Sombra do Paraíso

Sombra do Paraíso David S. Goyer

Resenhas - Sombras do Paraíso

@solitude_e_books 23/03/2021

Me siga no Instagram Solitude_e_books
O amanhã se esconde nas sombras do desconhecido.

"Sombras do Paraíso" é o primeiro livro da série de David S. Goyer e Michael Cassutt. É um romance espacial de ficção científica e confesso que me surpreendeu, até mesmo porque esse é um livro que nunca ouvi ninguém falar nas redes sociais.

Em pleno século 21, um objeto de 160 quilômetros de diâmetro foi localizado em uma trajetória em direção ao sistema solar da Terra. Agora três anos se passaram e sua jornada está quase acabando. À medida que se aproxima, duas equipes de astronautas A NASA e a coalizão RÚSSIA-ÍNDIA-BRASIL
passam a concorrer entre si em uma missão de descobrimento científico temperada com intrigas políticas. Mas quando ambos chegam neste corpo celeste eles descobrem que ele foi enviado em direção a Terra por um motivo. Uma raça inteligente está tentando desesperadamente se comunicar com nossa espécie primitiva.
E a mensagem é: Ajude-nos.

Se pensar em uma história de primeiro contato, acho que os autores foram muito felizes com o que foi construído aqui, pois houveram verdadeiramente momentos épicos digno de uma space ópera.

Penso que o livro poderia ser um pouco menor pois tiveram algumas passagens bem arrastadas e confesso que me senti um pouco perdido em relação aos vários personagens.

Enfim, muito embora tenho a impressão de já ter lido ou assistido algo parecido com o que foi apresentado aqui, confesso que gostaria muito de ler as continuações, mas provavelmente não será lançado aqui no Brasil, até porque como disse no começo da resenha esse é um livro desconhecido pela maioria, sendo assim a vendagem deve ter sido muito baixa. Mesmo assim valeu apena essa jornada espacial.
Kelly Barbosa 06/06/2023minha estante
Eu gostei tanto desse livro. Foi uma ótima surpresa, pois também nunca tinha ouvido falar.

Antonio Luiz 06/07/2015

Uma ficção moderna, com um protagonista à moda antiga
Desde 2008, a Editora Aleph publica uma série de clássicos da ficção científica de Isaac Asimov, Arthur C. Clarke, Philip K. Dick e outros monstros sagrados, quase sempre traduções de obras dos anos 1940 aos 1980, já editadas anteriormente no Brasil e com um público pequeno, mas fiel. Desta vez, decidiu se arriscar um pouco mais. "Sombra do Paraíso", de David S. Goyer e Michael Cassutt, originalmente publicado em 2011 com o título Heaven’s Shadow, é o primeiro de uma trilogia conhecida como “A Saga de Keanu”, cujos títulos seguintes foram publicados em 2012 (Heaven’s War) e 2013 (Heaven’s Fall).

Por que esse romance? Não é dos mais inovadores do seu gênero da última década, nem foi dos mais bem recebidos pelo público ou pela crítica. Parece mais uma aposta na popularidade de Goyer, roteirista de vários sucessos de Hollywood (inclusive a trilogia "Batman" de Cristopher Nolan, a série "Blade" e "O Homem de Aço"), quadrinhos de super-heróis e videogames ("Call of Duty)" e no fato de a trama incluir um brasileiro como personagem secundário do que no valor real da obra ou em Cassutt, escritor de fantasia e ficção científica e roteirista ou editor de episódios das séries "Max Headroom", "Stargate" e "Além da Imaginação".

Este resenhista detestaria, porém, desestimular a editora de voltar a publicar obras contemporâneas. Trata-se, no mínimo, de uma amostra interessante da média da atual produção de ficção científica literária nos Estados Unidos. Não é genial, mas é superior em técnica e maturidade à maior parte do que se publicava na Golden Age. Como admitiu um de seus expoentes, Thomas Sturgeon, em 1951, “90% da ficção científica é bobagem, mas 90% de tudo também é”. As bobagens de hoje são mais inteligentes e profissionais.

