... E o Vento Levou

... E o Vento Levou Margaret Mitchell

Resenhas - E o Vento Levou

Bruna 01/09/2021

Eu estou tão sem palavras... São muitos sentimentos diferentes que esse livro me causou. É definitivamente uma experiência de leitura única e todo leitor que gosta de clássicos e História deveria viver.
Eu esperava um livro chato e enfadonho, encontrei uma história complexa, cheia de camadas com personagens elaborados e que não seguem padrões de heróis e vilões. É um livro que traz tantas mas tantas discussões sobre a vida, sobre tudo que com certeza me enriqueceu. De fato, tem muitas partes racistas que me deixaram extremamente revoltadas enquanto ia pois a autora escreveu as partes da guerra e da escravatura pelo ponto de vista dos sulistas. Mas até isso nos serve de lição para entenser melhor a ideia que a sociedade daquela época tinha e como enxergavam as coisas. Uma leitura que me surpreendeu demais e que nos últimos capítulos foi uma montanha russa de emoções que eu preciso de tempo pra absorver.

Aninha 08/01/2022

Qual o melhor?O 1 ou o 2?
Eu não sei qual é o melhor para mim,amo os dois com a mesma intensidade,a escrita da Margaret é maravilhosa,muito bem detalhada,que te leva para dentro daquele universo,esse drama perfeito! Só digo uma coisa:Leiam esses dois livros

letAcia101 05/10/2021

Scarlett O'Hara
Livro mais que perfeitooo !!! Amei conhecer a Scarlett O'Hara , apesar de muitas vezes querer bater nela pela suas ''maldades '' .Todos os personagens que eram mencionados , sua história de vida também eram , ou seja não eram só jogados do nada ali , gostei disso .
Rhett Butler me desapontou duas vezes nesse livro
:( . Eu acho que Ashely não merecia a Melanie , de jeito nenhum e eu nem sei o que Scarlett viu nele , sério mesmo .
A guerra foi toda bem tratada aqui , a fome , as pessoas perdendo tudo que tinham , o depois da guerra , foram momentos difíceis da leitura .
Enfim fiquei alguns meses lendo E o vento levou e agora só consigo sentir falta da leitura ...

NatAlia.Zangirolymo 14/10/2021

Ranço de Scarlett O'Hara
O livro é maravilhoso, sem dúvida. O meu sentimento em relação a Scarlett O'Hara foi de puro ranço no começo, depois passou o resto do livro alternando entre ranço e admiração e terminou da maneira como começou. Ela é uma personagem extremamente egoísta, mimada e inconsequente, e apesar de sua evolução em vários sentidos ao longo da história isso não muda, pois está em sua essência, mas achei admirável a sua capacidade de se adaptar as mudanças, isso foi o que tornou a personagem realmente memorável pra mim. Não acho que o livro mereça o título de maior romance de todos os tempos, no sentido romântico, pois a obra não se foca no romance e sim na história da Scarlett e dos personagens que passam pela sua vida. O final extremamente melancólico me deixou triste, pois acaba destoando do restante do livro, que apesar de se passar em grande parte durante a guerra, ainda assim tem um tom mais otimista do que o final, além de momentos cômicos que somem nas últimas 200 páginas.

Julia da Silva 11/11/2021

É incrível que, mesmo sabendo - ou pressentindo - como as coisas terminariam, ainda assim eu tenha ficado chateada. A narrativa toda se construiu para um único e plausível final, porém não me impediu em momento algum de desejar que o rumo fosse outro.
Esta é definitivamente uma das obras mais mundanas que já li e merece todas as cinco estrelas que dei. Se engana quem pensa que se trata de uma história de amor. É uma história sobre luto, fome, guerra. Sobre como o humano erra e às vezes é incapaz de aprender com os próprios erros. Sobre bondade e misericórdia também.
Enfim, uma leitura forte, mas que vale a pena ser lida.

Lanny 10/12/2021

Injuriada
Esse livro pra mim é igual aqueles memes do cavalo desenhado mega realista e que vai virando o desenho de uma criança. Mas talvez, eu colocasse só o rabo como mal feito porque é só o final que incomoda.

