Legado de Sangue

Legado de Sangue Raquel Pagno

Resenhas - Legado de Sangue

Marcos Pinto 28/03/2014

Vampiros e Bruxas como você nunca viu
O livro começa narrado por Carmem, uma menina muito esperta e curiosa. Ela, em seus momentos livres, adorava ouvir as conversas e devaneios de sua avó Francesca, que falava sempre sobre suas lembranças e passado. Porém, Carmem, inteligente como era, percebeu que a história estava incompleta e sempre parava no mesmo ponto. Insistente, pressionava a avó para terminar. Contudo, recorrentemente, havia uma desculpa para que a história não prosseguisse.

“A guerra levou o seu avô embora. E ela nunca devolve aqueles que leva, e se devolver, eles já não serão mais do que trapos, farrapos humanos que não servem para nada, além de dar mais trabalho e despesas” (p.5).

Depois de muitas tentativas, em uma noite, Francesca acabou cedendo e começou a contar a sua história completa. Nesse ponto, o foco narrativo passa de Carmem para a sua avó, mas a narração continua em primeira pessoa.

Francesca começa a divagar sobre o período difícil que passou durante a guerra: a fome e a morte eram companheiras constantes. Grávida novamente, sabia que a única alternativa era fugir. Com medo, acabou refugiada no Brasil. Contudo, o futuro de Francesca foi diferente de todos os imigrantes.

Francesca, ao chegar às terras brasileiras, foi resgatada por Miguel. Porém, ao invés de colocá-la para trabalhar, ela a banha em luxo e conforto. Alguns dias após, ele a faz uma proposta: tudo que ele tinha tornar-se-ia dela, desde que ela lhe desse um filho. A proposta foi aceita e o destino de Francesca foi traçado.

“Sou eu quem os alimenta, quem banha seus corpos cansados a cada noite, sou eu quem os coloca na cama e conta histórias até que peguem no sono. Sou eu quem está com eles, e não você” (p.125).

Com o transcorrer das páginas, Francesca descobre que é descendente de poderosas bruxas e herdou esse precioso sangue. Além disso, descobre que Miguel não é um homem comum, mas o último vampiro existente na terra. E, para que a espécie dele seja perpetuada, ela terá que conceber um filho com o demônio.

“Eu estava ferida, não só do corpo, mas ferida na alma, e esta era uma dor que jamais me deixaria, que eu não poderia esquecer e para a qual não havia remédio” (p.148).

Como vocês devem ter percebido, a história realmente foge do comum. Esqueça essa história de clichê: Raquel cria um enredo totalmente inovador. Os vampiros e bruxas são retratados de forma nunca antes vista, o que torna o livro tão especial.

“Mostrei-me como o demônio que eles queriam ver, mostrei a minha ira e a minha sede de sangue. Mostrei a minha força quando rompi uma das correntes que me prendiam. Vi as pessoas fugindo desesperadas, temendo que a besta se lançasse sobre elas” (p.110).

No livro, conhecemos a história de três gerações da família das bruxas e sua relação com Miguel, o imortal e não tão malévolo vampiro. Sem contar que, pelo livro ser narrado em primeira pessoa pelas personagens, entendemos perfeitamente as angústias e sofrimentos das protagonistas.

O livro é indicado para quem gosta de romances sobrenaturais e fantasia. Quem aprecia enredos vampirescos também deve ler essa obra, já que é demonstrada uma faceta totalmente nova dessa espécie. Fiquem tranquilos, eu juro que eles não brilham no sol. Sem dúvidas, essa é uma daqueles livros que cairá no gosto de muita gente.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2014/03/resenha-legado-de-sangue.html
Raquel Pagno 29/03/2014minha estante
Desbravadores, muito obrigada pela resenha e pela parceria! :D

Veh Luize 06/12/2014minha estante
O livro que eu me arrastei pra ler (vida de universitário não é fácil) mas a instabilidade de Miguel e o que ele faz com essa família é algo que choca, que marca e que sempre me leva ao questionamento "como a escritora pode pensar em algo assim? É simplesmente genial!"

Miguel não é fascinante, fascinante é sua maldade, sua capacidade de manipulação... claro ele é um vampiro. E o contraponto perfeito, Francesca, tão frágil, sensível e ingenua no inicio e tão valentemente MÃE.

Eu adorei

Nats 02/03/2014

Nunca um livro me despertou tanto sentimentos. Senti raiva, desespero, angústia, alegria tudo isso em minutos, e isso fazia com que eu lia cada vez mais e mais as páginas, e fiquei triste quando me deparei no capítulo final, pois li o livro rápido de mais.
Confesso que nunca fui fã de livros sobre vampiros, bruxas e afins, mas super amei o livro, e a história foi totalmente fascinante! Se a moça Raquel quiser fazer uma continuação do livro, eu super apoio e nem reclamaria!
Achei perfeito o desenvolvimento da história do livro com o tempo. O livro é dividido em duas partes: o passado (narrativa por: Francesca) e o presente (narrativa por: Carmem, neta de Francesca).
Nem preciso falar que achei lindíssima a capa do livro, não é mesmo? E depois que li a sinopse do livro e percebi que era sobre vampiros achei muito genial o título do livro.
O livro realmente tem uma história muito envolvente, você começa lendo e quando você mal percebe já esta lendo cada vez mais e mais e quando você se da por conta está no final do livro, não que isso seja ruim, na verdade é até ótimo! Faz você ficar até com um gostinho de quero mais do livro e esses tipos de histórias.
Sem falar que eu acho que daria um filme perfeito sobre esse livro da Raquel, é tanta emoção, amor, e outros milhares de sentimentos, que com atores certos daria um belo filme, anota a ideia aí Raquel, os fãs do seu livro agradecem!
Não tenho nenhuma crítica negativa a fazer do livro, achei tudo perfeito e magnífico, não poderia ter tido uma história melhor do que esta, no geral, é um livro praticamente perfeito! Tive umas leves relações de amor e ódio por Miguel, assim como tive também por Francesca, somente quem leu o livro vai entender tanta transbordações de sentimentos em um livro só.

site: http://cartas-e-poesias.blogspot.com.br/2014/03/resenha-legado-de-sangue.html
Raquel Pagno 02/03/2014minha estante
Amei a resenha! muito obrigada! :D

Laressa 18/03/2014

Resenha - Legado de Sangue - Raquel Pagno
Olá Leitores e blogueiros, tudo bem com vocês?

