Azul da cor do mar

Azul da cor do mar Marina Carvalho

Resenhas - Azul da Cor do Mar

Aline 31/07/2014

Azul da cor do mar!!!
Em primeiro lugar gostaria de dizer que adorei a forma como os personagens foram apresentados. Para mim foram bem construídos porque você sabe de onde eles vieram, quem são, o que sentem e desejam e para onde irão. Para mim isso é essencial na conexão e compreensão entre personagem e leitor.

Todos que tiveram a oportunidade de ler alguma coisa da Marina Carvalho sabem que a narrativa dela é uma delícia, ou seja escrita simples mas cheia de referências atuais que fazem com que a história tenha mais credibilidade e seja atual. Nesse caso a narrativa é em terceira pessoa, mas não senti falta dos outros pontos de vista, já que no final tudo é explicado. A narrativa consegue nos deixar mais curiosos a cada fim de capítulo, esses em tamanho médio. Não posso esquecer que achei o máximo as dicas de escrita dadas pela autora no início de cada capítulo.

A editora Novo Conceito está de parabéns pela linda capa, pela revisão do texto e pela diagramação fofa ao longo dos capítulos com imagens relacionadas ao texto (máquina fotográfica, fones de ouvido, computador, flores, lápis, blocos de nota - enfim tudo relacionado ao universo da personagem).

Esse livro nos apresenta a história da Rafaela Vilas Boas, 21 anos e estudante do curso de jornalismo da PUC - MG e que sonha em estagiar em um jornal de grande circulação e se especializar em jornalismo investigativo. Ela vem de uma família grande de interior, tem três irmãos mais velhos, três melhores amigas e um amor platônico que a acompanha desde seus onze anos, quando viu um lindo garoto de olhos azuis numa praia do Espírito Santo.

Ela consegue um estágio no maior jornal de MG e o terceiro do País (Folha de Minas) e sua função será colar e aprender o máximo que puder com o jornalista jovem, descolado e temperamental (inquieto, questionador, cabeça-dura) Bernardo. Mas logo de cara ele não recebe bem a notícia e já podemos esperar muitos conflitos e confusões que eles se envolverão.
Apesar de Rafaela não ter sido bem recebida pelo Bernardo, os outros jornalistas do jornal a trataram de forma maravilhosa e o Marcelo do caderno de esportes se encantou logo de cara com ela. Rafaela ficou impressionada com a beleza do Marcelo e do Bernardo, apesar dele ser mal-educado.

Acho que todos que gostam de romances, chick-list e histórias leves mas cheias de emoções deveriam ler esse livro; mas com certeza quem faz ou pretende fazer jornalismo irá amar as loucuras que Rafaela comete para conseguir uma matéria, além de ter uma noção de como é uma redação de um jornal. Achei interessante, não tinha muita ideia.

Leiam para descobrir porque Rafaela passa dez anos apaixonada e intrigada por alguém que nem conheceu. Além de saber se ela terá coragem de superar a fantasia de criança para viver um amor de verdade quando a hora chegar???? Enfim são muitas emoções esse livro maravilhoso, nacional mais que recomendado!!!