Entre os pontos positivos está o tratamento razoavelmente realista da operação de uma missão espacial do futuro próximo. Comete alguns equívocos ao lidar com unidades de medidas e com as implicações de uma gravidade não terrestre, mas em geral o tratamento da tecnologia e das ciências naturais é sério o suficiente para merecer a classificação de ficção científica hard. A lição de casa sobre os jargões e procedimentos da NASA foi bem feita e o lado humano do protagonista Zachary Stewart e de seus conflitos entre família e profissão, medo e entusiasmo chega a lhe dar vida, mesmo se ele é demasiado altruísta, maduro e puro para ser totalmente convincente. O livro leva mais de cem páginas para dizer a que veio, mas a partir desse ponto consegue criar um razoável clima de suspense e mistério. Uma amostra:

"O ataque ao Respiradouro Vesuvius, que começou com o bombardeamento do rover Buzz, seguido da queda livre sem paraquedas do Coronel Patrick “Pogo” Downey da USAF, teve continuidade com a aterrissagem por queda livre do dr. Zachary Stewart e, depois, com o trenó de equipamentos fornecido pela Coalizão de Nações de Navegação Espacial.

Os cosmonautas Lucas “O Maior Astronauta do Mundo” Munaretto da AEB e Anatalia Yorkina da Agência Espacial Federal Russa seguiram mais tranquilamente; vieram equipados com equipamento de rapel e optaram por deixar cordas de ancoragem no topo antes de deslizarem para baixo".

Para ser uma obra memorável, falta o senso de deslumbramento, uma ideia inovadora ou um personagem carismático, capaz de fazer da trama mais que uma série de aplicações competentes de manuais de redação e roteiro. Aos olhos de um leitor experiente do gênero, "Sombra do Paraíso" parece uma colagem a partir de temas clássicos, de obras-primas como "Encontro com Rama" de Clarke e "Solaris" de Stanislaw Lem aos paranoides filmes B dos tempos da Guerra Fria, com dilemas e conflitos tradicionais abordados de maneira não muito inovadora, clichês cinematográficos e personagens na maioria genéricos e pouco profundos.

E os fatores que impedem este romance de ser totalmente satisfatório como obra mediana de pretensões sérias são a arbitrariedade na condução da trama, principalmente ao se aproximar conclusão do volume, e o tratamento decepcionante dos personagens secundários. Para explicar este ponto é preciso adiantar alguns elementos da trama.

Surge um objeto originário de fora do Sistema Solar cuja órbita o levaria para as vizinhanças da Lua, o que o fez ser classificado como um NEO (Near-Earth Object, “Objeto próximo da Terra”) e receber o apelido de “Keanu”, trocadilho com o personagem de Matrix. Há missões lunares tripuladas em preparação tanto da NASA quanto de um consórcio indiano-russo-brasileiro (curiosamente, jamais se menciona a China, principal rival dos EUA na vida real) e ambas as organizações decidem aproveitar a oportunidade única de explorar esse corpo extrassolar.

O espírito de “corrida ao espaço” é compreensível e dá para perdoar a improvável acrobacia imaginada pelo roteirista para fazer a nave estadunidense passar a perna na rival e tornar-se a primeira a pousar em Keanu. O problema é desperdiçar a oportunidade de tratar com inteligência de questões de integração e diversidade.

Além de todo o pessoal dos centros de controle de missão em Houston e Bangalore, juntam-se cosmonautas de três nações dos BRICS e entre os estadunidenses há duas astronautas, uma delas negra, mas é para “preencher as quotas”, pois são tratados como meros instrumentos do enredo e do protagonista. Este é um homem branco, anglo-saxão, protestante, disciplinado, profissional perfeito e pai viúvo responsável, com todas essas credenciais afirmadas com insistência. Já as mulheres astronautas se mostram frágeis e emotivas e os estrangeiros dóceis e prestativos. O brasileiro é descrito como bonitão e medíocre, mas descrito de maneira condescendente e sarcástica como “o maior astronauta do mundo”.

Stewart não só comanda sua tripulação, como todos os integrantes da equipe rival, inclusive o comandante indiano Taj, aliás caracterizado no início pela irritação com a arrogância dos americanos, obedecem sem hesitar às suas ordens quando o encontram. É inverossímil e piora quando se percebe que, por estranho que pareça, a missão vinda da Índia está tecnologicamente mais preparada e, ao contrário da concorrente da NASA, sabia antes de chegar que Keanu é uma imensa nave estelar alienígena, como a Rama de Clarke. "Jornada nas Estrelas", nos idos de 1966, era mais hábil ao relativizar o comandante WASP, deixar ver seus defeitos, valorizar o trabalho em equipe e dar oportunidades à variada tripulação de demonstrar iniciativa, coragem e competência.