Hoje vou escrever sobre o Livro do Book Tour Legado de Sangue, que eu organizei, Espero que vocês gostem!

O livro conta Uma história de uma vampiro, o único vampiro da época do livro, e por conta disso ele Precisa ter um filho, para que (o filho) de continue na sua Vida, porem só que tem Sangue de bruxa pode suportar um gravides de um vampiro.

O Livro tem uma envolvente História, não é um livro Parado, sempre tem algo acontecendo. Fiquei preza na Historia do começo ao fim, gostei dos Personagens enguias eles são bem elaborados, fiquei com raiva, pena e até mesmo um pouco assutada, pois as coisas acontecem muito rápido, mas eu amei esses sentimentos que o livro me deu no decorrer da Leitura .

Bom Pessoal sei que falei pouco sobre o livro mas acreditem em mim é melhor assim, o mistério está entre as páginas.

Raquel amei sua narrativa, te agradeço por deixar eu te ajudar na organização fazer Book Tour, e por toda sua atenção e carinho Pelo Leitores Beijos.

Raquel Pagno 20/03/2014minha estante
Obrigada pela resenha! E pela ajuda com o Book Tour! ;)

Fernanda 24/03/2014

RESENHA: LEGADO DE SANGUE.
As jovens Carmem e Ana sempre adoraram escutar histórias sobre o passado de sua família e descobrir o motivo de sua avó, Francesca sempre fugir sobre o assunto, e a mãe, Teresa proibir que a história seja revelada. Tudo girava em torno no tempo em que uma guerra devastadora recaiu sobre a Itália, obrigando a uma mãe desesperada, carregar os filhos pequenos para dentro de um navio com destino a América, para fugir da desgraça e trabalhar em trocar de alimento e abrigo, mas uma luxuria jamais imaginada a aguardava, juntamente com um demônio de olhos encantadores e palavras doces.

Miguel era dono de toda aquela riqueza e tudo aquilo seria de Francesca se ela apenas lhe concedesse um filho. Um acordo inesperado, porém não impossível para uma mulher que já havia passado pelas dores de um parto, e era algo relativamente "fácil", já que esta, estava envolvida nos encantos daquele homem, demonstrando a cada dia, ser totalmente o oposto daquilo que imaginava. Os escravos e empregados tremiam ao escutar o nome do patrão, e a desgraça e infelicidade recaiu sobre Francesca, que agora vivia presa em seu luxuoso quarto, e privada de criar e e estar com seus próprios filhos, sua única companhia além das Amas, era a criança que crescia em seu ventre de maneira anormal.

O tormento não durou apenas semanas ou meses até o nascimento da criança, mas sim anos. Beirando a loucura pela prisão e a perda dos filhos, Francesca luta com suas forças para livrar sua doce Teresa das garras do demônio e fugir, crendo que estariam livres deixando aquela vida, e o homem naquela casa, até a jovem Carmem ser atraída de volta para aonde todo o pesadelo iniciou-se, mesmo após anos passados, recobrando o ciclo vicioso e insistente que, Miguel havia traçado para um herdeiro continuar seu legado. O sangue de uma poderosa bruxa corre nas veias de Carmem, com o toque adocicado que os vampiros possuem. Estaria ela ciente de que seu passado é maior do que ela esperava?

Precisei de apenas três dias para concluir essa história que, me fez ler até meus olhos chegarem a exaustão. Completamente envolvida na história senti o desespero, a sede de vingança, felicidade, tristeza, decepção, tudo que foi possível e não acredito que simplesmente acabou, me recuso a acreditar o livro tenha terminado, porque voltei a ter aquele sentimento duvidoso de que tem algo a mais, mas a história foi finalizada de maneira digna. Com uma escrita encantadora e envolvente, a autora conseguiu me transportar para a história misteriosa que essa família carrega, criou Miguel para que o odiássemos, mas nosso amor por ele não permite que fiquemos assim por muito tempo.

site: http://www.percepcoes.blog.br
Raquel Pagno 28/03/2014minha estante
Fernanda, muito obrigada pela resenha! Fico muito feliz que a leitura tenha te despertado tantos sentimentos, tristeza e felicidade!
Beijos!

Taty Assis 30/03/2014

Instigante ao extremo!
O livro é dividido em duas partes, a primeira contado por Francesca e a segunda parte contada por Carmem . Tudo começa com Carmem ouvindo as histórias de vida de sua vó Francesca. Francesca era casada, tinha dois filhos, mas por causa da guerra na Itália se viu obrigada a deixar seu lar, E foi nessa tentativa de fugir que ela acaba sendo separada do seu marido e é levada para o Brasil com seus filhos. Ao chegar no Brasil ela desmaia, e ao acordar está em uma casa luxuosa cheia de vassalos. Ela acorda sem saber o que faz naquela casa, e o por que de tantos cuidados para com ela e suas crianças, até que ela conhece o lindíssimo Miguel e tudo começa a fazer sentindo. Miguel é um homem muito bonito e sedutor, e atração de Francesca por ele é imediata. Mas ele tem uma proposta a fazer, se ela aceitar essa tal proposta ela poderá ter uma vida de luxo, ou se ela recusar ela tornaria viver na pobreza.
"Seus olhos agora pareciam inflamados de fúria, um fogo que eu não percebi ali antes, e que para mim, deixava-o ainda mais desejável do que já era. Uma masculinidade súbita aflorava nele, exalava de seus poros, como que para me enfeitiçar, para derrubar todas as minhas defesas e me fazer aceitar naquele instante. Mas a sensatez ainda falou mais alto."
Mas não vai ser nada fácil recusar essa proposta, e Francesca mais do que ninguém sabe disso.
" Ele era o próprio demônio encarnado, era o pai das tentações. E eu? Eu era apenas uma Eva sem o seu Adão, presa no paraíso com a serpente."
Miguel é daqueles homens irresistíveis, se bem que ele na verdade é um vampiro. Um vampiro muito sedutor, que me fez ter um misto de sentimentos por ele. Ao mesmo tempo que estava com ódio dele, eu ficava com dó... vai entender. E quando digo sedutor é sedutor mesmo, pode contar as bruxas que não se apaixona por ele durante o livro.
"... a coisa mais sedutora para um vampiro é o sangue de uma bruxa.... Somos condenados a desejar quem jamais poderíamos ter."
Mas o que tinha tudo para ser um "conto de fadas", acabou se tornando o pior tormento na vida de Francesca.

