Azul da cor do mar Marina Carvalho

Resenhas - Azul da Cor do Mar

Marilia 06/05/2015

Azul da Cor do Mar_Marília Martins
Amei cada minuto da leitura, Marina foi maravilhosa ao escreve-lo. Me senti a propria personagem.
Vale apena.
Me prendeu a cada minuto, li em 4 dias.
Eu recomendo!!!

isabstyle 11/05/2015

Azul da cor do mar
O livro começa com a Rafaela de 11 anos, relatando como eram suas férias em Iriri, em Espírito Santo. Ela era a mais nova dos 4 irmão, sendo a única mulher, ou seja, protegida e também, perturbada por eles. O que mais acontecia era ela ficar na casa da praia enquanto seus irmãos se divertiam, já que ela não tinha com quem sair. A coisa mais emocionante do seu dia era quando via o garoto da mochila xadrez, um menino, aparentando ter 14 anos, passava em frente a casa. Ela não conseguia ver seu rosto, não sabia nada sobre ele, mas todo dia o observava. Não pensem que com 11 anos ela estava apaixonada, só queria desvendar o mistério que era aquele garoto. O que carregava na mochila? Por qual motivo estava sozinho? Então um dia ela foi andar pela praia com sua avó, quando a avó encontrou uma amiga e começaram a conversar. Rafaela apenas se distrai e caminha para molhar os pés na praia e … vê o garoto. A cena se passou assim: ele pegou um envelope que estava na mochila, mergulhou no mar e saiu sem o envelope, pegou suas coisas e deu de cara com Rafaela. Ela notou seus olhos azuis, virou a cara com vergonha e quando olhou de novo era tarde demais.

Não tornou a ver o garoto novamente, mas nutriu secretamente por 10 anos um fascínio por ele, escrevendo um diário desde que tinha 11 anos até os seus atualmente 21, praticamente todos os dias.

Ela é uma moça centrada, com valores, muito inteligente e apaixonada por jornalismo investigativo. Está prestes a se formar em Jornalismo e logo no começo ela está na sala de espera da Folha de Minas, esperando ser entrevistada para ser estagiária. Sim, ela passou, vai para sua área preferida, no jornal que ela queria, porém, logo no momento da entrevista, ela é apresentada ao seu mentor, e se assusta com a personalidade grosseira dele, Bernardo.

– A Rafaela vai ser uma espécie de sombra sua. Aonde você for, ela vai junto. Quero que ela sinta na prática investigativa através de alguém como você, inquieto, questionador, cabeça-dura.
Bernardo começou a gargalhar.
– Você só pode estar brincando – disse ele enxugando os olhos de tanto rir – Maurício, você me conhece. Não nasci para ensinar, mas para fazer. Como acha que vou dar conta do meu trabalho com essa… garota na minha cola?

Acontece que ele é uma pessoa muito rude, grosso, chato e muito irritante. Ele a destrata um pouco, mas Rafaela é forte, apesar de muito desastrada, quando eu digo muito eu realmente exagero. Entretanto, ainda que houvessem poucas conversas civilizadas entre eles, ela aprende bastante com seu profissionalismo e técnicas. E mesmo com todas as brigas e discussões, ela, inconscientemente, sempre se negando, nutre uma paixão por ele (isso não é spoiler porque é uma coisa muito explícita entre a leitura). O que será que acontece hein?

Ocorrem várias coisas interessantes na história, como também ocorrem coisas um tanto exageradas. O que eu gostei bastante foi a originalidade. Pelo menos para mim, já que não tinha lido nenhum romance cujo cenário fosse em meio ao Jornalismo, a correria, consequência de ter lido o livro em apenas um dia . Digamos que não foi o único motivo. Minha empolgação com a história também se deu pelo fato de eu estar adorando a minha primeira leitura brasileira de um livro young adult.

São poucas as coisas que não gostei, como a repetição de coisas como “enésima” e “diga-se de passagem”. Também não gostei de ter tantas descrições exatas de vestuário. E muitas descrições deixaram o livro parecer uma das histórias escritas por garotas que eu lia em comunidades no orkut. Não que isso seja ruim, eu gostava disso, mas é aí que está a questão. Os escritores e leitores daquele tipo de história eram praticamente crianças, ou seja, mesmo não sendo, certas partes no livro apresentaram uma imagem infantil.

