Silo

Silo Hugh Howey

Resenhas - Silo

Arthur Peixoto 31/12/2021

Uma distopia interessante...
O livro traz a história de Julliete, que vive em um silo subterrâneo, pois o ar na Terra está cheio de toxinas, se tornando um lugar inabitável. Julliete vê sua vida virar do avesso com fatos que vão ocorrendo no seu lar. Com muitos plots durante o livro, a história se torna interessante e com muita ação. Há momentos ao meu exagerados, mas são atrapalha o gostar pela história. Recomendo e lerei a continuação com certeza.

grazishotfirst 12/12/2021

Não rolou mesmo
É apenas mais um livro tanto faz, tanto fez sobre o fim do mundo com personagens pouco cativantes (os mais interessantes logo são descartáveis) e uma história enrolada, longa sem necessidade e sendo bem honesta, chata.

Terminei de ler me obrigando e apenas pq fazia parte de uma leitura coletiva com amigas.

@menos.uma.pagina 07/11/2021

Uma lenta introdução, mas cheia de reviravoltas.
Após um evento que devastou a superfície do planeta, os seres humanos passaram a viver num gigantesco silo subterrâneo e auto suficiente, mas ao que parece já se passou tanto tempo que eles esqueceram que o mundo exterior já fora um dia habitável. De tempos em tempos alguém descumpre as leis do silo e é mandado para o árido e tóxico exterior? sim, mandado para morrer. Mas não sem antes realizar a limpeza do sistema de câmeras do lado de fora, tirar a poeira para que as pessoas lá dentro possam ver melhor o deserto que as cerca. Mas, por que eles limpam as câmeras se só se vê areia e mais nada? Será que lá só tem areia mesmo? E aquelas ruínas que se vê no horizonte?
Aviso de antemão que gostei da história, é realmente interessante. A maioria dos personagens é bem cativante, Juliette, a protagonista, é uma das melhores, mas me apeguei mais ao Lukas. A ambientação do silo e o funcionamento dele também é bem interessante e obviamente é o que faz a história caminhar. Mas confesso, achei o livro lento.
A impressão que dá é que a história toda é uma grande introdução, e é mesmo, eu sei. Mas digo num sentido de estar inserindo o leitor em algo muito maior de uma forma lenta, cheia de reviravoltas (principalmente na terceira parte do livro), mas arrastada em algumas partes. Ao mesmo tempo que parece que a gente está se enfiando numa coisa que no futuro vai ser muito grande, a gente não é introduzido na introdução. A gente não sabe o que aconteceu antes, o que fez o mundo ficar como está no momento em que a narrativa se passa. O que não compromete a história. Talvez tenhamos um vislumbre dos acontecimentos que originaram o silo no segundo livro da trilogia, eu espero.
As reviravoltas e revelações que acontecem quase capítulo sim capítulo não, movem a história e estão praticamente interligadas. Essa sucessão de acontecimentos, mesmo que pequenos, fazem com que a história não se torne tão monótona como em alguns momentos eu achei que ela fosse ficar. As questões como corrupção, ocultação de crimes, tirania e o sistema de castas presentes no silo também estão interligadas e ajudam o leitor a ter um pequeno vislumbre da podridão que há entre os "poderosos" do lugar. O silo é basicamente o nosso mundo em escala reduzida.
Ah, e é bem evidente que o autor se inspirou no mito da caverna de Platão para compor essa história que, mesmo sendo lenta (na minha opinião) conseguiu me deixar curioso para ler os próximos livros.

Rafael Silva 17/10/2021

É uma trilogia..e eu só descobri quando acabei de ler...
Trama de suspense que no início parece bem confusa, com algumas reviravoltas e alguns trechos até meio monótonos. Porém, após determinados capítulos o suspense ganha força, teorias começam a brotar na cabeça do leitor e você se perde na leitura torcendo para vários personagens diferentes e pensando em como a será o desfecho da história.

Ansioso para ler o segundo livro chamado "Ordem" e o terceiro chamado "Legado".

Igor.Machado 09/09/2021

Eletrizante
É bomba atrás de bomba, super bem escrito, não fica lento ou chato em momento algum, recomendo demais pra qualquer pessoa que goste de ficção científica e mistério.

Suuh | @leitora.ansiosa 07/09/2021

Minha primeira distopia
Primeira distopia que leio, sim, podem acreditar! Estou saindo mais da minha zona de conforto e decidi começar por esse gênero, achei toda a proposta desse estilo interessante.??
??
Depois de um evento da editora Intrínseca aqui na minha cidade já há um tempo, Silo ganhou espaço na minha infinita lista de desejados no skoob. ??
??
Este ano resolvi começar a leitura e não poderia ter escolhido momento pior. Isso mesmo, 2021, particularmente, foi uma bagunça e acabei não dando tanta atenção para as leituras, o que não me deixou curtir Silo como eu queria. ??
??
Mas isso não significa que o livro seja ruim, pelo contrário! ??
??
Silo nos apresenta um cenário apocalíptico, onde a sociedade como conhecemos colapsou após a disseminação de gases tóxicos. ??
??
Quem conseguiu sobreviver vive no Silo, uma construção subterrânea com mais de 100 andares. Cada andar do Silo tem uma funcionalidade e cada pessoa tem seu crucial papel para o pleno funcionamento de toda estrutura.??
??
O autor descreve muito bem cada andar do Silo, como a parte mais administrativa onde ficam o Prefeito e o Xerife, o andar que fica os apartamentos das famílias, o berçário, a TI, o comércio, o andar das fazendas, a mecânica e por ai vai. É uma construção gigantesca.??
??
Todos do Silo, seguem as regras descritas no documento chamado O Pacto. Nele conhecemos algumas regras, como a Loteria (um sorteio que ocorre após a morte de um morador para beneficiar um casal com o direito de engravidar) e a chamada Limpeza.??
??
A Limpeza é uma punição para qualquer morador do Silo que praticar uma transgressão, uma das formas disso acontecer é posicionar-se contra as regras já estabelecidas do Silo, o que inclui falar ou só querer sair para o exterior. ??
??
Assim, após julgado culpado , o indivíduo é expulso do Silo e jogado a sorte de um ambiente altamente tóxico e inóspito.??
??
Somente após a metade do livro é que me envolvi real com a história. Quando o autor deixou as explicações e descrições um pouco de lado e focou em demonstrar um pouco do jogo político sujo que aliena a população do Silo e na importância de uma criticidase para escapar de toda a arbitrariedade imposta pelos governantes com a desculpa de estar lutando pelo bem maior do povo.??