Anna 15/05/2014

Resenha do livro Azul da cor do mar
"Que pena que acabou!"
Foi exatamente isso que pensei quando terminei de ler o mais novo livro de Marina Carvalho, Azul da cor do mar.
Posso descrever essa leitura como leve, gostosa e sedutora.
Rafaela Vilas Boas é aquela mocinha inocente, estabanada e linda.
Um típico clichê. Mas mesmo assim, a mocinha não deixou de me surpreender com sua coragem, sua vaidade e seu orgulho.Descobrimos já na primeira página, que Rafa é obcecada por uma garoto misterioso que ela só viu uma vez, aos 10 anos.
Com 21 anos Rafa começa um estágio na área investigativa do jornal Folha de Minas, já que ela está no último semestre de jornalismo.
Na Folha ela conhece Bernardo, seu futuro mentor. A antipatia deles começa logo de cara.
Eles passam a maior parte do tempo se engalfinhando, brigando, discutindo e se atacando verbalmente.
Nesse meio tempo, surge Marcelo, um jornalista esportivo da Folha, muito gato, que está super afim de Rafa.
Mas Rafa se mostra reticente, esquiva. Será pelo "garoto" que ela nunca esqueceu? Ou ela tem outros motivos?
E o que falar de Bernardo?
Claro que Bernardo é lindo e etc., além de ser um profissional excelente.
Mas... que humor do cão esse menino tem hein! E parece ser só com a coitada da Rafa.
É um grosso e o hobby dele parece ser irritar a menina. Trata a pobre da Rafa muito mal e como a Rafa mesmo cita, ele faz praticamente um bullying com ela.
E apesar de ele ter me irritado MUUUUITOOO com certo comportamento, eu fui vendo doçura escondida ali, certas atitudes, certos gestos, que me conquistaram no decorrer da trama.
E é claro que me rendi completamente.
As partes investigativas e de ação no enredo são demais.
Todos os personagens, tanto os principais quanto os secundário foram muito bem construídos e não vi nenhuma pontinha solta.
Adorei as amigas doidinhas, achei o cachorrinho Dom uma fofura e os irmãos de Rafa um charme.
Não posso deixar de citar que mesmo Rafa tendo apenas 21 anos e ainda ser uma estudante na faculdade, senti no livro um clima de chick lit (eu ADORO um chick lit).
Me lembrou demais o livro Amor de detetive da Sarah Mason, mas de uma forma gostosa e não negativa.
Apesar do clichê no decorrer da leitura, como citei anteriormente, de temas que já foram abordados diversas vezes nos livros e de usar situações parecidas e já vistas antes, Marina não soou repetitiva, pelo menos pra mim.
Foi um encanto ler.
Eu recomendo muito esse livro porque é diversão garantida! E se você é parecido/a comigo e adora rir lendo um bom livro, você não vai perder essa oportunidade.

Mas, em vez de xingar, ele disse, chegando bem perto do meu ouvido:
- O fantasma da ópera, hein? Pensei que você curtisse Avril Lavigne e Britney Spears.- Eu, não - retruquei.
- Mas aposto que você adora

site: http://mabmadaboutbooks.blogspot.com.br/2014/05/resenha-azul-da-cor-do-mar-marina.html

ELB 18/05/2014

Every Little Book
Sabe quando você lê um livro de um determinado autor, ama, e fica ansiosa para ler o próximo? Então, assim fiquei quando li Simplesmente Ana e vi que Azul da Cor do Mar, da Marina Carvalho, estava para ser lançado, pois me apaixonei pela escrita dela.
Claro, tive que me conter para não criar grandes expectativas, pois, não é porque um livro é bom, que outros serão...
Então, foi com esse clima de expectativa que comecei a leitura desse livro. Resultado? Comecei a ler e só terminei quando terminou, o livro roubou preciosas horas de sono... que teria dispensado mais uma vez para ler algo tão bom assim de novo!!! Amei me envolver com a história de Rafaela e Bernardo!

(...) Leia mais no blog!

Resenha feita pela Luci, postada no ELB!

site: http://www.everylittlebook.com.br/2014/03/semana-dos-nacionais-azul-da-cor-do-mar.html

22/05/2014

O garoto da mochila xadrez
Sabe quando você ganha um livro, mas no fundo, no fundo, não está muito ansiosa para lê-lo? Então, era exatamente assim que estava quando recebi "Azul da cor do mar" junto com os lançamentos do mês da Editora Novo Conceito.

Embora tenha gostado bastante de "Simplesmente Ana" e ter ficado encanada com a escrita da autora, não estava com muita vontade de ler esse, por isso não criei muitas expectativas quando finalmente o peguei para ler. E pra ser sincera, agora não sei bem como começar essa resenha, pois é muito difícil falar de um livro do qual gostamos, mas prometo dar o meu melhor.

