Silo

Silo Hugh Howey

Resenhas - Silo

Ludmila Lamara 04/07/2014

"O que nós fazemos define quem somos"
Gostei da leitura, mas acho que eu estava com uma ressaca literária enorme de livros românticos ou que houvesse algum tipo de drama.
Os dois últimos foram Um Caso Perdido - Colleen Hoover e Dançando Sobre Cacos de Vidro - Ka Hancock.
Esse livro me lembrou muito aquele filme A Vila...
Afinal é todo mundo vivendo dentro de um Silo, achando que só existe aquilo de mundo e só.
Enfim, vou aguardar a continuação e ver se gosto um pouco mais do próximo.

E segue uma das frases que grifei no livro:
"..o ciclo da vida existe; é inevitável, deve ser abraçado, apreciado, aceito. As pessoas partem e deixam para trás o dom do sustento, da vida. Elas abrem espaço para a geração seguinte."

Ruan 13/12/2022

Silo é um livro intenso, repleto de reviravoltas e segredos. Em suas páginas encontramos uma realidade distinta e ao mesmo tempo semelhante à nossa própria. Mentiras permeiam os andares do silo, e algumas delas parecem tão necessárias à construção quanto o concreto nas paredes.
Hugh Howey desenvolveu uma trama complexa que nos leva além da ficção. Não seríamos nós como as personagens do silo? Contamos mentiras quando a verdade é dura, inventamos histórias a fim de manter certa estabilidade. Parafraseando Henry Mencken: 'É difícil acreditar que um homem está a dizer a verdade quando você sabe que mentiria se estivesse no lugar dele'.
Juliette, a personagem principal, é temperamental, age de acordo com suas convicções, o que nem sempre a ajuda. Bernard é um homem do tipo mais comum, faz o necessário para manter a Ordem e sobretudo seus interesses. Lukas e Solo são os personagens mais queridos, com os quais é possível ter certo apego.
Silo é uma grande obra, completa por si só. Suas sequências, Ordem e Legado, às quais cumprem um papel chave no decorrer da história vêm para para complementar a narrativa, contudo não me vejo lendo-as, o que não diminui em nada o valor da Silo em si.

Felipe | @fe.ituras 05/07/2023

Uma boa distopia
Havia muito tempo que eu não lia uma distopia, e no fundo eu tinha uma sensação de que talvez não fosse mais a minha praia. Mas acabei curtindo a viagem por esse Silo e seus habitantes.

Futuro pós apocalíptico, críticas sociais e revolução popular: a mistura que me fez gostar dessa leitura. A escrita de Howey é instigante, do tipo que te faz querer virar logo pro próximo capítulo.

O final me decepcionou um pouco pelo fato de ser previsível, mas apesar disso, toda a jornada que leva até ele vale muito a leitura.

___________________________________________

Se você gostou desse texto, visita minha página no instagram @fe.ituras

Lá eu tenho algumas outras resenhas e trato sobre outros assuntos da cultura pop, como filmes, séries e músicas

Magghy 19/11/2014

Reflexiva!
O Silo me encantou desde a capa e a sinopse só me instigou a lê-lo. É um livro, uma ficção cientifica que narra uma discreta distopia. Não é uma distopia clássica, mas algo que talvez já esteja sendo pensado para acontecer em algum lugar do planeta!. Isto é um fato. A luta pela sobrevivência sempre nos faz ter impulsos que desconhecemos. E pensar o mundo como um sistema onde somos manipulados por outros sistemas é uma compreensão verossímil. Este livro é recheado de reflexões sore a vida, a forma como a encaramos, sobre sobrevivência, relacionamentos humanos, controle de natalidade, ganância e vaidades humanas, confinamento...e principalmente sobre esperança. Talvez seja um alerta a nós, os tão sabidos e racionais seres humanos que estamos destruindo nosso próprio planeta em nome de vaidades e ganâncias sem medida. Talvez existam muitos "silos" espalhados por ai, e não percebemos. Talvez sejamos um "silo" quando nos contemos e nos omitimos e nos fazemos de surdos, quando uma voz em nossa consciência nos suplica para sermos diferentes... Talvez confinamos muitas outras pessoas em um 'silo' quando as desprezamos, quando não as enxergamos, quando somos arrogantes e não reconhecemos o respeito e a dignidade que todos merecem... Os governos corruptos e capitalistas tem produzido 'silos' ao longo das décadas para nós manter sob controle...
Bem, esta leitura me moveu a encontro de mim mesmo. Fez-me refletir sobre minha vida, minha família e o planeta. E o que seria um livro se não nos despertasse da letárgica rotina que nos consome, e aquilo a que chamamos de vida? Ou sistema? Ou Silo?

site: sobrevivência, preservação do planeta, esperança
Blackpantoja 03/12/2014minha estante
? Gostei da sua ampla visão sobre o livro Silo Magghy, não interpretando como uma simples saga distópica, mas sim uma como uma profunda mensagem ao ser humano. Fico feliz em compartilhar de sua opinião, parabéns pela ótima resenha e pela ótima leitura ???

