A Menina Submersa: Memórias

A Menina Submersa: Memórias Caitlín R. Kiernan

Resenhas - A Menina Submersa

Maris9 02/04/2023

Uma odisseia de resistência
Não gostei de nada. Não tem rumo, os personagens parecem à deriva, sem propósito, vc se perde e volta, pq há divagações demais sem propósito. Não compreendo tanto alarde da editora sobre o título. Muito pretensioso para ser tão ruim.

cldisck 28/03/2023

Forcei para terminar
Não gostei, arrastado demais. Eu entendo a premissa do livro e realmente cumpre o que promete, mas ao meu gosto pessoal não agradou e eu terminei de ler porque na época eu jurava que não podia abandonar livro. Mas foi difícil viu?

Light Moon 23/03/2023

Um livro lindo e confuso
Esse livro é muito reflexivo, confuso, e tem uma história tão bonita e misteriosa. Eu desde que começei a ler tive vontade de ler ele mas só agora consegui ler e não me ardendo de ter esperado.
A história além de ser muito boa tem pontos muito importantes como a condição da personagem principal, e da Abalyn. O livro traz muitas informações interessantes. Quem gosta de Psicologia com certeza deveria ler esse livro

lucy119 20/03/2023

Você escreveu sua história de fantasmas, India Morgan Phelps
Nunca tive tanta dificuldade pra ler um livro, a ideia é extraordinária mas mal executada. Seria bem mais interessante se fosse um livro curto, quase como um conto. Mas tem seus pontos positivos, os que me fizeram ler 320 páginas, mesmo que arrastadas. Acompanhar a mente da Imp era interessante, mesmo que as vezes ocorresse muitas divagações. Ela é sincera ao dizer que não é confiável, e a gente lê o livro esperando o próximo deslize da narração dela. Abalyn também foi uma personagem que trouxe uma representatividade importante. Eva é uma incógnita pra mim também, Imp.

No mais, merecia ser melhor escrito.

corinthianaleitora 18/03/2023

A menina submersa
Ok.. esperava BEM mais
o livro é mto viajado, vc se perde facil, mta informação, mto número, mta coisa, me bagunçou toda
Pensei varias vezes em dropar, porem fui ate o final, nao recomendo ?

eu_vieiramanda 04/03/2023

Definitivamente não entendi nada dessa história, achei o livro bem confuso, apesar de não ser ruim como um todo. É história para se ler uma vez na vida e esquecer que leu.

Camila.Candreva 04/03/2023

Me surpreendeu
"Quando alguma coisa deixa uma forte impressão em nós, deveríamos fazer o nosso melhor para não esquecer"

Confesso que estava bem apreensiva pra ler esse livro pois vi muitos comentários de pessoas que não conseguiram terminar por achar ele confuso. Mas me surpreendeu muito pois eu amei a leitura, teve algumas páginas que foram mais puxados pelo fato da principal sofrer de esquizofrenia, mas ainda sim eu gostei muito desse livro.

Sem contar que a darkside não erra nunca e essa capa é maravilhosa.

Valeu a pena a leitura ?

Estrela 03/03/2023

É um livro interessante o suficiente que eu não queria largar, mas definitivamente não é pra mim, por isso três estrelas.

Gosto de livros simples, podem até ser profundos, mas o nível de desconexão e complexidade desse é muito além. Chegou um momento que larguei a mão de tentar entender, muita maluquice e abstração.

Foi uma leitura arrastada, parte por ser um livro físico e eu não ter como ler de noite/escuto, mas grande parte por ter uma narrativa arrastada, por vezes com parágrafos que ocupavam 4 páginas. Um outro ponto que me incomodou foi alguns erros de tradução, mas é que sou chata com isso.
Aline Maia 05/07/2023minha estante
Tive que migrar pro Kindle para ler e ainda assim cochilava no meio dos capítulos eternos kkkkk

Thais645 27/02/2023

A menina submersa
No início achei uma leitura difícil, não estava conseguindo entender. Uma obra confusa e caótica e não sabia o que esperar em cada página, um livro que merece ser lido com paciência, mas é uma leitura incrível que conseguiu confundir minha mente, e viajar por um universo totalmente novo, a menina submersa nos lançará em busca de respostas, nos apresenta a um mistério a ser revelado, mexeu comigo em todos os sentidos, me fez pensar e refletir.