Fora isso, eu gostei muito mesmo do livro, super recomendo. A história é maravilhosa, o decorrer dela é totalmente viciante, tem tensão sexual, tem reviravolta, tem muita coragem, cenas engraçadas, cenas apreensivas, é muita emoção. Fiquei parecendo uma louca ao ler, soltando gritinhos, falando sozinha, vibrando, chamando de burra, aquela coisa toda que todo mundo adora.

site: https://withmyjournal.wordpress.com/2015/04/18/livro-azul-da-cor-do-mar/

Anni | @dearmasen 19/05/2015

Resenha: Azul da Cor do Mar
"Em vez de fugir das lembranças, por que não ir atrás delas?"

O livro conta a história de Rafaela Vilas Boas, uma jovem estudante de jornalismo. Ela mora em BH com seus dois irmãos.
Ela tem uma rotina normal. Faculdade e casa, mas tudo está para mudar quando a sua faculdade está no final e ela precisa fazer um estágio. Ela logo consegue uma entrevista e é chamada pela "Folha de Minas".

Como Rafa é nova nesse assunto, ela precisa de alguém para auxilia-la. E é ai que entra o Bernardo, o melhor na área do jornalismo investigativo. Ele tornou-se o seu mentor, mas o problema é que ele é um homem arrogante, insuportável e orgulhoso. E para aguentar? Ela irá fazer sacrifícios?

Não irei falar... Só sei que eu comecei a amar os dois juntos, e descobri que dentro do ignorante Bernardo tinha um coração manteiga derretida...

Confesso que fui atraída a ler esse livro por causa da capa. Olha que linda que ela é! Não me arrependo de ter comprado!! Ainda mais que o livro é nacional...
Não sei o que a Marina usou na hora de escrever o livro, mas eu me encantei. Ri muitas vezes em várias partes e não consegui me desgrudar da leitura. Muuito agradável. A leitura foi rápida e fácil de ser lida. Sério, não consegui me desgrudar dela, foi tipo comecei ontem e terminei hoje.

Amei a escrita da Marina, e estou curiosa para ler os outros livros dela.
Eu super indico o livro, e dou cinco estrelas!

"Senti o sangue ferver- na verdade, borbulhar- dentro das veias. Agora mais essa. Cria de satanás era um elogio para o Bernardo. Ele era o próprio satã, camuflado numa pele de cordeiro."

site: http://masenstale.blogspot.com.br/2014/09/resenha-azul-da-cor-do-mar.html

Beta Oliveira 14/06/2015

Eu já disse que gosto de livros fofos, né? E que gosto de livros com jornalistas? E que adoro o jeito como a Marina Carvalho escreve, né?
Ou seja, claro que eu gostei deste livro *.*

Leia o texto completo no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2015/04/cap-1003-azul-da-cor-do-mar-marina.html

Michelle 29/06/2015

Já li outros dois livros da autora, mas ambos não chegam nem aos pés da naturalidade e da identidade desse livro. Um romance envolvente, sem sem apelativo, sem ser meloso demais. Achei um pouco previsível, acredito que com a experiência em leituras do gênero, mas nem essa previsibilidade estragou a leitura.
Livro leve e gostoso! Perfeito pra quem quer um passatempo :)

Nathyele 10/07/2015

Azul da cor do mar
Rafaela Vilas Boas e uma menina que quando criança viu um menino que carregava uma mochila xadres nas costas e tinha lindos olhos azuis.O tempo passou e ela nunca esqueceu esse garoto. Seu sonho e ser jornalista e trabalhar na Folha de Minas.Ela conhece um cara chamado Bernardo Venturini, os dois se odeiam de toda a alma , mais com o tempo percebe que as vezes ele tem um coração

esmeralda.literaria 12/08/2015

Apaixonada
Se soubesse o quanto gostaria do livro quando comprei, não o teria mantido tanto tempo aguardando em minha estante. Um romance doce, cômico, com doses de emoção e ação interessantes, inclusive confesso que em um dado momento crítico da estória chorei com a súplica apaixonada e inocente da personagem.
Uma história envolvente, arrebatadora e que me transportou quase literalmente com as descrições de locais , músicas e cotidiano brasileiro , muitas vezes feminino (risos). Amei o livro dessa mineira talentosa!

