...E o vento levou

...E o vento levou Margaret Mitchell

Resenhas - E o Vento Levou

Aninha 08/01/2022

Romance perfeito
Esse livro é maravilhoso,lembro de ler ele mais de uma vez e ainda assim amar essa história,um romance de época,que envolve escravidão,guerra,fome,caos,mas ainda assim com a presença de certos personagens carismáticos,cenas que te deixam agoniada,mas que faz te prender mais na história.

Jóice 26/12/2021

Nem consigo acreditar o quanto o final desse livro me deixou arrasada. No início não achei que ficaria tão apegada aos personagens, mas com o passar dos capítulos, cada vez me vi mais envolvida. Com certeza é um livro que vai me marcar por muito tempo.

Vivi Barini 24/12/2021

Perfeito, maravilhoso, incrível, cruel, dilacerante. São palavras que nem começam a exprimir toda a gama de sentimentos que esse livro evoca ao longo de suas páginas. Ao acompanharmos Scarlett ao longo de 12 anos de sua vida, passando pela terrível Guerra Civil Americana, vemos diversos personagens profundos, bem construídos, que mudam, se desenvolvem e os quais aprendemos a amar de um jeito que é duro terminar o calhamaço e pensar que não os veremos mais. A história não é nem um pouco entediante ou arrastada; você se vê virando páginas e páginas querendo saber o que vai acontecer em seguida, e termina o livro querendo começá-lo de novo só para passar mais tempo com os personagens.

Aline Donatoni 23/12/2021

Livro maravilhoso, leitura fluida e personagens bem desenvolvidos.
Scarlett é determinada e muito forte, mas totalmente infantil, inescrupulosa, egoísta e interesseira, péssima mãe, e mesmo assim ainda torcia para que ela mudasse, amadurecesse e desse valor a família e amigos que tinha.
Rheet conquistou meu coração desde o início, o mais inteligente e correto para os assuntos que realmente importam.
O sentimento ao final da leitura é de vazio, parece que falta alguma coisa, sei que Scarlett merecia o fim que teve, mas queria muito vê-la feliz e crescida, mas entendo o final e acho que foi coerente, afinal anos de erros não podem ser consertados com um simples pedido de desculpas, Scarlett foi cega por tempo de mais e colheu as consequências de seus atos.

@ruthlunang 19/12/2021

E o vento levou
Esse livro foi muito complicado de avaliar.

Scarlet é uma personagem irritante, egoísta e muito imatura. Ao mesmo tempo ela consegue ser forte e cuidar de todos ao seu redor, mesmo sem se importar com ninguém. A obsessão dela com Ashley é o principal motivo de todas as suas ações, e isso dá muita raiva. Ela foi uma personagem que eu não consegui gostar, mas também não consegui odiar.

Ashley é simplesmente um covarde! Nunca tomou iniciativa pra nada e ainda por cima alimentou as esperanças de Scarlet, mesmo sendo casado.

Melanie, coitada, mais ingênua impossível e ao mesmo tempo extremamente forte. Sempre ficou ao lado de Scarlet, mesmo ela não merecendo absolutamente nada!

Rhett!! O mais sensato e o único que tratava Scarlet da forma que ela merecia.

Além disso esse livro é recheado de racismo, o que incomoda demais. Porém esse livro foi escrito por uma pessoa racista, retratando pessoas que também eram racistas. Mas a escrita era tão envolvente e eu realmente fiquei curiosa pra saber como tudo ia se desenrolar, o que me fazia pensar nesse livro o tempo inteiro. O final pra mim foi perfeito e coerente, e por isso dei 5 estrelas.

Lanny 10/12/2021

Injuriada
Esse livro pra mim é igual aqueles memes do cavalo desenhado mega realista e que vai virando o desenho de uma criança. Mas talvez, eu colocasse só o rabo como mal feito porque é só o final que incomoda.

Tudo bem, eu entendo que Scarlett merecia todas as palavras de Rhett naquele último capítulo, mas ela poderia ter alongado um pouquinho mais e consertado aquela bagaça.

Alem disso, tem a obsessão absurda de Scarlett por Ashley que cansou. Mas daí essa obsessão tem uma explicação, mesmo assim não elimina o fato de que foi um saco.

Scarlett amadureceu demais da menina infantil que era e se transformou numa mulher forte, mas custou demais.

Melanie que mostrou ser a fortaleza tanto dela quanto de Ashley e até de Rhett.

Preciso ler a continuação pra ver onde foi dar isso, pena que não foi a autora que escreveu, mas serve.

Rachelz 10/12/2021

Vivi uma vida nesse livro
1038 páginas foram poucas para descrever essa incrível história de todos, não só da protagonista. Leitura que não me cansou nem nas partes só sobre a guerra.
Achei que o livro fosse sobre o romance dos protagonistas e estava totalmente errada. A GUERRA é o protagonista, ela é um ponto determinante do livro - ANTES, DURANTE E DEPOIS
Scarlet mimada e chata, mesmo em muitas situações se tornando forte em meio a tempestade, perdeu ou nunca valorizou a essência da vida (ai ai as vezes ficava com uma raiva)
Rhet não tenho nem palavras, não queria julgar o cara como """vilão """"" completamente pois via algo a mais em seu complexo personagem. Me doi só de pensar

Acho que a única personagem que reconheci como preferida foi Melanie que sempre foi UMA VERDADEIRA DAMA

Queria escrever mais, só que estou com um aperto no coração que eu não tive em outros livros, vou ficar pensando até eu ler algo mais chocante que esse livro
Lorena 10/12/2021minha estante
É um dos meus livros preferidos na vida.

