E o Vento Levou

E o Vento Levou Margaret Mitchell

Resenhas - E o Vento Levou

Gouveia 20/07/2022

Apenas o arrependimento de ter pego a edição que é dividida em 2 volumes em vez da edição completa ?. Muito ansiosa para ler o volume 2?

Melissa.Julia 20/07/2022

Merece um oscar??
Foi o melhor livro de época que eu já li. O maior clássico,o maior enredo,tudo nesse livro foi conduzido perfeitamente. No início a narrativa foi bastante arrastada por conta da riqueza de detalhes da guerra,mas quando essa parte passa,e se instala o caos,a leitura flui tranquilamente. Odiei a personalidade da Scarlett no início,e no fim parecia que tava no início...se depois da guerra ela tivesse permanecido em Tara trabalhando igual ela fez,eu poderia gostar dela,foi um trabalho árduo,limpou a imagem dela. Mas se tratando da Scarlett não tem como ela ser boa pessoa por muito tempo,logo depois de sair de Tara cometeu um erro atrás do outro. Foi detestável o modo como tratou seus próprios filhos. Adorei o modo como Rhett limpou a própria barra sem pensar em benefício próprio,acho que quem mais sofreu no livro foi ele,nunca conquistar seu amor e perder sua filhinha amada. História excepcional, é uma pena que tenha terminado de forma tão trágica. Esse livro merecia um oscar??

Amanda.Nowacki 17/07/2022

Fazia tempo que não lia uma história tão envolvente!
Mais de 1000 páginas de uma história envolvente, cheia de reviravoltas e com um enredo que faz com que mergulhemos nos diversos cenários e gerações. Possui suas problemáticas sim, mas problemáticas que nos fazem refletir e nos ensinam o quanto devemos ser diferentes do que nos é apresentado na história. Um livro que no futuro com certeza vou querer reler e reencontrar Scarlett O'Hara e os demais personagens...super indico!

Gabi Saraiva 10/07/2022

? E o Vento Levou
Eu sempre fui apaixonada por essa história, ja havia assistido ao filme duas vezes, dessa vez me aventurei no livro. Confesso que me incomodou muito a forma com que os negros eram tratados e também com a forma que as mulheres serviam apenas para cuidar do lar, mas Scarlet sempre obstinada, foi contra as regras da época e mostra que mulheres podem ter negócios e opinar pela própria vida, mas tudo isso teve seu preço.

Rique Viola 07/07/2022

Apesar de tudo, amanhã é outro dia
Tive meu primeiro contato com esta história majestosa a partir do filme homônimo (por forte recomendação de minha mãe), e o assisti tanto no idioma original, como dublado. Foi uma experiência incrível poder enfim conhecer este clássico da década de 1930, e cada minuto das quase 4 horas de filme valeu a pena.

A partir daí coloquei como o objetivo adquirir o livro, ter o prazer de conhecer a escrita de Margaret Mitchell e adentrar de forma mais aprofundada na história. Foi então que adquiri o volume único da editora Record e simplesmente me apaixonei.

A história sem dúvida nenhuma é um desses clássicos como O Poderoso Chefão (que ainda estou para ler), tem como principal pano de fundo o período da Guerra Civil norte-americana, e como protagonista a famosa Scarlett O'Hara, uma jovem mimada e de certa forma muito engraçada que vive um amor platônico com Ashley Wilkes, enquanto rejeita o homem que verdadeiramente a ama, Rhett Butler.

Um dos pontos que mais amo neste romance é a nítida evolução de maturidade da Senhorita O'Hara diante das reviravoltas da Guerra em sua vida. Aqui nesta obra o leitor encontra um mix de momentos felizes, engraçados, tristes, de queda e de superação.

Para finalizar, deixo aqui minha recomendação deste clássico que amei e que, espero, será sempre lembrado de geração em geração.

