Tempo de Mudanças

Tempo de Mudanças Lisa Jewell

Resenhas - Tempo de Mudanças

Fernanda 05/02/2014

Resenha: Tempo de Mudanças
Resenha: “Tempo de Mudanças” de Lisa Jewel, publicado pela Editora Novo Conceito, apresenta uma história reservada e cativante diante de assuntos sérios e suas convergências, sob um tema delicado e situações dramáticas. O destaque está na maneira como a autora introduziu os fatos e expôs a empatia por seus personagens sob uma narrativa convincente e um diálogo veloz. As passagens garantem reflexões acerca da importância de uma família, bem como muitos sentimentos contraditórios, ternura, amor, os desencontros, as oportunidades e as reações de cada um diante das verdades.

Daniel Blanchard está morrendo e nesse seu momento o que ele mais deseja é poder revelar que tem três filhos. Lydia, Dean e Robyn são pessoas distintas, mas tem muito mais em comum do que imaginam. Vivem normalmente, mas sempre se sentiram incompletos e tiveram a sensação de ter um vazio diante de si, como se nada fizesse sentido realmente. Até descobrirem que ambos tem o mesmo pai. As semelhanças entre eles é que todos são muito emocionais, carentes, insatisfeitos, um tanto quanto solitários e de certa forma bem retratados. Em cada capítulo, o leitor conhece um pouco sobre a vida desses personagens e talvez esse ponto possa parecer meio confuso, pois as trocas de narrativas são muito rápidas. Claro que depois de acostumar com esse estilo, o desenvolvimento é mais consolidado e determinante para o rumo dos acontecimentos.

CONFIRA A RESENHA COMPLETA NO BLOG SEGREDOS EM LIVROS:

site: http://www.segredosemlivros.com/2014/02/resenha-tempo-de-mudancas-lisa-jewel.html

Gi 07/04/2020

Identidade,família, amor e perda
Três jovens com histórias diferentes, mas que se sentem igualmente perdidos. O livro é um grande romance, com tramas paralelas e bem entrelaçadas que atrai o leitor até a última página. Uma trama com um enredo complexo, que atravessa o tempo e relaciona os três estranhos,Lydia,Dean e Robyn de uma forma inusitada.

Elineuza.Crescencio 02/07/2021

Bem real
Tema: Leituras de Julho 2021 (1)
Título: Tempo de Mudanças
Autor: Lisa Jewell
País: Inglaterra
Páginas: 349
Avaliação: 2/5
Término da leitura: 2/07/2021
Ed Novo Conceito – SP - 2014

A Autora
Nasceu em Londres em 1968.
É muito conhecida por seus romances contemporâneos que se tornaram Best Sellers.

A Obra
Comprei o livro pois era barato e tinha uma capa atrativa pelo título e pelo desenho da capa.
Isso aconteceu lá em 2015. Tem tempo não é?
A história é contada a partir dos personagens isoladamente.
Cada um deles vivendo em situações de instabilidade e dúvidas quanto ao futuro ou quanto as decisões do presente.
Famílias e filhos que viveram conflitos com seus pais. Filhos que se isolam e não possuem amigos e os poucos que possuem são não são devidamente valorizados.
Pais que decidem por inseminação a partir de doadores e centros de doação de esperma.
Solução para problemas hereditários?
Problemas financeiros, morte, vida, doenças... o que as pessoas fazem diante de tantos obstáculos?
O que fazem para sobreviver?
O que fazem para se entrelaçar e unir?
Bom... é isso. Muito real.

Saleitura 03/03/2014

Gleyns Pike tem 35 anos e é casada com Trevor, 5 anos mais novo que ela, e por quem é muito apaixonada. Porém ela vive um momento muito difícil, pois há 5 anos tenta engravidar e não consegue. De acordo com sua médica tudo está bem com ela e o problema deve ser de Trevor. Mas ela nem pensa em falar isso com ele pois sabe que não aceitaria essa realidade de forma alguma e que não faria nada que a médica recomendou. Sendo assim, Gleyns decide, com a ajuda de seu cunhado Rodney, ir a um banco de esperma em Londres e fazer uma inseminação artificial.

