, mas ainda assim é uma bonita história.

Wendy 28/12/2015

Ahh o Amor pode superar tudo...
Hey pessoal, só pra deixar bem claro, eu tenho enorme dificuldade de fazer resenha de livros que amo muito além do que eu poderia imaginar, e nossa o que foi esse livro? No mínimo estará em meus pensamentos por muito tempo, eu sempre fui resistente a ler qualquer coisa da Jojo. Desde que vi muitas pessoas falarem do quanto Como eu era antes de você foi lindo, porém, destruidor de corações, mas digamos que algumas amigas me pediram pra ler com elas e bem eu tentei ao máximo fugir dele, confesso que sim gostei, gostei muitíssimo, mas A garota que você deixou para trás me ganhou totalmente e sim esse eu amei, e como doeu ler algumas partes dele, mas o final foi incrível, eu simplesmente não posso derramar metade dos sentimentos que tive ao lê-lo. Já pode agradecer a uma amiga linda que insistiu e insistiu para que eu o lesse? Obrigada Quel, assim como ele é para ti Favorito, para mim não foi diferente.

A estória desse livro tem duas partes, a primeira parte é sobre Sophie Lefèvre , reclusa em sua própria casa e sorte, rodeada por um cenário triste, onde retrata o horror da Primeira Guerra Mundial, a fome, doenças, cercada por alemães que fizeram da França sua morada, mandando e desmando, tomando posse de tudo e nesse cenário, conhecemos as dificuldades daquela época, a cidade onde ela vive é chefiada por um Kommandant, que dita às leis por lá.

Já nas primeiras linhas nos deparamos com as dificuldades que Sophie, sua irmã e irmão, juntamente com os sobrinhos passam, longe de seus maridos, pois foram convocados para servirem seu país e deixarem para trás suas vidas.

A elas restou apenas lutar para conseguirem com um mínimo de dignidade seguir em frente e esperar o regresso de seus maridos, porém Hélène já não tinha esperanças de que isso pudesse acontecer, pois já se passaram mais de dois anos desde que elas puseram os olhos em seus amores, já Sophie nunca desistiu de sua fé, nunca deixou de ter esperanças, nunca lhe passou pela cabeça não ver mais seu amado Edouard, e através de suas memórias e um certo quadro que trás seu rosto e pintado por seu marido, é uma lembrança constante dele, uma lembrança de como a garota pintada naquele quadro era linda e amada, lembranças de tempos felizes e é nelas que Sophie se apega e nunca desiste de acreditar, mesmo que tudo grite para ela que talvez já não exista mais esperança.

“Saiba, minha querida, que marco cada dia , não do mesmo modo que meus companheiros, grato por ter sido mais um dia a ter sobrevivido, mas agradecendo a Deus pelo fato de cada um significar que seguramente devo estar vinte e quatro horas mais perto de voltar para você.”

Vivemos o cenário de guerra e a presença desses alemães constantemente no que costumava ser um hotel da família de Sophie, o tão peculiar quadro sempre fora motivo de admiração do Kommandant, que jamais deixou de apreciar aquela obra e assim as irmãs vão vivendo seus dias de luta e escuridão sabendo que estão convivendo com os inimigos e tendo que cozinhar para eles todos os dias, tentando a todo custo seguir em frente, com o passar do tempo a presença deles termina sendo motivo de fofocas maldosas, e em geral relacionadas a Sophie.

E através do desespero de Sophie e atitudes impensadas, ela paga um alto preço. E a pergunta que nos é questionado nesse livro é: A que ponto você estaria disposto a arriscar algo por amor? Quais limites você ultrapassaria para poder rever alguém que lhe foi tirado e era o seu mundo? E se tudo que você tentou fazer não passou de um grande erro? A fé de Sophie foi abalada, mas ela nunca deixou de acreditar, ela lutou até o fim, mas qual terá sido o fim para as atitudes que ela tomou para rever seu grande amor?

“Nunca conheci a verdadeira felicidade até encontrar você”.

Logo depois a estória salta cem anos para a segunda parte e então conhecemos a doce, insegura, porém obstinada Liv Halston, muitos podem não ter se encantado com ela, podem ter colocado ela como a coadjuvante da Sophie, mas para mim, uma foi tão importante quanto a outra, ambos foram o centro da estória e eu amei as duas com a mesma intensidade.

