12 Anos de Escravidão

12 Anos de Escravidão Solomon Northup

Resenhas - 12 Anos de Escravidão

@tatysturnick 01/02/2024

Uma leitura essencial ?
"Doze Anos de Escravidão", escrito por Solomon Northup, é um relato visceral que nos transporta para o sombrio período da escravidão nos Estados Unidos do século XIX. A história real de Northup, um homem livre que é sequestrado e vendido como escravo, é uma jornada angustiante e poderosa.

A narrativa nos leva pelos horrores da escravidão, expondo a brutalidade física e psicológica enfrentada pelos cativos. Northup descreve com detalhes a degradação humana, mas também ressalta a resiliência e a busca pela liberdade.

A força do livro reside na honestidade crua de Northup ao relatar sua experiência, proporcionando aos leitores uma compreensão visceral da desumanidade da escravidão. Cada página é uma provocação à reflexão sobre justiça, dignidade e a luta pela liberdade.

Uma leitura essencial, um testemunho corajoso que nos confronta com a verdade inconveniente da história, lembrando-nos da importância de nunca esquecermos as atrocidades do passado.

Fernanda Coelho 24/01/2024

Doze anos de escravidão narra a história real de Solomon Northup, um negro americano nascido livre, que por uma proposta de emprego, abandona a segurança do Norte e acaba sendo sequestrado e vendido como escravo. Durante DOZE anos que se seguiram ele foi submetido a trabalhos forçados em diversas fazendas na Louisiana.

É um leitura de muita dor e angústia, mas de extrema importância e necessidade para nossa formação de cultura, empatia e consciência história.
Doi na alma saber que muitos não tiveram a benção que Northup teve de ser novamente livre, ou que nunca souberam o que é a liberdade.
Fabio 25/01/2024minha estante
Nossa, que nota!
Vai direto para minha lista!!!!?

Marcelo 23/01/2024

Emocionante!!!!
Linda jornada e uma narrativa emocionante! Difícil ter uma ínfima noção do sofrimento e das injustiças sofridas pelo autor durante o período em que passou escravizado. Já tinha visto o filme, mas a leitura do livro foi essencial no entendimento do contexto da época e me fez admirar ainda mais o autor e toda a sua resiliência, fé e amor pela família com a qual sonhava se reencontrar e que foi sua motivação para nunca deixar de buscar uma forma de fugir ou ser resgatado.

Maylla.Nogueira 20/01/2024

Sensível e brutal
Um retrato de uma realidade brutal, essa história mostra o quão cruel o ser humano pode ser, quando o poder é dado aos seres mais maldosos e ignorantes, desprovidos de uma alma humana. Fazendo da vida de outros, um verdadeiro inferno.

Rodrigo.Artioli 31/12/2023

O relato de um sobrevivente...
Passado em um dos piores momentos da humanidade, Northup narra o período de escravidão que passou ao ser tirado de sua liberdade....

Carol.Ramos 30/12/2023

?Podem escrever sobre escravidão em uma confortável poltrona
Em 12 anos de escravidão Solomon Northup relata, com incríveis detalhes, como, tendo nascido livre nos estados do norte dos EUA, foi sequestrado, vendido e escravizado durante 12 anos.
Essa leitura me chamou muita atenção, além, claro, da triste jornada do protagonista e da repulsiva realidade de estados escravistas, pelo tratamento dado por Solomon á historia de outros escravizados. Normalmente, em obras que já li e assisti, pessoas escravizadas são retratadas apenas como isso, pessoas escravizadas, reduzindo tudo o que são á escravos. No relato de Solomon ele descreve seus companheiros como amigos, fala de seus amores, suas desavenças, os descreve as vezes como gentis, alegres, inteligentes; fala de suas habilidades, seus anseios, seus sonhos, fala deles de fato como pessoas muito além da servidão.
A escravidão sob a perspectiva de alguém que nasceu livre e foi escravizado torna esse relato único, além de bem escrito e fluido, apesar das tristezas da história.

Vicente 29/12/2023

Excelente leitura!
A obra ocupa com justiça a posição de clássico. É uma oportunidade de ouro pra mergulhar nas duras realidades da condição humana, conhecendo suas misérias e valores. Quanto literatura não é a mais impolgante das leituras, principalmente nos cinco ultimos capítulos começa a ficar repetitivo. Mas não é demérito senão característica do gênero no qual a obra é composta.

Melissa 12/12/2023

Muito interessante ler o livro tendo em mente o contexto em que foi escrito. Um livro com certeza bem incômodo e muito necessário.

Lilia.Tranin 03/12/2023

"Doze Anos de Escravidão" é uma obra impactante e emocionalmente intensa escrita por Solomon Northup. O livro relata sua dolorosa experiência como escravo nos Estados Unidos, oferecendo uma visão detalhada e perturbadora do sistema escravista. Northup descreve com maestria as injustiças, crueldades e humilhações sofridas, ao mesmo tempo em que nos mostra sua coragem e resiliência diante de adversidades inimagináveis. É uma leitura essencial para entendermos a história da escravidão e refletirmos sobre as questões raciais ainda presentes na sociedade atual.

fx 23/11/2023

Realidade e Tristeza
O livro mais triste que li na vida, comecei a ler ciente que eram fatos reais e isso doeu em cada parágrafo, cada trecho, cada vírgula, todos os acontecimentos doem que não tem curativo certo. Amei estar ciente da realidade e vou reler esse em algum outro momento.

Hello5ouza 03/11/2023

Em março de 1841, Northup foi atraído para longe de sua casa por dois homens brancos que diziam ser membros de um circo em Washington, e que precisavam de músicos para uma turnê.
No dia seguinte, os dois homens deixaram Northup tão embriagado
(ele sugere ter sido drogado) que, no meio da noite, ele foi carregado de seu quarto por vários homens que insistiam que ele fosse até um médico.
Em vez disso, quando Northup recobrou os sentidos, viu-se acorrentado na casa de escravos de Williams, e seu dinheiro e os documentos atestando sua liberdade, haviam desaparecido.
Northup chegou a Nova Orleans em 24 de maio de 1841 e, após uma epidemia de varíola, foi vendido por 900 dólares. Northup estava prestes a passar seus doze anos de escravidão na região de Bayou Boeuf, na Louisiana.

Jeferson.Alcantara 20/10/2023

Chocante e atemporal.
"12 Anos de Escravidão" é uma narrativa autobiográfica escrita por Solomon Northup, um homem negro livre que foi sequestrado e escravizado por 12 anos nos Estados Unidos do século XIX. O livro descreve os horrores da escravidão, os abusos que Northup e outros sofreram, e sua busca pela liberdade. A história ganhou destaque, destacando a brutalidade da escravidão, e foi adaptada para um filme vencedor do Oscar em 2013. É uma leitura essencial para compreender a história da escravidão nos Estados Unidos.

Giovanne6 02/10/2023

Não existem palavras pra descrever o que senti lendo esse livro e vendo o filme... Duas obras de arte que dilaceraram meu coração. É isso.

Viviane 30/09/2023

Uma história inacreditável de um homem livre que foi levado como escravo para outro lugar, Solomon fez um relato puro e pungente sobre tudo o que o lhe aconteceu durante deste período de escravidão.

tabatatucat 19/09/2023

Uma leitura extremamente difícil e dolorosa, mas necessária. É importante não esquecer o que aconteceu com Solomon, já que ainda existem muitos casos de trabalhos escravos e tráfico humano nos dias de hoje.