As Cidades Invisíveis

As Cidades Invisíveis Italo Calvino

Resenhas - As Cidades Invisíveis

Biblioteca Álvaro Guerra 17/12/2021

As cidades invisíveis
Em As cidades invisíveis, de Italo Calvino, Kublai Khan, imperador do império mongol, pede que o aventureiro Marco Polo lhe descreva com detalhes as várias cidades que fazem parte de seu domínio. O enredo aparentemente simples, trazendo alguém que conta histórias a um superior, é na verdade um terreno fértil à criação de reflexões e alegorias, figurando como uma temática profícua da literatura mundial desde As mil e uma noites. Na obra de Calvino, a habilidade de contar histórias terá igual força e também será de fundamental importância ao senso de sobrevivência humana.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/857641498

Bruna.Toledo 17/12/2021

Para mim, não rolou
Achei muito chato, repetitivo, interminável.
O livro tem capítulos muito curtos, alguns de meia página, cada um dedicado a descrever uma cidade (fisicamente, filosoficamente, socialmente, imaginariamente, e por ai vai).
Não gostei.

Jean Bernard 23/11/2021

Ótimo livro, mal momento.
O livro é extremamente bom. Diálogos perspicazes e descrições das mais criativas e cativantes. Mas, com pouca atenção devido à agitação dos últimos meses, não consegui aproveitar a profundidade da leitura.
Livro para reler em outro momento.

Cdmm 21/11/2021

Poético.
Marco Polo descreve para Kublai Khan as cidades por onde passou suscitando muitas reflexões sobre ponto de vista, experiência individual, mas numa linguagem muito bela e poética.

Janaína 07/09/2021

As Cidades Invisíveis é uma obra para ser degustada lentamente, realmente sem pressa. Pode até ser uma daquelas obras para ler uma parte por dia, no caso desta, uma cidade por dia. O livro tem 09 capítulos e em cada capítulo várias cidades são apresentadas individualmente. Todas as cidades têm nome feminino. E em cada delas você reconhece um pouco da sua própria cidade.. Minha experiência foi com audiolivro e achei ótima, pois a narração por outra pessoa conseguiu me envolver mais que a minha própria. Confesso que quando peguei a versão física da obra (que é linda nessa edição) e comecei a ler, fiquei com sono, mas como não queria desistir da obra, devido a tantos elogios, resolvi procurar a versão em áudio e foi bem melhor pra mim.
I

Conry Mapel 18/08/2021

As cidades que nos criam, as cidades que criamos:
"O inferno dos vivos não é algo que será; se existe, é aquele que já está aqui, o inferno no qual vivemos todos os dias, que formamos estando juntos. Existem duas maneiras de não sofrer. A primeira é fácil para a maioria das pessoas: aceitar o inferno e tornar-se parte deste até o ponto de deixar de percebê-lo. A segunda é arriscada e exige atenção e aprendizagem contínuas: procurar e reconhecer quem e o que, no meio do inferno, não é inferno, e preservá-lo, e abrir espaço."

Welma 15/07/2021

O encontro com a excepcional criatividade de Calvino é inspirador. Um livro para muitas releituras.

Camila 13/07/2021

Cidades imagináveis
Neste livro, Italo Calvino descreve várias cidades fictícias (ou não), através do diálogo entre o descobridor Marco Polo e o imperador Kublai Khan.

A descrição das cidades, todas com um nome feminino e separadas por um tema, é riquíssima de detalhes. Isso foi o que mais gostei na leitura, pois fui capaz de imaginar as diversas cidades, cada uma de um jeito, e tive vontade de ilustrar todas.

Esse livro é daqueles para deixar na estante e ler uma página sempre que der vontade.

ana cássia 06/07/2021

Polo
que livro incríveeeel!!
leria sobre mais mil cidades descritas por Marco e refletiria sobre as mil, do tipo que você devora em uma noite e quer começar novamente na outra manhã!

juliabmelo 04/07/2021

viajante que revive o passado e reencontra o futuro
criando espaço no inferno dos vivos, Ítalo Calvino reconhece que, no meio do inferno, não é inferno.

SalmaC 29/06/2021

perfeito.
Sem dúvidas um dos meus livros favoritos! Sou uma grande fã do Calvino, ele tem uma profundidade, uma crítica, um certo humor, uma sensibilidade, e uma grande (e, admirável) genialidade que me surpreende cada vez mais que me deparo com suas obras...
Cidades invisíveis é muito mais do que aparenta, com grandes ensinamentos e reflexões... me imaginei nas cidades que o Polo visitará, e me via entre as conversas reflexivas (e, necessárias) de Polo com Khan.
Que livro magnífico! LEIAM!

leo 28/05/2021

não entendi o conceito? é necessário abstrair-se, desapegar do papel e levar às palavras outro sentido... ok, meio que tentei fazer isso mas não rolou para mim dessa vez. porém nunca desistirei de calvino , fantástico igual.

Tatta 24/05/2021

trata-se de um diálogo entre Marco Polo e o Grande Khan. é surpreendente porque o livro não propõem uma conversa sobre guerra ou conquistas militares. é bem mais uma pessoa querendo conhecer, espiritualmente, seu império.

os capítulos funcionam como crônicas - algumas são de fato um espetáculo. há forte presença do realismo mágico, que dá charme a trama.

um escritor muito talentoso o Calvino... foi quase que como uma honra ler!

Açucena 14/05/2021

?[...] porque o passado do viajante muda de acordo com o itinerário realizado, não o passado recente ao qual cada dia que passa acrescenta um dia, mas um passado mais remoto. Ao chegar a uma nova cidade, o viajante reencontra um passado que não lembrava existir: a surpresa daquilo que você deixou de ser ou deixou de possuir revela-se nos lugares estranhos, não nos conhecidos.?

Anderson.Hoch 13/05/2021

Um OuLiPo. As cidades invisíveis, Calvino
O livro "As Cidades Invisíveis" de Italo Calvino foi minha escolha para a categoria 2 do Desafio Livrada 2021, um livro OuLiPo. A primeira dificuldade, como a maioria das pessoas, é saber que gênero é esse, depois que autores e obras procurar.
Enfim, é um livro surpreendente, pois fala de um tema corriqueiro, a cidade, aparentemente de forma comum, nos relatos das viagens de Marco Polo a Kublai Khan. Porém é só isso e muito mais que isso.
São várias cidades e uma só. Muitos relatos e um só. Aqui percebe-se que nada dá realmente conta do que é uma cidade. E muitas vezes vemos as cidades dos personagens, outras do escritor e ainda podemos observar a nossa cidade, a cidade do leitor.
Curti. Boa leitura.