Bem, depois de Carmem conhecer a história de sua vó, ela acaba ficando obcecada por uma mansão abandonada que sempre lhe despertou curiosidade. E tudo leva a crer que essa mansão é onde sua vó e sua mãe viveram juntamente com o vampiro Miguel. Um certo dia ela toma coragem e entra na mansão abandonada. Suas suspeitas foram mais que confirmadas, ao ver um homem lindo, que logo de cara ela deduziu ser Miguel. Depois desse primeiro encontro ela volta na mansão acompanhada por sua irmã Ana, é nesse momento que ela tem suas primeiras impressões de Miguel.
"Então o encarei e conheci de perto o horror que aterrorizava vovó por tantos anos. Naquela hora, acreditei em cada palavra de sua história, no quanto Miguel podia ser anjo e demônio ao mesmo tempo e em como se transfigurava, perdido e descontrolado."

"Ele desejava o meu sangue e eu desejava a imortalidade dele."

Culpados, a primeira coisa que tenho que falar é... me desculpem se fui um pouco confusa com a resenha, é que qualquer detalhe a mais que eu falar na resenha será um baita spoiler, então tive que me conter muito.
O livro é muito instigante, diferente, a mistura entre vampiros e bruxas me encantou, a forma como a autora criou os personagens adorei. Confesso que teve passagens do livro que eu fiquei me perguntando como isso foi possível, era tudo tão irreal, vamos assim dizer até que era desumano. A questão das bruxas se apaixonarem perdidamente pelo vampiro me deixou até certo ponto confusa, até entendo que vampiros são tentadoramente irresistíveis, apaixonantes e sexy, mas acho que a questão dessas paixões que ocorrem durante a leitura meio absurdas. Mas, ao mesmo tempo que é absurdo, faz todo o sentido. Dá pra entender?? Acho que não né, então vocês vão ter que ler rs Eu amei a leitura, até porque amo quando o assunto é vampiros. Só que agora eu quero mais, quando terminei de ler fiquei com a sensação de que esse livro precisa de uma sequência. Quero mais romance, mais vampiros e bruxas, mais de Carmem e Marco (para conhecerem Marco leiam o livro hahaa).
A autora Raquel Pagno está de parabéns!!!
Leitura mais que recomendada.

site: http://aculpaedosleitores.blogspot.com.br/2014/03/resenha-legado-de-sangue-raquel-pagno.html#comment-form

Ana Crisinah 07/04/2014

Resenha Legado de Sangue
Legado de sangue é um livro divido em duas partes, o passado e o futuro. Os primeiros capítulos são no futuro, onde Francesca que é a avó de Carmem e Anna está contando para suas netas histórias sobre a guerra que ela passou quando era mais nova e como foi à história de sua vida, porém a mãe das meninas Teresa sempre interrompia a história na mesma parte, deixando Carmem cada vez mais curiosa e irritada por nunca terminar a história. Certo dia Carmem deu um jeito de aproveitar que sua mãe estava ocupada e ela juntamente com Anna começou a ouvir as histórias novamente de sua avó.

Assim vamos voltar ao passado junto com Francesca e suas netas para saber sobre sua história. Ela começa contando como era sua vida na Europa e como começou a guerra, o que aconteceu com sua família, como ela conheceu seu marido e quando ela resolveu vir para a América junto com seu marido para fugir da guerra, porém não deu certo, já que era escolhido quem poderia embarcar no navio ou não. Ela passou muita dificuldade e quando chegou na América sua vida mudou completamente, ela foi levada para a casa de alguém desconhecido para ela, passou a ser tratada como uma princesa tanto ela quanto seus filhos Marco e Teresa. Quando finalmente ela conheceu o dono da casa, ele faz uma proposta para ela, queria ter um filho e precisava ser com ela, apesar dela não entender nada depois de uma semana ela aceitou, ela sempre sentia um desejo irresistivelmente por aquele homem, conhecido como Miguel.

Miguel era um homem forte, de olhos esmeraldas, com todos seus contornos perfeitos, o que chamava mais ainda a atenção de Francesca. O tempo vai passando Francesca topa ter um filho com Miguel e depois de um tempo ela acaba descobrindo que Miguel na verdade é um vampiro, isso mesmo, um vampiro e que ela era uma bruxa, mas para ela isso era impossível, apesar de com a explicação de Miguel muitas coisas acabaram se encaixando perfeitamente fazendo com que assim ela acreditasse em suas palavras.

Francesca foi piorando cada vez mais, na história acaba acontecendo tantas tragédias na vida de Francesca que você acaba ficando com muita raiva de Miguel, mas acho que você acaba entrando no clima de ser seduzida por um vampiro e tal que essa raiva acaba sendo diminuída todas as vezes que ele resolve falar com ela (isso é incrível haha). No final da parte do passado Francesca finalmente consegue se livrar de Miguel, mas ela não entendia como e nem o porque. E assim terminamos nossa ida ao passado.

~~De volta para o futuro~~

Carmem fica fascinada pela história da avó e ai começa acontecer coisas que você não faz ideia que poderia acontecer. Vai surgindo explicações para tudo que ficou para trás na história de Francesca e você pensa “puts... Então foi isso que aconteceu.”. Não quero falar muito sobre essa parte se não vou acabar contando a história toda para vocês. Kkk

Enfim... O livro prende sua atenção, acho que a autora soube descrever bem as cenas e faz principalmente nós usarmos nossa imaginação e eu adoro isso em um livro. Sou apaixonada por histórias que tenham vampiros nela, para quem acompanha meu blog sabe que eu já li alguns livros que também tinha vampiros e que eu gosto.

Gostei do modo como ela descreveu Miguel, acredito que ela conseguiu passar para nós leitores um vampiro que realmente sabe seduzir suas “vitimas” e isso é bem legal. A única coisa que me deixou um pouquinho chateada é que, acho que quando se trata de vampiros tem que ser um pouco fiel as lendas, não digo apenas da autora de Legado de Sangue, mas outros que são bem conhecidos também como Crepúsculo, é que eu gosto da maneira como as lendas contam sobre os vampiros, estilo Drácula ou Lestat, onde o vampiro dorme em caixões, onde ele não pode sair a luz do sol esse tipo de coisas sabe?? Mas também foi a única coisa que me deixou sei lá... Agora tirando isso, nada tenho a reclamar do livro... Ele foi ótimo, tem uma ótima história e eu recomendo e muito sua leitura.

site: http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/2014/04/resenhalegadodesangue.html
Raquel Pagno 08/04/2014minha estante
Obrigada pela resenha! Beijos!

