Sombra do Paraíso

Resenhas - Sombras do Paraíso

Café & Espadas 17/06/2015

Resenha Sombra do Paraíso
O ano é 2019.

Um grande astro de natureza desconhecida se aproxima da Terra. O NEO – Near-Earth Object, ou Objeto-Próximo a Terra – causa euforia no meio astronômico e dá início a uma nova corrida espacial. Desta vez, os corredores são os Estados Unidos e a Coalizão Rússia-Índia-Brasil.

O imenso NEO, agora chamado Keanu (deixo a referência por sua conta) irá receber duas naves tripuladas pelos melhores astronautas da Terra em uma missão de reconhecimento, mas que pode virar algo infinitamente maior e mudar toda a história do homem e toda a concepção que temos do Universo.

É em torno desta expedição espacial que a trama de Sombra do Paraíso orbita. A obra dos autores David S. Goyer e Michael Cassut foi publicada este ano pela Editora Aleph com o capricho editorial de sempre, e alguns leves erros de revisão.

Os autores já são conhecidos no meio midiático pop internacional. Bem, você pode não reconhecê-los por nome, mas com certeza já assistiu O Cavaleiro das Trevas, ou O Homem de Aço ou ainda as famigeradas série Além da Imaginação e Barrados no Baile. Todos esses filmes e séries foram roteirizados pela dupla, e podemos atribuir a isso o ritmo cinematográfico de Sombra do Paraíso.

O livro começa de forma compassada, bem explanativo, misturando passado e presente dos principais personagens. O comandante da Destiny-Venture – o veículo espacial americano – Zack Stewart tem o protagonismo, e o seu núcleo familiar é um dos eixos principais do enredo, assim como cada relação individual do resto de sua tripulação. Mas isso não resulta em um abandono dos autores em criar alguma identidade para a equipe da Coalizão liderada pelo comandante Taj Radhakrishnan (líder da Brahma), contrariando o onipresente e já conhecido patriotismo americano exacerbado.

Goyer e Cassut mostram uma NASA falha e ainda muito abalada pelos erros do passado e pela morte de vários astronautas; além da descrença do próprio povo americano para com a agência espacial e a forte intervenção governamental e política vinda de Washington D.C. Mesmo com todas essas diferenças e a tênue rivalidade entre as duas expedições, podemos perceber laços de admiração e respeito entre os astronautas, e isso tira o foco de algo que poderia ter comprometido completamente o andamento da obra (uma nova “guerrinha-fria” no espaço) para o que realmente importa: Keanu. E mais do que o NEO em si, mas o que se esconde em seu lado sombrio.

Praticamente todo fã de ficção científica tem a sua paixão particular por histórias que falam de contatos imediatos com inteligências extraterrestres superiores. Apesar do tema ser recorrente, Sombra do Paraíso agrega elementos instigantes que fazem a história engrenar e prender o leitor logo nas primeiras páginas.

Morte e vida, ressurreição, e o que é essa tal coisa que chamamos de alma?

Os autores abordam esses temas com um pé suavemente calçado em características do cosmicismo: como a insignificância da espécie humana perante a grandiosidade do universo e a existência de poderes maiores e antigos, que destroem todos os conceitos de realidade que criamos por aqui no nosso Pálido Ponto Azul. Mas observe que eu falei “suavemente”, pois os humanos, aparentemente, serão decisivos no futuro da Saga Keanu.

Cada capítulo de Sombra do Paraíso faz com a leitura do seguinte seja obrigatória. O suspense e as revelações são bem satisfatórias e mostram como os autores possuem larga experiência em cativar o seu público, independentemente da mídia. Apesar de em alguns momentos a leitura se arrastar e focar em coisas não tão relevantes, a obra é uma ótima surpresa desse ano, e uma leitura recomendável para leitores em geral, independente do gênero favorito.

Sombra do Paraíso é rápido, ágil e nos passa as sensações de uma verdadeira expedição rumo ao desconhecido e ao inevitável encontro com o insondável. Um ótimo começo de saga, que esperamos ser publicada por aqui o quanto antes.

site: http://cafeespadas.com/?p=3192

etsilvio 08/06/2015

Ficção boa com tema recorrente
Me senti lendo Encontro com Rama + O Jardim de Rama. Não foi ruim, afinal sou absolutamente fã da saga de RAMA, e gostei dos capítulos curtos e com textos introdutórios, mas ficou um pouco cansativo quando havia descrição de algumas coisas (e personagens) que estavam na Terra, e não acrescentavam nada a trama. Torço para que a Editora Aleph publique as duas continuações ("Guerra no Paraíso" e "A Queda do Paraíso" - tradução livre dos títulos).

phendragon 02/06/2015

DEIXO DE MENCIONAR UM MONTE DE COISAS
Recebi o livro, já pensando que era "mais uma história de ficção científica espacial". Dei uma olhada na orelha e pensei que o livro seria um pouco chato. Mas, meus amigos... Que grata surpresa!!!