Liv é uma viúva, perdeu seu amado esposo há quatro anos e nunca superou a forma como ele foi arrancado de sua vida, vive numa bela casa construída a partir de um sonho dele, que era um brilhante arquiteto em ascensão, apegada aquela casa e muitas contas a pagar, só restou a ela hipotecá-la. Mas então, Liv não contava que justo num dia sombrio de sua vida ela conheceria Paul McCafferty, e alguns acontecimentos a levassem a dormir na casa dele, que sentimentos adormecidos retornassem a acender dentro dela, mostrando a ela que sim, ela podia sentir e que estava viva, apesar de tudo.

Os dias vão passando, e mesmo que Liv não queira admitir ela sente algo por Paul e terminam se encontrando mais e mais, até que ela o leva para a sua casa e lá, Paul se vê diante da maior ironia da vida, o quadro A garota que você deixou para trás justo na casa de Liv, ele simplesmente fica chocado e atônito com o quão ruim as coisas se tornarão em breve para eles e quão prematuro a história deles terminaria, pois aquele quadro teria que ser tirado dela e retornaria para a família Lefèvre, pois esse era o seu trabalho.

O que posso dizer é que existe um choque para Liv saber que terá que entregar algo de inestimável valor para ela, algo sentimental, ela não abrirá mão fácil do quadro A garota que você deixou para trás, seu presente de lua de mel, ela moverá céus e terra e fará até o impossível para que o quadro fique com ela, e por outro lado, Paul tentará resgatá-lo para a família Lefèvre, mas isso será realmente difícil para ele, pois Liv está sofrendo na pele a rejeição das pessoas influenciadas pela mídia, através de um julgamento para decidir quem ficará com o quadro.

“O que isso ensina à gente, Sr. McCafferty, é que na vida há coisas muito mais importantes do que vencer.”

Vidas interligadas, passado e presente, e mais uma vez aquele quadro entra em cena, e bem eu só posso pedir para vocês lerem e descobrirem como tudo isso se encaixa, como cada parte solta da estória se intercala e tem seu desfecho.

Simplesmente sensacional, um dos livros mais incríveis que li, com personagens tão bem construídos e reais, como a Jojo nos joga num redemoinho louco de sentimentos e emoções, por horas tira nosso ar, horas nos levam as lágrimas, nos faz acreditar que nem sempre o que nos parece ser um fim, talvez ainda exista esperança e o fim seja uma janela aberta pronta para o improvável entrar… Duas histórias de amor comovente, ah como eu amei esse livro, como ele me fez suspirar e como eu jamais poderei esquecê-lo.
Karen229 28/12/2015minha estante
Aaaaaah como eu também amei esse livro Wendy s2
Inesquecível!
Um dos favoritos para sempre!!!

Wendy 28/12/2015minha estante
Muito favorito Ka s2

Nati 29/12/2015minha estante
Genteeeee!!! Esse livro é fantástico, e como a Ká disse... um dos favoritos pra sempre!!! s2
Jojo sendo Jojo e arrebentando!!!

Wendy 29/12/2015minha estante
Ainnnn amei demais, Jojo me ganhou eternamente por ele s2

Karen229 29/12/2015minha estante
Quero todos dela s2

Nati 29/12/2015minha estante
Eu tenho todos! :P
Metida memuuu! hahaha

Karen229 29/12/2015minha estante
ô bicha metida eu quero é todos que estão por vir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gabi 24/08/2019

Ah, Sophie!!!
Qualquer livro que remete a Guerra mexe demais comigo. A história de Sophie não foi diferente.

Livro divido em 2 partes, a primeira, que na minha opinião é a melhor, conta a história de Sophie e seu amor pelo marido desaparecido na guerra.

A segunda é a história da Olívia, nos dias atuais, que perdeu seu marido e vai entrar numa batalha judicial para não perder o presente mais significativo que ele deu à ela, o quadro, A Garota Que Você Deixou Para Trás.

A história da Sophie se entrelaça a da Olívia e, caramba, é lindo!

Apesar de o meio do livro ser arrastado, vale a leitura pelo final. Adorei.
Alcione13 25/08/2019minha estante
Na minha nada humilde opinião esse é o melhor livro da Jojo e simplesmente o estilo dela amadureceu demais.
Consegui sentir bastante empatia pela primeira heroína

Gabi 25/08/2019minha estante
Alcione, eu ainda preferi A ?ltima Carta de Amor :)

Duda 25/08/2019minha estante
Um dos meus preferidos de Jojo?