Francine 28/04/2014

Um emocionante romance sobrenatural...
Li Legado de Sangue por meio do Book Tour organizado pelo blog A Cada Livro, um Novo Mundo, ao qual agradeço pela oportunidade.

Para quem aprecia romances sobrenaturais envolvendo vampiros e bruxos, Legado de Sangue é uma ótima opção. Dividido em duas partes, o livro apresenta duas protagonistas: Francesca e Carmem. Na primeira parte, conhecemos Francesca, uma mulher jovem que vivia o sofrimento da guerra em 1934. Seus pais morreram quando ainda era jovem, mas não antes de casá-la com um marido que não tinha idade suficiente nem para ser chamado à guerra. Francesca e seu marido apenas sobreviviam em meio à pobreza, mas conseguiram mesmo nestas condições constituírem uma família: tiveram uma filha, chamada Teresa, e outro bebê estava para nascer.

Então, o jovem e assustado marido de Francesca foi convocado para a guerra. O casal decidiu, com isso, fugir para a América. Devo dizer que a autora foi muito hábil em descrever o contexto da imigração. Emocionei-me, não apenas uma vez, com o sofrimento da Francesca quando seu marido foi impedido de embarcar no navio e viu-a partir junto à filha e o bebê que ainda nem nascera. Não sabiam para qual destino o navio os levaria e muitos passageiros morreram à bordo. Sabemos que o Brasil é repleto de imigrantes desse período, mas confesso que nunca refleti sensivelmente sobre como chegaram às nossas terras.

É no Brasil que a história se desenvolve. Francesca desembarca do navio com Teresa e Marco, que nascera durante a longa viagem. Desnutridos, cansados, assustados... são colocados à mercê dos fazendeiros e outras autoridades para serem escolhidos como trabalhadores. É assim que a vida de Francesca se entrelaça à de Miguel, que a acolhe junto às duas crianças.

Francesca, que já estava numa situação delicada, recebe uma proposta de Miguel: dar-lhe um filho e, em troca, toda a propriedade e seus luxos seriam dela. Caso contrário, teria que partir junto com suas crianças para sabe-se lá o que os aguardasse nestas terras estrangeiras. Achei completamente compreensível a escolha dela, mas nem Francesca e tampouco o leitor poderiam prever todo o horror que Miguel lhe trouxe. Aceitar a proposta de Miguel foi sua ruína e durante toda a primeira parte do livro me senti conectada ao sofrimento e à impotência de Francesca. Chorei enquanto lia, como há anos não chorava com um livro.

Não pretendo revelar muito mais que isso. Basta saberem que Legado de Sangue nos apresenta um vampiro cruel, disposto a qualquer atrocidade para que a sua herança maldita perdure na eternidade. Durante a segunda parte do livro temos uma Francesca já idosa e a protagonista narradora é sua neta Carmem. Não me senti cativada pela Carmem tanto quanto pela sua avó. Enquanto Francesca nada tinha além da esperança do que Miguel lhe oferecia, Carmem tinha uma família que a amava (avó, mãe e irmã) e sabia sobre todo o passado, mas mesmo assim escolheu render-se à sedução de Miguel. Senti-me revoltada por isso (rs). Eu também não acolhi a versão de Miguel sobre o passado vivido com Francesca e, embora sedutor, este vampiro não me faria cair em seus braços.

A narrativa da Raquel Pagno é maravilhosa e lírica, transbordando de metáforas poéticas. Devido às detalhadas descrições, no entanto, em alguns momentos senti-me um pouco cansada durante a leitura. A história é repleta de reviravoltas e completamente diferente de muitos livros que li a respeito de vampiros e bruxos. A capa representa claramente a personalidade e o relacionamento dos personagens. Vale a pena conferir!

Confira os meus quotes favoritos acessando a resenha no blog:

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2014/04/resenha-30-legado-de-sangue.html

Paula Juliana 07/05/2014

Resenha: Legado de Sangue - Raquel Pagno

''Ele era o próprio demônio encarnado, era o pai das tentações. E eu? Eu era apenas uma Eva sem o seu Adão, presa no paraíso com a serpente.''

Gente! Eu pirei nesse livro! Não é segredo para ninguém que eu sou mega fã dos sobrenaturais, e que vampiros são os meus seres preferidos. Nesse livros da Raquel Pagno, a autora nos mostra uma mitologia diferente, bem original e ainda por cima temos toda a história da herança de sangue das bruxas! É muito bom! Estou acostumada a ler todo o tipo de vampiros. Todo mesmo! Adoro os romances fofinhos até os sanguinários sem coração! Vampiros são vampiros! Podem ser descritos e criados de mil maneiras e sempre vão me seduzir! E foi o que aconteceu lendo essa obra, Legado de Sangue!

''Como uma mesma pessoa era capaz de ter tanta doçura e tamanha frieza? Como podia amar-me daquela maneira e em seguida, abandonar-me? Encolhi-me em um canto, tentando esconder a tristeza que se apossava de mim porque ele partiria.''

Ele queria um herdeiro! Um filho, sendo o último vampiro existente, Miguel fez disso sua obsessão! Não são todas as mulheres que conseguem gerar uma criança de um pai vampiro, e para transformar alguém, também não pode ser qualquer um! Tem que ter poder no sangue, o poder que só o sangue das bruxas tem!

O Livro é divido e duas partes! A primeira narrado por Francesca, que viveu o desespero da guerra de 1934, que tem sangue de bruxa e foi encontrada por Miguel assim que chegou ao Brasil! Conta sua vida ao lado do vampiro e todos seus acontecimentos e sofrimentos; a segunda parte é narrada por Carmen neta de Francesca que também leva esse legado em seu sangue!

Não vou abrir muito o enredo, pois uma coisa muito legal nesse livro é você ir descobrindo e se surpreendendo com os acontecimentos, sendo seduzida, ficando chocada, aterrorizada, curiosa! Sendo levada pela história e pelas reviravoltas que ela traz! E são muitas! Pelos que contei temos uns três clímax fortes durante a obra!

