A Menina Submersa: Memórias

A Menina Submersa: Memórias Caitlín R. Kiernan

Resenhas - A Menina Submersa

Rfgaugustin 04/02/2023

Finalmente acabei... Levei um tempinho para finalizar esse livro pq pra mim chegou num ponto em que não fluía mais, devido à confusão instaurada entre o que é real, verdadeiro e factual (vai por mim, não são sinônimos).

A história é um mergulho na mente de uma pessoa esquizofrênica que acredita ter cruzado com uma sereia.

Acompanhamos suas digressões sobre os acontecimentos, sua relação com a namorada e o impacto de tal crença na sua vida.

Tem frases bem profundas aqui, bem bonitas.

Cabe ao leitor decifrar: essa é realmente uma história de fantasmas ou é uma história sobre saúde mental?

lidosdarafa 03/02/2023

A menina submersa
Que luta pra ler esse livro, não é fácil entender a mente esquizofrênica. Uma história mto mto confusa, principalmente nas primeiras 100 páginas mais ou menos. Depois deu uma desenrolada mas ainda sim confuso. Segui até o fim pq não gosto de deixar leitura pra trás e tbm pq fiquei um pouco curiosa pra saber quem realmente era a Eva Cunning. No geral, confuso ?

Camila.Vieira 01/02/2023

O que dizer sobre A menina Submersa?
Não sei o que pensar desse livro, ao mesmo tempo que gostei, também não gostei, a história é muito bem escrita, porém confusa.

A protagonista Imp ela tem uma doença de esquizofrenia, herdada da mãe e da avó, o livro começa com imp escrevendo, ou seja é um livro dentro de outro livro, e os fatos e acontecimentos relatados na história dela é que vão fazer a história. O Fato de Imp ter essa doença, os fatos contados por ela, podem ser verdades ou apenas divagações dela ( a própria protagonista deixa isso bem claro).

O livro vai desde romance, terror, ficção cientifica, literatura fantástica, fantasia sombria, romance psicológico e também lgbtqia+.

Digo que esse livro é bem escrito, pois deve ser muito difícil escrever do ponto de vista de uma pessoa que tem alucinações, e acredito que a autora fez isso com o propósito de entendermos como é a cabeça de uma pessoa que tem esquizofrenia, o que acaba te deixando confuso também.

O livro é muito intenso e profundo, aqui você vai acompanhar os sentimentos das personagens, memórias, aborda também alguns fatos que ela tiveram que passar quando os pais ficam sabendo que ela gostam de mulheres.

Destaquei muitos trechos que amei muito. Livro super indicado, mas te digo, se não tiver na vibe não leia, pois é uma leitura que exige mais tempo por ser complexo e difícil, tem como gatilho o suicídio.

VinizuUu 30/01/2023

Confusão
Bom vou começar falando q esse livro não é pra todo mundo, por mais que seja uma escrita atual a leitura é bem complicada, confusa e em muitos momentos é até desgastante. Isso se dá pelo o motivo q a protagonista é uma pessoa q tem esquizofrenia e é ela quem irá contar sua história(no caso a história contada no livro).
A história não é contada de uma forma contínua porque a protagonista em vários momentos se perde, conversa consigo msm, perde a noção de tempo e dos fatos, não conseguindo distinguir realidade de imaginação.
Pelo oq compreendi o livro quer nos mostrar como funciona a cabeça de uma pessoa q sofre com essa doença.
Enfim, leia se vc tiver muita paciência e uma cabeça aberta. Não gostei tanto do livro mas é isso.

karolina 25/01/2023

"sempre há um canto de sereia que te seduz para o naufrágio"
????' [5/5? + ?]

"e o mundo está cheio de sereias. sempre há um canto de sereia que te seduz para o naufrágio. alguns de nós podem ser mais suscetíveis que outros, mas sempre há uma sereia. [...] caroline ouviu e preferiu se afogar. rosemary se afogou"

como começar resenhando este livro, vou dizer, é uma das melhores leituras que fiz esse ano, totalmente favoritado, e introduzindo, a nossa protagonista imp sofre de esquizofrenia desorganizada, e é uma narradora não muito confiável, apresentando sempre uma dualidade do que ela considera factual

esse é basicamente um livro dentro de um livro, e, "esse livro é o que é. o que significa que ele pode não ser o livro que você quer que seja." mas ele é recheado de memorias inusitadas e perturbadoras de imp, e cheio de metáforas e pensamentos não lineares.

essa é uma obra sólida e complexa, o que significa que eu não recomendaria essa escrita para qualquer um, mas se você se sentir disposto a embarcar nessa história, eu de fato recomendo demais

para compreendermos que todos temos os nossos fantasmas: "fantasmas são essas lembranças fortes demais para serem esquecidas, ecoando ao longo dos anos e se recusando a serem apagadas pelo tempo."

acima de tudo uma obra brilhante, instigante, envolvente, que tem que descobrir o que é viagem e o que é fato, boa leitura! sz