Carolinad 06/07/2022

Dos momentos de ação até os de amor, romance e história
E o Vento Levou é um livro sobre a guerra civil, mas com um ponto de vista diferente do qual estamos acostumados; a obra mostra o lado derrotado da guerra através dos olhos de Scarlett O'Hara.

Scarlett possui um gênio forte, personalidade marcante e um orgulho inabalável, além de mostrar suas facetas impulsivas e manipuladoras por vezes. Ela adorava flertar com os rapazes e perturbar as demais garotas que considerava suas concorrentes. No início da guerra ela tem apenas 16 anos e é obcecada por Ashley Wilkes, filho do fazendeiro vizinho, e como ela é acostumada a ter tudo o que quer, não vai desistir tão fácil do seu pensamento que persiste em dizer que ela o ama.

Porém, Rhentt Butler aparece nessa história e ele logo fica encarando com a moça de opinião, difícil de domar e tão incomum em comparação com as outras que já conheceu. A história deles começa em um churrasco e, desde então, gostaria de dizer que levei apenas alguns minutos para dar meu selo de nasceram-um-para-o-outro.

Bom, os detalhes sobre a guerra, as minuciosas descrições, os costumes e tradições, as localizações, a questão racial... Não tem como negar que é um livro incrível e que todo esse cuidado para com os detalhes o tornam melhor ainda. A escrita é fluida e leve. A personagem principal é tão viva que é difícil não se apegar nela, seu desenvolvimento é muito real e ela é muito fiel aos seus pensamentos e sentimentos. Mesmo que cada leitor ou ame, ou não suporte Scarlett, é impossível negar que a construção dela é sensacional.

Contudo, Mitchell não focou apenas nessa personagem maravilhosa. Ela conseguiu dar vida e desenvolver todos os seus personagens, mesmo os coadjuvantes.

Um livro tão bem escrito que as vezes é difícil lembrar que você não está nesse universo e que os personagens só são personagens, um dos meus favoritos e que recomendo para qualquer um!

Sonaly 04/07/2022

Uma obra prima.
Uma leitura magnífica. Os cenários e momentos da história são muito bem descritos. A personagem principal é uma mulher lutadora e forte, mas ao mesmo tempo, quando se fala do coração, não percebe que a felicidade está mais perto do que ela imagina. Uma obra prima.

Flávia Menezes 25/06/2022

NÃO VOU PENSAR NISSO AGORA. PENSAREI NISSO SÓ AMANHÃ!
?E o Vento Levou?, de Margaret Mitchell, lançado em 1936, é um clássico que foi escrito pela autora durante um período em que esteve doente, e que levou anos para ser trabalhado, até chegar a sua publicação. E como resultado, temos uma quantidade grande de páginas, porém que não são suficientes para que, ao terminar, não queiramos ainda mais dessa história que nos conquista de forma arrebatadora.

Muito embora esse seja um clássico cuja questões raciais estejam bem-marcadas, e que chegaram a levar grandes redes de streaming a banirem sua adaptação para o cinema, eu penso que é uma questão que faz parte de uma época, e que infelizmente não pode ser apagada. E embora seja realmente doloroso, eu penso que existem tantas mensagens contidas neste livro, que se pudermos enfrentar todo o desconforto, poderemos nos beneficiar em tirar todas as suas boas lições.

Scarlett O´Hara é uma das personagens mais icônicas de todos os tempos, e junto com Holly Golightly (Bonequinha de Luxo), sua personalidade é tão marcante a ponto de ficar gravada na nossa memória para sempre.

Scarlett começa a história como uma menina jovem, cheia de sonhos, mimada e cheia de vontades, nutrindo uma paixão por um homem que apesar de também ter sentimentos por ela, não a escolhe. Ao contrário, sua escolha para esposa é uma mulher bem mais simples em atributos físicos, porém bondosa ao extremo, e que ao longo da história vai ganhando nossos corações de um jeito que nem sequer esperávamos.