''— Oh! Eu o odeio tanto, Miguel! — disse antes que saísse.
Ele apenas me olhou com seus olhos de punhal:
— Eu nunca pedi que me amasse.''

Miguel queria pegar todas as mulheres dessa família! Geração após geração! (Risos!)
Coragem! Apesar de toda a história da Francesca eu não odiei ele sinceramente! Miguel não é um mocinho! É tipo anti-herói total! Mas eu tive pena dele.
Seria até legal a autora reescrever a história do ponto de vista dele, por que a Francesca amou ele, aconteceram varias coisas que desiludiram ela e depois foi rejeitada (ou psicologicamente afetada), uma mulher sentida não pensa neutra mente e a história (parte 1) e a visão dela, então a gente é levada a achar que ele é um monstro e tal, que separou ela dos filhos, (não que ele não seja um mostro!), mas na época, ela poderia ter tido uma sorte bem pior, pós guerra - mãe solteira - sozinha...
Pensem o que acontecia com as mulheres naquela época nessa situação!

Talvez ele tenha salvado ela em alguns aspectos, ele deu educação, casa, comida, segurança para ela e para os filhos, mesmo Miguel sendo frio e controlador, ter essa coisa de querer ser pai... Ele é um vampiro - o último - devia ter vivido sozinho e sendo caçado durante anos e anos. Não e fácil saber conviver socialmente depois de tanto tempo! Ainda desejando o sangue da Francesca como ele desejava!
Não sei! Mais acho que vou ser a única lendo esse livro que vai ficar a favor dele! Meu lado advogada do diabo aqui!

''Aquilo era algo surreal para mim. Inocentes sendo mortos sem motivo nenhum, crianças sendo brutalmente assassinadas nas ruas das cidades. Nem nos tempos mais remotos eu vira tamanha crueldade, mesmo para alguém como eu, aquilo era insuportável.'' (ADOREI essa parte no livro!)

Esse livro despertou tantos sentimentos em mim, que assim que eu terminei o livro fui no skoob dar uma olhada se a autora por um milagre já tinha escrito um segundo livro com esses personagens, não é que a história não tenha terminado de uma forma bem fechada, ela terminou perfeita, como eu queria e mesmo assim senti um gostinho de quero mais, se tivesse um conto, uma continuação, eu não pensaria duas vezes e pegaria para ler seguidamente. Raquel tem uma escrita super viciante! Não tem como não se apagar a seus personagens, amando ou odiando, se decepcionando ou te seduzindo, eles são incríveis!

''— Não sinta. Não deve se entristecer pelas coisas que já passaram. Na verdade, penso que eu deveria agradecer por Gabriel ter feito você para mim — disse decidido.''

Francesca foi uma personagem forte, que passou por poucas e boas e é impossível não se apegar a ela e a seus sentimentos. Ela sofre e nós sofremos junto, ela se decepciona e nós se decepcionamos junto, ela ama e nos amamos junto. Nessa primeira parte da história conhecemos personagens secundários que fazem toda a diferença para a história e haja coração para conseguir aguentar tantas emoções. Boas e ruins. Francesca passou pelo inferno na terra, mas como uma boa lutadora sobreviveu.

''Semelhante ao de um pai verdadeiro, que traçara um futuro para seu filho e então fora surpreendido pela vida que lhe mostrava que cada um escolhe seu próprio caminho e que ele não poderia escrever o destino das outras pessoas por elas.''

Teresa e Marco! São os dois filhos de Francesca que vieram da Itália para o Brasil junto com a mãe. Começaram a história duas crianças e durante o livro tivermos um panorama bem legal da vida deles até adultos e criados. Não gostei de Teresa, peguei implicância com ela logo na primeira parte! Quanto a Marco! Não posso falar muito sobre ele, pois aqui, qualquer coisa é um grande spoiler. Porém, foi o personagem masculino que mais gostei na obra toda, com seus defeitos e qualidades!

''― Perdoe-me, Miguel. Eu não sabia... - disse apenas, e rompeu em prantos. Meu coração, se é que eu ainda o tinha, partiu-se naquele exato momento, e o amor que eu sentia por aquela bruxa, aflorou com uma violência que mesmo eu duvidara existir. Estendi os braços em sua direção, arrancando as presilhas que travavam as correntes nas paredes e puxei-a para mim, envolvendo-a em meus braços imundos.''

Carmen! Desde o começo sabemos que Francesca está narrando a sua história para a neta! Carmen tem algo que a puxa e a envolve com a história da vó. Ela é uma boa personagem e eu consegui entender seu lado! Mesmo sabendo de tudo, foi justa com ela e suas vontades e fez o que deveria fazer. Não acredito que fosse uma coisa que ela pudesse controlar, então tentei não julga-la e sim compreende-la! O que deu muito certo e fez da segunda parte do livro a minha preferida!

''— Oh! céus! Como pude ser tão covarde?— disse ele com amargura na voz, secando as lágrimas que desciam pela face pálida
— Ah! se eu soubesse que ela ainda esperava por mim... Como eu poderia adivinhar, se quando eu a olhava sempre via a repulsa em seu olhar? Mesmo quando ela procurou-me com seu pedido de perdão, o que eu vi em sua face foi a expressão do medo e nenhum sinal de amor.''

Miguel! Miguel! Miguel! Teve comigo um relação que foi de decepção até amor! Eu senti pena dele em muitas partes da obra. No começo mesmo eu estava amando-o loucamente, até ele começar a fazer cagada! Ponderei os pros e contras e por fim, achei o fim dele totalmente justo! Tiveram partes que eu sonhei que ele realmente terminasse com a Francesca e na segunda parte não lutei com a ligação que ele tinha com a Carmen, queria mesmo que ela procurasse ele, para mim descobrir o porque daquele tipo estranho de relação e ligação que existia ali
E outro ponto! Ninguém pode falar que ele é um pai ruim!

''Não sou um demônio como você pensa, Francesca, eu tenho sentimentos. Eu já amei, amei o suficiente para compreender que o amor também é passageiro, e que o único amor eterno e incondicional, que não pode ser abalado, que não se acaba com o passar do tempo, é o amor que sentimos pelos nossos filhos.
— E é por isso que deseja tanto este filho, Miguel?
— Sim. Eu tenho vivido sozinho há muitos anos.''

