Azul da cor do mar

Azul da cor do mar Marina Carvalho

Resenhas - Azul da Cor do Mar

evelyn 04/11/2021

Leitura leve e incrível.
Confesso que quando li esse livro tive uma vontade inexplicável de fazer jornalismo investigativo. Sem comentários o quanto a obra é maravilha e tira diversos sorrisos o livro todo. ????????????

Jess 25/10/2021

Grande surpresa!
Apesar de ser uma história simples e com uma reviravolta não muito difícil de se adivinhar, como foi gostosa e fluida essa leitura!
Daquelas boas pra sair um pouquinho da realidade, se distrair, rir e se divertir. Confesso que leria fácil outras coisas da autora, que escreve muito bem, na minha humilde opinião (kkkkk). E fico ainda mais feliz de ser alguém de tão pertinho de mim!

Para os fãs de um bom romance clichê, de leitura rápida e fácil, é uma ótima pedida! ?

Mika 06/09/2021

Azul da cor do mar.
Eu me interessei pelo livro porque se passava em Minas Gerais e sou de Divinópolis MG. Foi muito bom ler e indentificar a localização de onde a personagem estava, sentia que estava na história.

Rafaela é nova e está finalizando a faculdade de jornalismo. Ela sempre sonhou em trabalhar na Folha de Minas e se vê prestes a realizar esse sonho. Mas quando conhece seu mentor, o tal sonho parece que não valer toda a grosseira na qual foi recebida. E a história se desenvolve de acordo com a convivência e o drama que essa nova etapa tem na vida da Rafa.

De forma geral eu gostei da história. Convenhamos que 90% dos problemas da Rafa seriam resolvidos com diálogo e terapia. Ela está tão presa a um passado que sonhou viver, que sua vida amorosa está estagnada e ela não consegue resolver questões simples da vida e nem desenvolver-se pessoalmente. Isso me dava nos nervos, queria pegar ela da uns tapas e falar AMIGA, VAMOS DE TERAPIA. EU TÔ COM VOCÊ.

Quanto ao Bernardo, eu não teria a paciência da Rafa. Mulher não é centro de reabilitação, e ela não precisava aguentar os maus tratos dele. Entendi que ele tinha um passado, mas era outro que precisava de terapia e diálogo. Nada que ele passou justifica como ele era com ela. Apenas com ela.

Eu vejo que o maior aprendizado que o livros nos traz é ter sempre diálogo. Então conversem. Se não se sentem a vontade com alguém conhecido, conversem com um terapeuta/psicólogo. Lembrem-se sempre: pessoas confusas machucam pessoas incríveis. E toda problemática do casal é justamente por estarem confusos e presos a acontecimentos passados não resolvidos e por isso acabam se machucando tanto.

A leitura vale cada palavra. Há momentos que sentimos que vamos enlouquecer com os dois, mas passa e a gente supera. Leiam sem medo de se arrepender, porque isso não vai acontecer.

Lari 01/09/2021

Bom!
Azul da cor do mar, começa super envolvente, você fica super animado para saber mais sobre o garoto da mochila xadrez e saber sobre os casos jornalísticos que a Rafa e o Bernado vão cobrir.
Depois que eu comecei achei que teria algum outro livro ou coisa assim porque já estava com 67% do livro lido e nada do romance que foi descrito na sinopse. O livro é muito bom, mas acho que não recomendaria como um romance, acho que como um livro envolvente e gostoso de ler, fiquei bem triste que o romance foi extremamente rápido o seu desenvolvimento e que nos últimos capítulos só tivemos migalhas da Rafa e do Bernado juntos.
Fora isso ele é um ótimo livro muito bem escrito a também muitas partes onde você se identifica com a Rafa, como quando ela usou veja e outros produtos de limpeza pra limpar a casa. O livro tem muitas passagens engraçadas e envolventes.
Uma das minhas partes favoritas foi quando ela estava com o Biju, mesmo sendo um momento de tensão foi super leve e engraçado de ler, adorei que a autora mostrou mesmo que por cima como o povo menos favorecido vive.

Mariana_ 11/08/2021

EU AMO ESSE LIVRO
Rafaela é maluca! Dei tantas risadas com as maluquices dela! Quem quiser risada garantida, se joga!!!

Isa 23/06/2021

Tinha expectativas um pouco altas
Eu preciso dizer que comecei a ler ele e li uns 75% sem parar, por que a história estava maravilhosa, mas aí achei que deu uma esfriada no final do livro.
Isso me deixou um pouco decepcionada, confesso.
A partir do drama o livro começou a ficar um pouco mais lento pra continuar, mas eu estava tão curiosa pra saber as coisas que continuei kkkkkk
Valeu a pena, não me arrependi de ter lido!
Mas também gostaria de um final com pelo menos um casamento kkkkkk

-Koraline 06/06/2021

Divertido
Em Azul da Cor do Mar, Rafaela acaba de ser contratada como estagiária pelo maior jornal de Minas, e é posta para ser a sombra de um dos melhores jornalistas investigativos do estado, que por acaso detesta a ideia. É um romance cão e gato cheio de clichês com várias passagens divertidas, e o que mais gostei foi que passa em Minas Gerais, e a autora apresenta vários cenários do estado. Apesar de tudo isso, a história também apresenta várias falas problemáticas extremamente machistas, e como todo o livro, um final bastante previsível. Uma comédia romântica brasileira tão quanto qualquer outra.
Laura 06/06/2021minha estante
Da cor do mar? Em Minas? To intrigada.

