A Menina Submersa: Memórias

A Menina Submersa: Memórias Caitlín R. Kiernan

Resenhas - A Menina Submersa

Seathis 15/09/2021

...
A autora é alguém incrivelmente doida, brilhante, pertubada e fantástica pra criar uma obra dessas, creio que se eu tivesse lido em outro momento teria dado uma pontuação maior mas até mais da metade foi tudo muito confuso pra mim.

Wanda 13/09/2021

Muito confuso
Não sei se li no momento errado ou se não entendi de fato a história. Admiro quem gostou da leitura porque pra mim foi tudo muito confuso. Peguei a essência do livro mas não perderia meu tempo lendo novamente.

Ju 12/09/2021

?o amor está observando alguém morrer?
a personagem principal sofre de esquizofrenia, então a escrita dela é bem confusa pela mesma não saber se o que escreve é real ou factual, o que me deixou com mais curiosidade pra saber o final das histórias.
embora não tenha adorado o livro, gostei da forma como a autora fala sobre suicídio sem disseminar ideias erradas.

Bruh 07/09/2021

Pior lleitura do ano
Imp é uma garota que sofre de alguns distúrbio psicológicos, que se envolve em uma de suas alucinações, onde se perde entre o que é real e o que não é real. Então resolve escrever sobre essas experiencias.
O livro é muito descritivo, a autora dá muitas voltas, sai diversas vezes do enredo principal, cria muitas coisas ao mesmo tempo, deixando a história massante e confusa. Parece que até a própria autora se perdeu e vai jogando um monte de citações para preencher o livro, mas que nada acrescentar de modo positivo a história.
Tinha abandona o livro justamente por ser massante e tediante, mas dei uma segunda chance para finaliza-lo. Minha opinião não mudou ao finalizar, apenas reforçou o que já tinha concluído. Final sem sentido como foi o livro todo.
gigi 07/09/2021minha estante
Senti o ódio só de ler

Addie_ 24/08/2021

Arrebatador e instigante
Em a menina submersa nos é apresentado uma narrativa contada pela visão de Imp uma mulher que mora sozinha, adora pintar, e é esquizofrênica. Eu simplesmente amei a escrita, cada parágrafo, palavra e ponto era gostoso e envolvente de ler, você não consegue largar. Eu amei toda essa loucura da narrativa, de nós estarmos dentro da cabeça da personagem, por isso tudo é muito intenso e os sentimentos bem descritos, normalmente tenho dificuldade de imaginar as cenas em minha cabeça mas com esse livro não tive esse problema. Eu entendo quando as pessoas dizem que não gostam desse livro, pois realmente ele não é para todo mundo, por ter muita doideira e tal, mas eu amei.

Laura 17/08/2021

A loucura começa quando você ver a lacraia. Quer dizer, ela aumenta (se estivermos falando da edição da darkside). Não sei explicar como mas apesar da personagem principal ter um conflito de ideias deu para me prender bastante na história, a maior parte dela é contada por meio de uma biografia feita pela própria Imp, a personagem principal. Apesar disso foi bem fácil de se situar. Até a lacraia... falando assim fica meio estranho mas quem leu vai me entender.
No mais não achei que o mistério rendeu, não sei o que esperava do final mas não gostei do que foi apresentado. Depois de voltas e mais voltas de verdades e mentiras o final ficou meio raso,na minha opinião.

Giulia Miranda @giuumirandaa 17/08/2021

A menina submersa
Tem algumas partes boas, mas no geral ? doidera de mais, chegando até a ser irritante para quem está lendo.

Laura 15/08/2021

Bom
acabei de terminar a menina submersa e meu deus to mais confusa do que na primeira página kkk eu adorei a imp e o jeito q ela conta as coisas no comeco eu nao estava entendendo nada mais quando a leitura fluiu peguei o jeito e me acostumei com os " fantasmas" a parte do corvo preto e dos pássaros pretos me deixou curiosa ate pesquisei sobre kkk

Gabriele Vital 11/08/2021

Não foi o que eu esperei....
Estava com muita expectativa pra ler esse livro, mas não foi o que esperava. História se arrasta demais...

Laurinha 28/07/2021

Proposta boa mas péssimo desenvolvimento
Sendo honesta o livro tem uma proposta muito boa mas não segurou minha atenção.
Ele começou a ficar muito viajado ( e não de uma forma interessante) e o modelo de escrita também n me agradou muito
Acho q isso também seja uma opinião muito pessoal e q vale a pena ler para ver se gosta
Gisele.Rodrigues 05/08/2021minha estante
Também não agradou. Tinha horas que a autora repetia frases já fitas em outras páginas anteriores, isso me deixava irritada.

Gisele.Rodrigues 05/08/2021minha estante
*ditas

Leti 21/07/2021

A MENINA SUBMERSA
Apesar de ser uma história um tanto quanto diferente das que costumo ler, me prendeu bastante desde o início. O livro todo é um ta to quanto confuso e essa é a grande pegada para deixar o leitor ainda mais imerso na leitura, não foi um livro tão simples de ler mas mesmo assim não foi uma leitura monótona em nenhum momento. Indico muito a leitura, vale a pena!