Por fim! Indico essa obra para os amantes de sobrenatural, para quem gosta de vampiros nada bonzinhos e politicamente corretos! Os vampiros de Raquel conseguem ser doces e gentis e na hora seguinte se transformarem em malvados e frios. Instinto? Natureza? Eles são o que são! Você não pode controla-los! Uma história muito Fodática para quem gosta do gênero um prato cheio! Eu? Eu amei cada segundo desse legado maldito!

''A voz... Não pude esquecê-la. Passou a me perturbar desde então. Era uma voz conhecida, eu já a ouvira milhares de vezes chamando por mim. Dizia meu nome, falava em silêncio, dentro de mim. A voz estava guardada em mim. Talvez não viesse da casa ou dos sonhos. Talvez a voz fosse a minha própria voz, tornando possíveis meus desejos ocultos. Talvez Miguel estivesse vivo, ou eu apenas ficara impressionada com a história da vovó, e ele jamais tivesse existido.''

''Só Miguel existia, só ele e a tentação do seu sangue, o seu gosto, o calor do sangue sobre o rubi.''

Paula Juliana

site: http://overdoselite.blogspot.com.br/

Natália 19/05/2014

Book Tour
Fugindo da guerra com a esperança de salvar os filhos, Francesca desembarca no Brasil sozinha, com medo, fome, o interior mais destroçado do que as muralhas restantes nos países atacados. O sofrimento é tanto e a escrita da autora tão envolvente que chorei nas cenas em que ela narrava a fome e a miséria. Não é de se estranhar que mesmo despertando em uma casa luxuosa e cercada de agrados que até então eram desconhecidos para ela, Francesca venha a aceitar a proposta feita por Miguel: dar-lhe um filho em troca de proteção.
Mas parede alguma poderia protegê-la de Miguel.
Envolvida nas ameaças cruéis de um vampiro violento, Francesca passa anos amargurando o desespero de ser separada dos filhos e o medo de não saber qual o próximo passo daquele homem que veio como um anjo e revelou-se o pior dos demônios.
E mesmo que Carmem, a filha mais velha de Teresa, saiba de todo o passado da avó, ela ainda sucumbe ao próprio desejo de um contato com Miguel. O livro dividi-se em duas partes e quando o ponto de vista passa para Carmem, fiquei um pouco perdida. A história a partir dali corre muito e minha indignação com a escolha da garota cresce até as últimas páginas, inclusive com a aparente indiferença com que se refere à família depois de escolher seguir seu destino.

É uma obra muitíssimo bem escrita. Raquel Pagno nos presenteia com parágrafos profundos, cheios de reflexão, o que nos leva a entrar em sua história e viver os sentimentos de seus personagens. É uma história envolvente e indicada principalmente para quem apreciar romances sobrenaturais. Não parei de ler até o último ponto, mostrando que embora Carmem (mereça uns tapas!) tenha me desagradado, a leitura é tão insaciável quanto o próprio Miguel...

site: http://obodecomaonca.blogspot.com.br/2014/05/quem-conta-um-conto-13-legado-familiar.html

Arca Literária 29/05/2014

Legado de Sangue
Na literatura mundial há um vastíssimo acervo a respeito do mais famoso monstro que o mundo conheceu: o vampiro.
O Mito é muito conhecido e já foi apresentado de várias formas e mídia, seja ela TV, literatura ou Cinema.
Raquel Pagno apresente em sua obra um vampiro diferente da literatura que conhecemos, inclusive com relação aos famosos poderes e fraquezas.
Do mesmo jeito apresenta outra grande protagonista de histórias fantásticas...a bruxa.
E liga ambos de uma forma criativa.
Miguel é um vampiro, sedutor com seus olhos verdes da cor da esmeralda, praticamente o último de sua espécie.
Francesca é uma bruxa, mesmo sem o saber. Corre em seu sangue a herança de seus pais.
E Miguel precisa de Francesca para poder perpetuar sua espécie, pois apenas uma bruxa poderia aguentar uma gestação arriscada e perigosa. Uma mulher comum morreria no processo. Da forma aqui apresentada, uma pessoa mordida por um vampiro não se transforma em outro.
No entanto, o que os une também pode matá-los.
Francesca foge da guerra na Europa em um navio, deixando seu marido para trás. Depois de muito tempo no navio, onde sofreu muito e quase morre juntamente com os filhos Teresa e Marco, este ainda de colo, chega ao Brasil e em meio ao desespero é ajudada por Miguel, que lhe parece um anjo.
Miguel lhe promete dar riquezas e as terras onde estão, devolvendo o que seria herança de Francesca, se desse um filho a ele. Totalmente seduzida por Miguel, Francesca pesa o que está em jogo, principalmente em seus filhos e aceita a sua proposta.
Com o tempo, porém, Francesca vai percebendo que seu "anjo" se parece mais e mais com um demônio, até o dia em que descobre que Miguel é na realidade um Vampiro. É quando Miguel conta a Francesca sua origem e o porque quer ansiosamente um filho. Ao mesmo tempo em que precisa de uma bruxa para gerar um filho, os odeia pela perseguição desenfreada que os vampiros sofreram pelos bruxos, sendo praticamente exterminados.
É nesse contexto de amor e ódio que o enredo se prevalece. Onde mais do que sedução, a mútua atração é quase que inevitável.
Apesar de parte da narrativa transcorrer de forma mais lenta, dando impressão de não ir a lugar algum, gradualmente a ação vai se tornando mais interessante à medida que a gravidez de Francesca vai chegando ao fim e desemboca para um desfecho surpreendente.
Só senti falta do desenvolvimento do que significa ser bruxa na obra: poderes, fraquezas, maldições.
Boa leitura.
_________

Resenha de Antonio Fernandes, resenhista do Arca Literária e do blog Navio Errante

site: http://www.navioerrante.blogspot.com.br/

Taby Igrejas 20/06/2014

Vampiros, bruxas, um legado, uma maldição e um rubi de sangue.
Um livro com vampiros e bruxas. Carmem e Ana adoravam ouvir as histórias da avó Francesca, mas a mãe das meninas sempre as proibia de ouvir, e outras vezes Francesca acabava se perdendo em memórias... Confundindo-se em suas histórias. Até que um dia, ela contou tudo de seu passado às meninas.