Alcione13 26/08/2019minha estante
Gabi, infelizmente achei esse que citou enrolado demais. Já em O som do amor eu ameeeeeei o casal. Mas Jojo se arrasta um pouco na escrita

Alcione13 26/08/2019minha estante
O meu favorito dela também,Duda.

Dricia 22/03/2024

Gostei
Gostei bastante da história e dos personagens, mas cheio bem arrastado, enrolou muito em algumas partes.
nickyeomie 22/03/2024minha estante
Tenho a sensação que todos os livros da Jojo são assim ?

Dricia 24/03/2024minha estante
Acho que é o segundo livro que leio dela e tive essa impressão. Ah bom saber que todos são assim que já fico preparada!

nickyeomie 25/03/2024minha estante
Eu também só li dois, e achei ambos enfadonhos. Tem que ter muita paciência pra ler e não sentir sono hahahaha

Dricia 26/03/2024minha estante
Hahahaha é isso mesmo! Não dá pra ler na cama antes de dormir não

Juliana Rodrigues 30/10/2021

Como uma amiga comentou recentemente, acho que minha relação com a autora está um pouco abalada, pois não tive muito sucesso nas duas últimas leituras dos seus livros (primeiro, "o som do amor" e, agora, "a garota que você deixou para trás").

Não sei se as minhas expectativas estavam muito altas tendo em vista a nota geral do livro ou se realmente achava que iria gostar da história considerando todas as experiências maravilhosas que tive com livros passados da autora.

Gostei muito parte inicial da história, cheguei a ficar curiosa com o que poderia acontecer (motivo das estrelas), mas quando a segunda parte começou desanimei muito com a leitura, e simplesmente não consegui me envolver com a personagem.

Engraçado que esse livro tem tudo o que normalmente me agrada em uma boa leitura, além de ser um romance histórico com detalhes relacionados aos períodos de guerra (que em geral sempre são muito emocionantes), também tem uma proposta de enredo bem diferenciado.

Mas quanto mais páginas se passavam, mais longo parecia o livro. Eram tantos detalhes que enchiam parágrafos e mais parágrafos e a leitura acabou se tornando arrastada e desgastante.

Gostaria de ter tido uma experiência melhor!
gabihott 30/10/2021minha estante

Bren 04/11/2021minha estante
Também não gostei muito de "O Som do Amor". Não tinha muitas expectativas, por não estar habituada à romances, mas foi um pouco pior do que imaginava :v alguns fatores narrativos ainda salvaram a experiência, mas no geral.. nhe.

Juliana Rodrigues 04/11/2021minha estante
Agora esses são dois livros da autora que não recomendo muito como os melhores haha

Mas têm outros tão maravilhosos!

Conhece "um caminho para a liberdade"?

É muito perfeito, se quiser é tiver oportunidade não deixe de ler ?

Bren 04/11/2021minha estante
Não conheço não, mas vou colocar na lista. Obrigada pela recomendação!??

Tatah Siqueira 29/12/2016

Incrível
Esse livro, te prende do começo ao final. Liga dois períodos diferentes, um a guerra entre Alemanha e França a partir de 1910 e um tempo mais atual já nos anos 2000.

Quando parecia tudo perdida, a história tem uma reviravolta fantástica.

Recomendo.
Carol.Zatta 30/04/2017minha estante
??

Tatah Siqueira 01/05/2017minha estante
Não entendi

Carol.Zatta 01/05/2017minha estante
perdao, estou aprendendo a mexer no aplicativo. Concordei com a sua resenha!

Tatah Siqueira 01/05/2017minha estante
A sim, obrigada.

Keylla 27/07/2014

Quem fica com a Garota?
Essa é a minha primeira resenha e o segundo livro que leio da escritora Jojo Moyes. Após o “ Como eu era antes de você” prometi para mim que leria tudo dessa autora. Quando soube do lançamento do “ A garota que você deixou para trás” corri para comprar meu exemplar e fiquei eufórica quando soube que o pano de fundo seria a Primeira Guerra Mundial. Adoro tudo que envolve o tema.