Natalia 11/09/2015

Primeiramente achei que seria um livro cansativo, não muito legal de ler, que não iria gostar, mas vi que estava enganada. Logo de inicio os personagens Rafaela e Bernado já me cativaram com suas situações que misturam raiva, comédia e romance. Azul da cor do mar é um livro que prende e pede Bis.

Juliane 11/09/2015

ACASO, DESTINO ou LOUCURA? No caso de Rafaela, Pode ser tudo isso junto. Para alguém como ela, nada é impossível. Rafaela sonha desde a adolescência com o garoto que viu uma vez, perto do mar, carregando uma mochila xadrez... A ideia fixa não a impediu, porém, de ser uma menina alegre e muito decidida. Ela quer ser jornalista, e seu sonho está se concretizando: Rafaela Vilas Boas (um nome tão imponente para alguém tão desajeitado) conseguiu um estágio no melhor jornal de Minas Gerais. Mas, como estamos falando de Rafa, alguma coisa tinha que dar errado. O jornal é mesmo incrível, mas seu colega de trabalho, Bernardo, não é a pessoa mais simpática do Mundo. Em meio a reportagens arriscadas – e alguns tropeços -, Bernardo acaba percebendo, contra a sua vontade, que Rafaela leva jeito para a coisa... E que eles formam uma dupla de tirar o fôlego. Mas e a mochila? E o garoto, o envelope, as cartas? Um dia a estabanada Rafaela vai ter que se libertar dessa obsessão.

Carol 14/09/2015

Azul da Cor do Mar
Um dos meus livros preferidos. Além de contar a vida de uma jornalista (que é a profissão que eu quero) é um romance maravilhoso, porque é engraçado, improvável, muito espontâneo... Eu já tinha lido Simplesmente Ana e De Repente Ana quando li esse e achei incrível que a Marina (uma das minhas autoras preferidas) conseguiu fazer eu me apaixonar mais pelo Bernardo do que pelo Alex. Vale muito a pena, e o melhor de tudo: a continuação está prevista para final de 2015/ 2016 ????

Nat 26/12/2015

Rafaela cursa o último ano de sua faculdade de jornalismo. Ajudada por uma professora, ela consegue se tornar estagiária na Folha de Minas. Mesmo com o “privilégio” de conseguir trabalhar no jornal mais famoso de Minas Gerais, ela não consegue ficar muito alegre, pois seu trabalho consiste em ser auxiliar do repórter investigativo Bernardo, um cara que começa a tratá-la mal desde o início da convivência deles, sempre com ironias e mal-humorado. Apesar de ser um dos melhores no ramo, Bernardo é seco e mal educado, o que leva Rafaela a loucura, o que a leva a pensar bastante nele, mesmo sem querer, principalmente depois que uma de suas amigas ficou com ele. Rafaela custa a admitir que esteja interessada em seu mentor, ao mesmo tempo em que se aproxima de um colega boa pinta que quer muito mais que simples amizade. Mesmo com dois caras bonitos ao seu redor, Rafaela nunca foi capaz de esquecer o cara dono de uma mochila xadrez que ela viu anos atrás, enquanto passava férias na casa da avó. Com essa imagem na cabeça desde esse dia, Rafaela passa a criá-lo em sua mente como se o conhecesse de verdade. Uma situação perigosa inerente ao seu trabalho como repórter a leva a analisar sua vida e seus desejos que, sem saber, a colocarão no caminho do garoto da mochila xadrez.

Segundo livro da Marina Carvalho que pego em mãos. Como gostei de Simplesmente Ana e já sabia o estilo de escrita da Marina, foi agradável ler este. A história é muito legal, e devo dizer que o final meio que me surpreendeu, porque eu já tinha desistido de encontrar o cara da mochila xadrez. Já disse que o estilo chick-lit não é muito o meu forte, mas a leitura desse livro foi bastante prazerosa. O ponto alto da história é quando a protagonista acaba enfrentando um dos perigos de sua profissão (o que me irritou um pouco, devido às motivações por trás da aceitação em correr o perigo em questão). Gostei bastante e recomendo.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2015/12/azul-da-cor-do-mar-marina-carvalho-rc.html

Kelly.Maxwell 28/12/2015

Para jovens
Comprei este título por acaso sem saber muito bem do que se tratava. A narrativa é simples e ok. Boa para público juvenil, apesar da classificação oficial constar apenas literartua brasileira.