O ponto culminante da história é a exploração do interior de Keanu. Forma-se automaticamente um ambiente habitável e respirável para humanos e surge uma espécie de colmeia da qual saem pessoas conhecidas dos exploradores como mortas que foram de alguma maneira recriadas para a vida pela tecnologia alienígena, entre as quais a esposa do protagonista. Ao contrário do protagonista do Solaris de Lem, Stewart recebe amorosamente e sem conflitos a mulher ressuscitada, enquanto a cosmonauta russa assassina o homem que encontra, antigo treinador que, insinua-se, abusou dela no passado.

Ainda mais que os coadjuvantes humanos, os alienígenas, de mais de uma espécie, são ferramentas de enredo que surgem e desaparecem ex machina para criar ou resolver problemas. Juntamente com os fragmentos de informação necessários para criar suspense, os misteriosos 'Arquitetos' de Keanu transmitem por meio da esposa de Stewart que, apesar de sua virtual onipotência e onisciência, necessitam da ajuda de frágeis e ignorantes humanos – um dos mais antigos clichês da ficção científica – para travar uma guerra com misteriosos e poderosos inimigos, razão pela qual enviam duas sondas para capturar um número não especificado de humanos de Houston e Bangalore, inclusive a filha do protagonista.

Fica demasiado visível a mão pesada do autor a conduzir a trama por um rumo arbitrário, criar suspenses artificiais e forçar a metáfora religiosa que faz da imaginária ciência alienígena uma metáfora do “arrebatamento” dos evangélicos e do paraíso cristão no qual os justos hão de ressuscitar. Talvez por isso tenha sido necessário imaginar um protagonista tão banal. Só um mocinho WASP à moda antiga se encaixaria nesse cenário sem fazer a história soar absurda.

site: http://www.cartacapital.com.br/cultura/uma-ficcao-moderna-com-um-protagonista-a-moda-atinga-5076.html
Marcos Carvalho 07/07/2015minha estante
Excelente resenha. Mas não é Thomas e sim Theodore Sturgeon.

Beth 31/07/2015minha estante
Achei interessante a abordagem filosófica em que os seres vivos deixariam informações que persistiriam em nuvens, o que permite a uma agnóstica perguntar: por que não?

Gilson 19/12/2016

Não compre um livro pela capa
Eu já devia saber: Autores que precisam ser identificados como roteiristas de blockbusters cujo roteiro beira o pífio e elogios de George R Martin (Guerra dos Tronos e mestre supremo de se perder nas enrolações do próprio enredo que cria).

Coisa boa não sairia deste livro, que na verdade parece mais um texto descrevendo um filme que passa na cabeça dos autores.

O inicio parece interessante. Duas naves terráqueas tripuladas concorrendo para chegar a um asteroide. Suspeita que ele possa ser mais do que apenas uma pedra. Manobras, comando de missão, alguma intriga.

Aí vem uma série de flashbacks sobre o passado de um personagem. Introduz-se uma série de personagens, que não acrescentam nada. Volta para missão.

Acontece uma série de eventos bizarros, morre gente sem explicação, gente volta da morte do nada. Fica uma coisa meio Armagedon/Alien. Uma pessoa é morta por um ser que aparece do nada e derrete do nada, apenas para matar alguém.

Após uns questionamentos filosóficos, uma abdução em massa e termina sem pé nem cabeça.

Os autores estão de parabéns: Conseguiram fazer um livro parecido com os roteiros dos filmes que estão na capa, cheio de reviravoltas sem sentido, soluções porcas para dilemas e com um final desinteressante.

Não recomendo.

DeBem 19/11/2020

Uma bela ideia de livro porém muito mau desenvolvida.
Sem spoiler....o livro possui uma início fantástico, que partiu de uma ideia de história mais legal ainda, porém se torna cansativo em busca de resposta, as quais nunca são respondidas, nem se encaixam até terminar em um fim ridículo e sem conexão com nada.
O autor perdeu de fazer deste livro um obra prima....com toda certeza não foi capaz, pois não é verdadeiramente um escritor, é apenas um roteirista de filme famoso que aventurou no mundo da literatura e fracassou...não recomendo este livro.
Carla Maria 19/11/2020minha estante
Eu amei esse livro. Infelizmente gosto é gosto, cada um tem o seu ?

