12 Anos de Escravidão

12 Anos de Escravidão Solomon Northup

Resenhas - 12 Anos de Escravidão

Tainara 12/03/2023

Necessário
Achei um livro muito tocante e necessário de ler. Todos deviam ler esse livro. Muitos inclusive eu falam ou falavam sobre escravidão como algo triste e tals mas não entendíamos a real escravidão? n sei se deu pra entender. Mas eh muito mais profundo doq falar e comentar ?ai foi muito triste oq fizeram neh??? eh muito mais profundo. Pq esquecemos que foram pessoas reais com sentimentos reais. E falamos como se fossem números ou personagens de histórias.

A escravidão ainda existe infelizmente. E ler esse livro sabendo que existe me incomodou muito. E me fez pensar no que eu poderia fazer. Além de parar de comprar produtos vindos de mão de obra escrava, alimentando todo esse sistema movimentado por marcas como Shein, Renner, Zara. Mas além disso, realmente não sei o que fazer? queria fazer algo? ainda to refletindo.

Rebeca_Moledo 08/03/2023

Esse livro é um relato real e necessário de ser lido
Esse é um dos relatos mais triste e pesado que já li na minha vida. Quando se fala sobre escravidão, automaticamente imagens horríveis surgem. Porém, ler algo, escrito por um homem livre, que foi escravizado por causa da sua cor de pele, tendo de passar por tantas coisas terríveis e abomináveis, é de extrema tristeza. Cada palavra desse livro vem carregado com um peso enorme. Pensar que essa é a história de um único homem, imagina o de milhões de outras pessoas que passaram por situação semelhante, que foram tratadas piores do que animais, que foram vistas como meras máquinas de trabalho e castigo.
É angustiante ler esse livro, entretanto, também extremamente necessário. Precisamos ter conhecimento do que o homem, levado pelo ódio e pela soberba, é capaz de fazer. Precisamos enxergar onde a humanidade pode chegar, para evitarmos que futuramente, coisas assim aconteçam. É imensamente triste saber que depois de tanto sofrimento, o preconceito ainda não tenha acabado. A escravidão ainda não tenha acabado por completo. Precisamos dar fim a tudo o que leva a subjugação cruel do outro imediatamente.

esmedry 03/03/2023

Um relato sobre a escravidão
Uma história vivida e real sobre a escravidão, mostrando coisas horríveis e desumanas que aconteceram :(
consegue sentir o desespero e a angustia pelos relatos do autor
um livro importante para sabermos mais como a humanidade era imunda e cruel antigamente, e que devemos lutar todos os dias contra as injustiças sociais e o preconceito
Ivna 10/03/2023minha estante

Luiz 27/02/2023

12 anos de escravidão
Eu estou agora sentado, pensando o que escrever aqui, eu levei mais de 30 dias para concluir esse livro, não é um livro leve, é pesado, não por seu número de páginas, não, são somente 280, as últimas são prefácio de um professor falando sobre solomon, autor e principal personagem(?) Passou 12 anos de sua vida sob a alcinha de platt, um escravo fugido da Geórgia que acabou caindo nos pantanos do sul da Louisiana. Solomon, homem livre, foi enganado e levado por 2 brancos sob a falsa promessa de tocar em um Circo, ele era um excelente violinista. Foi embriagado, espancado, roubado, tanto o dinheiro quanto sua liberdade. Foi vendido numa casa de escravos na cidade de Washington, na mesma avenida que 100 anos depois o pastor Martin Luther King discordaria para uma multidão de pessoas: EU TENHO UM SONHO, isso torna o sofrimento de platt ainda pior. Sofreu por 12 anos humilhação, castigos, chibatadas. É um livro pesado, denso, sombrio, nas primeiras páginas já descobrimos que ele está livre, os relatos no livro são contados pós sua libertação (resgate) mas entramos na história de um tal modo que conseguimos ouvir os gritos, sentir os mesmos medos ,o cheiro do brejo. É praticamente impossível acreditar que a humanidade permitiu tao atrocidade com os filhos da África . Um simples papel muda a forma como um homem é tratado.

