A Menina Submersa: Memórias

A Menina Submersa: Memórias Caitlín R. Kiernan

Resenhas - A Menina Submersa

shaiigr 02/09/2023

Oq falar desse livro?
História confusa e q tenho total certeza de q n entendi mta coisa, mas q é boa de se acompanhar.
A escritora avisa sempre q ela n é confiável, mas n adianta, eu queria acreditar nela e acreditava.
Esse é um livro ideal de se fazer releitura, dps de refletir sobre, pq isso deve aumentar a compreensão dele.

Sabrina 20/08/2023

"[...] Ele pode não ser o livro que você espera que seja."
A Menina Submersa é uma experiência. Não espere grandes acontecimentos ou respostas, estamos mergulhando em uma mente esquizofrênica, e nesse ponto o livro é magistral! Me vi empática com a Imp e quis ser sua amiga. Ela sempre terá um cantinho especial no meu coração ??.

Pamella Letícia 14/08/2023

Gente morta, ideias mortas e supostamente momentos mortos nunca estão mortos de verdade e eles moldam cada momento de nossas vidas. Nós os ignoramos e isso os torna poderosos.

Ana Letícia 04/08/2023

A Menina Submersa.
O livro no geral é bom, é triste e a narrativa é forte. Não vou escrever muito sobre esse livro pois não quero dar spoiler.

T.Constantino 25/07/2023

Primeira experiência de "comprei o livro pela capa".
A Menina Submersa me passa uma impressão de um livro sobre introspecção, mas não tenho certeza. Comecei a ler quando tinha 13 anos e abandonei alguns meses depois. Acredito que porque ainda estava descobrindo o meu estilo literário e com certeza, não era esse.
Mas pelo que consigo me lembrar, me parece uma história interessante sobre alguém refletindo o seu Eu e tudo que o destino lhe arranjou para a vida de forma íntima e implicitamente espiritual.
Não é algo que mesmo estando mais madura eu tenha vontade voltar a ler e chegar ao fim da história. Mas acredito que possa agregar algo para alguém com mais introspecção que eu.

Camis 23/07/2023

Uma história de sereias, fantasmas, lobos e mulheres loucas
"Fantasmas são essas lembranças fortes demais para serem esquecidas, e andam ao longo de nós e se recusam a serem esquecidas pelo tempo"

Eu NÃO GOSTEI de ?A menina Submersa?, não é meu tipo de livro, apesar de abordar TOTALMENTE temas psicológicos que eu amo, mas não gostei. Mas isso também não significa que seja um livro ruim. O livro é interessantíssimo e me fez abrir o google umas 2.000 vezes para pesquisar quadros, livros, músicas, pessoas e citações. A maior parte dos fatos históricos e outras coisas citadas no livro são reais, como a Aokigaharu, a floresta do suicídi0 do Japão. E isso foi top d++. Mas cheguei no final, e não entendi absolutamente nada. Acho que minha mente não é aberta o bastante para entender a complexidade de informações da mente de India.

Eu amo que o livro aborda problemas psicológicos extremamente complexos; transexualidade; lesbianidade de maneira não complexa, posso dizer.. E o romance entre India e Abylin também é lindo pra krl.

A ordem dos fatos é não linear. India é uma garota esquizofrênica, assim, nem mesmo os leitores podem confiar nas informações que ela passa. Ela mesma diz que as informações são verdadeiras, mas não factuais ? ou seja, são fatos que ocorreram para ela, mas que não necessariamente aconteceram de verdade, entende? Muitas vezes India mente, dizendo coisas que aconteceram para mais na frente desmenti-las, contando outra verdade. Ela volta no passado, divada, retorna ao presente, relata sonhos, divaga novamente, pula para o futuro, conversa consigo mesma enquanto relata suas memórias, o que torna o livro difícil, confuso e abstrato.

Tem que ter muito cérebro pra ler um livro desse, coisa que eu não tenho. Assisti muitas resenhas de pessoas que amaram o livro e entenderam tudo, e de pessoas que odiaram, se arrependeram de ler porque não entenderam nada. Mas nenhuma dessas resenhas EXPLICAVA realmente o livro. Então creio que vou ficar pra sempre sem entender o que raios aconteceu nesse livro.