Blackpantoja 03/12/2014minha estante
Gostei da sua ampla visão sobre o livro Silo Magghy, não interpretando como uma simples saga distópica, e sim como uma profunda mensagem ao ser humano. Fico feliz em compartilhar de sua opinião ,parabéns pela ótima resenha e pela ótima leitura !

Jadinha 04/12/2014minha estante
Parabéns Magghy... tivemos visões parecidas... gostei muito desse livro...

Magghy 04/12/2014minha estante
Own... grata Black e Jádia.. deixei um comentário, também, a respeito do Silo, no Blog de Jádia. Beijos!

Homero 20/03/2023

Cheio de altos e baixos.
Uma Distopia pós apocalíptica de uma sociedade vivendo presas em um "Silo"

Inicia eletrizante, depois uma calmaria, seguida por uma grande guinada e logo depois outra calmaria, para encerrar muito bem e com boas perspectivas.

O muito é uma grande curiosidade que me gerou como leitor, mas os personagens não são muito bem trabalhados, um romancezinho mequetrefe sem química e diria até que desnecessário, faz o livro descer um degrau.

Mas por fim, a sensação foi positiva, com mais momentos bons do que cansativos. Logo continuarei a trilogia.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/06/2023

Nesta ficção científica futurística, o futuro é hostil e a Terra se encontra inabitável. Os sobreviventes deste cenário de destruição resistem confinados em um gigantesco silo subterrâneo, onde homens e mulheres lutam pela sua existência num mundo de segredos e mentiras, firmemente regulado por aqueles que o dominam. Para continuarem no silo, que é dividido em diferentes pavimentos, os sobreviventes precisaram seguir à muitas regras, e a principal dela é que eles não devem, em hipótese nenhuma, desejar sair. E sair do silo também é a maior das punições. Nesta comunidade, há quem se recusa a seguir estas regras e ousam sonhar e ter esperança, espalhando um otimismo há muito tempo perdido.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788580574739

Sam 01/06/2015

Assim que terminei de ler este livro tive certeza de que deveria escrever algo sobre ele...
É tudo tão intenso que sinto dores pelas pernas, falta de ar, de sol, de liberdade.
Já se imaginou vivendo abaixo da terra? Vivendo sob regras e valores repreensíveis? Em um mundo separado por castas, fechado por concreto e terras?
Um mundo tão aparentemente estável mas que ao menor ruído social pode vir abaixo como um grande móbile de cartas...
Um mundo apocalíptico, cercado de mistérios, palavras sussurradas, histórias escondidas; morte, dor, fome de sobrevivência. Este livro conta a história de uma história ainda mais antiga, com vários universos paralelos que coexistem, parecido a uma grande flor arquitetônica bolada por uma mente capitalista e doentia.....Afinal de contas, quantas vezes é preciso repetir uma mentira para que ela passe a ser encarada como suprema verdade?
A Ordem está aí.......
Silvana Barbosa 02/06/2015minha estante
Eta ! Gostei .

Sam 02/06/2015minha estante
É bom demais Sil...muita intriga, suspense...e cada lance muito doido....parece ficção científica....

Danyelle 09/06/2015minha estante
Quero muitooo ler!!!!

Sam 12/07/2015minha estante
Oii Dani....e aí já leu?...
Gostou assim como eu?...
bjim

mikakuamoto 18/04/2023

Para aqueles que ousam ter esperança
Já tinha lido esse livro alguns anos atrás, mas decidi reler ele pois quero assistir a adaptação da AppleTV e não lembrava muito da história.
O que senti foi que estava lendo ele pela primeira vez, não lembrava de todos os personagens e fiquei muito triste com a partida de alguns.
Não sei até que parte do livro a adaptação vai mostrar, mas já estou pensando em reler os outros livros da séria também...

kally5 10/03/2023

Surpreendente!
Eu estou muito feliz por ter achado esse livro, ele é MUITO bom!
ele foca mais no mistério, no suspense, que eu amo de paixão, o autor sabe muito bem o que ele ta fazendo, além de escrever de um jeito muito bonito.
eu não esperava que tivesse partes tão tristes, me fez pensar muito na nossa sociedade e no que o ser humano esta disposto a fazer por medo?
pra quem ama mistério e ficção científica, tenho certeza que vai ser uma leitura incrível! a cada capítulo era um segredo desvendado com outro segredo aparecendo, muitas reviravoltas, e o melhor de tudo, todas elas fazem sentido, tem coerência!
super recomendo, com certeza um dos melhores livros do ano!
Izzie 14/03/2023minha estante
amiga, pode me dizer se tem romance ou hot? e quais são os gatilhos??