Lydia Pike perdeu a mãe muito cedo, na juventude cuidou do pai até ele falecer de câncer e agora com 29 anos, mora em Londres, é uma cientista, uma mulher de negócios muito rica e muito solitária. Lydia não gostava do pai, chegou a desejar que ele morresse logo e ela ficasse livre dele. Por quê? Ela não sabia direito, mas trazia com ela uma infância problemática e não tinha respostas, explicações.

"A melancolia que sentia não era tanto pelo bebê que um dia tinha sido, mas pela vida que lhe tinha sido prometida naqueles dias auspiciosos e inocentes. A promessa de vozes gentis, abraços calorosos e de um lugar seguro. (...) mas poucos tinham sido apartados delas de modo tão doloroso e repentino (...)" pág 36

Um dia voltado de seus exercícios com seu personal trainer, Bendicks, ela encontrou um envelope na soleira da porta com o carimbo de Tonypandy, sua cidade, aquela que deixou para trás junto com todos seus familiares. Ela acreditava ser de seu tio Rod, o único que se preocuparia com ela e tentaria encontrá-la. Entre o que havia dentro do envelope havia uma papelada de uma clínica de fertilidade do centro de Londres confirmando que ela tinha sido concebida por meio de uma inseminação artificial.

Robyn Inglis acaba de comemorar seus 18 anos. É uma moça linda (se acha a mais linda do mundo), inteligente (tb se acha a mais inteligente do mundo) e feliz. Sempre soube, aliás todos sabiam, que era havia sido concebida por insiminação artificial. Seus pais haviam tido duas filhas, mas morreram na adolescência, e então optaram por ter mais um filho dessa forma e nunca esconderam de ninguém.
Após as comemorações do seu aniversário sua mãe lhe entrega uma pasta com tudo referente a sua insiminação, mas Robyn se recusa, diz que não tem nenhum interesse em saber mais nada e muito menos conhecer o doador de esperma. Porém a mãe insiste que ela guarde consigo caso um dia queira fazer isso.

"- Estábem, me dê isso. (...) Mas não vou nem cheirar essa coisa a não ser que realmente precise.(...) Não preciso nem um pouco dessa cara e de outras crianças. Já tenho tudo de que preciso. Tá bom? " (pág 63)

Robyn começa sua vida adulta entrando para a faculdade de medicina e encontrando, numa loja de departamentos onde trabalhava como vendedora, o amor de sua vida, Jack.

Dean tem 21 anos e mora com Sky que está grávida de 8 meses. Perdeu o emprego e ficou sem aquele dinheiro que garantia sua bebida, sua maconha e tudo mais que ele quisesse. Após mais uma discussão onde Sky brigava com ele por conta da maconha, ela começa a sangrar e ele a leva para o hospital. Nasce a pequena Isadora, mas Sky não resiste e morre. Após o parto, ver a filha, ele sai do hospital e não volta mais. Isadora passa a ser criada pela mãe dele e ele, que perde o apartamento, vais morar com sua mãe.
Desde seus 18 anos que sua mãe havia lhe contado que ele havia sido concebido por insiminação artificial e ele recebeu a notícia sem se chocar e nem ter sua curiosidade despertada.

"Nunca tinha havido um homem na casa dele. (...) Tampouco pensara muito no homem que tinha o direito biológico de ser seu pai, um estranho mesmo para sua mãe, um homem que tinha entrado numa saleta e recolhido a própria essência num pote em troca de umas libras e da consciência de que estaria de algum modo fazendo o bem a alguém." pág 106

A cada capítulo do livro conhecemos mais sobre eles e conhecemos novos personagens que fazem parte da vida deles. Acompanhamos conflitos, amizades, e como o passado vem influenciar e mudar a vida deles.
História e personagens envolventes, que desperta em nós a vontade de saber mais e mais e que nos traz muitas surpresas.
A capa é linda, porém mais uma vez não tem nada a ver com a história, uma pena. A história é contada na terceira pessoa, é o primeiro livro da autora que eu leio, e gostei muito da forma como ela conta essa linda história. Li em duas noites e é claro me emocionei algumas vezes.

"Todo mundo tem segredos, mas alguns podem mudar nossa vida para sempre."

