As Cidades Invisíveis

As Cidades Invisíveis Italo Calvino

Resenhas - As Cidades Invisíveis

Gabriel.Antunin 24/04/2021

"Mas a cidade não conta o seu passado, ela o contém"
Das coisas mais lindas já escritas da história da humanidade. O livro tem uma estrutura bem simples: Conversas entre Marco Polo e o imperador Kublai Kan, acerca das cidades do império. Geralmente texto descritivo mas que não chega a ser arrastado e chato, as cidades tem configurações quase onírica e temporalidade distintas, algumas são cidades contemporâneas, outras cidades medievais. Porém todas servem como metáforas a vivência humana, o que torna a leitura extremamente complexa caso se faça uma leitura pausada, o que não foi o meu caso.
Lí de uma vez, sem tempo para pensar nas metáforas e funcionou muito bem tbm, mas sinto que requer releituras. Um grande livro, dos mais belos que já li.

laisinha088 07/04/2021

Um método muito curioso para representar as cidades, como foram construídas e o efeito que tem sobre a humanidade, linguagem complicada e subjetiva, mas que traz reflexões além do que está escrito, deixando que a gente tenha nossas próprias reflexões do que faz uma cidade. Não recomendaria porque é um livro um tanto complicado, mas a desconstrução que Marco Polo e Khan tem sobre a realidade foi o que realmente valeu a pena sobre o livro.

Hera 14/03/2021

É um vórtice
Pode ser que tenha vários momentos de tédio pois trata-se de um viajante descrevendo, de forma bem resumida, uma variedade de cidades para um imperador. É interessante pra quem gosta de construção de espaços. Há reflexões bacanas e um final belíssimo

Debora 13/03/2021

Italo Calvino usa as palavras de uma forma linda
Que livro rico! Histórias de cidades, das partes que compõem um Império. Um Império que cresce? Ou que rui? Difícil saber. Jogar xadrez com a vida dos povos e seus lugares não é legal.
"O inferno dos vivos não é algo que será; se existe, é aquele que já está aqui, o inferno no qual vivemos todos os dias, que formamos estando juntos. A forma de não sofrer é tentar saber reconhecer quem e o que, no meio do inferno, não é inferno, e preserva-lo, e abrir espaço."

Roberta.Chamberlain 08/03/2021

Os detalhes imperceptíveis que fazem a diferença?
?Precisei ler esse livro para a escola, e embora tenha estranhado e achado chato, acredito que seja um livro que traz muitas reflexões. Infelizmente, meu vocabulário não é tão grandioso quanto esperava, por isso foi muito difícil ler algumas partes. A disposição do livro também não foi do meu agrado, não gosto muito desse estilo de ?contos?, porém li da mesma forma. Não aproveitei o máximo que o livro poderia me proporcionar, talvez possa voltar a ler no futuro.? (08/03/2021)

Essa foi minha primeira resenha sobre esse livro. Realmente, após rele-lo consegui enxergar mais pontos que em uma primeira leitura sem tanto vocabulário. A forma como esse livro nos mostra a beleza das pequenas coisas, as coisas invisíveis, que geralmente ninguém presta atenção é linda e as frases são muito marcantes.

Renato Lopes 28/02/2021

Sensacional
Livro muito gostoso de ler, para ser lido sem pressa, leitura gratificante. Um dos meus livros prediletos.

Maria 27/01/2021

O livro é bem poético e cheio de metáforas, você precisa focar na leitura ou não entende muita coisa, mas é bem bonito tudo o que você pode descobrir e perceber nas entrelinhas, detalhes cotidianos que passam despercebidos.

Qnat 19/01/2021

O livro é espetacular, mas sinceramente a tradução deixou a desejar.

O livro se torna mais confuso do que ele realmente é, desnecessariamente!!!!

Pedro 15/01/2021

Uma leitura para ser feita sem pressa
Um livro poético que te faz viajar pela fantasia junto com os personagens. Com diálogos muito ricos e passagens encantadoras. Desejo retomar a leitura em outros momentos e adentrar, de outras formas, as cidades de Marco Polo, cheias de significados e interpretações.

fev 13/01/2021

Esse é o tipo de livro que eu terei que reler para poder entrar mais a fundo. Não nego que tive dificuldade de entender algumas passagens. No entanto a leitura é bastante gratificante. Foi o primeiro livro escrito por Calvino que li.

Eu gostei bastante das descrições de algumas cidades, mas eu adorei as conversas entre Marco Polo e Kublai Khan. Um detalhe interessante que eu já tinha lido antes mesmo de começar a leitura é que todas as cidades descritas possuem nomes de mulheres. Eu achei super engraçado quando encontrei o nome da minha avó intitulando o nome de uma delas, a Eudóxia. rs

É meio lúdico. Preciso ler mais vezes.

Super recomendo.

Joleana2 12/01/2021

Eu não sei ao certo por que gostei tanto desse livro. Sou uma pessoa muito concreta e tenho dificuldade em imaginar coisas tipo rostos, mas principalmente cidades, o que, é claro, tornou a leitura pra mim um tanto difícil (e isso me deixou frustrada no início). Pensei em abandonar, mas tem passagens e metáforas tão bonitas que reverberaram na minha cabeça, mesmo não sabendo se entendi realmente ou se as entenderei no futuro... Acabei por devorá-lo.
Pra mim, é um livro pra ser relido ao longo da vida.

Natália 09/01/2021

Ceci n'est pas une resenha
"Os futuros não realizados são apenas ramos do passado: ramos secos.
— Você viaja para reviver o seu passado? — era, a esta altura, a pergunta do Khan, que também podia ser formulada da seguinte maneira: — Você viaja para reencontrar seu futuro?
E a resposta de Marco:
— Os outros lugares são espelhos em negativo. O viajante reconhece o pouco que é seu descobrindo o muito que não teve e o que não terá."

site: https://nataliahuf.medium.com/2021-em-livros-70a09c982d4

André Meirelles 03/01/2021

Livro muito interessante. Uma mistura de Mil e uma noites, Jorge Luis Borges e Sandman. Cidades mágicas, oníricas, repletas de simbolismos.

Angelica 04/12/2020

Cidades
Embora sejam descrições de cidades imaginadas, apresenta aspectos positivos e negativos de cidades reais.

djoni moraes 08/11/2020

Grandes expectativas não muito retribuídas, mas bom livro, afinal.
Um livro que vale pelo seu lirismo (que é, por si só, muito belo, mas que em alguns momentos foi a única coisa que me manteve preso à leitura). Nesta narrativa, acompanhamos as andanças de Marco Polo (sim, o Marco Polo) pelas cidades do grande império do Kublai Khan. O narrador vai descrevendo cidade por cidade, desde sua arquitetura, geografia e etnografia, entremeando descrições que beiram o onírico. Talvez um dia eu retome essa leitura e veja tudo com outros olhos e até ache mais proveitosa, pois tenho a impressão que este um daqueles livros que florescem com o tempo.

"O inferno dos vivos não é algo que será; se existe, é aquele que já está aqui, o inferno no qual vivemos todos os dias, que formamos estando juntos. Existem duas maneiras de não sofrer. A primeira é fácil para a maioria das pessoas: aceitar o inferno e tornar-se parte deste até o ponto de deixar de percebê-lo. A segunda é arriscada e exige atenção e aprendizagem contínuas: tentar saber reconhecer quem e o que, no meio do inferno, não é inferno, e preservá-lo, e abrir espaço".