Leiam, é uma excelente história, acredito que levarei alguns dias para processar tudo. Mas recomendo.

Estantedarosa 16/02/2023

Adorei
Solomon nasceu em Minerva - Nova York como homem livre, sendo seu pai escravo da família Northup. Solomon teve vários empregos e sempre se destacou em tudo o que fez e com o violino não foi diferente. Na época sua vida mudou ele morava em Saratoga com sua esposa Anne e seus 3 filhos Elizabeth, Margaret e Alonso e vivia de forma modesta onde sua esposa trabalhava como cozinheira e ele fazia alguns trabalhos além de tocar violino em alguns eventos.
Em março de 1841 ele foi enganado por 2 homens com uma proposta de trabalho e quando chegou em Washington foi levado a uma casa de escravo e de lá foi enviado para Nova Orleans com o nome de Platt, seu primeiro dono foi Wilian Ford um homem que Solomom considerava com justo mais passou pouco tempo em seu domínio sendo transferido para o Sr. Tibeats através e uma tratativa comercial. Com o domínio do seu novo senhor sua vida ficou muito mais difícil com a violência excessiva e alguns confrontos que eles tiveram rapidamente ele é vendido para seu último dono que era Edwin Epps onde passou 10 anos fazendo diversos trabalhos, para pessoas diferentes e em condições precárias principalmente com a violência e descontrole de seu senhor, principalmente quando bebia.
Solomon foi liberto em janeiro de 1853 com a ajuda de Bass um carpinteiro que foi trabalhar na fazenda de Epps, ele era contra a escravidão e enviou algumas cartas para conhecidos de Solomon e com todo o empenho de Henry B. Northup ele se tornou um homem livre novamente e pode voltar para sua família.
Agora vamos fazer um comparativo com o filme, mesmo tendo muitos pontos parecidos com o livro o que eu achei mais interessante foi a forma como o Solomon em alguns momentos não vê seus senhores como homens ruins tentando até humanizar alguns atos e com relação a Patsey os relatos foram bem descritos.

yvnvitx 31/01/2023

Doze Anos de Escravidão, de Solomon Northup
Relato autobiográfico de como um negro livre foi sequestrado e vendido em fazendas do sul dos EUA, Doze Anos de Escravidão é um relato muito instigante, brutal e por vezes desesperador, Solomon consegue narrar com uma prosa muito ágil todos os sofrimentos que passou, é um ótimo livro, porém um relato indigesto de como a humanidade, e especialmente o homem branco sabem ser cruéis, pertubador encarar o fato de que tudo que tem no livro aconteceu MESMO.

Tamiris.Misael 28/01/2023

Trecho
"...não tenho comentários sobre a fazer sobre a escravidão. Aqueles que lerem este livro poderão formar duas próprias opiniões sobre essa "instituição peculiar."."

Solomon Northup

Ivy 25/01/2023

Tocante
Escancarou a crueldade inerente à escravidão, auxiliando a demonstrar como ainda produz reflexos nos dias de hoje, inclusive com a escravidão moderna.

Mikaela9 15/01/2023

Necessário ao extremo
"Não tenho comentários a fazer sobre o
tema da Escravidão. Quem ler este livro poderá formar sua própria
opinião sobre essa "peculiar instituição'."

Ler sobre a escravidão negra sempre foi uma experiência a parte, uma experiência agoniante vale ressaltar, porque sob o olhar do tempo que eu vivo parece algo inconcebível que um ser humano faça algo do tipo com o seu semelhante. Assistir a filmes sobre o tema também trás a mesma sensação, só que mil vezes pior pq estamos vendo enquanto o martelo fica batendo na mesma frase: "isso foi real".

Então peguei esse livro pra ler, e nossa... Primeiro que eu não sabia que a história era verídica, só sabia que tinha servido como base para um dos filmes mais impactantes que eu já tinha visto. Segundo que era apenas curiosidade, e se tornou uma viagem a um tempo horrível, com práticas piores ainda.