Resenhado por Luci Cardinelli

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2014/03/resenha-do-livro-tempo-de-mudancas-de.html

Vanessa Daflon 13/06/2022

Em alguns momentos você se pergunta onde a história de tantos personagens consegue se cruzar, até que eles começam a se complementar!
A história é diferente, instigante e me fez refletir. Pensei sobre nossos laços sanguíneos, irmãos, inseminação independente e tantos outros temas que se resumem a construir laços de amor e nos reconhecer no âmbito familiar.

RUDY 22/04/2014

Resumo sinóptico
DANIEL BLANCHARD foi estudante de medicina e cometeu um erro no passado que o fez largar a faculdade e mudar de país. Foi doador de esperma para um banco de inseminação na época. Na atualidade está com um tumor no pulmão, joelhos e a espera da morte.

MAGGIE SMITH conheceu Daniel na clinica de fisioterapia onde trabalhava, estava com 53 anos e acabou se apaixonando por ele, embora o romance não tenha acontecido, tornaram-se muito amigos e ela fica ao lado dele até o final...

Em 1979 GLADYS PYNE era casada com Trevor, 5 anos mais novo, saradão, machão, porém não podia ter filhos, embora nunca tenha feito exame para diagnosticar sua incapacidade de gerar. Gladys decide pedir ajuda de RODNEY PYNE, irmão de Trevor, embora seja o oposto dele. Rodney sempre foi apaixonado por Gladys e quando ela o procurou para que a acompanhasse ao Banco de fertilização em Londres, ele não consegue recusar e acaba guardando esse segredo por toda vida. Em 1998 LYDYA PYNE, filha de Gladys (que morreu quando ela tinha apenas 4 anos), tinha 18 anos e queria ser cientista. Morava com o pai de 48 anos e prestes a morrer. Teve sorte em fazer uma descoberta científica que lhe rendia um bom dinheiro, porém tinha dificuldade e se relacionar com as pessoas e vivia praticamente sozinha. Em 2009 recebe um envelope que dizia ter sido fecundada em uma clínica de fertilização.

ROBIN INGLIS ESTÁ COM 18 anos e sempre soube ser filha da inseminação artificial e que os pais haviam utilizado essa técnica por causa das duas irmãs mais velhas que ela possuírem uma doença genética e terem morrido cedo. Ela amava a família e nunca pensou ir em busca do pai doador, mesmo assim, por causa dele, resolveu fazer medicina pediátrica. Logo no começo do curso percebeu que o curso era cansativo e não era bem o que ela esperava. Conhece Jack Hart na loja de departamento onde trabalhava e vive o conflito de achar que Jack poderia ser seu irmão biológico...

DEAN era um rapaz desorientado, casado com SKY que era mandona e estava grávida. Ele desempregado e deprimido por não se achar em condições de ser pai, acabava fumando seus cigarros de ‘maconha’. Tudo piora quando Sky morre no parto e deixa a linda Isadora Kelly para ele criar...

Maggie resolve ajudar Daniel a conhecer os possíveis filhos de sua doação antes que ele morra. Os irmãos não se conhecem e muito menos ao pai, entretanto, o encontro será uma verdadeira reunião de família e outros segredos serão revelados...

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2014/04/resenha-22-tempo-de-mudancas-lisa-jewell.html
Michelle 24/09/2022minha estante
gostei muito Rudy

Poesia na Alma 23/07/2014

Resenha - Tempo de mudanças
Essa semana só tem resenha por aqui. Devido as viagens do Mochila literária, atrasei algumas coisas, mas já vou colocando tudo em ordem! E uma das leituras que fiz de frente pro mar (leituras de verão) foi Tempos de mudanças, Lisa Jewel, Novo Conceito, 349 páginas.

Em um hospital em Bury St Edmunds, Daniel Blanchard está morrendo. A amiga Maggie May é sua companheira nesta jornada até o fim: senta-se ao seu lado todos os dias, segurando-lhe a mão e ouvindo histórias de sua vida, seus arrependimentos e seus segredos: os filhos que nunca conheceu e que, provavelmente, nunca conhecerá. Lydia, Dean e Robyn não conhecem o pai e também não se conhecem. Ainda... Todos eles estão passando por uma fase de mudanças e de dificuldades: Lydia carrega as cicatrizes de uma infância traumática e, embora seja rica e bem-sucedida, sua vida é solitária e confusa. Dean é um jovem sobrecarregado por uma responsabilidade imprevista, cuja vida está indo para lugar nenhum. E Robyn começou a faculdade de medicina, mas sente que alguma coisa não está certa. Três jovens com histórias muito diferentes, mas que se sentem igualmente perdidos e à procura de alguma coisa, como se faltasse um elo para dar sentido às suas vidas. E então, quando eles percebem que seus caminhos estão se cruzando, tudo começa a mudar...

