Silo

Silo Hugh Howey

Resenhas - Silo

Ulisses 09/08/2018

Distopia
A ideia é boa. Mas muita coisa a gente já sabe o que vai acontecer com antecedência, um pouco previsível. O autor enrola e enche linguiça em algumas partes, mas mantém nosso interesse em saber o que aconteceu no passado para chegarem onde estão. Tudo bem ser uma trilogia, mas acho que cada livro deveria ter um final conclusivo, mas neste o final fica em aberto, forçandoa leitura do próximo. Enfim, gostei mas percebi algumas falhas.

Tracinhas 20/08/2018

por Lídia Rayanne
Li “Silo” logo quando lançou, antes mesmo do Tracinhas existir, e como reli recentemente para poder dar continuidade aos livros da trilogia, trouxe a resenha dessa distopia contemporânea digna de um original Netflix.
A história começa com Holston, xerife do Silo (uma espécie de abrigo subterrâneo), anunciando seu desejo de ir para fora. Só há um problema: no seu mundo, aquela frase equivale a uma sentença de morte, pois o exterior é tóxico e só vão para lá os que são condenados para “a limpeza” - um último ato dos condenados à morte para limpar os sensores que permitem a visão do exterior, sensores que são açoitados há seculos pela poeira venenosa.
Só que há um motivo para Holston querer sair, o mesmo que levou sua esposa, anos antes, a externar o desejo de saber o que realmente há do lado de fora do Silo. Em suas pesquisas para resgatar dados antigos dos servidores, ela desenvolveu a paranoia de que estão mentindo para todos sobre o que realmente há no exterior. Será que ela estava certa? Será que sua morte tinha sido em vão?
Posteriormente, a história acompanha a prefeita Jahns, que precisa encontrar um substituto para o cargo de Holston, e a candidata perfeita é uma jovem mulher “das profundezas” do Silo, onde se localiza a Mecânica e todo o trabalho sujo de graxa que faz o complexo funcionar. Só que se afastar de suas máquinas para se envolver com política é a última coisa que Juliette deseja. Porém, após uma sequência de mortes suspeitas, ela se vê obrigada a sair de sua zona de conforto e descobrir o que realmente está acontecendo naquele lugar.
O que posso dizer? “Silo” possui uma narrativa bem descritiva, algo que particularmente gosto, e nesse livro em questão é fundamental, pois é através dela que o autor nos faz conhecer cada nível subterrâneo deste mundo que possui suas próprias regras, políticas e vocabulário. Sentimos a sensação claustrofóbica que permeia o lugar, além da tensão de fazer esse abrigo funcionar não só por décadas, mas para sempre. Ouso dizer que é uma das melhores distopias contemporâneas que já tive o prazer de conhecer e através de sua leitura somos transportados para um mundo novo que vai se expandindo a pontos inimagináveis. A sensação que tive é de ler um mito da caverna em que os que descobrem a verdade não só são punidos com a morte, como com a seguinte certeza: o que há lá fora pode ser pior do que se imagina.

site: http://jatracei.com/post/177219529252/resenha-304-silo

etsilvio 12/10/2018

Cansativo demais
O livro começa bem chato, aí depois da página 200 começa a ficar interessante, mas termina chato novamente! O grande problema é que apesar da história em si ser interessante o autor é muuuuuuuuuuito prolixo, passa um tempo longo em cada capítulo descrevendo quando fulano ou sicrano andam pra tal lado da sala, ou do andar do Silo... isso deixa o desenvolvimento lento, as personagens desgastadas e acaba deixando a leitura cansativa (sem necessidade). Terminei meio que na pressa para poder ler outras coisas. Confesso que não me empolguei em ler as continuações, mas como já as comprei, quem sabe...

Marilucia.Santos 28/11/2018

Realmente fiquei assustada com essa real possibilidade de futuro. Livro muito bom e criativo

Monique.Araujo 13/12/2018

Bom. Poderia ser menor
Livro ótimo até o meio começa a enrolar e repetir muitas coisas.. . Mas o livro é ótimo com uma história envolvente. Vale a leitura mas não vou engrenar nos outros 2

Pâmela Nunes 15/08/2019

Ele é tudo o que diz a capa "Tenso e bem escrito"
Foi um livro que me impressionou bastante, é um livro intenso, com personagens fortes e bem construídos. Ele começa de maneira fria, o que pode incomodar, mas a medida que você vai lendo, a história vai crescendo e te instigando a continuar. Estou louca para ler o segundo volume dessa trilogia!

Aline 13/10/2019

Maravilhoso
Considero essa trilogia pouquíssimo divulgada. Descobri por acaso e fiquei apaixonada. Peço a tidos que dêem uma chance

Milena12 19/06/2024

Silo
Assim como silos ? atuais ?, as sementes são guardadas para um próximo momento, em que não serão utilizadas, são as pessoas no Silo.

Creio que todo o trabalho de manter os silos funcionando tem como objetivo uma produção maior, ou um trabalho em conjunto maior. Alguém deve controlar todos os silos. Estou ansiosa para o próximo livro.

Alan.Belido 23/05/2023

Uma história com ótima qualidade, achei a ótica inovadora e abrangente, tecendo críticas a coisas que vemos e vivemos hoje, em uma realidade tão distante da descrita em Silo.

Emanuelle238 03/08/2023

Silo de Hugh Howey
Insano. Enrolado em alguns momentos, meio descritivo demais em algumas cenas, mas o desenrolar dos arcos e da narrativa como um todo é muito bom e bem penando e surpreende! Tem muitas diferenças da série da Apple, mas espero que a série ainda aproveite do livro pois tem coisas geniais nele.