"não caroline, não haviam corvos"

kayfendyr 24/01/2023

Melhor leitura que eu ja fiz nos meus 19 anos.
No começo tava ruim, ai piorou, aí eu me confundi e no final foi a melhor leitura não fantasiosa que eu já fiz na minha vida toda, eu (infelizmente) me identifiquei com a Imp e depois de dois anos sem conseguir fazer a leitura dele, eu finalmente entendi a visão dela e o que ela quis mostrar; é como se, quando eu ganhei o livro, eu não estivesse pronta pra entender ele, e depois desse tempo todo deu certinho pra mim. A melhor leitura que eu fiz e eh isto.

khailo 21/01/2023

a menina submersa
o livro é perfeito e tem meio que uma emoção escondida que te prende. a história começa a se desenrolar e depois começar a se enrolar dnv pra só no final a gente conseguir realmente entender o que aconteceu, mas não completamente também.

manuela 15/01/2023

resenha
"A menina submersa" é um livro que descreve as memórias mais inusitadas e perturbadoras presentes na vida da jovem Imp, narradora dessa história. Resultante de uma mente conturbada, o leitor se perde nos pensamentos não lineares da escritora.
Baseado em uma narrativa que retrocede o passado, ralata o presente e avança no futuro em apenas um parágrafo, Caitlín R. Kiernan fez um ótimo trabalho em expor a existência de um subconsciente completamente corrompido e importuno presente na mente de todo ser humano.
Sendo uma obra densa, sólida e extremamente complexa, sua leitura deve ser feito com calma e pausas (realmente para termos a possibilidade de digerir cada capítulo escrito).
Em síntese, recomendo muito a leitura, apesar de não ser para todos.
*Classificação indicativa: +18 anos.*

Sidheseelie 15/01/2023

Eu li esse livro a um tempo, e definitivamente, pode não ser o livro que você espera que seja, esse livro é o que é. Com formato de um diário, Imp relata acontecimentos de sua vida, um narrador incrível, detalhista, porém não confiável, pois a escritora e personagem India, é esquisofrênica, por isso pode haver confusão no que é ou não real, abre grande espaço para imaginaçao e teorias, pode parecer confuso, mas é uma leitura que vale a pena, espero que Abalyn e Imp sejam felizes

Vex 11/01/2023

Confusão mental absurda
Meu deus eu nunca li um livro tão confuso, até hoje paro e penso o que tava acontecendo na cabeça da pessoa que criou essa timeline. Pelo menos tem gay.

Maria 10/01/2023

Caótico... favoritado :D
Pensei mt antes de começar essa resenha mas ai pensei: "ah, esse livro ja é caótico msm entt acho q nn tem problema uma resenha no msm estilo" kskskskksks
Bom, de início achei o livro mt interessante me prendeu mt nas primeiras páginas o jeito como a protagonista pensava e aquela personagem q é citada em grande parte do livro, Eva Canning, tudo no começo me encantou dms, mas acho q ali na metade do livro a escrita desandou um pouco e fez com que esse meio do livro ficasse muitas vezes tedioso e chato pq nada acontecia, tinham algumas interações aqui e ali com a Abalyn mas nada dms, sinto q a protagonista poderia ter mais algumas interações com a Eva q poderiam deixar a história um pouco mais interessante e menos monótona, mas ai mais pro final do livro finalmente a coisas estavam acontecendo oq fez reviver aquele encanto q eu estava sentindo pela história no começo, houveram algumas partes nesse finalzinho da história em q eu nn entendia uma frase doq a protagonista estava datilografando, como ela mesma diz em algumas partes do livro mas oq eu entendi me surpreendeu mt e me impactou positivamente de várias maneiras.
No geral eu achei esse um livro muito bom mas ainda assim um livro com falhas e é justamente por isso q eu entendo todo mundo que fala mal desse livro por mais q tenha sido um livro mt mt bom pra mim tanto q foi até pros meus favoritos apesar de nn ter ganhado 5 estrelas, enfim, tem suas falhas? Tem. Mas nn vai deixar de ser um dos meus favoritos e um livro q me impactou mt positivamente por isso
Gabriel.Rodrigues 15/03/2023minha estante
Eu to relendo esse livro e acho que considero o meu favorito da vida kkkkkkkk fiquei feliz de achar alguém que gostou

Maria 10/01/2023

um caos mental, você se sente dentro da mente da protagonista (que é meio lelé da cuca) e questiona oq é realidade e oq é maracutaia

caretastudy 08/01/2023

Denso
A leitura é muito densa e complexa, me perdi várias vezes entre os textos, mas quando você consegue, finalmente, entender, é fantástica.

Mirela 08/01/2023

no começo foi bem difícil entender todos os acontecimentos, é um livro confuso, mas quando entende tudo que está acontecendo fica muito interessante.

Bia Carvalho 05/01/2023

Entendi nada
No começo pensei que não estava entendendo, quando cheguei no fim estava igual no começo.
As primeiras 60 páginas são torturantes, depois começa a fazer um certo sentido, você se acostuma e entende as mudanças de assunto dela. Mas quando acha que vai ter algum plot, não é nada demais. É difícil saber o que é relevante pra história e o que não é. Porém de fato foi muito interessante entrar na cabeça de uma pessoa com esquizofrenia, nunca li nenhum livro assim.
É um livro muito denso, não da pra ler mais de 50 páginas sem cansar.