Joseane 19/04/2023

Um livro bem viciante
Eu gosto muito de filmes e séries pós apocalíptico, tipo The 100, mas é a primeira vez que leio um livro sobre o tema e o resultado foi bom.
A minha crítica é que eu achei que os personagens são muito pouco trabalhado e, não sei se algumas pontas soltas serão explicado pelos três próximos.
Mas é um livro que te prende, mas que não permite que sua mente voe até o local que eles estão pela falta de uma narrativa descritiva do autor.
Mas, quero ver a série que será lançada pelo Apple+

Dan 10/08/2018

"O que nós fazemos define quem somos."
Sem palavras para descrever o livro. O enredo me prendeu do início ao fim, mesmo com a narrativa em terceira pessoa, não ficou arrastado como muitos acabam ficando.

E outra, ele têm estória, não ficou acrescentando coisas que não tinham nada ver com o contexto. E acima de tudo, o autor soube construir bem os seus personagens, desde a Juliette até aquele maldito do Bernard.

Agora espero seja/continue tão bom quanto esse, porque só de ler o trecho pude perceber que será bem punk, pois finalmente vou poder saber o que aconteceu que tornou o mundo tóxico e outros segredos que que permeiam o silo. E só um adendo, espero que os segredos não seja uma coisa óbvia.

hércules 17/01/2019

LEITURA CANSATIVA
Nas páginas iniciais de Silo, você de cara percebe que aquela não será uma leitura fácil, e ao decorrer de uma boa parte dele ela é chata, porém necessária, pois precisamos entender a estrutura do silo e como funcionam e a importância dos níveis. À medida que avançamos na leitura, porém, a história fica mais interessante e com mais ação, não deixando de ser extremamente detalhista, e uma cena que poderia ser descrita em poucas páginas acaba sendo descrita em muitas.

A nota dada ao livro é referente à sua escrita muito bem executada e à sua originalidade, apesar de cansativa. Além disso, não consegui me conectar direito com a personagem principal, Juliette. Sabe quando você simplesmente não consegue se indentificar? Essa é a situação.

Porém, para quem gosta de ficção científica e de ideias inovadoras em livros, essa é uma boa escolha.
Larissa @daestantepromundo 18/02/2019minha estante
Eu abandonei a leitura por enquanto, realmente ela é cansativa demais :/

hércules 05/03/2019minha estante
Larissa, se você achou essa cansativa, não chegue perto dos outros dois kkkk

Larissa @daestantepromundo 05/03/2019minha estante
Kkkkk quero nem terminar esse

hércules 08/03/2019minha estante
comece outra leitura, recomendo kkkk

hércules 08/03/2019minha estante
se quiser posso resumir os três livros em uma frase pra você

Larissa @daestantepromundo 08/03/2019minha estante
Kkkkkkk resume ai

hércules 08/03/2019minha estante
O ar do exterior não é envenenado e alguns dos silos 18 e 17 conseguem escapar.

Larissa @daestantepromundo 08/03/2019minha estante
Imaginei que não fosse kkkkk

Thatiane.Cristina 04/06/2023

Uma história envolvente. Surpreendente. Me peguei ansiosa pelo próximo acontecimento por várias vezes. Ansiosa acabei achando algumas partes descritivas longas demais. Mas com certeza um ótimo livro cheio de detalhes.

J. K. Martins 19/11/2019

Distopia de Qualidade
O futuro aqui é aterrador. A humanidade foi obrigada a se esconder em Silos (Enormes estruturas subterrâneas), devido à superfície estar imprópria para a vida.
Conspirações. Companheirismo. Traições. Aqui, Hugh Howey nos apresenta a humanidade em um momento frágil, onde a sobrevivência significa romper com certas regras.
O final é um grande soco no estômago e um ponta pé certeiro para o próximo volume.

J. K. Martins

site: https://www.instagram.com/autorjohnk/