DeBem 19/11/2020minha estante
Legal....eu estou me aventurando em livros deste tipo de história, mas não desisto não...valeu pelo comentário...boa leitura SIEMPRE...

skuser02844 09/01/2024

Que Livro Bom meus amigos...
Olha, sem dúvida o melhor livro sobre o espaço ou alienígenas que já lí.
Deveria virar filme.
Editora Aleph, traz as sequências por favor...

@cheiade9h 15/02/2020

"Planeta" mil vezes mais interessantes que os seres humanos
Uma das minhas metas pessoais de leitura para 2020 é ler mais ficção científica e a primeira do ano foi Sombra do Paraíso. Depois da minha leitura de Guerra do Velho, comecei Sombra do Paraíso com expectativas.
Primeiro de tudo, meu maior problema foi me conectar com as personagens, não teve nenhum que eu gostaria de proteger de todo mal ou algo parecido, eles só estavam lá para seguir adiante com a descoberta de Keanu – que até pode ser a personagem mais interessante mas queria gostar das pessoas e não só de um “planeta”.
O que gostei foi que os capítulos pareciam um episódio de alguma série, é bem detalhado mas não foi uma leitura cansativa por conta disso. Não posso esquecer do final, que deixou um gancho muito bom para o próximo da saga.

Pedro.Braga 27/03/2021

Uma viagem espacial como nenhuma outra !
Uma história repleta de reviravoltas, com situações que fazem os personagens alcançarem os seus limites, tanto físicos quanto mentais, e o autor descreve de tal forma que você consegue sentir a tensão em cada ação, em cada atitude que os protagonistas precisam tomar.

A criatividade empregada para a construção da história é realmente incrível. A todo momento você é surpreendido por situações bem inesperadas, que não conseguiria advinhar de jeito nenhum.

Para os amantes de ficção científica, esse livro é um prato cheio. Super recomendo !!!

phendragon 02/06/2015

DEIXO DE MENCIONAR UM MONTE DE COISAS
Recebi o livro, já pensando que era "mais uma história de ficção científica espacial". Dei uma olhada na orelha e pensei que o livro seria um pouco chato. Mas, meus amigos... Que grata surpresa!!!

Antes de me desmanchar em elogios, vou explicar um pouco do livro.

Tudo começa quando um astrônomo descobre um NEO (Near-Earth Object), isto é, um objeto próximo a Terra. Por se chamar NEO, rapidamente eles nomeiam o objeto de Keanu, associando a ideia de Neo do filme The Matrix. A NASA investiga mas não pensa em enviar uma missão ao "estranho objeto".

O consórcio formado por Japão, Índia, Rússia e Brasil, decidem juntas mandar uma nava (Brahma) até Keanu. Para não ser deixados para trás, a missão Destiny (NASA) mantem uma operação sigilosa, para ir até Keanu, mas sempre informando que irão para a Lua.

Mas o livro não se trata de quem chega primeiro... Ao chegar em Keanu, eles descobrem que o que parecia ser um asteroide, na verdade é uma nave espacial.

Na Ufologia, existe uma escala para determinar um evento de encontro ou contato imediato com OVNIs, vou explicar abaixo:

Contato Imediato:
Zero Grau - Avistamento de luzes longe e misteriosas;
Primeiro Grau - Avistamento de OVNIs;
Segundo Grau - Observação de OVNIs (calor, danos em terreno, catalepsia, etc);
Terceiro Grau - Avistamento de entidade, com ou sem OVNI;
Quarto Grau - Humano é abduzido;
Quinto Grau - Quando há comunicação bilateral, podendo ocorrer de várias formas (telepatia, sons, contato físico, etc);
Sexto Grau - Quando o contato com OVNIs resulta em danos ou morte, isso é, quando há evidência física do contato;
Sétimo Grau - Quando o contato entre extraterrestres e humanos resulta em acasalamento e surgimento de um híbrido.

Então, agora que você aprendeu sobre isso, me pergunta: E o que isso tem haver com este livro?

Amigos... essa é uma história sensacional de Contato Imediato em vários graus!!! Um livro repleto de reviravoltas, impossível de não imaginar cada detalhe e cada cena como um filme.

Os dois escritores são responsáveis pelos melhores roteiros de filme de super heróis do cinema, portanto a história se torna riquíssima e repleta de detalhes incríveis.

Apesar de um inicio um pouco complicado, por tantas informações técnicas sobre as naves, NASA e tudo mais, tudo foi feito com um detalhismo que apenas torna a leitura ainda mais deliciosa.