Tudo bem, eu entendo que Scarlett merecia todas as palavras de Rhett naquele último capítulo, mas ela poderia ter alongado um pouquinho mais e consertado aquela bagaça.

Alem disso, tem a obsessão absurda de Scarlett por Ashley que cansou. Mas daí essa obsessão tem uma explicação, mesmo assim não elimina o fato de que foi um saco.

Scarlett amadureceu demais da menina infantil que era e se transformou numa mulher forte, mas custou demais.

Melanie que mostrou ser a fortaleza tanto dela quanto de Ashley e até de Rhett.

Preciso ler a continuação pra ver onde foi dar isso, pena que não foi a autora que escreveu, mas serve.

Aline Donatoni 23/12/2021

Livro maravilhoso, leitura fluida e personagens bem desenvolvidos.
Scarlett é determinada e muito forte, mas totalmente infantil, inescrupulosa, egoísta e interesseira, péssima mãe, e mesmo assim ainda torcia para que ela mudasse, amadurecesse e desse valor a família e amigos que tinha.
Rheet conquistou meu coração desde o início, o mais inteligente e correto para os assuntos que realmente importam.
O sentimento ao final da leitura é de vazio, parece que falta alguma coisa, sei que Scarlett merecia o fim que teve, mas queria muito vê-la feliz e crescida, mas entendo o final e acho que foi coerente, afinal anos de erros não podem ser consertados com um simples pedido de desculpas, Scarlett foi cega por tempo de mais e colheu as consequências de seus atos.

Queilinha 04/03/2023

E o Vento Levou...
Sou apaixonada pela história de Scarlet O'Hara. Já assisti o filme tantas vezes, que perdi as contas.

A leitura do livro foi maravilhosa. Mas confesso que tinha receio de não conseguir, por já conhecer a história tão bem.

Para minha surpresa, a leitura foi maravilhosa. Passei boa parte do livro querendo dar um "sacode" em Scarlett, pra ver se ela acordava.

Não preciso nem dizer que terminei o livro em meio às lágrimas e cada vez mais apaixonada pela história e pelo Capitão Butler.

Vanessa.Pitsch 16/05/2016

E o vento levou...
Sempre imaginei que era uma simples história de amor (e é também!)...
Mas o livro me surpreendeu muitíssimo contando essa história através de uma guerra e daqueles que sobreviveram à ela.
Não vou me estender no comentário, apenas recomendo muitíssimo!

ulisses 20/07/2016

Guerreira
Mesmo tendo ao fundo uma guerra, Scarlett é a grande e encantadora protagonista desta estória, feita de ambições, traições e erros, mas sempre com a vontade indomável dela. Todas as contradições e alegrias humanas podem ser encontradas aqui, neste relato emocionante. Releitura obrigatória de tempos em tempos.

Jamille Santos 01/03/2020

Scarlet
A história é muito boa. Embora as vezes achei um pouco monótona. Mas o que mais se estressou mesmo foi o egoísmo de Scarlet e suas ações de menina minada.

PAmela238 03/08/2021

Não pretendia demorar tanto tempo nessa leitura... Gostei do livro na parte que retrata o contexto histórico, a Scarlett me irrita bastante, porém acho que ela faz jus a mulheres de seu tempo, ao mesmo tempo eu admiro a força e o seu jeito obstinado de viver.
O livro tem passagens muito engraçadas, personagens atrapalhados, sempre tem confusão, o que torna a leitura mais leve.
Obviamente o livro tem bastante racismo, mas pelo que eu estudei a relação no livro entre os escravos e os seus senhores é bem romantizada, na realidade era muito pior e mais violento.
Gostei do livro, no ponto em que podemos entender como funcionava a sociedade daquela época, o que os sulistas pensavam, e o que os motivava a lutar.
A edição foi o que me fez demorar para ler, já que tem letras pequenas e páginas brancas, ainda vou ler o segundo volume.

Ruama 03/11/2021

Lido uma vez e pretendo nunca mais lê-lo, o. Livro em si é muito bem escrito, cheio de detalhes, personagens complexos e bem escritos.

O que incomoda é o racismo explicito, o que me faz ter a certeza que nunca irei le-lo.