A Menina Submersa: Memórias

A Menina Submersa: Memórias Caitlín R. Kiernan

Resenhas - A Menina Submersa

Ana Galo 26/11/2022

Aí meu Deus, aí meu Deus ??
O que dizer? Livro confuso nas ok. Espera uma coisa da história mas foi outra. Comprei pela capa confesso mas pretendo ler novamente no futuro.

Josy Snec 19/11/2022

Por dentro de uma mente peculiar
Aqui temos contos dentro de uma história dentro de uma história.
A Menina Submersa conta com um livro sendo escrito e narrado pela própria protagonista sobre episódios de sua vida e alterna entre a história que ela conta, contos que ela cria e alguns momentos do presente.
India Morgan Phelps a.k.a. Imp é uma mulher de trinta e poucos anos com diagnóstico de esquizofrênia paranóide, assim como sua mãe e sua avó. Ao longo do livro Imp nos conta suas experiências de vida e temos apenas sua versão dos eventos, portanto, do início ao fim ficamos tão confusos quanto ela própria sobre a factualidade (mas não a veracidade rs) dos acontecimentos, assim, não sabemos o que é real e o que é parte da doença. Imp nos apresenta de forma não-linear e um tanto confusa suas obsessões, dúvidas, medos, dificuldades e, claro, seus amores: Abalyn e Eva.
- Abalyn, uma mulher transexual que entra na vida de Imp do nada e se torna seu porto seguro.
- Eva, uma mulher misteriosa que aparece de forma peculiar e retorna e desaparece várias vezes de formas ainda mais enigmáticas.
Ao longo das páginas nossa crença oscila diversas vezes acerca do que é real ou alucinação e confesso que ainda não sei, que jamais saberei e embora esteja me sentindo um tanto burra por isso, creio que esse seja exatamente o ponto que a obra intenta atingir, a dúvida digo, uma vez que as pessoas que sofrem da doença também não sabem e nunca saberão.
O livro nos introduz à esquizofrenia paranóide de forma sensível e respeitosa, sentimos um pouco de forma muito muito branda o que essas pessoas passam diariamente, isso tende a nos inspirar empatia, compreensão e, acima de tudo, mais respeito.
Eu confesso que no começo eu não gostei muito, me senti confusa, burra e até um pouco irritada mas quando enfim, lá pela metade do livro, compreendi a importância de sentir exatamente essas coisas para agregar à experiência de leitura, essa impressão desfavorável se transformou completamente e adquiri um carinho imenso por essa criação.

The OC 14/11/2022

Perturbador
Esse livro é escrito de uma forma complexa, e conta a história de Imp que tem uma doença mental, do ponto de vista dela; por isso, muitas coisas são alegorias, muitas coisas ficam confusas, e muitas coisas ficam subentendidas. Eu já li diversas vezes, e toda vez descubro algo diferente. Para quem curte sereias, lobos, e mentes diferentes, vai gostar!

Jessica493 14/11/2022

Confuso, porém isso q o torna incrível, a confusão é a visão de mundo da protagonista (que possui um diagnóstico de esquizofrenia), vemos aqui uma mulher contar uma história de fantasmas, mas seguindo suas próprias ideias do que são fantasmas e seguindo a ordem cronológica que parece fazer sentido para ela. Resumindo é confuso, mas não consegui largar.

Dani Pontes 29/10/2022

Confuso e sem nexo
Um livro confuso, cansativo e sem nexo... segui lendo na esperança de uma reviravolta q fizesse tudo fazer sentido mas não aconteceu...
Pior do ano!!

kahzinhw 16/10/2022

Intrigante, mas promete ser algo que não pode dar.
Sim, eu demorei cerca de três anos para terminar completamente esse livro. Foram três anos de muita garra tentando passar da quadragésima página.

Não vou me aprofundar muito na história porque acredito que ela precisa ser degustada completamente do começo ao fim, sem muitas informações. Mas a estória retrata a vida de Indiana, ou Imp, como prefere ser chamada. Imp é uma jovem adulta que sofre com esquizofrenia e suas consequências. Ao meu ver, Imp está passando por muitos processos psicológicos como a negação, como consequência das grandes perdas que sofreu em sua vida.

Vou te dar 3 opções, você escolhe a que mais te faz sentido:

1a- esse livro realmente não faz muito sentido e é de extrema difícil compreensão;
2a- Esse livro é sim bom, porém tem uma escrita (proposital) muito complexa e de difícil compreensão;
3a- Eu simplesmente sou burra e não sei interpretar textos que exigem grande capacidade de compreensão.

Bem, eu fico com a segunda opção.
É um livro muito rico em conteúdo mas, por conta da história ser (propositalmente) não-linear, a interpretação dos fatos é muito difícil. As partes que mais me agradaram no livro foram os contos escritos pela Imp. Eu poderia passar dias e mais dias lendo aqueles contos e refletindo sobre a mente incrível que a escreveu.