Rafaela Villas Boas é estudante de jornalismo, tem 21 anos, e mora em Belo Horizonte, ela é a caçula de três irmãos e mora com os dois mais novos. Seus dois maiores sonhos na vida são: se firmar na área do jornalismo investigativo e encontrar o menino dos olhos azuis, que ela conheceu certa vez quando estava passando as férias com sua família em Iriri, cujo o nome e de onde é, ela não sabe. A única coisa que sabe é que o garoto tinha uma mochila xadrez e carregava um envelope nas mãos. Desde então, durante longos dez anos, Rafaela foi perseguida pela imagem do garoto que ela viu certa vez quando estava prestes a completar onze anos.
Agora, prestes a se formar na faculdade, Rafaela, tenta buscar em todos os homens de olhos azuis que ela conhece, o garoto por qual se encantou quando era criança.

"O garoto já significou várias coisas para mim. Aos dez anos de idade ele era apenas um enigma, um mito, talvez um símbolo de liberdade para uma menina praticamente enclausurada. (...) Isso não impediu que, aos doze, ele aparecesse como o mocinho perfeito de quase todos os meus sonhos, o personagem principal de todas as minhas redações do colégio. (...) Aos dezesseis, eu reparava em qualquer garoto que fosse uns quatro anos mais velho que eu e tivesse olhos azuis. Devaneava se finalmente era ele, o meu garoto (...)."

Rafaela consegue uma vaga como estagiaria no jornal "Folha de Minas" um dos mais importantes jornais do Pais, para ela, seu segundo sonho estava começando a se realizar, a não ser por um colega muito antipático que a odiou desde o primeiro minuto.

Bernardo Venturini, é a personificação de Chris Hemsworth (Ok, acho que vocês já conseguiram imaginar mais ou menos como ele é, rs), só que na versão mal humorada. Bernardo não aceita muito bem a ideia de ter uma estagiaria e principalmente de ter que ficar grudado nela boa parte do dia.

"- Qual é o seu problema?
Como um vulcão prestes a entrar em erupção dentro de mim, coloquei para fora o que mais me incomodava.
- Meu problema é você! – Apontei o dedo para o peito de Bernardo. – Você e suas ambiguidades, sua grosseria, sua mania de se achar o máximo. – Respirei fundo, mas não parei. Já tinha começado mesmo. – Desde que conheci você, não tenho um só dia de paz de normalidade. Venho para o trabalho me perguntando o que devo esperar. Bernardo, você me trata mal, como se eu fosse um estorvo, uma peste. Eu nunca passei por isso na vida. Nunca!"

Entretanto, com o cenário de busca pelas noticias, logo esse ódio dos dois, se transforma em respeito, companheirismo, amizade e enfim numa paixão, que no incio é reprimida, mas que logo se torna algo impossível de resistir e mal podemos esperar a hora em que os dois ficarão juntos.

Eu me diverti muito lendo esse livro, e me arrependi de não ter pedo ele antes para ler, a Marina escreve muito bem, e a leitura simplesmente flui. Um ponto positivo que preciso ressaltar, é que a história não gira apenas em torno dos personagens principais, foca também em outros pontos, um deles é o jornalismo investigativo, o que faz com que a leitura não fique cansativa quando chegamos a certo ponto da história.