Laura.Oliveira 13/05/2021

Azul da cor da raiva que passei
Azul da cor do mar conta a história da Rafaela, uma estudante de jornalismo, que conquista a chance de estagiar em um jornal de renome de Belo Horizonte. Porém, como nem tudo são flores, o supervisor dela no jornal é um troglodita chamado Bernardo, que parece bastante disposto a complicar a sua vida profissional. Para além disso, Rafaela guarda consigo uma recordação de dez anos antes, quando viu um menino durante as férias e se apaixonou, mesmo sem nunca ter falado com ele. Desde então, ela busca pela chance de reencontrar o garoto e uma chance parece surgir sempre que ela se depara com um homem de olhos azuis como os que ele tinha, que é o caso de Bernardo. Partindo disso, já dá para saber o que rola, certo?
Pois bem, como eu já conhecia a Marina Carvalho de outras leituras, tive minhas expectativas de encontrar nesse livro outro romance de deixar o coração quentinho. Por isso, foi como um balde de água fria quando eu me deparei com uma história sem sentido, uma protagonista irritante e um protagonista nada carismático. Azul da cor do mar é, de longe, um livro repleto de problemas SÉRIOS.
Como ponto positivo, deixo apenas a escrita da Marina. Ela é muito fluida e envolvente, ao ponto de ter me feito terminar de ler o livro, mesmo não gostando dele desde os 25% de leitura. Por isso, recomendo outros livros da autora, como "Simplesmente Ana" e "Um dorama para chamar de meu", pois Azul da cor do mar não deu certo. Longe de mim querer fazer a minha opinião de quem não gostou ser absoluta, até porque o livro tem várias resenhas positivas, mas deixarei uma lista de coisas que não me agradaram e, se você que estiver lendo a resenha ainda assim quiser encarar o livro, boa sorte e paciência.
Para começar, a proposta do livro não faz tanto sentido. A Rafaela tinha 10/11 anos quando viu o garoto na praia e desde então alimentou uma obsessão por ele, que a fazia escrever cartas para o sujeito (extremamente vergonha-alheia) e até escolher relacionamentos com base nele. Loucura total. No entanto, mesmo obcecada, ela não chega a fazer nada demais para encontrar o sujeito, além de ficar de olho em homens de olhos azuis. O "mistério" do garoto não faz diferença alguma para a história, porque até quando ela descobre quem ele é (sem surpresa alguma), o momento é bem morno.
Para além disso, a Rafaela por si só é uma protagonista chata. Não bastando o lance do garoto, os únicos outros traços de personalidade dela são puritanismo, hipocrisia, curiosidade e desastre. Ela se acidentou várias vezes ao longo do livro e nem uma das vezes agregou em nada na história, mesmo as feitas para causar clima entre o casal. Também perdi a conta das vezes em que ela fez burrada e se meteu em confusões que tampouco acrescentaram. Quanto ao puritanismo e a hipocrisia, essas foram as características que mais me fizeram odiar o livro, porque ela inicia a história amiga de uma garota e depois julga horrores o caráter da menina só porque ela ficou com o Bernardo (sendo que a santa da Rafaela nem tinha nada a ver com isso e não fez julgamento algum sobre o Bernardo). A rivalidade feminina aqui foi podre e desnecessária. Elas eram amigas e uma brigou com a outra por ciúme do envolvimento dela com o cara, sendo que a Rafaela negou veemente sentir algo pelo Bernardo quando questionada pela amaiga em questão. Enfim.
Por fim, teve o Bernardo. Deixei ele por último, porque foi a decepção maior. Sempre gostei dos protagonistas masculinos da Marina e ele não chegou ao dedo mindinho do Alexander e do Joaquim, de seus outros livros. O Bernardo foi tóxico com a Rafaela o tempo todo. Ele fez Bullying com ela no trabalho (coisa que a própria Rafaela o acusa de ter feito na narrativa, mas, ainda assim, se apaixona por ele), impôs situações constrangedoras sobre ela com a desculpa de ser para o "bem" dela (sendo que só a fazia chorar e se envergonhar) e, acima de tudo, admitiu que ficou com a amiga dela para provocá-la. Tipo, faz sentido a Rafaela gostar dele mesmo diante disso tudo????
O romance desse livro é problemático e sem química. Ele rola só nos 20% finais do livro, que é quando tudo acontece de uma vez só após muita enrolação. É extremamente horrível o quanto as atitudes ruins do Bernardo foram encobertas por algumas palavras doces e o famoso "passado difícil" (que nem foi tão difícil assim) e é por isso que dei só uma mísera estrela para a narrativa, em consideração à Marina. No mais, não recomendo nem para quem não gosto.