Se coloquei a palavra "necessário" no título dessa resenha é porque foi a única que pensei ao definir esse livro, porque de que outra maneira poderia pensar ao ler uma narrativa em primeira pessoa sobre alguém que era livre e, por causa da sua cor, foi tomado da liberdade que lhe era garantida?

O trecho que destaquei também deveria vim na capa, ou contra-capa, para servir de atenção de com esse livro deve ser lido para termos uma visão mais profunda do que foi a escravidão.

Solomon serviu de voz a muitos, mas, infelizmente, teve a sorte de muitos poucos.

Tatiana 13/12/2022

Muito pesado e triste
12 Anos de Escravid?o narra a história real de
Solomon Northup, negro americano nascido livre que, por conta de uma proposta de emprego, abandona a segurança do Norte e acaba sendo sequestrado e vendido como escravo. Durante os doze anos que se seguiram ele foi submetido a trabalhos forçados em diversas fazendas na
Louisiana.
Esse relato autobiográfico, publicado depois da libertação de Northup, em 1853, logo se tornou um best seller, e hoje é reconhecido como a melhor narrativa sobre um dos períodos mais nebulosos da história dos Estados Unidos.
Verdadeiro elogio à liberdade, essa obra apresenta o olhar raro de um homem que viveu na pele os horrores da escravidão.

Achei bastante triste e pesado, mas fico feliz que ele conseguiu a liberdade

Mari 03/12/2022

Doído e real
Os males da escravidão são descritos por diversos autores em todo o mundo; no entanto, como diz Solomon a sua história é desnuda de ficção.O Edwin Epps existiu com toda a sua malevolência, a Patsey sofreu todo tipo de castigo, mesmo sendo só uma garota e o tio Abram, então, um idoso, açoitado por que o pai queria ensinar ao filho como fazer aos escravos. Apesar de toda lágrima, sangue e sofrimento o autor não perde a esperança e é esse o combustível que o faz superar 12 anos de escravidão!

Katiana.Almeida 14/11/2022

Dificil!
Solomon Northup era um homem livre com esposa e filhos que aceitou um trabalho temporario, que foi o que infelizmente o levou a ser vendido como escravo.

Uma história que mostra a realidade da escravidão e que nos faz refletir sobre mais um dos horrores ao quais o ser humano é capaz de submeter outro ser humano.

Uma leitura nada fácil, nao pela escrita, mas sim pelos relatos que são pesados e acompanhados de crueldade e principalmente por sabermos que é um relato real, Solomon é um sobrevivente e é um verdadeiro aprendizado e momento de reflexao ler a sua historia.

Ps: se estiver passando por momentos dificeis ou nao tiver estomago para ler maus tratos, nao recomendo.

Marcela115 28/10/2022

O filme é destruidor também
Simplismente angustiante. Nada que eu possa falar complementa a experiência de ler essa obra, a união entre uma ótima habilidade em relatar sua história e a vivência amarga de Solomon criaram um livro extremamente necessário tanto na época de publicação quanto nos dias de hoje. O autor sobreviveu a anos de injustiça e crueldade mesmo tendo conhecido um dia a liberdade que lhe era direito, uma leitura indispensável.

Queila - Meu vício literário 03/09/2022

Impactante
Vou precisar de um tempo para digerir essa leitura.

A história de Solomon é um constante soco no estômago, suas histórias do tempo em que era livre, e depois vendido como escravo são descritas sem romanização. É brutal.
Embora muitas vezes senti que o autor suavisasse o tom, para não levar a narrativa para o caminho de lamúrias.

Agora quero assistir a adaptação, mas antes sinto que preciso de um tempo. Jamais havia lido biografias sobre o período escravagista, e saio dessa leitura com nó na garganta, e querendo ler mais sobre esse período horrendo da história da humanidade.

Livros que anotei para ler em breve:

A cabana do pai Tomás

Narrativa da vida de Frederick Douglass: e outros textos
Camila1856 04/09/2022minha estante
Eu já vi o filme, é MUITO forte e triste, imagino o livro...