Quanto ao Garoto da mochila xadrez, onde ele fica nisso tudo? Bom, vocês terão que ler para descobrir, e tenho certeza que não irão se arrepender.

site: http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/2014/05/resenha-azul-da-cor-do-mar-marina.html

Lua 30/05/2014

Meu comentário sobre: Azul da Cor do Mar
Rafaela Vilas Boas, ou Rafa, é uma garota esforçada e inteligente nascida em uma cidadezinha do interior de Minhas gerais chamada São Pedro dos Ferros. Única garota no meio de três marmanjos mais velhos aprende a ser dura e ter uma personalidade forte pra aguentar tanta implicância que vem dos irmãos mais velhos.
Rafaela passava as férias em Iriri, uma cidadezinha litorânea do Espirito Santo, e foi lá que ela conheceu a obsessão da sua vida: O garoto. Ele era apenas um menino, um pouco mais velho que ela que passava todas as tardes em frente a casa que Rafaela ficava com a sua bicicleta e sua mochila Xadrez. E foi na praia dos namorados ao encontrar ele e os seus olhos tristes azul da cor do mar que Rafaela soube que apesar de ainda que fosse apenas uma criança, ela jamais poderia esquecer O garoto que mergulhou no mar revolto com um papel e retornou sem nada nas mãos. E foi assim que ela passou a escrever para ele todos os dias durante os dez anos que se seguiram.

"Garoto da mochila xadrez,
o que esconde sob o mar?
Daria um dente para saber, ou um braço, meus cabelos.
Tudo!

O que há naquele papel?
Atrás do seu límpido olhar?
Eu morreria para descobrir e acabar com meus anseios.
Juro!
Reviraria o mundo para alcançar você." pg. 111.

Ao concluir o ensino médio Rafa decide prestar vestibular para Jornalismo, o que não agrada aos pais nem um pouco. Ela passa e vai embora da casa dos pais passando a morar na capital, Belo Horizonte juntos com dois dos irmãos mais velhos.
E quando ela consegue o tão sonhado estágio no mais prestigiado jornal do Estado, A Folha de Minas, que começa todo o dilema da vida da moça... Dividida entre estar vivendo uma realização profissional e estar vivendo um verdadeiro inferno ao lado de seu companheiro de trabalho, o cobiçado e mal humorado Bernardo Venturini.
Bernardo, um repórter investigativo bonitão mas com pouco humor, pelo menos ao conhecer Rafaela, torna-se antes de sua paixão, o seu pior pesadelo. Tratando-a mal, fugindo dos deveres para com ela e sempre cutucando Rafa com comentários e atitudes nada educadas. Mas Rafaela não baixa a cabeça e enfrenta tudo de igual para igual até começar a ser respeitada, pelo menos no nível da civilidade, por Bernardo.

"Nunca existirá alguém como você.
Sonho encontrar você quase todas as noites.
Procuro você em todos os caras de olhos azuis que vejo.
Posso viver mil anos, mas nunca vou esquecê-lo." Pg. 301.

Durante a história acontecem diversas coisas que deixa claro o quanto Rafaela é descoordenada e desastrada e foi com o que eu mais de identifiquei já que sou bem assim... rsrs. Bernardo dá uma raivinha no início mas depois... Ele começa mostrar que é um ser humano sim. Algumas atitudes da Rafa são meio infantis e dá a impressão que ela é uma garota meio mimada mas nada que me fizesse odiá-la. As amigas da Rafaela, o pessoal do jornal, os irmãos da Rafa e o Marcelo (um outro jornalista bonitão que quer namorá-la...) são personagens secundários bem legais e diversos não deixando que a trama fique monótona e centrada apenas nos personagens principais. São encontros, desencontros, dúvidas e sentimentos conflitantes vividos pela Rafa, mas que valem a pena de ser lidos por ser uma história levinha... Um romance para rir e até suspirar um pouco. Um ponto a ressaltar é que eu achei a história bem previsível, para mim hein? Mas acabei rapidinho a leitura por quê é muito gostosa. Ah! E no início de cada capítulo encontramos uma citação dos manuais de redação da Folha de S. Paulo e do jornal O Globo.
A capa é linda e o brinde que veio, um caderninho em espiral com a foto do livro, é muito útil! Indico a todos os que gostam de um bom romance com uma pitada de realidade e destino.

site: http://luahmelo.blogspot.com/

Fernanda @condutaliteraria 19/06/2014

Este é o segundo livro que leio da autora e estou encantada por sua escrita. Marina Carvalho tem a fórmula perfeita para prender o leitor do inicio ao fim da história.

