12 Anos de Escravidão

12 Anos de Escravidão Solomon Northup

Resenhas - 12 Anos de Escravidão

@vanessachrisostomo 14/09/2023

Interessante
Como vida de uma pessoa pode mudar drasticamente de uma hora pra outra. Entre tantos fatores envolvidos, a leitura é comovente, reflexiva e rica em detalhes.

Babi 02/09/2023

Íntimo e dolorido
É um retrato íntimo de um homem que tem sua vida mudada de uma hora pra outra,de homem livre e com família respeitada para um escravo que sofre e vê as piores barbaridades possíveis e desumanas.
É um livro muito difícil de ser lido,por tudo que ele representa e retrata mas principalmente porque o autor e personagem principal da historia,Solomon nos dá um retrato muito cru e verdadeiro do que era/foi a escravidão
Sofremos as dores dele,as físicas e principalmente as emocionais e quando finalmente ele é ?liberto? é como se nós também tivéssemos nossa liberdade também,
É um relato muito bem escrito e necessário e também muito doloroso em diversas partes

Vicky.Schneider 26/08/2023

Desde o momento que eu comecei a ler, mal conseguia parar para dormir ou cumprir com as minhas obrigações. É uma história sobre a qual eu sempre tive curiosidade e não tenho coragem de assistir ao filme. Um relato honesto e sensível sobre uma marca profunda na história da humanidade.

Ygor Araujo 11/08/2023

Uma luta por justiça
Um retrato nu e cru do período da escravidão nos Estados Unidos. Acompanhamos o personagem em sua luta por justiça e liberdade.

Patrick.Pereira 01/08/2023

Baita livro
É um livro que conta uma história de motivo de vergonha para a humanidade, ele é muito bem escrito.

Ramon 04/07/2023

Brutal.
Muito brutal. Uma história de resiliência e injustiça. Todas as tentativas fracassadas e pontapés pra qualquer perseverança me envolvia mais na história. O filme fez justiça ao livro sem dúvidas.

bela 27/06/2023

??
Esqueci de compartilhar quando li, mas é um dos meus livros favoritos. me trouxe uma visão completamente nova sobre conceitos e preconceitos.
obrigada, prof vitória, por me introduzir neste universo.

Amanda 31/05/2023

"Destinados a jamais respirar o ar abençoado da liberdade"
"A existência entre eles da Escravidão em sua forma mais cruel tem a tendência de brutalizar os melhores sentimentos de sua natureza.
Não é culpa do proprietário de escravos se ele é cruel;antes,é culpa do sistema no qual ele vive."

Livro essencial para a nossa formação de cultura,empatia e consciência histórica,ou seja: para estouramos a nossa bolha social e moderna e percebermos que a nossa sociedade foi moldada e forjada a partir do sofrimento e exploração dos "filhos da África".

É incrível acompanharmos a jornada e as injustiças vividas por Solomon,um homem que sempre foi livre e foi vendido ilegalmente como escravo,onde por 12 anos achou que jamais veria a luz da liberdade.

Dói a alma saber que muitos não tiveram a benção que Northup teve e,como ele mesmo diz,como eles jamais saborearam o que é a liberdade.

Não consigo descrever a imensidão dessa obra,apenas recomendá-la imensamente.

brunabtd 16/05/2023

O limite da liberdade
?As vozes de representantes patrióticos enchendo a boca para falar de liberdade e igualdade e o clangor das correntes dos pobres escravos quase que se mesclavam.?

O livro ?Doze anos de escravidão? é a história real de Solomon Northup, um homem livre que fora vendido como escravo enquanto buscava trabalho.

A narrativa conta, ao contrário de outras histórias de escravos, a descida tanto da vida ? do homem que era livre e tornara-se escravo por doze anos ? como da natureza geográfica ? do Norte ao Sul dos Estados Unidos.

Um homem afastado de sua família, vendido cada vez mais caro e que via bondade até em um senhor de escravos pelo fato de não açoita-los como faziam os outros. Um homem negro, que mesmo provando sua liberdade, não conseguiu sobressair à palavra do mentiroso homem branco que o tirou de sua vida livre em Nova York.

É um livro ótimo, pois conta em detalhes a vida, as fugas, a convivência com os outros escravos ? cada um com suas opiniões, peculiaridades, origens ?, o funcionamento da plantação de algodão e de cana, a natureza agressiva dos senhores que descontavam a raiva em seus escravos e açoitavam as escravas pelo ciúme de suas mulheres; a sobrevivência como um todo.

Não é um livro didático porque pretende ser, mas porque mostra a realidade dolorosa da escravidão e suas enormes injustiças. Indico à todos que pretendem entender mais sobre essa época sombria, que até hoje não teve fim definitivo, e que buscam serem antirracistas, para que evitemos cada vez mais que as visões distorcidas dos escravagistas continuem se perpetuando ao longo dos anos.

Bibis 30/04/2023

Muito tocante de fato
Esse livro consegue trazer o leitor para um período de pura insensatez de uma forma bastante detalhada, relatando o sofrimento vivenciado pelo autor e pelas outras personagens. Me sinto muito feliz por ter escolhido ler esse livro, porque me trouxe uma visão um pouco mais aprofundada do que eu sabia a respeito da escravidão em geral e da que ocorria nos Estados Unidos. O livro é realmente muito tocante, me senti indignada diversas vezes, por conta das situações que as personagens foram submetidas, o que só piorava quando eu lembrava que se trata de uma história real, o que me deixava bastante reflexiva, e mesmo que se essa particularmente não fosse real, coisas assim realmente aconteceram no passado?

Berenice.Thais 29/04/2023

Liberdade
Nesse livros vemos como uma Pessoa que nasceu livre teve sua vida transformada após ser privada da sua vida .E como vemos que em muitas casos isso pode ter ocorrido é ter tido um fim diferente
Queila.Assis 30/04/2023minha estante
? vdd

Gabriel.Bavaresco 11/04/2023

Essencial.
Emocionante do começo ao fim, Solomon retrata em sua experiência vivida cada partícula de crueldade cometida pelo escravagismo contra sua pele. Uma história que marca profundamente nosso coração, onde a empatia gerada é inevitável quando se compreende até mesmo o mínimo.
Diante das atrocidades, cada escravo almejava a liberdade, cada um possuia em seu interior seu proprio conceito de liberdade, e em todos eles o cenário era completamente diferente de sua situação.
Livro essencial.

melbernardoo 25/03/2023

Estória necessária e inesquecível
Conheci a estória de Solomon Northup ao assistir o longa Doze anos de Escravidão, apesar de o filme ser uma excelente adaptação do livro, o mesmo não foi capaz de me transformar como o livro o fez. Solomon nasceu em Nova York onde desfrutou de sua liberdade até os 33 anos, quando foi atraído para Washington com uma proposta de trabalho em que o mesmo se apresentaria em um circo como violonista, afinal, ele se destacava por ser um bom musicista. em 1841 foi preso e vendido como escravo. voltando a gozar de sua liberdade apenas em 1853 após ser resgatado por um conhecido.

esse livro mexeu muito comigo, é tão chocante e mesmo assim não queria largar a leitura por um minuto, quis ler sem pausa asseando pelo final feliz. ainda que, apenas ele tenha sido resgatado daquela fazenda de algodão em 1853, onde TODOS ali mereciam ser libertos! uma triste estória com um final nem tão feliz, mas que ainda sim deve chegar ao conhecimento de qualquer indivíduo, para que não nos esqueçamos do que a escravidão é vil e abjeta.