O Charco do Diabo

O Charco do Diabo George Sand

Resenhas - O Charco do Diabo

GabrielMacambira 30/01/2024

Ouviam-seao longe a contoria dos rapazes dos vilarejos vizinhos, que retornavam para suas casas e que repetiam, com uma voz um pouco rouca, os estribilhos alegres da véspera...

@Estantedelivrosdamylla 23/01/2024

George sand e seus personagens
Desde que li A pequena Fadette me encantei pela escrita da George Sand, e adorei ter me reencontrado com ela.

De um aspecto bem simplório e campestre, a história traz alguns valores morais da época, e que ainda são aplicáveis aos dias atuais, assim como costumes que não vemos mais.

Alguns acontecimentos me parecem estranhos, mas não posso ser anacrônica, a história se passa em outros tempos. Mas apesar disso, é possível ver um posicionamento tão crítico da George Sand sobre a vida, a religiosidade, os artistas e os costumes que é incrível ver uma autora tão antiga e tão lúcida.

Recomendo ?

Matheus 12/10/2023

O Charco do Diabo - George Sand
O Charco do Diabo é uma novela cativante, com sua habilidade única de criar atmosferas vívidas e personagens complexos, George Sand nos transporta para um mundo imersivo e intrigante.

A trama se desenrola em um ambiente rural, onde as forças da natureza e as nuances da alma humana se entrelaçam de maneira sublime. A prosa fluida e poética de Sand dá vida aos personagens, cada um com suas motivações e conflitos, criando uma narrativa que ressoa com profundidade emocional.

A obra explora temas universais como amor, liberdade e redenção, enquanto também oferece uma reflexão sobre a condição humana e a complexidade das relações interpessoais. O Charco do Diabo não apenas é uma leitura envolvente, mas também uma reflexão sobre a natureza humana e a harmonia com o ambiente ao nosso redor.

Esta novela é uma jóia literária que certamente cativará os amantes da boa literatura, tanto os apreciadores das obras de George Sand quanto aqueles que buscam uma narrativa rica em emoção e profundidade.

Rebeca 30/09/2023

Um romance clássico que retrata o dia a dia em uma região rural francesa no século XIX.

A história é bastante simples, apresentando os personagens principais em uma trama onde um busca uma noiva, e outra busca um sustento e, no caminho acontecimentos levam a mudanças no rumo da vida dos dois.

Pra mim, o melhor da história é poder acompanhar, de forma fiel, os costumes e cultura dos camponeses da época, e a interação da autora com o leitor.

biabiaib 28/04/2023

Bom e único!
Pra quem quer começar a ler clássicos, o charco do diabo é um bom começo. Tem uma linguagem simples e fácil de acompanhar.
A introdução e apêndice da autora foram, pra mim, mais interessante do que a história do Germain. Adorei como os questionamentos sobre a morte e a pintura de Holbein me fizeram ficar pensando naquilo por bastante tempo.

3,5/5

Jessica 02/04/2023

Agradável
Um livro muito agradável este! De fato, não é daqueles repletos de reflexões e retratos realísticos da realidade, mas suas cenas e costumes campestres são o suficiente para agradar e trazer certa paz. Talvez o mais interessante nesse livrinho é a tentativa da autora de deixar registrado os costumes dos camponeses da sua época e região, lá no século 19, na França, e até diz ela que o enredo do livro veio da história de vida de camponês que contou a ela. Achei muito legal essa interação direta com o leitor, especialmente porque, agora, há dois séculos de distância nessa interação. Acredito que vale a pena a leitura. ??

Anna intimista/yt 02/04/2023

Uma agradável surpresa
A escrita é genial, me confundiu por diversas vezes. E confesso estou tentando entender alguns pontos ?. tenho outros títulos da autora vou sem medo agora.

Taci.Souza 28/03/2023

Em "O Charco do Diabo", George Sand apresenta um romance de cotidiano, desenvolvendo um enredo simples que retrata o dia a dia em uma região rural da França no século 19, destacando pensamentos e costumes comuns à época e localidade.

Embora não apresente uma trama de grandes acontecimentos e reviravoltas, a autora sabe manter o leitor interessado em acompanhar os eventos comuns de pessoas comuns. Sua escrita envolvente, ainda que propositalmente rebuscada, confere uma elegância própria à narrativa e possibilita uma leitura fluida.

O livro me rendeu uma ótima experiência de leitura, sendo uma forma satisfatória de estabelecer um primeiro contato com a autora, cuja obra já tenho interesse em me aprofundar.

Svelen 03/02/2023

A maior escritora francesa
Fazia um bom tempo que eu queria ler algo da maior escritora francesa, porém não temos muito dela aqui.

A escrita é leve e a história é rápida, mas apenas isso.

Não achei envolvente e nada demais, o pior é ler um retrato extremamente maduro para uma menina de 16 anos que vai se relacionar com um homem viúvo de 28.

Embora eu saiba que isso era totalmente normal antigamente, ainda é meio desconfortante.

No fim, por mais que não tenha gostado, ainda pretendo conhecer mais de Sand.

Lucas1028 31/08/2022

Amandine Dupin tem a escrita mais leve que li num clássico.
Amandine Dupin (nome real de George Sand) tem, entre todos os autores e autoras clássicos que me lembro de ter lido, a escrita mais agradável e leve. Eu me impressiono ainda em como suas obras fluem rápido quando leio, até mesmo as reflexões filosóficas complexas aqui contidas são transmitidas com muito clareza e elegância pela autora.
O final desse romance campestre é muito detalhado sobre as comemorações de casamentos nas cidadelas no interior da França no séc. XVIII. Os costumes pagãos recém cristianizados são tão diferentes e únicos o que enriquece muito a obra.

Sol 62 31/07/2022

Amandine Aurore Lucile Dupin (1983-1876) é escritora e memorialista francesa do século XIX. Para ter suas obras publicadas, lidas e respeitadas, Amandine utilizou o pseudônimo masculino de GEORGE SAND, uma vez que mulheres em sua época, não eram aceitas como escritoras, independente da qualidade do seu trabalho. Amandine apesar de ter utilizado um pseudônimo masculino, foi uma mulher muito à frente de seu tempo, desafiando as convenções sociais tradicionalistas.

O Charco do Diabo é um romance campestre que enaltece a vida no campo e valoriza a sabedoria baseada na cultura tradicionalista dos camponeses. Gostei da forma de escrita da autora, com seus momentos idílicos e poéticos.

@bibliotecagrimoria 18/05/2022

Me surpreendi com esse livro. Um romance simples, camponês, quase com um tom de contos de fadas e complexo na medida em que procura expor os costumes da época; os festejos, as cortesias etc...
Recomendo por se tratar de um clássico de George Sand, uma das poucas escritoras que do século de XIX que consegui alcançar projeções até a atualidade. E ainda assim é pouco falada.

Carol Poupette 06/03/2022

Romance Clássico Camponês
Gostei bastante da história de amor camponês entre Marie e Germain. O enredo, os diálogos, o modo como tudo foi acontecendo e se desenrolando. Um digno romance clássico.

Só achei um pouco enfadonho a parte inicial e final do livro, onde a autora se ateve a descrições além do romance, explicando costumes e tradições.