O livro é divido em duas partes. Na primeira parte a narrativa é em primeira pessoa e narra à história de Sophie Lefrévre em meio à invasão das tropas alemães no vilarejo francês de St Perróne. Frio, guerra, fome, medo, mortes... Faziam parte do cotidiano de Sophie e todos os franceses. Somado a saudade de seu amado Édouard que foi levado pelos alemães para o campo de trabalho, Sophie não via a hora de voltar aos braços de seu amado e que tudo voltasse como era antigamente. O que deixava viva essa esperança de encontrá-lo é o quadro que Édouard autorretrou Sophie e que denominou “ A garota que deixou para trás”. Quadro este que é objeto de cobiça pelo Herr Kommandant alemão.

Cem anos depois temos o início da segunda narrativa. Esta parte é em terceira pessoa. A protagonista é Liv Halston, viúva de David Halston, que vive sozinha na casa onde morava com David. Sua companhia é o quadro “ A garota que deixou pra trás” que ganhou de David em lua-de-mel.

O outro protagonista é Paul McCafferty, investigador da TARP, uma empresa responsável por restituir obras de artes roubadas ou perdidas.

Ironicamente o destino os une, e os dois começam a se envolver amorosamente até que a família Lefrévre contrata a TARP, pois requerem os direitos do quadro. Agora, Paul e Liv estão em lados opostos no Tribunal.

Liv quer honrar a história de Sophie e não está disposta a abrir mão do quadro facilmente. Liv luta sua própria batalha. “ Depois de feito, não tem como ser desfeito”.
Afinal, quem fica com a Garota?

Considerações:
- A segunda parte narrada em terceira me deixou confusa e “empaquei” até conseguir engrenar e entender o elo entre as duas partes. É a maior parte do livro, mas não chega a ter todo o charme e prender tanta a atenção quanto a primeira parte. Quando há a ligação entre o passado e o presente é que ficou interessante.
- Também alguns erros de português me incomodaram.
- Achei a história bacana, mas nada fantástica e arrebatadora. O “ Como era antes de você” , para mim, foi muito mais tocante.
- Faltou originalidade na capa.
Rafa 31/07/2014minha estante
Muito boa a resenha! Parabéns!

Keylla 10/08/2014minha estante
Obrigada, Rafael!

Lívia 09/03/2015minha estante
Keylla, enfim achei alguém que compartilhasse do mesmo sentimento que eu em relação a "Como era antes de você" e "A garota que deixou para trás". Entrei de cabeça na A garota achando que seria no mínimo tão impactante quando Como era antes de você, porém me decepcionei um pouco. Além das considerações que você fez eu digo que o livro se torna maçante em determinado ponto, parece que a autora enrola muito pra a história ficar mais interessante do que realmente é. Não sei se precisava de tanto enrolo...
Enfim, Como era antes de você entrou de imediato na minha lista de favoritos. É o livro que mesmo tendo terminado a quase um ano eu não consigo tirar da cabeça. Já A garota que você deixou para trás é apenas um livro muito bom que li no ano... Infelizmente!

Keylla 13/03/2015minha estante
Bem verdade, Lívia. O tema do "Como eu era antes de você" é muito tocante com um final único e arrebatador. Não tem como não se sensibilizar, além do tema e da clínica existirem (o que me fez sentir ignorante no assunto, que adorei. Busquei informações para me atualizar sobre o assunto). É um livro que também faz menos de um ano que li e a história está viva na minha mente.
E como você falou, o " A garota que você deixou para trás" é apenas um bom livro... (que já passei para frente!).

Jeh 16/03/2020

Sem palavras para descrever o prazer que foi ler este livro
Eu tinha me decepcionado com a autora após ler as continuações de "Como eu era antes de você". Porém, ela voltou a subir muito no meu conceito após esta leitura incrivel, me fazendo querer ler outros...