Jú Julião 17/07/2021

Submersa na narrativa
Sem sombra de dúvidas esse livro merece as cinco estrelas e o favorito que dei a ele.
No começo a narrativa foi um fator que eu achei que me impediria de entrar de cabeça na história, já que não segue uma linha linear dos fatos, até porque tem toda a questão dos problemas psicológicos e a desconfiança na memória que a Imp passa para a gente, mas a partir do momento em que você passa a entender como a mente dela funciona, você não consegue mais largar o livro.
Amei a forma que se desenrolou a história dela com a Abalyn e com as duas histórias da Eva, a autora soube expressar muito bem as emoções em cada momento. Exatamente por expressar tão bem, é necessário que tenha cuidado pra ler porque ela aborda muitos temas sensíveis e que podem gerar um gatilho em quem lê.
Por fim, achei fascinante a forma que ela abordou um relacionamento lésbico e a relação de uma das personagens ser transgênero de forma natural, sem fazer um alarde sobre a situação.
Amei o livro e recomendo demais!

Blue 15/07/2021

É pra gente doida. Tipo eu.
Eu amo a atmosfera desse livro, toda a loucura e pensamentos. A primeira "história" é simplesmente perfeita. Já a segunda ( a partir da metade) fica meio lento e triste. Porém no total foi um livro muito importante pra mim.

brunavidal 15/07/2021

não sei o que dizer
Não sei o que dizer sobre esse livro, na verdade. Não se se gostei ou não, não sei que lição devo levar dele, só não sei. Acho que a palavra que define esse livro para mim é "interessante". E acho que essa palavra pode ser explicada de muitas maneiras.

Lendo o livro senti que estava dentro da mente da Imp, e acho que foi escrito exatamente para ser assim. Ele é, de fato, as memórias dela, vívidas em sua mente, se movimentando como devem ser, como pensamentos. A linha do tempo não é linear e ela vem e volta com as histórias, algumas vezes deixando-as pela metade, outras vezes nem mesmo as começando. Ela vai escrevendo conforme faz sentido para ela e conforme ela acha que consegue lidar com essas memórias sendo tiradas da cabeça dela e indo para o papel. E na maioria das vezes ela não consegue lidar e deixa para outro momento. Isso torna o livro mais denso e cada vez mais bagunçado, mas ao mesmo tempo, conectado.

Pelos outros comentários e vídeos que assisti, achei que li o livro muito rápido, mas ainda assim achei bem cansativo e muito denso. Li alguém falando que para a experiência desse livro ser completa, você tem que entrar nos momentos de dissociação e confusão da Imp, e eu não podia concordar mais. As vezes fica extremamente difícil entender e acompanhar o que está acontecendo.

O final me deixou surpresa mas ao mesmo tempo fiquei esperando um fechamento mais concreto, como se a história ainda ficasse pairando no ar. Mas entendo que esse livro e tudo o que ela descreve gira em torno da Menina Submersa e tudo que veio depois dela, e é só pra ser sobre isso.

É muito interessante, não me arrependo da leitura e gostei de ter lido algo que não leria normalmente. Gostei de saber sobre os personagens, sobre as referências, sobre Imp e sua história de sereias, fantasmas e lobos.

E aqui deixo a minha TOTAL admiração à autora, pois para criar uma história dessas não deve ter sido fácil e acho que eu nunca poderia ter nem imaginado algo assim. Ainda fico me perguntando como ela conseguiu pensar em tudo. Até os autores e quadros que ela mesma inventou, que eu fiquei certa de que eram todos reais.

Dei 2.5/5, mas não achei ruim, nem de longe, apenas diferente do que eu gosto. Não sei se indicaria, nem se posso afirmar que gostei ou não, foi uma leitura interessante, apenas.

P.s: O livro é lindo, a capa, os desenhos, tudo.

Heloisa.Rodrigues 05/07/2021

Leitura gratificante
A Menina Submersa é um livro que certamente causará muita polêmica entre os leitores habituais ou não. É uma leitura difícil do ponto de vista da forma como foi escrita. Das escolhas que a autora fez em tentar reproduzir da forma mais fiel possível como "funciona" a mente de uma pessoa que tem esquizofrenia. Por isso, considero brilhante ela ter conseguido tal façanha. A linguagem é simples mas a leitura em si é confusa porque não teria como ser diferente dentro do objetivo já citado. Contudo, é muito gratificante concluir a leitura da obra completa. É rica em detalhes tanto sobre as inpirações literárias reais como sobre as ficcionais. Eu gostei muito e aconselho aos futuros leitores que façam uma leitura continua, sem grandes pausas. Pois caso isso não seja possível, talvez seja necessário retomar do início. No final vake a pena acompanhar a trajetória da protagonista e toda a sua luta para não deixar a doença tomar as rédeas da sua vida. ?