Porém, eu digo: ?A menina Submersa?, É SIM um livro bom, eu só não gostei.
?O que mais tememos não é o conhecido. O conhecido por mais horrível o prejudicial a existência, é algo que podemos compreender. Sempre podemos reagir ao conhecido. [...] Mas o desconhecido desliza através de nossos dedos, tão substancial quanto o nevoeiro"

"-É uma coisa que corvos podem fazer. Dizem sempre que alguém está mentindo. Se você ouve uma história e um corvo aparece desse jeito, pode apostar que quem conta esta inventando a história toda"

"A normalidade é um comprimido amargo do qual reclamamos"

"E o mundo está cheio de sereias. Sempre há um canto de sereia que te seduz para um naufrágio. Alguns de nós podem ser mais suscetíveis que outros, mas sempre há uma sereia"

"Sereias são pensamentos intrusos que até homens e mulheres lúcidos tem. Você pode chamá-los de sereias ou se assombrações. Não importa?.

OBS: É importante ressaltar que o próprio Neil Gaiman disse que ?poucos escrevem como Caitlín R. Kiernan?. Tá aí, pra quem pensava que esse livro não era de nada.

Amandarroba 18/07/2023

Ruim
Sinceramente esse livro é péssimo, não sei se o problema fui eu que não soube apreciá-lo, mas eu simplesmente odiei, a história não fazia sentido nem um, não acontecia nada, não era uma narrativa linear (e isso não seria um problema se fosse feito de uma forma compreensível, mas não foi) e apesar de ser um livro de terror ele parecia mais um devaneio da mente perturbada da personagem principal. Já tentei ler ele mais de quatro vezes e não consigo, ele é chato e sem sentido.

Yasvie 15/07/2023

Agora sou eu que estou sendo assombrada.
Esse é um livro sobre fantasmas, mas com sereias e lobos, e meninas loucas com uma família louca. Ou pelo menos é isso que lemos nas primeiras frases de A Menina Submersa, a verdade sobre o que estamos realmente para ler é tão louca quanto a personagem principal.

Imp, ou India Morgam Phelps, é uma mulher com problemas psiquiátricos e vinda de uma geração de mulheres com o mesmo problema, que durante o decorrer do livro conta uma história de fantasma, sobre alguém, não necessariamente morto, que a assombra e a enlouquece mais do que ela já estava antes.

Ela deixa claro já nas primeiras páginas que é louca e nem um pouco confiável, e que mente diversas vezes tanto por esquecer a verdade quanto para esconder os fatos reais, e por isso se torna quase impossível às vezes acompanhar o pensamento da narradora que conta como e quando o que a assombra aconteceu.

A loucura dela, que às vezes parece não existir e ser fruto de projeções dos outros e de si mesma á si mesma, aparece diversas vezes e deixa o livro tão confuso que tudo deixa de fazer sentido, o que confunde o leitor e muitas vezes demonstra ser uma casualidade, ou seja a autora real do livro realmente se perdeu e confundiu até a si mesma ao escrever.

O livro vai e volta na histórias e mente e desmente diversas coisas, o que, pessoalmente, é uma das melhores partes do livro, porém esse vai e vem também pode confundir e possivelmente fazer o leitor ir a desistir do livro.

A verdade sobre o que estamos lendo só se mostra no fim, mas no fim fim mesmo, nas últimas páginas de coisas acrescentadas pela Imp, e que fazer um sentido absurdo mas em nenhum momento é sugerido no livro, não exigir indicação de que era aquilo que acontecia.

Por isso, eu genuinamente não recomendaria esse livro. Nem eu mesma sei como consegui terminar. E se me perguntar nem eu vou saber contar o que foi que li.

Giovanna Araujo 12/07/2023

Livro interessante.
A menina submersa é um livro muito interessante, principalmente se você tiver interesse na área de esquizofrenia.

Senti que a maior parte do livro não passava de um dos delírios da personagem, o que é comum para quem tem o transtorno esquizofrênico.

Achei o final um pouco confuso, faltou explicar algumas pontas soltas, e acaba sendo uma leitura cansativa devido as inúmeras citações de obras de arte e livros.

É uma leitura que vale a pena, bem interessante.

