Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Mylla 19/06/2021

Público Leigo...
Não é uma leitura pra qualquer um, se não souber nada sobre ciência então você não vai entender muita coisa ou nada, porém até a metade do livro tem coisas nas quais se vêm no ensino médio, então se você prestou a atenção nas aulas você sim, conseguirá entender um pouco até porque o livro é um resumo das descobertas no campo da física e matemática da humanidade ao longo da história científica.

É um livro técnico, então pra quem gosta e conhece o tema é uma excelente leitura e pra quem quer aprender é uma boa leitura também porém para certos termos e explicações talvez seja melhor estar com o Tio Google do lado ou assistir a série Cosmos antes. (Pensei bastante nela ao longo do livro)

Jarbas15 17/06/2021

Simples e de fácil entendimento
Apesar de ter ouvido em audiobook pelo youtube, ainda consegui compreender completamente os conceitos e teorias. Ele escreve de uma forma que qualquer leigo consegui entender, recomendo pra quem gosta de fisica, astronomia, ciência em geral ou simplesmente quer entender mais como esse nosso mundo louco funciona.

Bernardo.Mucelini 16/06/2021

Leitura interessante
É um bom livro sobre ciência, principalmente no que se refere as questões cosmológicas. Com sua escrita, Stephen Hawking universaliza e garante o acesso à física, em geral a parte que diz respeito a astronomia, aos mais leigos. É fácil a compreensão dos temas que são tratados. Lógico, a associação de todas as matérias científicas expostas pela obra não advirá sem um mínimo conhecimento prévio daquele assunto, mas nada que o glossário do livro não consiga explicar, em caso de dúvida.

Em suma, a conclusão que Hawking chega sobre tudo que foi discutido é fantástica. Recomendo a leitura a todos amantes da ciência e da astronomia!

Heros Pena 15/06/2021

Livro muito bem escrito que tenta explicar de forma mais simples as leis que regem o universo, aprendi muita coisa, mas devo confessar que apesar da didática do autor, me perdi em algumas partes e conceitos.

Kallessa 13/06/2021

Livro cansativo
Esse não foi um livro de leitura fluida. Não terminei rápido. Na verdade, li ele na força do ódio, para me superar mesmo. É importante ressaltar que talvez minha leitura tenha sido influenciada pelo fato de odiar física, e ser cristã. Os vários conceitos que o autor explora para explicar as teorias é um pouco chato na visão dessa estudante de escola pública que não teve uma boa base em física. Além disso, o autor mostra um comportamento meio passivo-agressivo em relação a religião algumas vezes e eu fique pensando: "ok, cara, já entendemos que você é ateu". Em alguns momentos o autor é extremamente prolixo, como em um capítulo que ele aparentemente escreveu 15 páginas para nada, porque no fim do capítulo ele disse: "Resumindo..." e resumiu o capítulo todo, de forma muito mais didática em dois parágrafos. É um livro interessante por trazer informações sobre o universo, mas para mim a leitura foi meio arrastada.

gibobrowski 11/06/2021

Genial
O processo de leitura desse livro foi bem lento por conta de se tratar de um livro com muitas teorias, física e história.

É meio que mágico ler esse livro, tentar entender o que tá sendo escrito, pensar a respeito, se não entendeu tentar ler de novo para entender.

Esse livro me fez perceber o quão pequenos nós somos em relação ao mundo e suas leis físicas.

Única coisa que eu senti muita falta nesse livro foi um nome feminino. Tem diversos físicos, pesquisadores e estudantes homens, mas nenhuma mulher. O que me fez refletir muito em como a sociedade via/vê a mulher nas áreas de exatas e em como é necessário terem uma representatividade feminina nessas áreas, pra que meninas se inspirem nelas e dizer "quando eu crescer quero ser como ..."