Por mais que tenhamos muitas teorias para a morte, lidar com ela não é fácil! Não somos educados para isso; e, acredito, mesmo que fossemos, ainda seria difícil! Se eu já começo falando de morte, então pode esperar um bom drama do livro! Em certos momentos, lembrei-me do filme As pontes de Madison.

Daniel está apenas esperando o último suspiro e tem um grande segredo para revelar aos seus três filhos. Primeiro, eles não se conhecem, ou seja, não sabem que são irmãos! Mesmo assim, os instintos de que existe algo a mais que a própria razão pode explicar os ronda.
Lydia, Dean e Robyn estão prestes a descobrir o motivo de sentirem saudades sem explicação racional; de sentirem um vazio perturbador mesmo quando estavam acompanhados.

A autora vai intercalando sobre a vida dos quatro personagens e seus relacionamentos, traz a importância do amor da família e como os laços de sangue podem superar qualquer distancia. É um livro emocionante e que nos faz refletir; lido com o barulho do mar, confesso que fiquei mais emotiva!

Indico para todas as idades e famílias; sem restrição! A mudança é sempre necessária em nossas vidas e eis a grande lição do livro. Contudo, apesar de ter gostado, achei que em certos momentos, a narrativa ficou pesada, cansativa; e se esse era o intuito, a autora conseguiu!

Cris Aragão 12/03/2020

A cada capítulo um personagem diferente, a princípio é confuso e difícil de se situar na história; mas à medida que lemos fica tudo mais claro. Uma narrativa cativante.

Lina DC 07/03/2014

"Tempo de Mudanças" é uma trama com um enredo complexo, que atravessa o tempo e relaciona um grupo de estranhos de forma inusitada. Desde os personagens apresentados no início do livro, quando a história narrada em terceira pessoa conta a vida de Glenys, seu marido Trevor e seu cunhado Rodney até os tempos atuais onde o livro irá descrever a solitária vida de Lydia Pike, Robyn Inglis e Dean.
Os personagens presentes nesse livro são fortes e ao mesmo tempo frágeis. Dean tem apenas 21 anos e sua namorada Sky está grávida. Quando que a sua vida mudou tanto?
Robyn tem 18 anos, está prestes a começar a estudar medicina na University College London e tem pais amorosos. Quando que ela começou a sentir que faltava algo em sua vida?
Lydia é independente, financeiramente mais que estável e só tem sua melhor amiga Dixie e sua família, composta por Clem e a pequena Viola como apoio. Quando a sua vida se tornou tão solitária?
Em meio a vidas distintas, o caminho desses três protagonistas encontram um elo: Daniel, um homem de 53 anos que está morrendo em uma casa de repouso.
Com uma carga emocional muito forte o livro debate os laços que criamos durante a vida, sejam eles de sangue ou de coração e a necessidade do ser humano em se sentir conectado com alguém.
Em relação à revisão, diagramação e layout a editora realizou um ótimo trabalho. A capa é simplesmente fabulosa.

"Essa tranquilizadora reafirmação de que tudo continuaria, minuto a minuto, dia a dia, ano a ano, século a século. A compreensão de que a vida era maior do que sua experiência de vida; de que muito depois que tivesse ido embora haveria outros como ela; que talvez um dia, quando tudo o que restasse dela fosse um bloco de granito num cemitério do País de Gales, alguém em algum lugar talvez dissesse: A tia-avó da minha mãe ganhou uma fortuna com tinta, sabia? Ou talvez não". (p. 324)

Jenecy 01/02/2023

Uma trama inteligente, bem envolvente, a autora entrelaçou o enredo de maneira muito eficiente. Daquelas histórias que deixam o coração da gente quentinho, adorei !