Mesmo que a leitura seja complicada, você se apega facilmente aos personagens e suas complexidades, especialmente a Imp.

Eu recomendo esse livro, mas com o extremo aviso de que ele pode não te agradar, ser difícil demais de interpretar e te deixar aborrecido.

Clara.Tavares 14/10/2022

Irreverente e vulnerável
Acabei por escrever melhor no histórico de leitura, só digo que amei muito mesmo dei meia estrela por último pq teve um capítulo que foi uma loucura geral(pra quem leu sabe) e na verdade me mantive pq estava amando a leitura, mas sei como desanima e e faz uma galera não ter muita paciência, e desistir da leitura, confesso que as 60 primeiras páginas li como se não houvesse amanhã, porém tive que dar um tempo entre as leituras, pois a leitura foi pesada, os últimos capítulos devorei como esse livro lê devorou e me enfiou em histórias que achava que não eram minha e nem sobre mim, mas era na verdade mais sobre o interior.
Leiam A menina submersa
777
777

Cintia 17/10/2022minha estante
Amei muito a resenha! Quero leeer ????

Thauany 22/09/2022

Cult/ 7 7 7 7 7 7 7/sereias e lobos
Eu não consegui me conectar com a narrativa, não entendi várias partes do enredo e fiquei decepcionada porque tinha expectativa de favoritar este livro, já que ele aborda temas que eu gosto (situações mentais e sereias) mas não rolou.
Algumas frases são muito bonitas e as cenas que mostraram o ?surto? da Imp é muito bem escrito, da pra se imaginar na posição de alguém que tem condições psiquiátricas, mas foi só isso que consegui absorver da história.
No todo, apenas uma edição lindíssima para se ter na estante mas que agrega pouco.

Paprica 12/09/2022

Analise
Tenho esse livro a anos, lembro que quando eu ganhei eu tentei ler mas não gostei nada, achei arrastado e larguei ele, não me lembro exatamente o porque mas acho que só não bateu mesmo. Um dia eu leio de volta

Nina__Cardoso_ 24/08/2022

Aula de como ser chato
Esse livro foi uma das piores experiências literárias que já tive. Sem duvida uma decepção imensa. Fui firme e li até o final pq paguei caro na edição da Dark. Péssimo
Lucas.Pasqualini 29/08/2022minha estante
Mahminina, ta sem sorte pra livro kk

Lucas.Pasqualini 29/08/2022minha estante
Mahminina, ta sem sorte pra livro kk

Nina__Cardoso_ 30/08/2022minha estante
Hahaha só peguei curva de rio

Fabio 12/08/2022

Não é para mim.
A premissa do livro é boa; os temas abordados, a forma como é escrito também são muito bons! Mas não me conquistou.

Em diversas partes, a desconexão da realidade foi grande demais para que eu conseguisse acompanhar e, no fim, achei chato, por ser algo que eu estava apenas lendo, sem me envolver. Para terminar, tive que fazer uma leitura dinâmica das últimas 40 páginas para não chegar ao auge de abandoná-lo.

De qualquer forma, é bacana como obra literária. É bastante inovador em vários sentidos e entendo ter ganhado tantos prêmios. É cult.

Apesar de muitas pessoas terem dito que é confuso, eu não achei tanto. A confusão é proposital e necessária para transmitir o que está acontecendo com Imp, a protagonista. Nada fica perdido ou sem desfecho, na minha opinião. Pode até ser confuso, mas achei que se fecha. Talvez a parte mais complexa é conseguir fechar o quebra cabeça, já que a história não é linear.

O livro tem umas frases muito boas! Várias para marcar. Por isso, não consegui definir é se é melhor ler devagar ou rápido. De início, achei que ler devagar seria melhor, para conseguir absorver as frases e os momentos da personagem. No entanto, como a história não é linear, preferi agilizar para conseguir montar o quebra cabeça.

Quem se tornar fã, provavelmente aproveitará melhor essa obra. Acho que deve ser lida duas vezes: uma vez para compreender a história como um todo e outra vez para degustar das boas frases e conteúdo. Infelizmente, por causa dessa dica de ler duas vezes, eu estou sendo hipócrita, porque não vou fazer isso de jeito nenhum.

Abalyn0 05/08/2022

O LIVRO DA MINHA VIDA
Não cabem palavras no mundo para descrever o que eu sinto por esse livro e tudo que ele me causou, além do fato de eu ter escolhido como meu nome artístico o de uma das personagens. Tudo nele é perfeito, e mesmo algumas pessoas dizendo que ele é confuso, eu consigo entender a confusão dele. Arte, pura arte em palavras.