Manoel de Barros - Poesia Completa

Manoel de Barros - Poesia Completa Manoel de Barros

Resenhas - Manoel de Barros - Poesia Completa

cpedras 08/07/2016

Manoel de Barros, o poeta dos passarinhos
Antes de tudo Manoel de Barros é um homem do campo que compreendeu o significado profundo de amar e respeitar a natureza. Um grande conhecedor dos hábitos das aves e dos animais do Pantanal. Sua poesia completa deve ser internalizada aos poucos, como em doses homeopáticas. Tenho um blog (link abaixo) em que escrevi mais sobre ele.

site: http://www.avesarvores.com.br/2016/05/o-poeta-dos-passarinhos.html

Jess 22/05/2016

Entender é parede: procure ser árvore.
Esta edição é muito organizadinha, tem uma capa linda e uma espessura maravilhosa. O livro reúne uma série de livros e caderninhos de anotações do Manoel de Barros e pode ser lido rapidamente ou durante anos. Preferi a leitura rápida, pois a curiosidade não me deixava desgrudar dele.
Sempre que leio Manoel de Barros, é a mesma sensação: sinto que entendi tudo sem nada ter entendido. É complicado, mas como ele mesmo disse: "Poesia não é para compreender, mas para incorporar. Entender é parede: procure ser árvore." Eu decidi, então, ser árvore e deixar a minha imaginação florear dentro dos poemas.
Após ler todos esses livros de uma vez, continuo tendo a mesma opinião que tive do Manoel quando o li a primeira vez anos atrás. É engraçada a forma como ele se apropria do acervo lexical para brincar com as palavras, dar novos sentidos e acima de tudo, mexer com os sentimentos dos leitores. E talvez seja isso que eu ame, deixar o meu intelecto um pouco de lado e apenas sentir, porque quando entendo parece que o meu entendimento interfere no sentir. Prefiro ser árvore!
Aos leitores iniciantes, indico o documentário "Só 10% é mentira" para entender um pouco mais a respeito desse poeta lindo que é o Manoel de Barros. Nosso infindo menino do mato!
andressaf 22/05/2016minha estante
Eu não podia ter dito de maneira mais bonita que a sua.
É isso: sentir que entendeu tudo sem nada ter entendido. Procurando ser árvore, sempre.

Jess 23/05/2016minha estante
???
Menina, descobri há pouco tempo o CD Crianceiras. Conhece? Uma lindeza!

isa.dantas 18/12/2014

"Do lugar onde estou já fui embora"
Mal foi embora e já deixou saudades. É apenas isso que tenho a dizer desse livro que acabei de ler. Poesia gostosa, sobre o Pantanal, sobre a natureza, sobre ser livre na poesia e nas palavras!

Sua perda foi enorme para a poesia...
amorinha 25/02/2016minha estante
Isabella, gostaria de tirar uma dúvida com você você adquiriu este livro já? é que eu quero MUITO comprar a obra completa do Manoel de Barros, mas quero saber se essa obra contém o "Livro sobre nada" e "Retrato do artista quando coisa" pois são meus preferidos e se não tiver,não tenho interesse de adquirir

Jess 22/05/2016minha estante
Oi, Amorinha. Eu li o livro e tem esses dois livros, sim. Além de outros que valem muito a pena também!