A primeira parte do livro conta a história da avó que começa em 1934, depois de anos de guerra ela foi separada do marido e arrastada para o Brasil com seus filhos. Francesca tinha apenas 19 anos, estava grávida de Marco e sua filha Teresa tinha apenas três anos. Sofreu muito, passou fome e viu a miséria e desgraça de perto, sentiu-as na pele. Poderia ter morrido, se não fosse seu benfeitor: Miguel, um demônio mascarado de anjo.

(...)

"Lembro-me bem de que ela ouvira do próprio Miguel que nada era mais sedutor para ele do que o sangue de uma bruxa, e de que nada poderia ser mais sedutor para uma bruxa do que um vampiro." (Página 298)

Nós começamos a achar que toda a história se repetirá... Mas é quando a autora nos surpreende e vemos que não é bem assim... Fiquei surpresa com o final! Gostei mais de Carmem do que de Francesca, apesar de Carmem saber sobre o perigo que Miguel representa e o monstro que ele era... O fato de ser um vampiro não a amedrontou. Sua curiosidade em visitar o casarão onde sua avó viveu por tantos anos foi maior. Achei a história de Carmem mais interessante do que a de Francesca! Mas não gostei de Aleph, achei a introdução do personagem meio forçada, de última hora... Acho que já devia ter comentado sobre ele no meio da história, mas ele poderia aparecer no final do livro como foi.

Leia a resenha completa no link abaixo:

site: http://simplesleitora.blogspot.com.br/2014/06/resenha-legado-de-sangue.html
Raquel Pagno 20/06/2014minha estante
Muito obrigada pela resenha!

Jéssica R. 05/07/2014

O Livro Legado de Sangue é narrado em duas partes. A primeira por Francesca, uma mulher que viveu de perto o terror da guerra de 1934, na Itália. Após perder sua mãe e seu esposo ela embarca para o Brasil com sua filha Teresa e grávida do pequeno Marco. Ela e seus filhos sofrem durante toda a viagem, o navio não oferecia o mínimo de conforto, pelo contrário. Eles chegam ao Brasil famintos, magros e assustados, imaginando que iria trabalhar para comer em alguma lavoura brasileira Francesca se surpreende ao ser levada para uma casa luxuosa e confortável. Ela não sabe, mas carrega um em seu sangue um segredo que a torna única e especial.

Miguel, o último dos vampiros, um homem sexy de olhos verdes como duas esmeraldas era o dono de toda riqueza que Francesca e seus filhos estavam desfrutando. Para continuar vivendo com todo o luxo proporcionado por aquele homem atraente ela precisava aceitar uma proposta que aparentemente era algo fácil, ledo engano. Após aceitar a tal “proposta” Francesca passa por anos de amargura e sofrimento, afastada de seus filhos tão amados. Como pode um homem que chegou como um anjo de olhos verdes se transformar no pior de todos os demônios? A autora consegue descrever de forma detalhada e real toda a dor e resentimento que Francesca sentia, além de nos fazer detestar e amar Miguel. Raquel Pagno consegue criar um enredo que prende o leitor nos deixando curiosos e ansiosos pelas próximas cenas.

A segunda parte é narrada por Carmen neta de Francesca e filha mais velha de Teresa, ela sempre imaginou que as histórias de sua avó eram apenas histórias, até o momento que ela começa sentir uma forte atração pelo casarão antigo de seu bairro. Nessa segunda parte fiquei um pouco perdida, a história a partir dali transcorre de forma mais rápida e até mesmo confusa, as atitudes de Carmem mudam drasticamente depois que escolhe o destino de sua vida, e exatamente nessa parte é como se autora se perdesse no enredo e acelerasse os acontecimentos para finalizar a história, final esse que me fez desejar desesperadamente uma continuação.

Raquel Pagno nós presenteia com uma leitura rápida, gostosa e poética. Apensar de descrever muito bem os detalhes da casa, das roupas e até mesmo a fisionomia dos personagens, acabei por me sentir cansado em alguns momentos devido o excesso de detalhes, e fiquei um pouco triste porque queria saber um mais sobre a histórias das bruxas e o envolvimento delas com os vampiros. Bom... É uma história cheia de surpresas que faz você querer chegar logo ao final só para saber o que irá acontecer com Francesca e Miguel. Vampiros e bruxos são retratados de um jeito um pouco diferente do que estamos acostumados. Vale a pena conferir!!!

site: http://lilianejessica.blogspot.com.br/
Raquel Pagno 06/07/2014minha estante
Obrigada pela resenha! Bjs!

Bruna 01/09/2014

Legado de sangue é um sobrenatural dividido em duas partes. A primeira, é narrada por Francesca, que conta sua história para as netas Carmen e Ana. E a segunda parte é narrada por Carmen.

De uma forma geral, o livro retrata a tentativa de Miguel, o último vampiro do mundo, de evitar o fim da sua espécie. As únicas mulheres capazes de se reproduzirem com um vampiro eram as bruxas, ou descendentes de bruxas, e Miguel passou anos atrás destas mulheres, até que encontra uma dessas jovens na Europa. E isso acabou por marcar a vida de três gerações de suas descendentes.

Francesca é filha da bruxa encontrada por Miguel, anos antes, e não sabe nada de suas origens místicas. Ela vem para o Brasil com a filha pequena, Teresa, e ainda grávida de Marco, fugindo do caos da segunda guerra mundial, e aqui é "resgatada" por Miguel. Este, muito sedutor e misterioso, lhe propõe a salvação de seus filhos, que estavam quase morrendo de subnutrição, e uma vida próspera, em troca de um filho.

E é assim que começa o tormento de Francesca, pois Miguel logo se revela uma pessoa não muito confiável e sincera, e ele mantem a jovem aprisionada por vários anos. A personagem realmente sofreu muito, e tinha hora que eu ficava muito indignada com tudo que acontecia com ela, e a reação (ou a falta dela) de outros personagens a isso.

Após Francesca narrar toda sua vida sofrida e miserável nas mãos de Miguel, voltamos ao presente do livro (por volta da década de 70 ou 80), com a narração de Carmem,. A jovem se mostra cada vez mais fascinada pela mansão abandonada da cidade, mansão essa que ela acredita ser a antiga casa de Miguel, da história de sua avó. E aí temos o início de uma repetição da história, dessa vez com Carmem como figura feminina central.

Miguel é retratado como um ser extremamente sedutor, misterioso e persuasivo, mas logo vemos que ele também é egoísta, violento e mentiroso. Gostei da construção do personagem, que foi o perfeito antagonista da história. Se a intensão da autora era fazer o leitor se encantar, à princípio, e depois odiar o personagem, ela conseguiu. Em vários momentos tive vontade de entrar no livro e estrangular o Miguel!