Antes de me desmanchar em elogios, vou explicar um pouco do livro.

Tudo começa quando um astrônomo descobre um NEO (Near-Earth Object), isto é, um objeto próximo a Terra. Por se chamar NEO, rapidamente eles nomeiam o objeto de Keanu, associando a ideia de Neo do filme The Matrix. A NASA investiga mas não pensa em enviar uma missão ao "estranho objeto".

O consórcio formado por Japão, Índia, Rússia e Brasil, decidem juntas mandar uma nava (Brahma) até Keanu. Para não ser deixados para trás, a missão Destiny (NASA) mantem uma operação sigilosa, para ir até Keanu, mas sempre informando que irão para a Lua.

Mas o livro não se trata de quem chega primeiro... Ao chegar em Keanu, eles descobrem que o que parecia ser um asteroide, na verdade é uma nave espacial.

Na Ufologia, existe uma escala para determinar um evento de encontro ou contato imediato com OVNIs, vou explicar abaixo:

Contato Imediato:
Zero Grau - Avistamento de luzes longe e misteriosas;
Primeiro Grau - Avistamento de OVNIs;
Segundo Grau - Observação de OVNIs (calor, danos em terreno, catalepsia, etc);
Terceiro Grau - Avistamento de entidade, com ou sem OVNI;
Quarto Grau - Humano é abduzido;
Quinto Grau - Quando há comunicação bilateral, podendo ocorrer de várias formas (telepatia, sons, contato físico, etc);
Sexto Grau - Quando o contato com OVNIs resulta em danos ou morte, isso é, quando há evidência física do contato;
Sétimo Grau - Quando o contato entre extraterrestres e humanos resulta em acasalamento e surgimento de um híbrido.

Então, agora que você aprendeu sobre isso, me pergunta: E o que isso tem haver com este livro?

Amigos... essa é uma história sensacional de Contato Imediato em vários graus!!! Um livro repleto de reviravoltas, impossível de não imaginar cada detalhe e cada cena como um filme.

Os dois escritores são responsáveis pelos melhores roteiros de filme de super heróis do cinema, portanto a história se torna riquíssima e repleta de detalhes incríveis.

Apesar de um inicio um pouco complicado, por tantas informações técnicas sobre as naves, NASA e tudo mais, tudo foi feito com um detalhismo que apenas torna a leitura ainda mais deliciosa.

Outra coisa que me chamou a atenção foram as piadas nerds! Dezenas de referencias a filmes, livros, seriados, desenhos... Realmente fiquei extasiado com essa obra. Tenho que deixar claro que qualquer outra informação que eu revele, com certeza se tornará SPOILER, por isso me limito a estas que passo para vocês.

A pergunta que não se cala: Recomendo?? COM A MAIS ABSOLUTA CERTEZA... Se você nunca leu nada parecido, deve com certeza ler este livro. Depois me procure para debater... Afinal este é um daqueles que realmente você deseja conversar muito sobre as ideias.

MARCOS GRAMINHA é leitor viciado em terror e vampiros. Conta com um acervo de mais de 1500 livros sobre esses assunto. Proprietário de um sebo na cidade de Vila Velha, dedica sua vida a desvendar os mistérios desses "filhos da noite".
contato: marcos.graminha@gmail.com

site: http://www.lerparadivertir.com/2015/06/sombra-do-paraiso-david-s-goyer-com.html
Mônica Candiotto 02/06/2015minha estante
Fiquei louca pra ler Marcos!!!!

phendragon 03/06/2015minha estante
Mônica o livro é muito bom... tão bom que já está na minha estante pessoal... ahahahaah quando ler venha conversar comigo

Mônica Candiotto 04/06/2015minha estante
Pode deixar Marcos!!! Abraços

NaiaraAimee 04/07/2015minha estante
Foi meu primeiro contato com o gênero, porque não curto ficção cientifica, mas posso dizer que me surpreendi e que amei Sombra do Paraíso. O início foi muito difícil por causa dos termos técnicos, mas... quando você avança a leitura te prender de um modo que você já não consegue mais largar o livro rs... É realmente muito bom!

Beth 31/07/2015minha estante
Para quem gostou (e gostei muito) sugiro a leitura de "Perdido em Marte". FC espacial 5 estrelas.