Após o anoitecer

Após o anoitecer Haruki Murakami

Resenhas - Após o anoitecer

WillZoka 16/06/2020

A Cidade é um ser Vivo
A cidade é um ser vivo, imenso, complexo, cheio de qualidades e defeitos, com memorias, sonhos, objetivos, arrependimentos, lagrimas e amor. O maior e mais bonito reflexo das pessoas que nela moram e lhe dão, ou ao menos tentam lhes dar significado.
A muitos anos atrás, mais exatamente em 2014 eu tive o meu primeiro contato com o livro “Após o Anoitecer” do autor Japonês Haruki Murakami. Um livro que me foi concebido graças a um evento da escola em que me formei. Nesse mesmo ano eu estava descobrindo o poder, o prazer e o significado que os livros possuem e encarei a leitura aparentemente curta e fácil. Ao chegar no fim dele alguns dias depois com lagrimas nos olhos e momentaneamente perdido não sabia como expressar minhas ideias, o choque que o livro havia me causado era especial.
Passei mais alguns anos mantendo ele comigo, apenas me lembrando de certas cenas que iam e vinham na minha cabeça, mas sem me aprofundar como ele merecia. Demorei seis anos para reabri-lo, e novamente, o choque foi imenso.
São inúmeros os questionamentos que me vem à mente quando me lembro dessa história que, é tão atual, real e cheia de pessoas vivas que a compõem.
Qual o significado que nós buscamos? Onde queremos chegar? Porque somos quem somos? Quem realmente são as pessoas a minha volta? E a pergunta que mais me seguiu, o que acontece na minha cidade, comigo e as pessoas após o anoitecer?
Na obra seguimos a protagonista Mari Asai que abandona a casa dos pais para enfrentar uma noite sozinha em Tóquio, solitária, buscando fugir de si mesma e da situação que precisa encarar em casa. A história será entrelaçada por outros personagens, como Takahashi que é um músico procurando assim como eu, e muitas pessoas um sentido para sua vida, e com Shirakawa, um empregado em uma empresa de tecnologia que vara as noites em seu serviço, porém escondendo uma personalidade brutal, que ao mesmo tempo assusta e nos deixa curioso. Por fim, Kaoru, gerente de um motel que tenta ajudar uma prostituta que foi espancada por um cliente e acaba se envolvendo com a máfia chinesa.

É muito difícil iniciar um pensamento sobre esse livro enquanto e depois de lê-lo, já que pra isso, preciso não só pensar em mim primeiro mas também em toda a cidade a minha volta. Qual significado nós atribuímos a nossas vidas, qual valor, quais signos.
O autor propõe que nós acompanhemos os personagens em alguns momentos como pássaros ou entidades onipresentes, nos sentimos invasores de sua personalidade, tentamos ao mesmo tempo entende-los, o que os move, para onde vão? Ficarão juntos? Como enfrentarão os problemas que os acompanham diariamente e os que surgiram com a madrugada?
Em contra partida somos surpreendidos por momentos sufocadores que vão muito além de uma simples passagem pela mente do personagem, é como se entrássemos dentro de seu corpo, sua mente e visemos o que muitos tentam esconder, por trás das máscaras sociais, momentos surreais que são dignos de lhe faltar oxigênio. O medo, a insegurança, a ansiedade, a melancolia nos acompanham quase que de mão dada nesses momentos.
“- Mari. Vou te dizer uma coisa. O chão que pisamos parece ser bem firme, mas uma coisinha de nada é o suficiente pra fazer ele ceder (...) Uma vez que caímos, não podemos mais voltar (...)”
Esse me livro me fez perceber o grandioso universo que existe dentro de cada ser vivo, sua história pessoal, sua cultura, suas lembranças, sonhos e objetivos que se integram a cidade a fazendo se tornar parte de si. Não somos pessoas vazias em nenhum sentido, buscamos alguma coisa ou alguém. Estar vivo é se completar com os outros e com a natureza, aproveitar cada instante até o fim, porque, o que resta depois que partimos? O que deixamos para trás? Quem somos hoje, o que nos tornamos? Em que escolhi acreditar?
Mas é óbvio que não é tão fácil assim, posso muito bem ter me precipitado em alguma reflexão, mas é ai que as coisas ficam mais belas, a troca de ideias, de leituras, de experiências nos tornam ricos. Como já dito antes, somos grandes universos cheio de pequenas estrelas impossível de se catalogar, diminuir ou reprimir, ninguém é “isso” ou “aquilo”, quando você toma tal consciência as pessoas se tornam maravilhosas, (ou não).

Precisamos sentir que estamos vivos, precisamos de amor, tristeza, magoa, sonhos, precisamos aproveitar a noite que se aproxima e viver seus momentos únicos, porque, ela sempre irá chegar e partir uma hora, tudo passa, nada é eterno, então, após o anoitecer eu espero que você consiga
chegar mais perto de ser você mesmo.

isabelle. 02/04/2021

na medida em que posso usar, as inúmeras lembranças que tenho, sejam elas importantes ou não, são com elas que consigo me manter viva, mesmo sendo essa vida de pesadelos.