Melanie, a Melly, é a única personagem boa e ingênua de que me lembro ter gostado tanto em toda a minha vida. E a autora foi tão brilhante em construí-la, de forma a mostrar porque, mesmo na simplicidade, pode haver tamanha beleza em um personagem, sem que isso diga respeito ao aspecto físico. Aliás, uma das maiores habilidades dessa autora, são as oposições. Assim como Melly é praticamente o oposto de Scarlett, Ashley é o oposto de Rhett.

Ashley é o amor da adolescência de Scarlett, e esse clima de amor impossível é algo que nos faz questionar o porquê de Scarlett amar tanto um homem que tem tão pouco a oferecer. Mas quando analisamos bem de perto, a personalidade forte de Scarlett, sua força que vai se manifestando conforme os obstáculos vão surgindo, é o que a faz, no fundo, desejar um homem que não está acima dela. Scarlett quer brilhar, quer ser a força, e um homem para ela é aquele que vai adorá-la, colocando-a em um altar.

O que também nos conta o motivo pelo qual Ashley sempre a afasta. Como um homem pode permanecer ao lado de uma mulher que o enfraquece tanto? Por mais tolo que Ashley pareça, a verdade é que ele é corajoso o suficiente para dizer não a esse amor que o reduz, mesmo que a princípio pareça tão cheio de devoção. E é aí que entendemos a grande mulher que Melly é. Porque com sua delicadeza, sua humildade, ela é quem fortalece Ashley. Não Scarlett.

Sobre Rhett... ah, o que dizer de Rhett? Sabe aquele personagem que vai te ganhando aos poucos, só para depois te deixar caidinha por ele? Esse é o Rhett. No começo, ele pode até ser visto como um vilão, um homem ruim que faz coisas piores ainda para Scarlett, quando na verdade, é um homem que esconde um amor enorme, atrás de uma inteligência muito sagaz.

Só ele sabe como domar a indomável Scarlett. E quer saber? Essa relação deles é tão divertida, que você acaba passando pano para tudo o que ele faz. Eu confesso que passei e até o fim! Até mesmo porque no final, quando esse personagem abre o seu coração e escancara tudo o que sente, ele acaba nos levando às lágrimas.

Sabe aquela vontade de que exista na vida real um homem capaz de nos dizer todas as coisas que ele dizia sentir pela Scarlett, e fazer tudo o que ele fazia por ela? Foi exatamente o que senti pelo Rhett. E tenho que dizer que essa autora fez meu coração ficar em inúmeros pedacinhos, só de lembrar que ele é apenas um personagem, e não existe na vida real. Os sentimentos e ações de Rhett o colocam no patamar do homem mais incrível que já vi em toda a minha vida. Mesmo sendo apenas um personagem.

Se Gustave Flaubert despertou as mulheres para as delícias da paixão e do amor romântico, ao invés das uniões frias por conveniência, Margaret Mitchell nos faz perceber o quanto a paixão nos cega, e nem sempre o homem real é o mesmo daquele que vive em nossa fantasia. É a típica lição para levar para a vida toda e passar para todos os que amamos.

Nada do que eu escreva sobre esse livro vai poder demonstrar 1% da sua grandiosidade. A narrativa é poética, e flui de uma forma que você nem sente as páginas passando. E por mais que seja um livro longo, sua trama é tão perfeitamente desenvolvida, que te prende do início ao fim. Nas partes boas e nas partes tristes. E no final, eu queria mais uns 3 calhamaços desses de continuação. Até porque não há um único erro que eu consiga apontar. Essa história é simplesmente perfeita!

De fato, depois de uma leitura como essa, eu me pergunto como superá-la. E honestamente, acho que nunca irei superar não ter mais nenhuma história sobre a audaciosa e corajosa Scarlett para ler. E sabe o que é pior? Eu já não sei mais o que fazer sem o Rhett e suas provocações, e seu jeito de cuidar da Scarlett à moda antiga, como só um homem do passado sabia cuidar. Não sei como superar a partida de todos esses personagens incríveis. Não sei como uma nova leitura poderá me distrair de tamanho impacto.