O livro se divide em 2 partes: a primeira contando a história de Sophie, que vivia com seus irmão e seus sobrinhos num cenário de guerra.
Sophie, uma personagem incrívelmente forte e decidida, corre atras do que quer. E o que ela mais quer e ver novamente seu amado marido Èdouard.
A narrativa nos faz conhecer a história de como os dois se apaixonaram e nos apegamos ainda mais ao casal, torcendo para que ele volte de onde esta lutando. Mas qndo Sophie descobre que ele foi preso num trabalho de campo forçado arrisca tudo num trato perigoso com o Komandant alemão, que teve aproximação pois preparava o jantar do quartel deste. E durante as noites que estiveram ali, o Komandant sempre se mostrou cavalheiro e interessado em artes se mostrando aficcionado por uma pintura de Sophie feita pelo marido.
A primeira parte termina bruscamente sem nos dar pista se o trato de Sophie com o komandant deu ou não certo... Mas nos mostra uma Sophie sendo levada e injustamente humilhada por uma comunidade que só o que sabia fazer era julgar.
É então que conhecemos a solitária Liv, que perdeu o marido e a 4 a os tenta seguir em frente com muita garra. Liv agora é a proprietária do quadro que um dia pertenceu a Sophie, e durante o desenrolar da história descobrimos que foi um presente de casamento dado por seu marido durante sua lua de mel.
Quando finalmente Liv conhece alguém, o destino prega uma terrivel peça, pois este é um advogado que recupera quadros "roubados" durante a guerra.
E então da metade pro final do livro as histórias entre passado e futuro começam a se misturar para nos revelar tanto o que acinteceu com Sophie, qnto o que vai acontecer com o quadro, pois Libv corre o risco de perder-lo.
E como torcemos pra isso não acontecer... Pois só vemos percas... Ele tem que por a casa do marido a venda para pagar honorarios, ela perde Paul, e perde a unica amiga que tem ( Mo, uma personagem peculiar e incrivel rsrs).
E eu não tenho como descrever a reviravolta revigorante que esse livro da bem, mas bem no finalzinho msm, sem dar spoilers.
Ficamos até as últimas paginas em suspense, pensando que tudo esta perdido, mas uma personagem inusitada que sobreviveu reaparece das cinzas praticamente e conclui as duas histórias.

É um final vibrante, senhoras e senhores. Uma leitua fluida, super interessante, diferente de todos os romances que eu já li, sem lengua-lenga, nada clichê e surpreendente. Mais do que recomendo aos amantes de romances que querem sair da monotomia.
martinsbibi 19/01/2021minha estante
Agora quero mais ainda ler esse livro

Jeh 19/01/2021minha estante
Eu super recomendo, Bibi. Foi uma otima experiência de leitura para mim.

martinsbibi 19/01/2021minha estante
Está na minha lista, depois que eu lê Os Bridgertons qm sabe eu baixe o livro

martinsbibi 19/01/2021minha estante
Só estou lendo Os Bridgertons pq uma amg baixou eles e me enviou pq eu queria comprar mais é muito caro

Gio 18/05/2020

Impossível não amar
Primeiro, não tem como não amar qualquer livro da Jojo. Segundo, não é possível não gostar de romances históricos.
Admito que os trechos da Liv se arrastavam um pouco, pois a Sophie era extremamente mais carismática, porém gostei muito da evolução de ambas as personagens.
Aline.Silva 18/05/2020minha estante
A cronologia é estranha no começo, mas essa história é linda mesmo

Annelyse.Diamante 18/05/2020minha estante
A história é linda. Quando terminei, até abracei o livro rsrsrs

Aline.Silva 18/05/2020minha estante
É um dos mais bonitos da Jojo mesmo

Bruuh 22/09/2016

"A garota que você deixou para trás une o passado e o contemporâneo em busca da verdade"
Publicado pela Editora Intrínseca, A garota que você deixou para trás aborda a história de duas mulheres que lutam por aquilo que amam.

Na primeira parte do livro, estamos em 1916 e conhecemos Sophie Lefèvre que, juntamente de sua irmã Hélène, seu irmão Aurélien e seus sobrinhos, sofrem com as consequências da Primeira Guerra Mundial. Os maridos das irmãs partiram para a guerra e, desse modo, elas têm que tomar conta da família e do hotel em que moram, o Le Coq Rouge. Entretanto, pouco tempo após a partida de seus amados, a pequena vila francesa de St. Péronne é invadida por alemães.

Eles racionam e confiscam tudo, colocam toque de recolher e matam por qualquer questão. Em pouco a fome e o medo constante permeiam a pequena vila. Sophie reza para que seu marido volte e para que a guerra acabe, mas a cada dia que passa, a cada dor no estômago e a cada olhar ansioso das crianças por algo comestível, a protagonista começa a questionar-se sobre justiça, e suas esperanças começam a ruir. Sua única maneira de lembrar como era sua vida antes da guerra é seu autorretrato, pintado por seu marido, Édouard Lefèvre.