Ramon 02/09/2021

Mais um acerto
Mais uma vez Murakami me encantou com sua escrita simples, porém profunda e bem-humorada. Este livro nos leva a uma madrugada na qual conhecemos personagens marcantes e envolventes. Como sempre, o autor, através de seu estilo delicado e original, nos traz belas reflexões sobre a vida e nos deixa curiosos e intrigados em momentos bem medidos de mistério e realismo mágico. Ao terminar a leitura eu desejei que o livro fosse maior. Não que falte algo nele, mas, por ser curto e por eu ter gostado tanto, eu só queria um tempinho a mais com os personagens. O cenário de uma Tóquio notívaga iluminada por luzes neon, o distinto narrador-câmera e os diálogos e situações, por vezes inusitados, foram outros elementos de destaque nessa trama noturna bem amarrada. Uma leitura que valeu muito a pena e que não me esquecerei. Um novo livro para a lista de favoritos.

maria 24/02/2022

acho que o livro é muito sobre as coisas que passam por nós enquanto estamos em nossa própria trama e depois seguem seu caminho original. na história, as vidas dos personagens se entrelaçam embora na maior parte das vezes não percebam.

durante a madrugada podemos acompanhar o desenrolar dos encontros e desencontros, mas quando a manhã chega o livro acaba, e as histórias não irão voltar quando escurecer novamente, pois quais as chances da vida de todas aquelas pessoas se cruzarem novamente?

sinto que invadi uma parte privada da vida de muita gente, mesmo que nenhum segredo profundo tenha sido revelado.

o autor também guia exatamente o que a gente tem que imaginar durante os capítulos, como se fossem direções pra takes em um filme, e deixa o leitor saber todos os detalhes do que está acontecendo em cena (o que me interessou muito porque sempre imagino os livros como filmes na minha cabeça, inclusive apagando e refazendo cenas porque não gostei da fotografia e não tive o trabalho de direção nesse livro, tudo já tava ali).

Helena749 18/07/2022

um sonho febril.
uma típica obra de Murakami com elementos de fantasia inseridos na realidade. eu acho que a melhor forma de descrever livros como este e todos os outros do autor é que é como estar dentro de um sonho febril. e sinto que os personagens tem tanta vida quanto qualquer pessoa que de fato faz parte da minha vida. te traz mais perguntas do que respostas e sempre sugere que as perguntas importam mais que as respostas.

Euclides.Cesar 10/08/2022

Bom livro, mas fui com expectativa mais alta do que deveria
Gostei. Não achei genial ou extraordinário, acho que quebrei um pouco minhas expectativas no decorrer do livro, mas, sem dúvidas, é um livro bom, gostoso de ler, com ótimo desenvolvimento dos personagens (especialmente considerando que toda a história ocorre em um curto intervalo de tempo).
Pela própria proposta do livro, os aspectos da narrativa em si acabaram me fazendo falta; o charme do livro está em alguns "não-ditos" e isso também me incomodou um pouco.

No mais, recomendo a leitura.

Carlinha 18/10/2022

Esse livro me lembrou muito durarara histórias paralelas que não parecem ter nada em comum mas que se entrelaçam, nada parece que se conecta ao mesmo tempo que todos os personagens estão tão próximos uns dos outros, são várias tramas que se misturam e fazem a gente perceber o quanto o mundo pode ser uma cidade pequena.

Leonardo Bezerra 19/11/2022

É um livro simples e que traz elementos do realismo mágico do autor de maneira mais tênue. Ele se destaca principalmente pela escrita muito linda de Murakami do que pela história em si, que não deixa a desejar em sua construção e em seus personagens que deixam o leitor desejando que a obra fosse mais longa para que pudéssemos conhecê-los melhor. Entretanto, creio que foi a intenção do autor que não tivéssemos tanto conhecimento sobre eles, visto que o livro se trata de um pedaço de suas vidas e não do conjunto dela.

Leitura muito gostosa de ser feita.

Dani Scheibler 02/01/2023

Sobre os diversos tons de cinza
Após terminar a leitura, precisei de um tempo pra digerir o que eu havia lido.
Assisti um video resenha que me fez enxergar outros pontos de vista, o que me ajudou a compreender melhor o livro, que as vezes parece meio confuso.

Os livros do Murakami tem muitas coisas não ditas, nas entrelinhas, sobre coisas do cotidiano, mas que falam sobre sentimentos bem profundos e íntimos.

A idéia de que não existe somente preto ou branco. Não existe somente dia e noite, bom ou mal, mas existem diversos tons de cinza entre eles. De que as pessoas, são mais do que aparentam ser, e que todos tem seus problemas e traumas, e lidam com eles de formas diferentes.

É o terceiro livro que leio dele, e as histórias sempre me trazem um sentimento de estranheza, porém uma estranheza que me faz querer ler sempre mais.

clarinha 14/01/2023

após o anoitecer
Uma experiência única. Nunca li nada igual! Primeira vez lendo murakami e me surpreendi muito. É bemmm diferente de tudo que eu leio, mas ainda assim fiquei totalmente viciada na leitura. Amei o jeito que é escrito, principalmente nas partes do quarto da Eri em q tudo é descrito do ponto de vista de uma câmera. Gostei muito dos diálogos entre os personagens e toda a atmosfera do livro. Só queria que esse final fosse um pouquinhooo mais fechado, sei q é a proposta ter um final aberto mas eu senti meio largado. Amei muito e recomendo!

Willian 15/06/2023

O simples que funciona
Leitura leve, gostei dos personagens e da forma que o Murakami foi ambientando toda a história. Tudo foi na medida certa, sem elementos excessivos ou desnecessários

Felipe688 29/06/2023

A escrita do murakami me faz devorar seus livros, mas fiquei um pouco decepcionado com a história de após o anoitecer, o suspense foi fraco e o desenvolvimento da história faltou a desejar.

Aline.Sacramento 12/08/2023

Gostei bastante,achei fácil de ler,e me prendeu logo no início. É uma leitura leve,mas que te faz pensar. Eu gosto do estilo do Murakami e esses finais que algumas pessoas reclamam não me incomodam.