The Unpleasant Profession of Jonathan Hoag

The Unpleasant Profession of Jonathan Hoag Robert A. Heinlein

Resenhas - The Unpleasant Profession of Jonathan Hoag

arthurzito 05/02/2022

Jonathan Hoag, homem simples e ordinário, vive com um mistério: não sabe o que faz durante o horário comercial, isto é, desconhece sua profissão. Um fato que incomoda nosso protagonista ainda mais quando durante uma socialização ele vê suas unhas sujas de uma substancia vermelha, o que o motiva a contratar um detetive para finalmente descobrir qual sua profissão.
Durante metade dos acontecimentos da história reina um suspense bem grande em relação a esse mistério, algo que cria uma atmosfera bem imersiva. Somos acometidos com vários pontos no decorrer da investigação que tornam o mistério ainda mais interessante. A partir da outra metade é que o livro se torna mais sci-fi (com traços marcantes dos anos 40) e perde um pouco da fluidez, senti falta de mais capítulos com a perspectiva do Hoag, gostaria de ver mais de sua confusão mental como no primeiro capitulo.
O final também é bem morno e sem graça, mas a conclusão é interessante. Não acho que seja uma leitura para todos os gostos mas acho que vale a pena!

Leo Thomas Monteiro @neo.punk 02/03/2021

A curiosidade matou o gato
Veja bem, haviam muitos livros na minha lista, mas Robert foi tão hábil em sua construção que eu PRECISAVA saber qual a maldita profissão do Sr. Hoag logo no primeiro capítulo.

O ritmo da tensão e confusão aumentam, o mistério envolve o leitor, além de ser uma história rápida para os que não tem tempo.

Aos que gostam de pensar, existe uma reflexão final que me deixou com vontade de ler a obra novamente daqui algum tempo.

Super recomendo.

Alessandro Heverton 21/02/2021

Mistério crescente.
"A desagradável profissão de Jonathan Hoag" te leva a uma trama quase esotérica e misteriosa, com várias viradas que te deixarão desejoso pela próxima página.

Paola 02/06/2020

Paranoia, será?
Você provavelmente vai ficar um pouco paranoico até o final do livro (depois também!) e é uma interessante história de detetive que flui muito bem.

romulo mafra 25/05/2018

Uma obra-prima!!!!!
Incrível que um livro TÃO BOM como este seja tão desconhecido (em português o título é "A Desagradável Profissão de Jonathan Hoag")!
E, mais incrível, um livro escrito em 1942!!! Apesar de parecer ser ficção científica, bem, acho que ele não entra em nenhuma categoria mais específica. Pode ser considerado FC, pode ser um típico romance noir de detetives. Pode ser até terror. Ou tudo isso junto.
Só DEVE ser lido! Uma obra-prima!!!

Alessandro 15/03/2014

Um clássico de Robert A. Heinlein, finalmente em português. Download gratuito no site abaixo!
A Desagradável Profissão de Jonathan Hoag (The Unpleasant Profession of Jonathan Hoag) é uma estória escrita por Robert A. Heinlein em 1942, e publicada pela primeira vez na revista Unknown Worlds sob o pseudônimo de John Riverside.
Essa estória foi a última contribuição de Robert A. Heinlein à chamada Golden Age da ficção, antes de interromper seu trabalho devido à segunda guerra mundial.
Um filme de Alex Proyas (de Cidade das Sombras, O Corvo e Eu,Robô) está atualmente sendo desenvolvido, mas ainda sem data prevista para lançamento.
Se você acompanha este site, então sabe que já critiquei Robert A. Heinlein anteriormente, e até considerei Um estranho em Uma Terra Estranha um livro superestimado, mas agora dou meu braço a torcer. Ele realmente foi um escritor genial, e esse livro é mais uma prova disso.

Tradução para o português

O maior mistério de The Unpleasant Profession of Jonathan Hoag é tentar entender por que essa estória nunca foi traduzida para o português. Falta de interesse dos editores? Ausência de público no Brasil? Qualquer que seja o motivo, isso não importa mais, pois segue abaixo a tradução para sua apreciação!
É um texto relativamente pequeno, com apenas 76 páginas e cerca de 41000 palavras, mas até agora foi a tradução mais empolgante que já fiz!
Recomendo muito a leitura, é uma estória muito boa, e peço desculpas por erros de português que passaram despercebidos.
Vejam também as notas do tradutor, no final do livro, onde justifico algumas escolhas de tradução, e explico alguns termos incomuns nos dias de hoje.
Tudo feito com muito carinho, apenas por amor à literatura!
O colega Zamana gentilmente ofereceu-se para converter o original para mobi, az3 e epub. Parabéns pelo execelente trabalho, e segue os links para download abaixo:

A Desagradável Profissão de Jonathan Hoag : PDF - ePub Mobi AZ3

Introdução ao roteiro (sem spoilers)

Jonathan Hoag, um cidadão de Chicago, apreciador de arte e jantares refinados, subitamente se dá conta de que não tem lembrança alguma de suas atividades durante o dia. Ao lavar as mãos ele descobre uma estranha sujeira sobre suas unhas, que suspeita ser sangue. Preocupado por estar envolvido em alguma atividade nefasta, ele procura um casal de detetives, Teddy e Cynthia Randall, para ajudá-lo a descobrir suas atividades, seguindo-o durante o dia. Ted e Cynthia encontram-se imediatamente atirados em grandes mistérios: As memórias sobre sua profissão são falsas, ele não deixa impressões digitais, e ainda mais estranho: as próprias lembranças dos investigadores do que acontece durante a investigação parece não combinar. Um prédio de trinta andares que não existe, seres misteriosos e ameaçadores vivendo dentro de espelhos, e a realidade não sendo o que parece.
Parte estória sobrenatural, parte estória de detetives noir, Heinlein nos guia para o fundo do buraco do coelho, levando o leitor para o inesperado e surpreendente!

Crédito da capa: Exilado dos Livros

site: http://leiturasparalelas.wordpress.com/2014/03/11/a-desagradavel-profissao-de-jonathan-hoag-robert-a-heinlein/
Iva 25/11/2016minha estante
Sua tradução está irretocável...Uma que outra coisinha, talvez...adorei o livro, ainda mais por descobrir que foi escrito em 1942!! Parabéns. Demorei a encontrar no skoob porque o nome ainda está em inglês...