Dose Literária 04/04/2014

Tempo de mudanças...
Graças aos céus, nunca perdi pessoas queridas pra doenças terminais. Mas ainda assim, eu me sensibilizo com elas. Já vi amigos perderem entes queridos para o câncer e sei que não é uma barra fácil de suportar. Tento me por no lugar do doente, da família e amigos, dos médicos que tratam esse tipo de pacientes. O câncer é uma doença cruel com final triste. E quando vejo filmes ou livros com personagens que estão com os dias contados devido à doença, me sinto baqueada e chorosa. E sim, e essas histórias te deixam com nó na garganta...
Tempo de mudanças, da autora Lisa Jewell e publicado pela Ed. Novo Conceito, fala sobre um homem com câncer. Ele tem pouco tempo de vida, mas não tem mulher, nem filhos ou alguma família por perto que possa cuidar dele. Tem uma amiga, Maggie, que conheceu a pouco tempo, quando já não havia muito a fazer e ainda assim, ela se apaixonou por ele. Mas como ele a trata apenas como amiga, Maggie se resigna a essa condição, e tenta fazer dos dias de seu amigo dias mais confortáveis e menos solitários. Daniel está morrendo, e compartilha com Maggie um segredo: ele provavelmente é pai. Mas nunca conheceu seus filhos, pois ele foi doador de sêmen quando mais novo. Agora, no leito de morte, deseja conhecer a[s] pessoa[s] que ajudou a pôr no mundo... Maggie, uma mulher divorciada, na casa dos 50 anos mas com ar mais jovial e alegre, não pode recusar um pedido desses. Ainda mais de Daniel, seu amigo e amor.

Continue lendo em

site: http://www.doseliteraria.com.br/2014/04/tempo-de-mudancas.html

Fer Kaczynski 01/05/2014

Todo mundo tem segredos mas alguns podem mudar nossa vida para sempre!

Primeiramente quero agradecer por ser resenhista deste blog, adorei logo de cara, é lindo! Uma honra fazer parte da família do blog Noites Malditas, demorei mas fiz finalmente a primeira resenha, espero que gostem!

Eu sou do tipo que logo que vê a capa, já quer logo comprar o livro, e julgo mesmo. Acho que o conteúdo tem tudo a ver com a capa e tudo o mais, puro engano caros leitores...e este é mais um deles!

Achei que seria um romance de época e não é o caso, trata-se de um romance contemporâneo, desses estilo dramalhões mexicanos mesmo, com direito a segredos, relações complicadas que num futuro se interligam e histórias rocambolescas e por aí vai...
Vamos aos personagens principais: Robyn, Lydia, Dean e Daniel, que são quatro pessoas que não se conhecem, mas possuem uma ligação muito importante na trama.

Leia mais em:

site: http://ladyweiss.blogspot.com.br/2014/04/tempo-de-mudancas-lisa-jewell.html

Vanessa Zuculo 15/06/2014

Este livro conta a história de três jovens filhos de um doador de esperma que decidem se conhecer e criar vínculos.

Manuella_3 10/09/2014

Que importância tem a consanguinidade nas relações familiares? Se você não fosse filho biológico, gostaria de conhecer seus pais? Como premissa de um bom drama, não é spoiler falar que o tema do livro é a doação de sêmen e os filhos gerados a partir desses doadores. Daniel é um francês que está morrendo e confidencia à sua amiga Maggie que fora doador de sêmen na juventude. Sabendo que tem quatro filhos biológicos, seu último pedido é que estes sejam encontrados. Maggie, que nutre uma paixão secreta por ele, não quer deixar de ajudá-lo nesta última aventura. Lydia, Dean e Robyn têm mais em comum do que imaginam. Uma certa inquietação com a vida, como se faltasse alguma ligação comprovada com as pessoas próximas, uma peça faltando nesse jogo, insatisfação. Não se conhecem e suas vidas estão prestes a se cruzar. Cada um está passando por um momento delicado, enfrentando alguma dificuldade que pede mudança urgente.

Lydia vive numa casa imensa, tem uma conta bancária recheada, é bonita e bem sucedida, mas sofreu muito na infância. Suas dores estão bem guardadas e parece que ela se fechou para os relacionamentos: falta-lhe um amor, só tem uma amiga e... um sentimento de inadequação comovente. Dean é um garoto de 21 anos que vive a ansiedade da chegada da primeira filha. Tenta conviver com Sky – a namorada temperamental - da melhor forma, mas o destino preparou uma amarga surpresa para ele... Robyn tem 19 anos e está começando a faculdade de medicina. Apesar de se sentir feliz em família e segura quanto à sua imagem, algo está errado e ela não sabe exatamente o quê.