Chaiane Q. 07/05/2021

Não consegui sorrir muito
Encontrei esse livro numa lista de “livros para sorrir”, pois queria algo leve e gostoso para fugir do momento em que vivemos. A escrita é bastante fluída e o enredo é um romance clichê clássico e previsível que tenta ser engraçadinho através do jeito atrapalhado da protagonista. Eu adoro romances bobos e despretensiosos, são ótimos para distrair e nem tudo precisa ser um clássico russo de literatura, mas neste alguns pontos me incomodaram bastante, cheguei até a conferir diversas vezes a data de lançamento pra ter certeza que não se tratava de um livro escrito há umas três décadas (não, é de 2014). A protagonista é muito puritana (e bastante hipócrita, aliás), sendo uma juíza de caráter dos outros personagens e ofensiva principalmente com as outras mulheres (ou com um em específico), a rivalidade feminina sem nexo nenhum me incomodou muitíssimo (com direito até a agressão física, o que foi totalmente desnecessário), ainda que a maioria dos romances faça uso da “mocinha ingênua” essa beira o limite do ridículo. A obsessão da protagonista por um rapaz adolescente que ela viu na praia quando tinha dez anos de idade e se “apaixonou” é um pouco problemática, no mínimo, saber depois que o rapaz também notou ela foi pior, mas no meio de tanta coisa estranha até passa batido. Talvez o livro se beneficiasse de uma revisão que removesse os termos preconceituosos e problemáticos, que aparecem várias vezes, ou talvez nem isso resolvesse. Talvez eu devesse ter ouvido minha consciência e parado na cena BIZARRA em que a protagonista rabisca suásticas para se distrair.
Egito 29/05/2021minha estante
Li esse livro super nova (aos 11) foi o primeiro livro que li e com ele comecei a amar ler, e concordo totalmente com vc, foi incrivel pra mim na época, mas hoje vejo o quão problemático é e nunca indicaria pra ninguém

slowlyroses 26/04/2021

Simplesmente perfeito!
Achei esse livro por um acaso em um sebo, mas fazia tempo que estava parado na minha estante. Decidi ler e acabei estendendo o dia inteiro. Leitura super fluida e com muitas reviravoltas, embora a maior é meio na cara. Muito bom ler um romance nacional!

Tainá 25/04/2021

IMPOSSÍVEL PARAR DE LER.
Muito imprevisível.
Eu amei esse livro com todas as minhas forças.
Não tenho nem palavras para descreve essa história incrível cheia de reviravoltas imprevisíveis e emocionante.

Queds 21/04/2021

Rafaela é uma universitária do curso de jornalismo, que acaba de ser indicada para um estágio no melhor jornal de Minas Gerais, na área que seus olhos brilham jornalismo investigativo. Uma jovem sonhadora, amiga, divertida e superprotegida por sua família, já que é a filha caçula de 3 irmãos, mas com um bloqueio quando trata-se de romance. Isso porque quando criança nas férias escolares na casa dos avós Rafa se depara com um garoto de olhos azuis onde passava os dias pensando e apenas sonhando com esse garoto, carregando uma mochila xadrez. Um determinado dia uma cena que nunca saiu da sua mente, o garoto, um mergulho e uma carta desaparecida. Este garoto tornou-se uma busca fixa, um ideal de amor para sua vida. Rafa sonha em conseguir encontra-lo enquanto segue concretizando outros sonhos em sua vida, como se tornar uma jornalista investigativa.
O jornal é incrível o estágio dos sonhos, entretanto seu colega de trabalho, Bernardo, apesar de ser uma incrível referência de beleza e um profissional superestimado, não é a pessoa mais simpática do mundo, transformando o estágio tão sonhado em uma tortura diária. Envolta a reportagens arriscadas e algumas situações no mínimo constrangedora, mas, que nos garante algumas risadas, Rafa e Bernardo irão construindo sua parceria, formando uma dupla de tirar o fôlego.
E o garoto de sua infância, o ideal desconhecido e almejado por Rafaela? Ela precisa se libertar dessa obsessão e começar a viver a realidade. Em seu caminho temos: um jornalista de investigação que desperta todos os seus piores sentimentos e Marcelo um jornalista esportivo atraente e carismático que a faz se questionar sobre dar uma chance a si mesma e acabar com essa ilusão do garoto.
Uma leitura leve, descomplicada, que cumpriu o seu propósito. Não temos grandes reviravoltas, nem plots surpreendentes, uma ótima dica para sair de uma ressaca literária, desde que esteja preparada para ler um romance clichê cheio de situações gato e rato.Um livro fácil de ser indicado e que com certeza podemos fazer isso sem culpa de errar na dose.

Eduarda.Oliveira 18/04/2021

Tipo de clichê favorito ?
Qdo eu comecei a ler achei meio bleh, quase parei, aí o enredo foi ficando mais emocionante. Enfim, me apaixonei, preciso urgentemente reler.