Em Azul da Cor do Mar, conhecemos Rafaela, uma estudante de jornalismo que consegue estágio no maior jornal de Minas. Lá começa todo seu pesadelo com seu “chefe” Bernardo, que faz questão de transformar a vida de Rafa em um inferno.

Somos presenteados também por outros personagens que completam a história e a fazem ficar mais contagiante. Os irmãos e amigas de Rafa, que dão um ar mais engraçado a leitura e nos rendem boas risadas.

A história nos envolve e a cada capítulo queria ler mais, além de várias passagens hilárias.

Enfim, o livro é perfeito para quem procura uma leitura leve e divertida. Marina nos proporciona momentos de ação, suspense, diversão, romance e nos surpreende a cada página. Super recomendo!

Isabella Pina 19/06/2014

Uma moça, um cara e muitos desencontros.
Marina Carvalho já provou que sabe escrever um bom romance com Simplesmente Ana, mas é impossível não notar uma grande melhora entre seu livro de estreia e Azul da cor do Mar. Com uma história que prometia muita fofura, diversão e cenas engraçadas, além de uma protagonista legal, eu comecei a ler esse livro já animada e não me decepcionei, mesmo que a história não fuja muito do esperado.

Rafaela, ou simplesmente Rafa, é uma estudante de Jornalismo que consegue um estágio num dos melhores jornais de Minas Gerais. A única pedra em seu sapato, no entanto, é ter como parceiro um cara pra lá de mau-humorado, irritante e chato: Bernardo. No entanto, com a grande convivência, aos poucos os dois se aproximam e é impossível negar a química que existe entre eles, mesmo que Rafa passe grande parte do livro negando – e, apesar disso costumar me irritar, Rafa tem uma narração tão gostosa que cada vez que ela negava, era difícil não dar risada.

Bernardo também é um ótimo personagem, mesmo que tenha todo esse jeito difícil de ser e com uma personalidade mais complicada ainda. Adorei ver como eles aos poucos deixavam suas defesas de lado e abriam um espaço para o que no começo era só amizade, mas depois se torna algo mais. O diferencial nessa história é que Rafa já era meio que apaixonada por alguém antes de conhecer Bernardo. Um menino que anos atrás ela só viu por alguns minutos na praia e usava uma mochila xadrez. Isso acaba trazendo alguma confusão aos sentimentos dela, que muitas vezes se sente em dívida com ele – claro que a gente já tem uma ideia vaga de como as coisas vão acabar, mas não deixa de ser legal ler como irá acontecer.

Outra parte engraçada da história são as melhores amigas da Rafa, também divertidas e sem muita noção. No entanto, elas são umas das primeiras a perceber que o relacionamento de Rafa com Bernardo, apesar de conflituoso, era mais que apenas falta de empatia e, como boas amigas, elas aproveitam cada oportunidade para mostrar a Rafa algo tão óbvio assim.

Eu curti bastante o livro, mesmo que não tenha me surpreendido muito, teve um desenvolvimento e um final bem amarradinhos, o que só me deixa curiosa para ver o que a Marina vai aprontar na próxima – torço, sinceramente, que ela comece a se aventurar por águas menos conhecidas, porque tenho certeza que ela é mais do que capaz de se dar bem em outras áreas também.

P.S.: Em alguns momentos, me lembrei de A Moreninha, do Joaquim Manuel de Macedo. Fui a única?

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com.br/2014/05/resenha-azul-da-cor-do-mar-de-marina.html

Willy 28/06/2014

Simplesmente Perfeito
Tudo o que irei dizer é...Arrebatador essa palavra resume o livro tão bem.Gente que historia,tão hilaria,apaixonante e perfeita...Confesso que sempre fui chatinha quando se trata de livros nacionais mais Marina Carvalho me encantou desde suas palavras em Simplesmente Ana.Agr eu quero um garoto da mochila xadrez pra mim e ser a menina dos olhos molhados de alguém kkkkk.... Merece todas as estrelinhas do mundo.