Apesar do início um pouco confuso, logo o leitor pega o ritmo e sente-se confortável: afinal, são capítulos intercalados por cinco personagens, o que dá mais agilidade à trama e amplia a visão do leitor sobre cada conflito particular. É bom conhecer os pensamentos e sentimentos dos personagens, remexer em seus passados e, em alguns momentos, sentir na pele a dor que experimentam.

Adorei Lydia, desde o começo. Foi a personagem que mais despertou a minha simpatia – e também compaixão. Gostei da melancolia que ela carrega. Apesar da vida que permite muitos luxos, Lydia não é deslumbrada, pelo contrário. Sua vida metódica e organizada não é preenchida: faltam amigos, amores, familiares. Uma infância solitária fez dela uma mulher com baixa autoestima e bastante introspectiva. Os outros personagens são interessantes (especialmente Dean), mas sem o brilho dela. Não gostei da capa, embora tenha uma ligação com o final da história. Achei que leva o leitor a imaginar um romance bem feminino, quando, na verdade, esconde um bom e curioso drama contemporâneo.

Atribuí quatro estrelas à leitura, por não despertar emoções tão fortes quanto gostaria. Acho que a autora poderia criar mais tensão entre os capítulos, explorar um pouco mais as reflexões que cada personagem fez até o final da história. Senti falta de frases mais impactantes. Entretanto, são preferências minhas. Lisa Jewell conseguiu contar uma história interessante e, com certeza, lerei outros livros seus.

"... e se lembraria do rosto deles, dos olhos, dos três procurando em cada um seja lá o que havia faltado na vida deles até então: a sensação vital de reconhecimento." (p. 312)

Resenha publicada no blog Ler para Divertir:

Dany 08/10/2014

E se um recomeço fosse possível?
Quando eu comecei Tempo de Mudanças, não tinha muito conhecimento sobre seu enredo além da sinopse que acabara de ler na contracapa. Então, ao abrir o livro e começar a lê-lo, tudo parecia uma nova descoberta para mim. Os personagens, a história, a trama principal... Tudo era novo e instigante e eu não pude deixar a leitura de lado até que o sono ou as obrigações do dia me forçassem a isso.

De um lado da história temos três jovens que levam vidas diferentes, porém, sem saber, partilham da mesma origem. Lydia, Dean e Robyn foram concebidos numa clínica de fertilização e agora na vida adulta, podem decidir, em meio a vários problemas pessoais, se querem ou não conhecer seus possíveis irmãos e irmãs em um site especializado para crianças produzidas artificialmente.

Do outro temos Maggie, uma bondosa mulher da meia-idade que acabou se apaixonando por Daniel Blanchard, um misterioso francês, que acaba adoecendo e em seus últimos dias confessa a ela que foi doador para uma clínica de fertilização nos anos 80 e 90 e que certamente tem filhos por aí. Assim, Maggie se vê numa busca frenética por esses filhos, para que Daniel possa vê-los antes de partir.

Por tratar de um tema novo para mim, foi uma das poucas histórias que li esse ano que gostaria que fosse para as telas (pequenas ou grandes). Fiquei imaginando o livro todo o tempo como uma minissérie da BBC. Podia até mesmo visualizar os atores, os cenários (ruas e bairros de Londres) e as cenas. E foi divertido fazer isso. Acho que desejo mais livros assim.

O best-seller da inglesa Lisa Jewell, para mim, foi um daqueles livros dilema. Do tipo que você não quer que acabe, porque a história é muito boa e lhe prende como nada, entretanto, também é do tipo que você quer saber o final, porque as coisas precisam se resolver!

Bem, no fim das contas, em Tempo de Mudanças o que realmente importa não é como a história se finaliza até porque, essa parte ficou bem aberta a possibilidades , mas como ela se desenvolve. O rumo que as coisas vão tomando, as complicações e as resoluções que se dão. É isso que torna a escrita de Jewell tão cativante: a capacidade de criar conflitos que são reais e que envolvem o leitor.

Confira a resenha na íntegra em: