Inteligência em Concursos

Inteligência em Concursos Professor Pier
Professor Pier

Resenhas - Inteligência em Concursos

alexsandernsantos 14/01/2021

"Aprender é criar novos caminhos neurais"
"As aulas, por mais bem dadas que sejam, são apenas um prelúdio para o verdadeiro trabalho: o estudo solitário."

No quarto livro da Coleção Neuroaprendizagem, Pierluigi Piazzi traz ensinamentos para concurseiros e vestibulandos e repete alguns conceitos abordados nos primeiros volumes. O autor divide o livro em três partes: Técnicas de estudo, A necessidade da inteligência e As técnicas durante a prova.

De modo geral, gostei da leitura e de alguns macetes que, se forem bem executados, serão úteis em provas de concurso. Algumas técnicas e hábitos descritos no livro, como cultivar a leitura por prazer, o uso de "pseudocolas" nos estudos e o aproveitamento do tempo são importantes, respectivamente:
- Para estimular o imaginário e contribuir para a aceleração (e compreensão) da leitura;
- Fixar o conteúdo;
- Otimizar o tempo no momento da prova.
A busca por conhecimento é um processo gradual e depende de diversos fatores. Muitas vezes, será necessário fazer escolhas difíceis, eliminar o que nos impede de progredir e adquirir bons hábitos.

Não sei dizer se o professor Pier é a melhor referência sobre o tema abordado, mas quase tudo o que ele disse fez sentido para mim. Recomendo a leitura.

"Aula dada, aula estudada, HOJE!"

Shirley.Peixe 29/12/2020

Ok...
A gente percebe na leitura que o autor tem bagagem, mas ao mesmo tempo não consegue passar pra frente o que sabe, perdendo o foco do assunto ao se vangloriar dos seus estudos e de como ele sabe fazer cálculos maravilhosamente bem e coisa e tal.
Tem coisas positivas na leitura, mas é só ok mesmo.

Tiago.Evangelista 27/12/2020

Muito ego pouco conteúdo.
Possui boas dicas, as importantes são:

Estudar escrevendo
Fazer pausas regulares
Fazer exercícios de fixação...

Mas tudo isso pra quem está na estrada dos concursos há alguns meses já é senso comum.

No mais, o livro é cheio de divagações que não acrescentam nada falando sobre as realizações do autor que se acha muito inteligente. Obra cheia de preconceitos, de xingamentos: imbecil é quase um por página.

Tenho preguiça de quem se acha dono da verdade.
Clarissa 19/02/2021minha estante
Exatamente! O pedantismo do autor me desanimou.

Bia Paiva 13/05/2021minha estante
Exato!

Marafa 08/05/2022minha estante
Tive a mesma impressão

Michelle.Strong 19/12/2020

O livro nos dá dicas importantes pra quem procura a melhor forma possível de estudar e reter a informação:
Aluno: aquele que assiste as aulas.
Estudante: aquele que estuda sozinho, o ato de estudar nos leva a aprender de fato, estudar sozinho, nos torna autoditadas.
Estudar é escrever ou até mesmo desenhar com lápis o que foi lido de importante em algum texto.
Leitura não é estudar, mas o hábito da leitura auxília a desenvolver vocabulário e interpretação de texto.
Como criar o hábito da leitura:
Tenha prazer em ler, encontre o livro que vá despertar em você esse prazer, encontre livros que contem histórias e te prenda até a última página.
Como melhorar sua forma de estudar:
Ao assistir uma aula obtenha a informação (escreva os pontos importantes da matéria que serão assimilados, não digite, mas escreva no papel), escolha o assunto que será estudado e junte o material sobre aquele assunto (prefira livros, apostilas, etc em material impresso). Aqui foi a fase do entendimento do assunto, para aprender prepare uma espécie de "cola" (não pegue resumos prontos para isso, elabore a sua própria "cola") daquele assunto, com isso você acaba ensinando o assunto que foi visto para você mesmo e não esqueça de resolver exercícios.
Garanta uma boa noite de sono.
Para auxiliar no aprendizado desenhe e escreva o que for importante, para descobrir o que é realmente importante, tente preparar uma cola daquele assunto.
Para não esgotar seu cérebro, estude 30 minutos (escrevendo) e descanse por 10 minutos. Intercale esse tempo de estudo e descanso dentro da sua rotina.
Faça revisões com frequência do que foi estudado.
As dicas de estudos apresentadas aqui são realmente interessantes, mas o que me desagradou na leitura foi a comparação entre Itália x Suíça (enaltece um país despreza outro), as críticas da literatura brasileira (não dá pra saber se ele realmente leu os livros que tanto critica), menospreza o trabalho de pedagogos e professores os culpando pela insucesso educacional. Ele faz várias divagações no meio do assunto sobre sua vida, o que ao meu ver não trazem nada de útil para a construção do livro, mas sim para inflar seu ego deixando claro que ele era uma pessoa inteligente. Você encontrará muito a palavra imbecil nesse livro. Por esses motivos o livro merece uma nota baixa.

Kira 18/12/2020

Perfeito
Achei que fosse ser repetitivo em comparação ao "Aprendendo a inteligência", mas eu estava sumariamente enganada.
Professor Pier consegue explicar tudo de uma forma incrivelmente leve e divertida.
Também têm vários tabefes na nossa cara pra gente ficar "acorda pra vida meu amor".
Inspirador e iluminador define, amei.

Polliana 07/12/2020

Inteligência pode ser Adquirida
Neste volume, o professor Pier continua defendendo os argumentos que já estão presentes nos três primeiros. Aqui, ele defende de modo mais incisivo o fato de a inteligência poder ser adquirida e aconselha que façamos muitos testes de QI para estimular o raciocínio, além de incentivar que tentemos sempre buscar atalhos aritméticos para alguns problemas algébricos (mesmo que inicialmente não venha a ser um atalho, e sim um caminho mais longo).

Gostei muito do conceito de pseudocola e mais ainda dos exemplos que ele deu. Não esquecerei tão cedo do art. 121 §§ 1º e 2º do Código Penal.

Mari 06/12/2020

terminei só pra contar na meta do skoob rs
Esse livro dá dicas óbvias que tem em qualquer post de instagram de algum coach.

O autor tem o entendimento retrógrado que a educação de antigamente que era boa e a de hoje deixa os jovens ?imbecilizados?.

Achei algumas passagens, como a que citei acima, meio preconceituosas e elitistas, além de discordar de várias.

Eu tinha preconceito com livro de autoajuda quando comecei a ser leitora e felizmente deixei isso de mão.

Mas, esse livro bateu certinho com o esteriótipo que eu tinha desse tipo de obra: um autor com ego inflado que usa o livro pra provar o quão superior é em relação aos demais Zzz.

Apesar disso, não vou deixar de ler esse gênero (que está longe de ser meu favorito) tem livro ruim em qualquer categoria.

Larissa 26/11/2020

Vale muito a pena!
Livro sensacional. É daqueles que você começa a ler e não consegue soltar.
O prof Pier explica o funcionamento do nosso cérebro e dá várias dicas para otimizar o estudo.
Em verdade, o autor ensina a ser estudante. Sempre diferenciando este do aluno.
É um livro fundamental para todos
, em especial, todo tipo de estudante.

Helen Fernanda 17/11/2020

Autor sem inteligência emocional
O autor não consegue ensinar os métodos sem antes destilar misoginia, xenofobia, saudosismo por coisas que não existiram (a educação nos anos 60 era melhor para quem se na minha família quase todos que foram jovens nessa época são analfabetos?), ideias ultrapassadas sobre meritocracia, eurocentrismo, ensino formal. Fala muito mal da literatura brasileira, mas ao mesmo tempo se mostra ultrapassado e ignorante sobre o que nossos escritores têm produzido nas últimas décadas. Além disso, ele exalta o autodidatismo sem saber que seu livro inteiro está revelando uma grande falha de ser autodidata: ele acha que a limitação dele (de não aprender assistindo aula) é a mesma para todas as pessoas. Sim, existem alunos que aprendem só assistindo aula, pessoas que aprendem apenas lendo, pessoas que aprendem apenas ouvindo. Os métodos que ele ensina, hoje já disseminados e conhecidos, ajudam mesmo a fixar o aprendizado porque, quanto mais sentidos envolvermos nos estudos, melhor. Mas uma pena que ele precise disseminar ideias tão atrasadas para compartilhar esse conhecimento.

Paula1735 25/10/2020

Lição: Você não tem a obrigação de passar em um concurso
Pois é, nesse livro o professor Pier deixou uma lição que soa contraditória aos nossos ouvidos: você não tem a obrigação de ser aprovado em uma prova de concurso ou de vestibular. Mas, por outro lado, você tem a obrigação de ser inteligente e estar apto a ser aprovado em qualquer exame!
Supondo que eu e você (assim como 99,9% dos alunos brasileiros) não tenham aprendido a estudar durante o ensino médio e tampouco na universidade, como se tornar inteligente agora? Algumas dicas, de acordo com o professor e baseado na neurociência da aprendizagem, são:
... estudar pouco, mas todos os dias;
.... usar papel e não uma tela para ler;
... estudar ativamente, escrevendo e desenhando seu próprio raciocínio sobre o assunto, elaborando uma "cola" para a prova (que nunca será usada);
... abandonar completamente a TV e as redes sociais e abraçar o prazer da leitura;
... ler muito!
Recomendo toda a série de livros "Aprendendo Inteligência" para quem quer sair da caixinha criada por essa pedagogia sem fundamentos da educação brasileira!

Thalles 26/07/2020

Dicas bem interessantes
Prof. Pier é uma daquelas pessoas que nos deixaram cedo demais. Apesar disso, deixou para nós uma obra primorosa de livros que podem ajudar qualquer pessoa a se tornar cada vez mais inteligente. Nessa obra em particular ele traz dicas bem interessantes para os candidatos a cargo público. Livro muito bem escrito. Traz ideias bastante inovadoras na questão da educação/ensino.

Val Donato 24/07/2020

Aprender é remar contra a correnteza.
Temos que ter um planejamento para os estudos para concursos, temos que nos tornar autodidata.

Beca 24/07/2020

Com certeza, esse livro foi um divisor de águas na minha vida. Excelente.

Jeferson Souza 05/07/2020

Mais um livro do Professor Pier e como outros lidos trouxe-me muitos ensinamentos, com certeza agora tentarei ser um bom estudante em vez de ser um excelente aluno.

Isis.Miguel 27/06/2020

Inteligência em concursos
Nada muito diferente do ?Aprendendo inteligência?, sendo, no entanto, direcionado para quem não frequenta mais a escola e estuda para concursos.

Muito bom de qualquer forma.

Foi fã do Prof. Pier, que mora no meu coração!