Amigas dos Livros 03/01/2016

Leve e fofo!
Por Lia

Não é bem uma resenha, é só uma tentativa de colocar em palavras um pouquinho dos meus sentimentos ao ler a história!
História leve e fofa! Daquelas histórias que a gente já sabe tudo que vai acontecer mas quer ler até a última gota pra ficar com sorriso bobo apaixonado no rosto! Adoro personagens estabanadas por motivos de "que roxo na perna é esse Lia?" ser uma constante na minha vida kkkkkkkkkkkkkkkkkk Dei boas risadas com a Rafa nesse quesito!
Amei a história se passar em BH s2 me senti várias vezes passeando pela capital mineira!
E claro adorei o romance gostosinho, mas fiquei com gostinho de que podia ter tido maisss!!!
Quando a coisa tá ficando boa, quando você tá lá sorrindo feito uma hiena apaixonada acaba a história! #PorFinaisMaioresPorFavor

E chega de falar/escrever senão solto spoiler, sou um perigo kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ótimo domingo pra vocês! Já vou começar outro livro pra aproveitar essa delícia de friozinho e a chuvinha (raridade nesse calor eterno que faz aqui)! *-*

C. Aguiar 06/01/2016

Rafaela tem o sonho de ser jornalista e após conseguir um estágio na Folha de Minas ela vê que as coisas nem sempre são tão boas assim, pois seu colega de trabalho Bernardo começa a tratar a jovem mal logo de cara.

Quando era mais nova, Rafaela acabou presenciando uma cena que nunca saiu da sua cabeça. Um rapaz entrando no mar com um envelope na mão e desde então ela escrevia sobre o mesmo rapaz de mochila xadrez. Mas, Rafaela precisa deixar o passado de lado, não é mesmo? Afinal, ela nunca soube quem era o rapaz!

Tenho muito pouco para falar desse livro. Foi meu primeiro contato com a escrita da autora e já fiquei completamente desmotivada. Personagens que não me cativaram e a história é um pouco sem graça, mas como muita gente havia falado bem eu resolvi tentar.

Infelizmente não consegui passar nem da metade da metade dessa leitura. A história "não rendeu" nenhum pouco para mim e o fato da Rafaela idealizar alguém que ela nem mesmo sabe o nome, ficar escrevendo para/sobre ele em um caderno, só me faz pensar em uma palavra: obsessiva!
Ela parece ser uma boa pessoa, mas essa obcecação dela e a história não ajudaram em nada.

De qualquer forma gostei muito da capa do livro, a diagramação está boa e como não li todo eu não posso afirmar se existe ou não algum erro durante a leitura.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

Thalita 15/01/2016

Leitura leve e divertida
Eu acredito que li esse livro no momento certo da minha vida, talvez se tivesse lido antes não teria gostado tanto. Esse é o tipo de livro que você começa a ler e já sabe como tudo vai terminar, mas nem por isso deixa de ser divertido e de te tirar uma boas risadas ao longo da narrativa.
Um dos pontos que contribuiu para minha leitura fluir foi a escrita da Marina e a paixão da protagonista pela profissão que pretende exercer (jornalismo investigativo), para mim esse foi um dos pontos mais altos da história, poder conhecer um pouco sobre a profissão e os perigos que quem a escolhe pode passar.
No geral os personagens me agradaram, a Rafaela só me irritou um pouco devido a sua obsessão pelo garoto de olhos azuis que ela viu quando criança numa praia, mesmo depois de grande ela não o esqueceu e continua escrevendo bilhetes pro bendito.
Já o Bernardo gostei de primeira, apesar dele não ser uma pessoa lá muito simpática. Cenas dos dois juntos pra mim era garantia de divertimento até porque a Rafa é meio atrapalhada e vive tropeçando por aí.
O romance do livro é bem leve, não é apelativo e nem meloso demais só é meio previsível, mas nem por isso deixa de ser bom.
Não vá ler esperando uma grande trama com uma história e personagens complexos, aqui temos uma história fofa e despretensiosa ótima para quem procura um livro leve e divertido.