A Chegada em Darkover

A Chegada em Darkover Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Chegada em Darkover

Rusbis 04/08/2013

Confira a vídeo-resenha de "A Chegada em Darkover" no canal de literatura Ler Vicia:

site: https://www.youtube.com/watch?v=QcWsi8qxYxI

WallanS 13/04/2013

Pra gostar de verdade o melhor é estar por dentro do universo Darkover, mas como esse é o primeiro livro da série que leio, então, fica aquela sensação meio sem graça de algo faltando.

Lili Machado 15/08/2012

Marion Zimmer Bradley? Ficção Científica? Sei que parece estranho, mas a autora começou a escrever nesse gênero, em 1962. Então...
Pela cronologia, esse é o primeiro livro da série Darkover, cujos livros são independentes, mas ao mesmo, complementares.
A série inclue uma lista de livros passados em períodos específicos, cada romance escrito como uma história individual.
A própria escritora, Marion Zimmer Bradley, recomendou que a ordem de leitura fosse feita através das datas de publicação, em vez da ordem cronológica dos acontecimentos, dado que o seu estilo literário evoluiu consideravelmente ao longo da sua carreira.
Mas talvez seja interessante começar por livros mais famosos da série, como A rainha da tempestade, A dama do falcão, ou A corrente partida, para se acostumar e aproveitar deste fabuloso mundo; para absorver as características, das diversas estórias desse planeta, como um conhecedor de Darkover.
No caso desse livro primordial, A chegada em Darkover, somos apresentados aos fundadores da civilização do planeta:
Num futuro distante, durante os primeiros anos em que a humanidade começa a explorar e colonizar novos mundos, uma nave que ia em direção a um desses planetas, sofre um acidente e acaba pousando em Darkover, um planeta que não teria sido escolhido para ser colonizado, pois era frio demais, e além disso abrigava espécies inteligentes, embora não civilizadas.
Sem ter como voltar ao espaço, nem como se comunicar com a Terra, a expedição é dada como perdida pela terra.
Muitos sobreviveram a queda, e pretendem reparar a nave (o que levaria muitos e muitos anos) e prosseguir viagem. A tripulação enfrenta um dilema, pois alguns querem permanecer no planeta e colonizá-lo.
Antes de decisões serem tomadas, eles começam uma exploração do planeta...
Os antecedentes étnicos destes colonizadores são celtas e espanhóis, incluindo cientistas e fanáticos naturalistas.
À medida que os anos passam sem contato com o seu planeta natal, as etnias e ideologias dos colonizadores foram se misturando, desenvolvendo uma cultura darkovana independente e distinta. O genoma humano também se expandiu, à medida que os colonizadores e os seus descendentes procriavam com os nativos Chieri.
Entretanto, eles não estavam preparados para o vento fantasma... as correntes psíquicas existentes unicamente naquele mundo, que induzem os humanos a liberar suas inibições; e para o preço que os seres da Terra teriam de pagar para que Darkover os aceitasse.
É através desse vento que temos idéia dos poderes extrasensoriais que serão refinados (Laran) por toda a série e que pertencem, inicialmente, aos nativos da raça Chieri. Além das flores Kireseth e as matrizes de cristal.
O livro introduz sobrenomes, religiões e temas culturais que estão presentes ao longo da série de livros Darkover e que narra milénios de história daquele planeta, que regride, paulatinamente, da população tecnológica, um tipo de feudalismo medieval, com pitadas de magia.
Os Darkovanos do futuro terão de se encontrar com seus primos terráqueos, algumas centenas de anos depois, em Rediscovery, e o choque de culturas os permite tornarem-se membros de um império galático.
Darkover tem sido um favorito para os fãs de ficção científica, há muitos anos, por sua atmosfera verdadeiramente alienígena e poderes desconhecidos dos humanos.
A idéia da trana não é tão original, mas a escrita de Marion é genial e favorece qualquer leitura, como seus leitores fiéis já conhecem através da série de Avalon e da série “light”: Ghostlight, Gravelight, Heartlight, Witchlight (resenhas no meu blog House of Thrillers-HOT!: http://houseofthrillers.wordpress.com/?s=light+marion ).

Juliana 11/03/2012

Este é o primeiro livro da série Darkover, não é um dos melhores, acho que como trata o inicio da historia, ele é um dos mais fracos. Não desanime com ele, a história vai ficando muito melhor no decorrer dos outros livros.

Paulinho 02/06/2010

Mais um sucesso de Marion Zimmer Bradley
A Chegada Em Darkover, um livro que merece ser lido com certeza,
o que torna esse livro tão bom?
os questionamentos filosoficos, eticos e reliogiosos,
a maestria com a qual a autora descreve um novo planeta suas caracteristicas, geologicas, ecologicas, climaticas!!

A História trata da colonização desse planeta, suas dificuldades e as mudanças a que essas pessoas estão sujeitas ao serem as primeiras a habitarem um mundo e novo e "selvagem".

Leitora Viciada 18/07/2009

Bom para quem já conhece a série.
Os livros da série Darkover são todos histórias independentes, assim o leitor não precisa seguir uma ordem. Mas ao mesmo tempo todos se complementam. Pela cronologia esse é o primeiro livro da série. Mas como fã, não recomendo o leitor a lê-lo primeiramente.

Eu ingressei na série com 'Dois Para Conquistar' e em seguida 'Rainha da Tempestade'. O terceiro lido sim foi 'A Chegada em Darkover'.

Aconselho a começar por livros mais famosos da série e a se acostumar com o mundo. Só assim que 'A Chegada em Darkover' poderá ser realmente aproveitado e valorizado.

Quem o ler primeiro pode não absorver certas características, nem entender a história da forma como um conhecedor de Darkover o faz.

Esse livro é muito interessante pois além de ser uma boa ficção científica ele responde a várias perguntas e curiosidades que ficam na nossa cabeça ao ler a série Darkover.

cid 05/07/2009

Menos gravidade e mais oxigênio
Humanos que iriam para uma colonia no espaço, fugindo de um planeta super populoso e poluído, acidentalmente chegam a um novo planeta. E veja só que delicia. Menor gravidade e mais oxigênio. Mas, esse planeta esconde maravilhas e perigos. Quando os quase 200 homens e mulheres entendem que é impossível consertar a nave, e começam a trabalhar para erguer uma colônia alí, todos os fatos básicos de sobrevivência vem a tona. O que fazer? Como produzir os elementos básicos de sobrevivência? Nós temos uma sociedade tecnológica, mas um mundo novo precisa de uma tecnologia nova. E a gente se pega pensando como faríamos as coisas que simplesmente compramos nos supermercados. Nesse sentido o livro encheu a minha mente de perguntas e tentativas de solução. Mas, o livro termina de repente nos deixando com as perguntas. Como venceram as dificuldades? Houve relacionamento com os homens das árvores , e os telepatas?
Darkover tem um sol vermelho, quatro luas , quase nenhum metal. Assim uma nova tecnologia é necessária.

Larissa Palmieri 15/12/2008

Um mundo para explorar
Eu confesso que não sabia muito bem o que era Darkover. Como esse livro era o primeiro da série, decidi começar por ele. Não é só recomendado, mas é necessário para quem quiser se aventurar pelos vários números que a Marion escreveu dentro do universo de Darkover.

O livro é cheio de uma loucura que não deixa o leitor sem querer saber o final. E o que dá mais raiva é: é somente uma introdução de todo o resto que está por vir, então quando terminei de ler o livro fiquei sinceramente morrendo de vontade de ler o próximo.

E que venha o "Rainha da Tempestade", ou "Stormqueen!". Quero ler o mais rápido possível.