Silo

Silo Hugh Howey

Resenhas - Silo

etsilvio 12/10/2018

Cansativo demais
O livro começa bem chato, aí depois da página 200 começa a ficar interessante, mas termina chato novamente! O grande problema é que apesar da história em si ser interessante o autor é muuuuuuuuuuito prolixo, passa um tempo longo em cada capítulo descrevendo quando fulano ou sicrano andam pra tal lado da sala, ou do andar do Silo... isso deixa o desenvolvimento lento, as personagens desgastadas e acaba deixando a leitura cansativa (sem necessidade). Terminei meio que na pressa para poder ler outras coisas. Confesso que não me empolguei em ler as continuações, mas como já as comprei, quem sabe...

Marilucia.Santos 28/11/2018

Realmente fiquei assustada com essa real possibilidade de futuro. Livro muito bom e criativo

Monique.Araujo 13/12/2018

Bom. Poderia ser menor
Livro ótimo até o meio começa a enrolar e repetir muitas coisas.. . Mas o livro é ótimo com uma história envolvente. Vale a leitura mas não vou engrenar nos outros 2

Pâmela Nunes 15/08/2019

Ele é tudo o que diz a capa "Tenso e bem escrito"
Foi um livro que me impressionou bastante, é um livro intenso, com personagens fortes e bem construídos. Ele começa de maneira fria, o que pode incomodar, mas a medida que você vai lendo, a história vai crescendo e te instigando a continuar. Estou louca para ler o segundo volume dessa trilogia!

Aline 13/10/2019

Maravilhoso
Considero essa trilogia pouquíssimo divulgada. Descobri por acaso e fiquei apaixonada. Peço a tidos que dêem uma chance

Laura Betim 01/09/2020

“[...] não podemos mudar o que já aconteceu, mas podemos desempenhar nosso papel no que vier a acontecer.”

No futuro, a terra já não é mais habitável, o ar é tóxico e aqueles que sobreviveram, vivem dentro de um enorme silo subterrâneo. Ninguém sai, a não ser que tenha cometido algum crime, como castigo, essa pessoa é enviada para fazer a limpeza dos sensores do lado de fora e não retorna mais. Há também um controle de natalidade, um casal só pode ter filhos se ganhar o sorteio que é realizado a cada morte no silo. Existem diversas outras regras impostas, mas há quem se recuse a segui-las e passe a questionar aquele modo de vida.

Uma delas é Juliette, ela vive nas profundezas do silo, trabalha na mecânica, e sua vida muda após se tornar xerife, a função é mais desafiadora do que imaginava, ela se depara com vários segredos e não descansa até conseguir desvendá-los.

Demorei um pouco mais do que pretendia para ler esse livro, o início foi mais lento, a escrita do autor se tornou cansativa em alguns momentos, mas depois engatou de uma forma que eu não consegui mais largar. O que eu mais gostei foi a força e coragem da protagonista, e também porque é possível fazer várias reflexões e relações com o momento atual em que vivemos.

Gabriela1598 28/07/2021

A história é interessante, tem uma premissa legal. Só achei o começo estranho, o autor simplesmente joga tudo na nossa cara e o leitor que lute pra entender as coisas.

No final acabei gostando do livro, a história tomou rumos inesperados. Porém, para mim já foi bom demais só o primeiro volume. Não tenho vontade de ler a continuação.

Suuh | @leitora.ansiosa 07/09/2021

Minha primeira distopia
Primeira distopia que leio, sim, podem acreditar! Estou saindo mais da minha zona de conforto e decidi começar por esse gênero, achei toda a proposta desse estilo interessante.??
??
Depois de um evento da editora Intrínseca aqui na minha cidade já há um tempo, Silo ganhou espaço na minha infinita lista de desejados no skoob. ??
??
Este ano resolvi começar a leitura e não poderia ter escolhido momento pior. Isso mesmo, 2021, particularmente, foi uma bagunça e acabei não dando tanta atenção para as leituras, o que não me deixou curtir Silo como eu queria. ??
??
Mas isso não significa que o livro seja ruim, pelo contrário! ??
??
Silo nos apresenta um cenário apocalíptico, onde a sociedade como conhecemos colapsou após a disseminação de gases tóxicos. ??
??
Quem conseguiu sobreviver vive no Silo, uma construção subterrânea com mais de 100 andares. Cada andar do Silo tem uma funcionalidade e cada pessoa tem seu crucial papel para o pleno funcionamento de toda estrutura.??
??
O autor descreve muito bem cada andar do Silo, como a parte mais administrativa onde ficam o Prefeito e o Xerife, o andar que fica os apartamentos das famílias, o berçário, a TI, o comércio, o andar das fazendas, a mecânica e por ai vai. É uma construção gigantesca.??
??
Todos do Silo, seguem as regras descritas no documento chamado O Pacto. Nele conhecemos algumas regras, como a Loteria (um sorteio que ocorre após a morte de um morador para beneficiar um casal com o direito de engravidar) e a chamada Limpeza.??
??
A Limpeza é uma punição para qualquer morador do Silo que praticar uma transgressão, uma das formas disso acontecer é posicionar-se contra as regras já estabelecidas do Silo, o que inclui falar ou só querer sair para o exterior. ??
??
Assim, após julgado culpado , o indivíduo é expulso do Silo e jogado a sorte de um ambiente altamente tóxico e inóspito.??
??
Somente após a metade do livro é que me envolvi real com a história. Quando o autor deixou as explicações e descrições um pouco de lado e focou em demonstrar um pouco do jogo político sujo que aliena a população do Silo e na importância de uma criticidase para escapar de toda a arbitrariedade imposta pelos governantes com a desculpa de estar lutando pelo bem maior do povo.??

Vale muito a pena a leitura e estou ansiosa demaaais pelo livro 2, Ordem, pena que está bem salgado o preço.

Alan.Belido 23/05/2023

Uma história com ótima qualidade, achei a ótica inovadora e abrangente, tecendo críticas a coisas que vemos e vivemos hoje, em uma realidade tão distante da descrita em Silo.

Emanuelle238 03/08/2023

Silo de Hugh Howey
Insano. Enrolado em alguns momentos, meio descritivo demais em algumas cenas, mas o desenrolar dos arcos e da narrativa como um todo é muito bom e bem penando e surpreende! Tem muitas diferenças da série da Apple, mas espero que a série ainda aproveite do livro pois tem coisas geniais nele.