E como resposta a todo sentimento que essa leitura me despertou, e também para conseguir encerrar essa resenha, eu preciso pegar por empréstimo o bordão de Scarlett O´Hara: ?Não vou pensar nisso agora. Pensarei nisso amanhã, porque amanhã será outro dia!?
Gleidson 25/06/2022minha estante
Magnífica! Vc conseguiu expressar seus sentimentos em relação ao livro. Depois disso, só me resta ler o livro. Rs

Flávia Menezes 25/06/2022minha estante
Ah, Gleidson, obrigada ?. E olha?eu super te incentivo a fazer essa leitura, porque essa autora é simplesmente perfeita! ??

skuser02844 25/06/2022minha estante
Que resenha maravilhosa, agora estou morrendo de vontade de ler!

Flávia Menezes 25/06/2022minha estante
Xará!!! Você precisa ler!! Te garanto que o tamanho até pode assustar, mas a leitura?você não se arrependerá ????

Fabio 25/06/2022minha estante
Que resenha é está! Desta vez se superou!! Perfeita!

Michelle.Gandolfi 25/06/2022minha estante
Uau, sem palavras. Meus parabéns!!??
Com certeza entrou na minha lista.

Lu @gentequeamalivros 25/06/2022minha estante
Eu só quero morar nessa perfeição de resenha ??.

Flávia Menezes 26/06/2022minha estante
Fábio, muito obrigada!! ????

Flávia Menezes 26/06/2022minha estante
Michelli, obrigada pelas palavras!! Nossa. Vou ficar de olho esperando você começar esse, só pra acompanhar o que você vai achar! ??

Flávia Menezes 26/06/2022minha estante
Ah, Lu!! Muito obrigada!! ? E obrigada pela companhia durante a leitura!! Foi ótimo poder trocar impressões sobre essa história tão incrível! ???

Reader.. 26/06/2022minha estante
Comprei esse box ano passado, no meu aniversário, nem tirei ele do plástico ainda, espero ler esse ano.

MaywormIsa 26/06/2022minha estante
MARAVILHOSA resenha! Obrigada por compartilhar com a gente seus sentimentos e suas impressões de forma tão agradável e bem estruturada. O livro é muito complexo, o filme deixa menos pesado porque, como muitos sabem, foi tirado o aspecto racial o máximo possível. O filme é o favorito da minha vida, e tô pra ler o livro esse ano. Obrigada novamente pela resenha e em breve posso entrar no clube das apaixonadas pelo Rhett ????

Maygeek7 26/06/2022minha estante
Que resenha maravilhosa!!!!
Eu voto em Flávia para presidente ?
Eu já disse que amo as suas resenhas?! Amo!!!

Flávia Menezes 26/06/2022minha estante
Jura, Sig? Eu admiro quem consegue deixar o livro no plástico até ler. E esse é um calhamaço de respeito. Romântico, uma narrativa bem feminina, mas muito bonito. Espero que você também possa ter uma boa experiência com ele. ??

Flávia Menezes 26/06/2022minha estante
Isa, nossa, estou imensamente lisonjeada com as suas palavras! Obrigada de coração! Eu assisti ao filme, mas por sorte nem me lembrava tanto, e foi uma grande experiência. Mas logo logo vou assisti-lo de novo, até porque acho que vai ser bem diferente dessa vez. Impossível não amar essa história não é? E Isa, te aguardo no Clube das Apaixonadas pelo Rhett! ???

Flávia Menezes 26/06/2022minha estante
Mayra, minha linda!! Obrigada! Que gostoso ler isso! Não sabe como me deixa feliz saber que a minha paixão por esses livros consegue ser transmitida na forma como escrevo. Agradeço suas palavras. Entraram aqui no meu coração e ele ficou mais quentinho! ????

Isabelle 16/06/2022minha estante
Amo! Sem dúvida, um livro inesquecível.