Gihwest 12/07/2023

Apaixonado
As vezes mesmo que apenas em nossas mentes nos apaixonamos pelo impossível.
E foi isso que aconteceu com Imp.

Priscilla7 07/07/2023

Sinceramente um livro que não é para qualquer um.
A Menina Submersa é um livro que te tira da sua zona de conforto e te faz buscar além do que está acontecendo na história, pois deixa pistas que com certeza não podem ser descartadas.

Imp é uma jovem que sofre de esquizofrenia e decide escrever em um livro suas memórias, o mais intrigante do livro é você se perder tanto quanto a personagem e buscar se encontrar da mesma forma que ela faz ao decorrer das páginas.

Sonho, alucinações, memórias, loucura, paixões ocultas, mistérios, magia, descontrole. Não sei dizer... Talvez um misto de tudo, escritas por uma mente brilhante e aloucada em páginas que se transformam em um livro espetacular.

São diversas as sensações e emoções que o livro, a personagem e a personalidade da Imp te fazem ter.

Eu gostei bastante e até hoje me pergunto se tudo foi apenas um sonho, se realmente eram memórias, loucura ou alucinações da personagem. ???

Aline Maia 05/07/2023

Não sei, mas parece que gostei.
'Menina Submersa' é um livro que está no catálogo da Darkside faz uns bons anos assim como também estava encalhado na minha estante por uns booons anos. Comecei a ler em janeiro desse ano e só consegui finalizar seis meses depois. Não foi para mim.

O livro apresenta as memórias de uma personagem esquizofrênica que está escrevendo uma história de fantasmas. É bem interessante, mas não acredito que vá agradar a todos devido a forma como essas memórias nos são contadas. Veja bem, India é uma narradora nenhum pouco confiável e ela faz questão de dizer isso o tempo todo, o que deixa a história empacada em alguns momentos. Então estamos lendo uma possível história de terror mas que é muito confusa por conta dessa narração.

Acredito que quem gosta de psicologia pode gostar bastante dessa abordagem que a autora propôs. Há um capítulo em que Imp está surtada por não ter tomado os seus remédios e é extremamente desconexo, inacessível e cansativo - admiro a escrita da autora nesse ponto pois isso nos deu um vislumbre de como a mente da personagem funciona.

Dito isso, tive sentimentos mistos e confusos sobre minha experiência de leitura. No começo a leitura me prendeu e fluiu, mas chegou na metade e simplesmente empacou. Precisei de seis meses e uma Maratona Literária para me forçar a terminar, e só nas últimas 100 páginas que meu interesse pela história foi retomado.

'Menina Submersa' foi no geral insosso. Terminei a leitura com um baita respeito pela Caitlín R. Kiernan porque achei a escrita bem incrível, detalhista e imersiva. Porém, é um livro que ganhei nos tempos que a Darkside nem tinha os selos super definidos e era totalmente associada a livros de terror. Minha expectativa foi de ler uma história que me daria uma belo suspense com cenas assustadoras, mas acabei caindo em algo mais para o drama.

Provavelmente essa é uma história que a cada releitura tem algo a ser (re)descoberto. Teria funcionado para mim se a história fosse contada por um narrador confiável e em terceira pessoa. Os personagens não me cativaram o suficiente para querer reviver essa experiência. Não irei reler.

_spoiler_
Quando Abalyn e Imp pesquisam sobre Eva e descobrem que de fato há duas Evas foi muito legal mesmo. Achei uma pena que a história não explorou mais esse mistério todo.

Liryan 23/06/2023

Um livro que não é parar qualquer um
Não costumo fazer resenhas, mas esse livro me pegou muito.
Imp, uma jovem adulta com diagnóstico de esquizofrenia, resolve escrever suas memórias e contar sua história de fantasmas. Acho que é tudo que você precisa saber por hora, pois esse livro é uma experiência e precisa ser lido com a mente aberta.
Particularmente, eu amei. Ponto. Sofri cada momento difícil com a personagem e fiquei tão confusa quanto ela em muitas partes.
Mas é isso né, a vida não é linear as vezes e as memórias podem nos enganar a qualquer momento.
Visceral, sincero, apaixonante. A menina submersa é para quem não tem medo de mergulhar nas profundezas do oceano da alma.