Maria6004 24/02/2023

Alice Alice Alice
Não é exatamente o tipo de leitura que eu gosto, achei muito cansativo eu tinha que me esforçar pra ler e entender tudo oq tava rolando, mas eu curti muito essa demonstração de como a mente da imp funciona, sempre q vc for reler vai perceber coisa que n tinha percebido nas outras 4 vezes q vc leu

Ana 23/02/2023

Não vou mentir para vocês: este não é um livro fácil. Mas como seria, se somos levados para a mente de India Morgan Phelps (ou Imp, que é como a maioria das pessoas a conhecem), uma jovem aparentemente comum, mas que carrega consigo um grave quadro de esquizofrenia. Imp é neta e filha de mulheres com esse mesmo problema, mas diferente da avó e da mãe que acharam no suicídio a única forma de contornar o problema, Imp resolve escrever uma história para tentar entender a atitude das duas, além de ser uma forma de preservar as suas lembranças.

Imp está escrevendo um livro sobre fantasmas. Afinal, fantasmas não são necessariamente pessoas que já morreram. Como ela mesma diz, fantasmas são aquelas lembranças que não conseguimos esquecer de jeito nenhum e que nem o tempo consegue apagar. São essas coisas que nos assombram de alguma forma. A Menina Submersa é uma história sobre fantasmas, sereias e lobos e, é claro, todas as outras coisas que Imp não consegue esquecer.

Muito provavelmente esse é o livro mais complexo que já li na minha vida. Não é aquele tipo de história que você lê em uma sentada, mas aquela que deve ser degustada. A narrativa varia entre primeira e terceira pessoa e pode até ser um pouco confusa no começo, mas tudo não passa de uma técnica para nos levar direto para a mente de Imp, e funciona bem. Imp nos conta, no decorrer dos capítulos, sobre a sua fixação por dois quadros em especial: A Menina Submersa, de Phillip George Saltonstall e Fecunda Ratis, de Albert Perrault. Essas duas obras são tão presentes no livro que se tornam personagens dele. Imp fala também sobre o seu relacionamento com Abalyn, sua namorada. Pra mim foi um dos pontos altos da narrativa.

A mente de Imp é tão incrível e complexa que não sabemos até que ponto as coisas que ela conta são reais. Ela mesma nos deixa a par disso em diversos trechos, quando fala que não tem certeza se aquilo que nos conta no momento aconteceu realmente daquela forma. E o mais incrível é que terminamos o livro sem termos a mínima ideia se os relatos são verdeiros ou não. Uma parte que mexeu extremamente comigo foi o capítulo sete, onde Imp deixa de tomar os remédios e conhecemos o que realmente é a esquizofrenia... E posso adiantar para vocês que não é nada fácil.

Não preciso nem comentar muito sobre essa edição maravilhosa, não é mesmo? Além de ter essa capa dura maravilhosa, a diagramação está perfeita: em diversas páginas encontramos alguns insetos perdidos (que farão sentido com a leitura, eu garanto), muitas ilustrações e esse acabamento cor-de-rosa incrível ao redor das folhas.Vocês podem até tentar me dizer que as histórias de Imp são duvidosos demais... Mas o que eu penso é: será que seria muito diferente se, por exemplo, nós fossemos narrar os nossos pensamentos mais íntimos? É um caso a se pensar...

site: https://www.roendolivros.com.br/

Rogerio39 19/02/2023

A Menina Submersa: Memórias
É um excelente livro, porém confuso. A leitura exige um pouco mais de atenção pois existem algumas linhas de tempo. Não é um texto linear. A experiência é super válida, a autora coloca várias referências na história, o que de algum modo faz com que a leitura pareça mais familiar. Gosto da forma como a personagem evolui e como Caitlin, a autora, desenvolve a personagem, como ela mostra a personagem chegando ao seu limite e buscando entender o que se passou, ou o que ainda acontece. O livro é incrível, porém minhas expectativas foram aumentadas levando em consideração tudo que li e ouvi falar sobre. Por isso minha nota não foi 5 estralas, tem mais sobre a espectativa que crie do que sobre o livro em si.

Isaahzanardi 17/02/2023

Tentei muito gostar desse livro e no fim acho que acabei gostando um pouco dele mas não tanto quanto eu gostaria.
Acho que não é um livro para qualquer um. É uma história muito confusa e que demora para se desenrolar.
Porém, acho o intuito do livro muito interessante. Entender um pouco a mente de alguem com problemas mentais.
Não é para ser uma leitura fácil.
Acabei gostando muita das personagens e o romance, que mesmo não sendo algo principal do livro, me cativou muito.
Recomendo para quem quer se desafiar a ler algo diferente. Demorei muito para terminá-lo mas não desisto porque queria saber como acabaria essa história.
Não está entre os livros que maia gostei mas foi uma boa leitura.