Vale muito a pena a leitura e estou ansiosa demaaais pelo livro 2, Ordem, pena que está bem salgado o preço.

@estantedajulia 25/08/2021

Resenha do bookstagram @conhecaolivro
Silo é aquela história capaz de te prender do início ao fim.

A premissa é clara, a humanidade foi extinta e o pouco que resta da sociedade vive dentro de um grande silo subterrâneo, lutando contra um vírus mortal: as ideias.

É, é isso mesmo! Dentro do silo elas não podem existir, a população precisa aceitar o que é lhe imposto e de forma alguma questionar o modo de vida que levam, afinal, não há outra opção.

Bom, a minha opinião é que o Hugh Howey criou uma trama incrível.

Ele consegue descrever muito bem a atmosfera do lugar, de um jeito que transporta o leitor diretamente para lá.

A divisão da sociedade que ali vive também é feita de maneira perfeita, um reflexo do que já vivemos atualmente.

Aqueles que possuem cargos mais bem vistos estão em uma posição privilegiada, nos primeiros andares dessa construção, enquanto os outros permanecem ao fundo.

É um livro para nos fazer repensar sobre o que é certo e o que é errado; se colocar no lugar dos personagens e escolher um lado para defender.

Com toda a certeza eu o recomendo para quem curte esse estilo de leitura, afinal, eu já não vejo a hora de ler a continuação

E aí, você ficou curioso com essa leitura? Ou já conhecia a obra? Quero saber a sua opinião!

site: https://www.instagram.com/conhecaolivro/
Ivan.Rodriguez 30/08/2021minha estante
Comprei o livro Silo totalmente sem ver nenhuma resenha, terminei de ler e já comprei em seguida a "Ordem" e o "Legado". Gostei muito!

Thais 23/08/2021

Viver sem o sol? Não, obrigada
Achei interessantíssima a proposta do livro, e gostei de boa parte das resoluções dos mistérios.
Só que lá pelos 60% do livro já tava praticamente tudo explicado e o restante se tornou uma repetição, outras pessoas descobrindo o que a protagonista já havia descoberto. Pelo menos foi o que achei.
Não me interessei pela continuação.

Greice21 01/08/2021

Sil(os)
Aí minha nossa nossa.No início eu fiquei bem desnorteada, não conseguindo me encontrar sobre o que era o Silo. Pensei comigo "Ah não ...nao vou continuar lendo, não estou entendendo nada!!!!?"...
Porém, apesar de ter que reler os capítulos anteriores repetidas vezes(hehehe), até me situar do cenário, finalmente eu tomei gosto pelo livro...e agora que terminei...eu quero saber o restante???! Quais os outros passos serão tomados, e o que será dos Sil(os)!??

Gabriela1598 28/07/2021

A história é interessante, tem uma premissa legal. Só achei o começo estranho, o autor simplesmente joga tudo na nossa cara e o leitor que lute pra entender as coisas.

No final acabei gostando do livro, a história tomou rumos inesperados. Porém, para mim já foi bom demais só o primeiro volume. Não tenho vontade de ler a continuação.

baracho.rodrigo 22/07/2021

Silo
Primeira impressão é um mundo similar ao "Maze Runner", uma sociedade onde estão presos em um espaço e não podem sair, mas o mais jovens sempre querem explorar, ver com seus próprios olhos o que tem "lá fora", não ficar apenas aceitando o que os antigos deram como "verdades".

O mundo é uma mentira? Pensando de forma reflexiva, tudo é um grande teatro na vida, onde você acha que tem livre arbítrio, mas será que tem? Nem seu nome foi você que escolheu... ?

O texto é fluido, tipo de leitura rápida e que te prende. As coisas acontecem rápido, várias reviravoltas, amei ??

Camila Westphal 05/06/2021

Aceitável
A ideia da história é boa, não é nada que eu não tenha visto antes, no início lembra muito The 100, o que mata é o desenvolvimento do livro que é muito muito muito lento, além dos personagens não prenderem muito a atenção.

Yve 30/04/2021

De tirar o fôlego
Silo é um livro que não te dá um segundo de paz, no bom sentido. Você não consegue ficar entediado lendo, a todo momento algo novo e impactante surge, a todo momento algo te choca, pelo menos umas 3 vezes eu tive que parar o livro pra absorver o que tava acontecendo.

Eu nem sei direito como resenhar, é o tipo de livro que desde os primeiros capítulos você já sabe que vai se tornar um dos seus favoritos, ele é emotivo, surpreendente, angustiante, aquela obra perfeita que te faz sofrer junto com o personagem e te transporta para outro mundo.

Você acaba e fica em choque tentando assimilar tudo que houve. Incrível.