Porém, as mulheres do livro me irritaram muito. Tudo bem que os vampiros são extremamente atraentes para as mulheres que carregam sangue bruxo, e que essa atração é imediata e intensa, mas a impressão que tive é que todas, TODAS, ficavam cegas, surdas e burras diante de Miguel! Tipo, elas simplesmente ignoravam tudo de ruim que ele fazia, que elas viam ou sabiam, e ainda tentavam justificar os atos dele. E a que mais me irritou foi Carmem, principalmente por uma decisão que a personagem toma, que foi pra lá de egoísta e imprudente.

O livro tem uma premissa interessante, com uma pegada mais sombria e pesada, por tanto, não leiam esperando romance, porque não tem! Eu esperava, :(. Gostei da história assim, porém achei a narrativa muito cansativa e arrastada. Eram páginas e mais páginas de divagações nas mentes das narradoras, sem diálogos ou desenvolvimento da história, e isso comprometeu a fluidez da leitura. E como a segunda parte é basicamente uma repetição de algo que já havia acontecido, essa sensação de lentidão na leitura ficou ainda mais acentuada.

Além disso, outra coisa que me incomodou foi a falta de explicação sobre o que significa ter sangue bruxo, e se isso está vinculado a algum poder. Em vários momentos Miguel comentava que o sangue de Francesca e dos filhos era muito poderoso, mas hora nenhuma vi qualquer poder sobrenatural ou magia vindo deles.

Recomendo o livro para quem curte um sobrenatural mais dark, não romantizado, porque isso não é algo encontrado em Legado de Sangue.

site: http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/2014/08/resenha-legado-de-sangue-raquel-pagno.html
Raquel Pagno 02/09/2014minha estante
Obrigada pela resenha! Bjão! ;)

Edinara 16/07/2020minha estante
Olá Bruna!
Adorei sua resenha!!
Vou ser sincera que sempre fui bem preconceituosa com relação a escritores brasileiros, mas quando vi o titulo deste livros me deu vontade de ver no que daria.... Nossa fui pega de surpresa já primeira página ao qual me predeu de uma forma que nunca imaginaria que fosse acontecer lendo um livro brasileiro. Gostei muito da junção de vampiros e bruxas, uma coisa totalmente diferente do que estou acostumada a ler, a história é muito bem contada e cheia de detalhes.
Raquel Pagno está de parabéns, vou até procurar por outros livros dela, gostei muito deste.

Jess 09/07/2014

Quando vi “O Legado de Sangue” pela primeira vez no skoob eu não me interessei por ele, pois a capa me lembrava daqueles terríveis livros paradidáticos aos quais não suporto por não conseguir entender nada do que está escrito ali. Entretanto, acabei entrando no Book Tour porque a Michelle me ofereceu a vaga e eu sou péssima para dizer não, pois sempre acho que estou sendo chata, sabe?

Bem, quando comecei a leitura não esperava ficar tão surpresa e encantada com a forma a qual a autora escreve, como fiquei. Com o passar das páginas e acontecimentos pensei que não encontraria nenhum ponto negativo, o que certamente é muito difícil tratando-se de um livro nacional, digo isto não por preconceito, mas pela media de nacionais que já li... De 100 lidos 70 eu encontrei alguns pontos negativos. Enfim, apesar de acha que não encontraria nenhum ponto negativo, infelizmente acabei deparando-me com isto, mas mesmo assim a leitura não foi prejudicada, apenas ficou mais lenta e me incomodou um pouco.

Vocês devem está se perguntando qual ponto é este, não? Vou explicar um pouco: A história meio que se repete três vezes, mas com três personagens diferentes, apesar de terem personalidades diferentes, ainda sim os acontecimentos foram bem parecidos, isto fez com que eu descobrisse o que futuramente acabaria ocorrendo, assim sendo, a leitura acabou se tornando cansativa, porém a forma divina a qual a autora escreve me fez continuar, foi impossível parar.

- # -

O livro é dividido em duas partes a primeira relata a fuga de Francesca de seu país por que seu jovem marido foi convocado para guerra, porém ao chegarem ao porto os marujos do navio entregaram o homem para os soldados e apenas levaram Francesca, a qual estava grávida, e sua pequena filha Teresa, ao decorrer da viagem elas foram obrigadas a trabalhar quase como escrevas, viram inúmeras pessoas morrerem adoentadas e passaram fome, quando achava que não sobreviveria aquela viagem com seus filhos (sim, o bebê nasceu em meio a tudo isto) finalmente o navio atracou no Brasil, porém ela foi levada para uma espécie de mostruário onde vários senhores donos de fazendas escolhiam quais pessoas queriam e as levavam para trabalhar em troca ganhavam casa e comida, ou seja, eles eram escravos. Diferentemente das outras pessoas Francesca foi levada e tratada como uma rainha, assim como seus filhos, porém o que ela não esperava era que o homem que lhe abrigava era um vampiro, ela nem se quer imaginava que tal criatura poderia existir.

Um dia Francesca acaba conhecendo Miguel, o vampiro que está lhe dando abrigo, e ele lhe propõe um acordo: Se ela gerar um filho seu ele lhe dará toda aquela riqueza que a rodeia e irá embora. É claro que ela aceita, porém com o passar do tempo Miguel não só descumpre sua promessa como toma-lhe o amor dos seus filhos, transformando a vida de Francesca em uma tortura, se não bastasse isto, ele ainda os coloca contra ela.

A segunda parte do livro volta para o “agora”, afinal de contas, a primeira foi apenas Francesca contando sua história para Carmem, sua neta. Bem, após escutar o relato de sua avó sobre o passado, o qual a garota pensava que era apenas loucura da velhice, Carmem com o passar dos dias acaba descobrindo fatos que a levam para o mesmo perigo que sua avó e mãe correram, fazendo assim com que a história das mulheres de sua família acabasse acontecendo também com ela.

- # -

Eu gostei bastante do livro apesar do ponto negativo ao qual citei para vocês lá em cima, então eu recomendo que comprem esse livro e tirem suas próprias conclusões.

site: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/?p=7992#more-7992
Raquel Pagno 10/07/2014minha estante
Jess, obrigada pela resenha! Bjão!