Ana 28/06/2014

Resenha
Resenha Azul da Cor do Mar por Marina Carvalho!

Quando tinha 11 anos, Rafaela passou as férias na casa de praia de seus avós em Iriri. Num dia Rafa vê um menino com uma mochila xadrez e ela mesmo sem ver o rosto do menino nunca conseguiu tirar ele de seus pensamentos. Agora com 23 anos ela está concluindo sua faculdade e acaba conseguindo um estágio no melhor Jornal de Minas Gerais. Mas nem tudo é perfeito, no Setor de Jornalismo investigativo tem o Bernardo, que nem de longe é a pessoa mais simpática que existe. Mas com o tempo ela percebe que talvez ele não seja tão chato assim, e ai muitas revelações são feitas!

Eu realmente gostei muito do livro! Fiquei viciada e não conseguia parar de ler!
Um livro bem leve, fofo e melhor ainda...De autora nacional!
Então, fiquei muito feliz de ter encontrado outro livro nacional que eu tenha gostado e pretendo ler mais livros da Marina!

Eu recomendo muito, e pra quem gosta de jornalismo principalmente!
Além de tudo isso o livro é maravilhoso! desenhos,dicas para se escrever uma redação jornalística.

Editora: Novo conceito(Novas páginas)
Páginas: 336
Avaliação: 5 estrelas!

Julia 06/07/2014

Azul da Cor do Mar
Posso dizer que quis ler esse livro pela temática dele: Jornalismo. Estou apaixonada pelo meu curso, e lê-lo só me motivou ainda mais.

O livro, escrito pela Marina Carvalho, conta a história de Rafaela Vilas Boas, estudante de jornalismo que consegue um estágio no principal jornal do estado.
[CONTINUA NO LINK]

site: http://criativoativoliterario.wordpress.com/2014/05/22/azul-da-cor-do-mar/

nat 13/07/2014

AMEI
Fiquei curiosa para ler desde a primeira vez que vi. Me apaixonei pela capa e ainda mais pelos personagens. A história é muito cliché, mas não quer dizer que ela seja ruim (de qualquer forma eu amei). A forma como a Marina escreve fazendo com que o leitor sinta o livro é fantástica. Me surpreendi muito por ser uma literatura brasileira, mas não me decepcionei.

É um ótimo livro para se relaxar, aprender mais sobre um pouco do cotidiano de quem faz jornalismo e dar boas risadas. Marina Carvalho sabe envolver o leitor e estou ansiosa para ler outros livros dela.
ps: Azul da cor do mar entrou para a minha lista de favoritos, eu amei! ♥♥

Kellen 13/07/2014

Divertido
Marina Carvalho mais uma vez arrasou!! Livro super divertido, apaixonante e com uma historia de amor super fofa *-*
A diagramação do livro e a capa é uma das mais lindas que já vi, parabéns a editora Novo Conceito- sempre mandando super bem :)
Livro para se ler em dois dias, cheio de maluquices, momentos divertidíssimos, e super envolventes. Dá uma vontade de conhecer todos estes personagens na vida real, ser amiga e fazer parte destas loucuras vividas por eles. Amo o livro ainda mais por saber que a Marina é mineira, o que deixa a linguagem super parecida com aquilo que já convivo rs
Recomendadíssimo a leitura! ;) E merece uma continuação...!

