Contos de Aprendiz

Contos de Aprendiz Carlos Drummond de Andrade

Resenhas - Contos de Aprendiz

Naiana 26/02/2022

Contos que nos trazem memórias de um passado que quase não existe mais
Não conheço muito Drummond, apenas algumas poesias lidas no período da escola, as quais adorei quase todas que li, e pelo que esse livro diz, contos ele pouco escreveu, mas eu realmente adorei boa pare deles, me transportaram para um passado que quase não existe mais, falo principalmente daqueles contos que retratam a infância, como A Salvação da Alma, O Sorvete, A Doida (meu favorito, triste, que me revoltou em alguns momentos, mas de uma singeleza no final que me emocionou bastante). Meu Companheiro também entra no rol dos meus favoritos, retratando as alegrias em ter um cãozinho, e algumas tristezas que porventura podemos vir a sofrer também.
Em muitos contos temos a impressão que não se passa de uma conversa com um amigo que narra algo que vivenciou ou ouviu falar, e isso traz uma sensação boa de camaradagem, a leitura fica mais prazerosa na minha opinião. Não amei todos os contos, mas amei ter tido a oportunidade de tê-los lido, principalmente os citados, que realmente me marcaram.

A vida e obra de Drummond ao final do livro poderiam ter sido escrito de forma mais narrativa na minha opinião, acho que a editora Ática me deixou mal acostumada em relação a isso, mas gostei ainda assim de conhecer um pouco mais do autor, mesmo que de forma tão resumida, restrita ao que foi de mais marcante em determinado ano e nada de mais substancial sobre o autor...
Katia Rodrigues 26/02/2022minha estante
Excelente resenha!
Fiquei muito instigada a conhecer o Drummond contista.
Caso se interesse em ler poesia, recomendo Sentimento do mundo ?

Naiana 26/02/2022minha estante
Obrigada, irei anotar a sugestão ??????

rodrigo963 04/01/2021

Inacreditável imagina uma leitura tão agradável, sendo uma experiência muito enriquecedora. Os contos de Drummonds são escritos de forma muito sentimental, cheio de valores e questões de humanidade na narrativa. Todos os contos são incríveis, mas irei destacar o conto "doida", aquele tipo de história triste, desde o começo, porém com um final profundo e cheio de humanidade (sim, outra vez). Sendo um conto que fiquei triste pela situação narrada pelo autor, mas feliz pelo final ser muito reflexivo.