"Fiquei olhando para a garota e, por alguns segundos, me lembrei de como era ser ela, sem sentir fome nem medo, interessada apenas nos momentos em que eu poderia ficar a sós com Édouard. Ela me fazia lembrar de que o mundo era capaz de beleza e que já havia existido coisas - arte, alegria, amor - que enchiam o meu mundo, em vez de medo, sopa de urtiga e toque de recolher."

O Kommandant Friedrich Hencken, encarregado da cidade, impressiona-se com a audácia de Sophie e encanta-se com o quadro que o marido dela pintou. Consequentemente, ele parece estar admirado pela própria, deixando-a, junto de sua irmã, encarregada da comida dos soldados alemães. Sem outra opção, elas começam a receber mantimentos contados e a preparar refeições para os inimigos.

Com o passar do tempo, Sophie pensa que conseguiu alguém que possa ajudá-la, e pede ao Kommandant que a mande para onde seu marido está, já que Édouard fora preso.

Claro que ele pede algo em troca e, ao contar a sua irmã Hélène, esta fica louca e ressentida com o que Sophie está prestes a fazer.

"Uma vez feito, não pode ser desfeito."

Um tempo depois, Sophie é presa e levada pelos alemães, mas será que conseguirá ir ao encontro de seu marido?

Então temos a segunda parte, estamos em 2006, onde Olivia Halston perdera seu marido, David, abruptamente. Ela vive um dia de cada vez, tentando seguir em frente.

Liv acaba conhecendo Paul McCafferty e acha que sua vida finalmente está prestes a mudar. Só que não.

Paul trabalha em uma firma que tem como objetivo devolver obras de arte que foram roubadas pelos nazistas, e adivinha quem tem esse quadro?

Isso mesmo! Liv ganhou a obra nomeada de "A garota que você deixou para trás" de seu falecido marido, o quadro de Sophie é a única coisa que restou para ela, uma lembrança de como era sua vida antes da perda, mas como provar que o quadro não fora roubado?

Em busca de provas que mostram que o quadro é seu legitimamente, Liv poderá descobrir muito mais do que imaginava.

E, afinal, o que acontecera com Sophie?

A garota que você deixou para trás é um livro com uma narrativa variada, dividida em duas partes, e não linear. Sua primeira parte é escrita em primeira pessoa, e a segunda é escrita em terceira. Particularmente gosto quando um livro é narrado de uma única maneira, mas Jojo é a rainha da escrita e faz com que o leitor nem sinta o passar das páginas e as mudanças de narrativa. Os personagens são ricamente construídos, com suas dúvidas, seus acertos e suas falhas. Além da ambientação da guerra, na qual o leitor reflete sobre os absurdos que aconteciam à época.

Um livro que ultrapassa o romântico e o drama, frisando que, em qualquer situação, devemos lutar por aquilo que acreditamos, a qualquer custo.

Recomendo essa leitura.

site: http://oracullo.com/
Joyce Oliveira 22/09/2016minha estante
Fiquei de ressaca depois desse livro :3

Bruuh 22/09/2016minha estante
kkkk Acredita que não fiquei? Sei lá, rs. Nem cheguei a chorar nesse livro #coraçãodepedra rs

Joyce Oliveira 22/09/2016minha estante
ASHUASHUASHUAS

Isa | @odigaisa 17/11/2017

Resenha | A Garota que Você Deixou para Trás: um quadro, duas mulheres e a luta pela felicidade
Eu me surpreendi com esse livro. Comecei a ler Jojo Moyes com a porta de entrada de muitas outras pessoas: Como Eu Era Antes de Você. Adorei e, na Bienal do Livro seguinte, comprei outros dois livros da autora lançados na época. Um deles foi A Garota Que Você Deixou Para Trás. Inicialmente, passei um bom tempo sem saber sobre o que era a história. Quando finalmente abri o livro, me peguei encarando uma história com focos temáticos e de enredo que me encantam desde a premissa.