Gaby 14/07/2014

Resenha Azul da Cor do Mar | Leio na Rede | Gaby Monteiro
Se você gosta de romances, você TEM que comprar esse livro! Marina Carvalho, escritora nacional mineirinha, escreve de um jeito maravilhoso. Você começa a ler os livros e não quer parar nunca mais, depois dá aquela abstinência da história e dos personagens… "Azul da Cor do Mar" narra a história de Rafaela, uma jornalista que sonha com um menino que viu na praia quando criança, o menino da mochila xadrez. A fixação não a impediu de viver, e hoje Rafaela Vilas Boas está entrando para a equipe do melhor jornal de Minas Gerais, como estagiária. E logo no seu primeiro dia já percebe qual será seu problema no novo trabalho: o colega Bernardo, que coincidentemente será seu guia nessa jornada. Após algumas matérias e dias de convivência, Bernardo aceita que ele e Rafa formam uma boa dupla, mas e o menino da mochila xadrez nisso tudo? Rafa embarcará em uma jornada divertida, apaixonante e inacreditável…

Sou suspeita para a falar, pois sou muito romântica e apaixono super rápido pelos personagens, mas o legal dos personagens da Marina é que eles são diferentes e misteriosos, o que me prendeu mais na história. Confesso que de vez em quando a Rafa me irritou, era tão óbvio o que ela tinha que fazer mas a cabeça dura da garota não a deixava aceitar… Bernardo, por mais irritante que fosse, me ganhou já no inicinho do livro. Com as amigas e irmãos de Rafa eu morria de rir! Ainda mais tendo dois irmãos mais velhos, pude ver algumas similaridades.

Além da capa linda, a diagramação do livro também ficou bonita. Todo início de capítulo há uma ilustração relacionada ao capítulo, desde um computador a um óculos escuros. Embaixo da figura há um trecho do Manual de Redação da Folha de S. Paulo, o deixa com que o livro seja mais verossímil, além de dar aquela vontade de fazer jornalismo também.

“Prometo deixar seu coração inteiro daqui para frente"

A leitura é leve e divertida, se você é da turma dos românticos vai se apaixonar por essa obra super bem escrita da Marina, se você é da turma dos aventureiros, acredito que também gostará, a autora balanceia perfeitamente a dose de romance, comédia e realidade.

site: http://leionarede.blogspot.com.br/2014/07/resenha-azul-da-cor-do-mar.html

Henri B. Neto 19/07/2014

Resenha: Azul da Cor do Mar
Quando a editora Novo Conceito anunciou (no começo deste ano) o lançamento de ''Azul da Cor do Mar'', eu tive vários sentimentos conflitantes. Para começar, eu fiquei bastante empolgado - afinal, era da Marina Carvalho, a autora de ''Simplesmente Ana'' (um dos meus bookcrushes máximos do ano passado) e de ''Ela é uma Fera!'' (uma novela que conseguiu me tirar da Ressaca Literária). Mas, em compensação, mesmo estando bastante animado com a novidade, tinha algo que não me atiçava. E era a sinopse. Por algum motivo, ela me era estranha. Confusa, sendo bem sincero. E isto foi um problema para mim.
Entendam, eu não conseguia ver qual ponto seria o mais importante da história. Seria o passado da Rafaela, com a história do menino da praia? Ou a sua vida como estagiária, e os problemas que ela teria com Bernardo? Qual era a relação destes dois pontos tão distantes? Eu não entendia, e esta dúvida acabou me afastou da leitura durante um tempo.
Entretanto, quando a minha amiga Nath me perguntou se eu não gostaria de ler ele, eu não pensei duas vezes. Vejam bem, eu tenho uma pilha gigantesca de livros para ler - sejam eles físicos ou digitais. Então, poucas pessoas conseguem me fazer furar a fila de leitura que eu tenho. E para aceitar um livro emprestado? Menos ainda. Mas é este o nível da relação de leitor/autor entre mim e a Marina Carvalho. Eu simplesmente não podia deixar passar esta oportunidade. E não deixei.
(...)
Resenha completa no blog ''Na Minha Estante''

site: http://naestante-henribneto.blogspot.com.br/2014/07/resenha-azul-da-cor-do-mar.html