Outra coisa que me chamou a atenção foram as piadas nerds! Dezenas de referencias a filmes, livros, seriados, desenhos... Realmente fiquei extasiado com essa obra. Tenho que deixar claro que qualquer outra informação que eu revele, com certeza se tornará SPOILER, por isso me limito a estas que passo para vocês.

A pergunta que não se cala: Recomendo?? COM A MAIS ABSOLUTA CERTEZA... Se você nunca leu nada parecido, deve com certeza ler este livro. Depois me procure para debater... Afinal este é um daqueles que realmente você deseja conversar muito sobre as ideias.

MARCOS GRAMINHA é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite".
contato: marcos.graminha@gmail.com

site: http://www.lerparadivertir.com/2015/06/sombra-do-paraiso-david-s-goyer-com.html
Mônica Candiotto 02/06/2015minha estante
Fiquei louca pra ler Marcos!!!!

phendragon 03/06/2015minha estante
Mônica o livro é muito bom... tão bom que já está na minha estante pessoal... ahahahaah quando ler venha conversar comigo

Mônica Candiotto 04/06/2015minha estante
Pode deixar Marcos!!! Abraços

NaiaraAimee 04/07/2015minha estante
Foi meu primeiro contato com o gênero, porque não curto ficção cientifica, mas posso dizer que me surpreendi e que amei Sombra do Paraíso. O início foi muito difícil por causa dos termos técnicos, mas... quando você avança a leitura te prender de um modo que você já não consegue mais largar o livro rs... É realmente muito bom!

Beth 31/07/2015minha estante
Para quem gostou (e gostei muito) sugiro a leitura de "Perdido em Marte". FC espacial 5 estrelas.

Nilsonln 26/10/2022

O que tem no espaço
"Sombra do Paraíso" faz parte da "Saga Keanu", que infelizmente, não teve continuidade aqui no Brasil. Mesmo assim, vale à pena ler este primeiro livro, é uma história interessante sobre vidas alienígenas no espaço e da corrida espacial dos países.

Luciano.Soares 29/10/2021

Queria ter gostado mais
A primeira metade do livro é bem empolgante com boas doses de suspense e mistério envolvendo a chegada no estranho corpo celeste chamado Keanu e o breve desbravamento no mesmo. Mas depois da primeira metade a narrativa dá uma certa arrastada nos acontecimentos em Keanu deixando mais intrigante a narrativa que se passa na Terra. E nas 20 páginas as coisas simplesmente aceleram bruscamente tendo um desfecho parecendo feito às pressas.

etsilvio 08/06/2015

Ficção boa com tema recorrente
Me senti lendo Encontro com Rama + O Jardim de Rama. Não foi ruim, afinal sou absolutamente fã da saga de RAMA, e gostei dos capítulos curtos e com textos introdutórios, mas ficou um pouco cansativo quando havia descrição de algumas coisas (e personagens) que estavam na Terra, e não acrescentavam nada a trama. Torço para que a Editora Aleph publique as duas continuações ("Guerra no Paraíso" e "A Queda do Paraíso" - tradução livre dos títulos).

Jen 28/03/2021

Fui do céu ao inferno no final
Gostei muito do livro, é uma leitura dinâmica que precisa de muita atenção por estar o tempo inteiro intercalando entre com os tripulantes em Keanu e o controle da missão na Terra, a exploração em Keanu só deixa o leitor mais curioso para descobrir mais e mais e assim eu perdia quase dias inteiros lendo sem me dar conta do tempo passar, se você gosta de vida e pós vida, tecnologias avançadas e raças superiores vai gostar do livro. O final me decepcionou bastante, mas senti que ficou aberto, fiquei com a sensação de que poderia ter uma continuação
Macartiney 28/07/2022minha estante
Ele tem continuação, mas não publicaram por aqui... pena viu

Ju 10/07/2015

Definitivamente meu livro favorito
A Sombra do Paraíso é simplesmente o melhor livro que já li até hoje. Admito, no começo a história demorou a fluir (mais especificamente 80 páginas) e o fato de ter de consultar o glossário a cada 5 segundos me irritou um pouco, me fazendo começar a refletir se eu não tinha colocado muita expectativa em cima desta história. Entretanto, quando a Venture finalmente pousa em Keanu, uma montanha russa de emoções começa, seguida por vários momentos que me fizeram reler as sentenças pra ver se eu não estava alucinando, sim, momentos que verdadeiramente explodiram minha cabeça.