A Garota Que Você Deixou Para Trás é, na verdade, o nome de um quadro. Quadro este que encantou um oficial alemão durante a Primeira Guerra Mundial na França ocupada. Sophie Besset, musa para a obra, e sua irmã cuidam do hotel da família e esperam o retorno dos seus amados maridos da guerra em meio ao racionamento e novas regras de funcionamento do vilarejo. Com seus vizinhos como piores inimigos, a situação de Sophie se complica quando os oficiais resolvem usar o hotel – e elas, claro – como refeitório oficial e, como alegria é uma coisa frágil, nada se facilita quando o comandante da região se encanta pelo quadro de Sophie. A partir daí, acompanhamos a protagonista nos dias mais sofridos que ela já viveu.

-Continua no nosso site-

site: http://anatomiapop.com/resenha-a-garota-que-voce-deixou-para-tras-um-quadro-duas-mulheres-e-a-luta-pela-felicidade/
Joa_Oli 19/11/2017minha estante
Esse foi o meu primeiro contato com a JoJo.
E confesso que foi o melhor possível.
A historia me prendeu do inicio ao fim, confesso que a segunda parte me deixou um pouco frustado.
Mas tudo se encaixou e no final...
Uau, que final!
^^

Isa | @odigaisa 20/11/2017minha estante
É um livro maravilhoso, não é? Eu estava esperando algo como Como Eu Era Antes de Você e me surpreendi muito! A segunda parte não me cativou tanto quanto a primeira, realmente. Mas ver as peças do quebra-cabeça se encaixando foi muito legal. E o final foi O FINAL. Que hino!

Joa_Oli 20/11/2017minha estante
Hahahahaha... Siim Siiim. Que Hino! Hahaha muito bom!

Jéssica Lim 14/03/2015

Não vale ir até o fim :/
O livro foi separado em duas partes está é a primeira: Durante a Primeira Guerra Mundial, o pintor francês Édouard Lefèvre foi obrigado a se separar de sua esposa, Sophie, para lutar. Sophie se apegou às lembranças do marido admirando um retrato seu pintado por ele. O quadro é uma linda obra e chamou a atenção do novo comandante alemão, Sophie arrisca tudo, a família, a reputação e a vida, na esperança de rever Édouard, agora prisioneiro de guerra.
Foi muito lindo o modo como a escritora descreveu como Sophie e Édouard se conheceram, o modo como ele pintou o retrato, nessas partes eu não conseguia parar de ler.
"E a segunda parte Jéssica?". Eu me apeguei a Sophie uma mulher corajosa/bondosa, enquanto ela arriscou tudo para poder ver o marido o que a escritora fez? Simplesmente começou a segunda parte e o que houve com Sophie, Édouard e o comandante? -SUMIRAM do livro! Jojo começou um novo livro dentro de um, da primeira guerra mundial voou para 2006, falando sobre outra pessoa, enfim o livro fez a minha cabeça ficar bugada e a história que estava boa ficou sem sentido.
Se a autora não tivesse sido tão radical (lado negativo) eu poderia ter ido até o fim. Me senti muito mal por ter abandonado a leitura, eu juro que me esforcei! Falei com uma amiga e ela disse que fez o mesmo.
Eu sendo uma boa pessoa indico e não indico este livro a história da Sophie é linda me fez ir entre 1914/1918, pude imaginar o quanto foi difícil viver nesta época, tendo que ver parentes apanhando, comer pão preto e duro...

site: jeehsts.wordpress.com
jennifer.Loncloff 15/03/2015minha estante
Oi Jessica eu tbm fiquei bem chateada com o fato da Sophie sumir! Mas insisti na leitura e adivinha? Ela reaparece sim! Claro que já sabemos que ela morreu com os tempos atuais que vira a história! Mas te digo uma coisa, é emocionante saber o que houve com Sophie!

Jéssica Lim 15/03/2015minha estante
Oi... sério???
Depois vou retomar a leitura =D

Carla @camantovanni 17/03/2015minha estante
Termine Jéssica. Eu depois que Sophie sumiu até perdi o brilho, mas terminei e acabei por fazer uma resenha imensa rsrsrsrsrs

Gabi Rached 02/09/2016

Arte amor e guerra
Fabuloso.
Não espere mais resenhas, LEIA
Marcilene de Jesus 15/10/2016minha estante
Comecei a ler hoje, e já estou amando a história (estória).

Gabi Rached 20/10/2016minha estante
É demais! Esses novos da Jojo ainda não li...mas esse é meu preferido ??

Marcilene de Jesus 08/11/2016minha estante