Rachelz 10/12/2021minha estante
Agora refletindo, acho que não vou esquecê-lo facilmente. Então provavelmente vai se tornar meus melhores da vida também

Lara 16/01/2022minha estante
Quero coragem p ler esse livro

Carol 02/12/2021

Esse livro é o retrato de uma época, então a gente encontra na leitura muita coisa que é absolutamente inaceitável nos dias atuais. Mas justamente por ser esse retrato de uma época, é muito rica a forma como a guerra civil é representada e como as consequências dessa guerra são mostradas. O romance pra mim foi secundário, mas gostei por ser tão diferente do que eu esperava.

Lanny 22/11/2021

Nunca imaginei...
Nunca passou pela minha cabeça, nem em sonho que eu fosse gostar tanto desse livro.

Cresci vendo a Globo anunciar a "minissérie" (na verdade, o filme dividido em partes) e nunca assisti. Anos depois, comprei o dvd e tbm nunca assisti.

Entrei nessa leitura coletiva por impulso e achei que seria uma leitura maçante. Nossa, que erro meu.

Uma aula de história, fonte de indignação com a escravidão, tapa na cara sobre a devastação que uma guerra deixa e muitos ensinamentos de vida.

A Scarlett começou o livro uma menina mimada insuportável e terminou uma mulher guerreira.

Rhett é simplesmente o melhor. O livro se beneficiaria ainda mais se ele aparecesse mais vezes.

Ashley é simplório, e a obsessão de Scarlett por ele é totalmente descabida. Me pergunto até onde vai isso.

Melanie é um mistério. Se o livro fosse escrito em primeira pessoa, eu diria que Scarlett esconde os atributos dela. Em terceira, mas com foco em Scarlett, me parece que tem muito dela e de sua força que não é descrito. Espero que Scarlett não a faça sofrer e nem Ashley.

Ansiosa pra o volume 2.

Julia da Silva 11/11/2021

É incrível que, mesmo sabendo - ou pressentindo - como as coisas terminariam, ainda assim eu tenha ficado chateada. A narrativa toda se construiu para um único e plausível final, porém não me impediu em momento algum de desejar que o rumo fosse outro.
Esta é definitivamente uma das obras mais mundanas que já li e merece todas as cinco estrelas que dei. Se engana quem pensa que se trata de uma história de amor. É uma história sobre luto, fome, guerra. Sobre como o humano erra e às vezes é incapaz de aprender com os próprios erros. Sobre bondade e misericórdia também.
Enfim, uma leitura forte, mas que vale a pena ser lida.

Evellyn @2.beijos 10/11/2021

Meu coração está uma bagunça mais uma vez depois desse livro
Eu fico completamente encantada com a construção impecável dessa história. Todo o desenvolvimento... Parece que nada é escrito em vão, tudo se encaixa, leva a algum lugar... Te faz entender personalidades, situações... Eu fico verdadeiramente espantada com a excelência e maestria da escrita da Margareth.

Finalizo essa obra de arte pela segunda vez encantada e com a certeza que esse é meu livro favorito!

Sobre essa edição da Ciranda Cultura com o selo da Principis

O acabamento realmente é triste de ver, páginas super finas, capa extremamente mole, achei alguns erros de digitação e muitos problemas com a impressão no meio do livro (nada que impeça a leitura).

Sobre a adaptação, senti que pouca coisa ficou de fora em relação ao texto integral, mas muito do "gostinho" foi perdido, pois muitos diálogos foram cortados ou então resumidos em um parágrafo. Mas sinceramente eu não sei se seria capaz de fazer melhor, realmente esse é um livro que parece que cada palavra está ali por um motivo e imagino a dificuldade para adapta-lo.

Enfim, recomendo a edição mas se vc puder leia no texto integral vale muito a pena!

SPOILER

Ler as últimas páginas é angustiante, a vontade de fazer algo... Tudo ali, finalmente derramado, escancarado na cara de todos, como dói! Como queria uma continuação! Como queria saber se Rhett volta para Scarlett, como queria ver essa personagem tão odiada/amada finalmente com a luz sobre seus olhos...

Acho que justamente esse final que provoca tantos sentimentos é o final perfeito pra acabar com chave de ouro, deixa aquela necessidade gigantesca de "quero mais" e acaba em uma grandeza absoluta.

Meu coração está uma bagunça mais uma vez depois desse livro, espero que o que escrevi faça algum sentido haha

@2.beijos

Shirley.Santana 06/11/2021

Do começo ao fim a Scarlet me fez muita raiva,as decisões dela,seu egoísmo e narcisismo me fizeram ter vontade de dá uma pela surra,A única que me conquistou mais ou menos foi a Melanie e ainda sim em alguns momentos tive raiva. Já nos 84%da leitura está com vontade de dá duas estrelas e meia,mas o final salvou para as três estrelas

Ruama 03/11/2021

Lido uma vez e pretendo nunca mais lê-lo, o. Livro em si é muito bem escrito, cheio de detalhes, personagens complexos e bem escritos.

O que incomoda é o racismo explicito, o que me faz ter a certeza que nunca irei le-lo.