Jão 11/06/2022

"Todos sofreram infortúnios esmagadores e não foram esmagados. Não se deixaram abater pela queda de impérios, pelos facões de escravos revoltados, por guerra, rebelião, proscrição, confisco. O destino maligno talvez tivesse abatido suas costas, mas nunca seus corações. Eles não se lamentaram, mas, sim, lutaram. E, ao morrer, morreram cansados, mas não vencidos. Toda aquela gente, cujo sangue lhe corria nas veias, parecia estar se movendo silenciosamente no quarto iluminado pela lua. E Scarlett não se surpreendeu por vê-los, esses antepassados que haviam suportado o pior que o destino podia lhes reservar e o tinham transformado em algo melhor. Tara era seu destino, sua luta, e ela ia conquistá-la".

Luh 24/05/2022

Mas,do meu ponto de vista pessoal vou dizer:é uma obra prima
Tem pouco tempo que comecei a pegar o gosto pela leitura. Confesso que quando decidi ler E o vento levou, fui um tanto ambiciosa, já que a maioria dos livros que tinha lido até o momento tinham cerca de 300 páginas. Achei que em algum momento iria cansar e acabar desistindo da leitura. Mas foi ai que me enganei, não me cansei da leitura nem por um minuto. É incrível como a história vai sendo construída pouco a pouco, passando por toda a trajetória de Scarlett e todos aqueles em sua volta. E gente, eles passam por muitas coisas kkkkk. A história te traz tantas reviravoltas, e tantas histórias a serem desenvolvidas que você se encontra imerso naquilo, esperando ansiosamente pelo que vem pela frente. Antes mesmo de terminar a leitura, eu já sabia que este livro se tornaria o meu preferido (pelo menos até o momento kkk). Eu apenas gostaria que o livro tivesse mais mil páginas, para que a história pudesse continuar, confesso que apesar de ser compreensível, fiquei muito triste com o final. Mas mesmo assim, não estraga nem um pouco a experiência incrível de ler este livro.
Ainda não entendo bem os termos, mas devo dizer também que E o vento levou é o puro suco do Hate to Love/ Enemies to Lovers. A personagem da Scarllet é bem complicada tem horas que você quer dar três tapas na cara dela por conta de suas atitudes totalmente egoístas, talvez lhe falte o tal do caráter kkkk, mas é incrível em como ela se torna uma mulher forte e em como ela é julgada por tudo aquilo que se tornou. Mas é triste ver que apesar de ser essa fortaleza, ela era muito ignorante no que se diz respeito aos próprios sentimentos. Bom, o livro é incrível! Leiam ! ??

P.s.: agora já posso ver o filme, espero que seja tão bom quanto o livro ?
Lu @gentequeamalivros 09/06/2022minha estante
Como uma amante desse livro só posso dizer que começou lendo o livro certo ??.

Luh 10/06/2022minha estante
Siiiim, ele conquistou meu coração de uma forma, foi até triste quando acabou

Lu @gentequeamalivros 11/06/2022minha estante
Eu entendo pq todos os dias que olho pra ele na estante quero reler ?. E sempre que alguém fala E o vento levou bate uma saudade que nem sei explicar ?.

Luh 14/06/2022minha estante
Siiiim, eu terminei a pouco tempo, já comecei a ler outro, mas as vezes eu me pego pensando na história. Em como eu gostaria de tivesse mais ?
Você leu a ?continuação? que foi escrita por uma outra autora?

Lu @gentequeamalivros 20/06/2022minha estante
Eu comecei a ler mas parei pq senti um pouco de diferença na escrita e aí infelizmente já começa a comparação então resolvi dá um tempo pra dar uma "esquecida", se é que é possível fazer isso ??. Mas com certeza vou pegar novamente.

Luh 21/06/2022minha estante
Kkkkkkkk impossível né. Também vi alguns comentários sobre essa diferença, uma pena, mas pretendo ler também. Estou curiosa com a possível continuação ?