Kau 08/06/2021

Descobrindo os segredos do Universo
"Equações são mais importantes para mim, pois a política existe para o presente, ao passo que uma equação existe para a eternidade."
Grande Stephen Hawking, desvendando os "mistérios" não tão misteriosos do Universo, onde o tempo é relativo de três formas diferentes, mas continua sendo preciso. A inconstância primitiva do universo é refletida nos dias de hoje, e com isso, aproximamo-nos cada vez mais do que um dia já fomos. Dizem que a matemática é a linguagem universal, eu discordo. A matemática é, sim, uma linguagem universal, mas a única linguagem realmente universal, capaz de descrever o nosso vasto universo, é a Física Quântica. Assim, o Universo passou de "grande e inexplorado" para "pequeno para os nossos sonhos".
Eu sou suspeita para falar de Hawking. Cada detalhe de sua obra é simplesmente esplêndido e com uma linguagem acessível para leigos, o que o torna muito didático. "Uma breve história do tempo", talvez eu trocasse o título por "Uma breve história nossa", já que estava claramente lendo sobre como o Universo começou. Quem sabe, um dia, teremos todas as respostas das perguntas que hoje são vagas, pois, como afirmado pelo próprio autor, o desejo profundo da humanidade pelo conhecimento é justificativa suficiente para nossa busca contínua.
?????

evezinha 07/06/2021

Uma breve história do tempo
amo esse livro, recomendo muito pra quem gosta de astronomia e se questiona sobre o início e o fim da humanidade

Mercia50 01/06/2021

Nossas descobertas científicas podem muito bem nos destruir.
A meta de Stephen Hawking com esse livro pode ter sido a de introduzir vários conceitos físicos para pessoas comuns, mas eu como brasileira oriunda de colégio público que não tem uma base básica de física, esse livro se torna um tanto quanto complexo. Várias vezes precisei parar e pesquisar certas coisas, mas de fato a linguagem nele para quem tem esse conhecimento básico é extremamente acessível.
O interessante é a desconstrução de várias coisas da física que parecem ser muito abstratas e ele nos traz exemplos.
Bacana também é perceber várias teorias que são cientificamente aceitas e para nós indivíduos comuns, parece coisa de ficção científica.
Esse livro não é um livro fácil para pessoas que como eu não tenham muita base de física, mas nem de longe impossível de entender, talvez seja necessário paciência, um pouco de estudos, anotações e até mesmo de releitura, mas vale muito a pena, porque te abre a mente, gera perguntas e interesses que você nem sabia que existia. De maneira geral, gostei muito do livro e pretendo ler os outros títulos dele, nem que me de trabalho de estudar um pouco mais afundo.

É imprescindível que os cientistas deixem materiais que sejam acessíveis ao público geral e acho que com um assunto extremamente complexo, Stephen Hawking o faz muito bem nesse livro.

"Nossa meta não é nada menos do que uma descrição completa do universo onde vivemos." - Hawking

rdrg 26/05/2021

a melhor parte são as fofocas sobre o Isaac Newton no final.
Esse aqui tem que pegar na mão de um físico, deixar ele te guiar um pouco, não é tão acessível quanto eu gostaria ou talvez eu seja burra, burrinha.
Chama no privado e explica sobre singularidade pfvr, obg

Debora.Mezzavilla 26/05/2021

Definitivamente interessante.
Não é uma leitura fácil para leigos, mas eu indicaria, se fosse o caso de querer ter um primeiro contato com a física. Hawking fala numa linguagem acessível, e, por isso, parece com o professor que conta coisas interessantes numa conversa despretensiosa e que te faz guardar na memória os termos que ele usou para, depois, fazer uma pesquisa extensa. Pretendo relê-lo, no futuro.

Cleber Rode 22/05/2021

Um livro técnico, mas fácil de entender
É um livro com uma excelente escrita, apesar de conter vários termos técnicos, o autor faz uma interessante relação com situações do cotidiano, de forma que a leitura se torna muito gostosa. O livro ainda conta com um leve humor entre suas páginas.
Ohana 22/05/2021minha estante
Adoro este livro!

Patrick 21/05/2021

É Um bom livro, de forma simples Hawking, aborda temas complexos até hj, como buraco negro, a conciliação da Teoria da relatividade e a física quântica, viajem temporal...
É um ótimo guia pra quem tem interesse nos mistérios do universo, e saber como o pensamento científico foi evoluído através dos séculos.

Deise Ane 14/05/2021

Do spin eletrônico para além de Andrômeda
Uma Breve História do Tempo, bem como os outros livros de divulgação científica do Stephen Hawking consegue descrever com sutileza desde conceitos relacionados ao átomo e suas subdivisões até a complexidade que é um astronauta ao se deparar com a borda de um buraco negro.
Um livro interessantíssimo para quem quer compreender sobre como evoluimos científicamente e de onde viemos, porém, para quem ainda não aprendeu ou nunca teve contato com a área e atomistica poderá sentir dificuldade na compreensão.
Vale cada palavra da leitura.

Phelippe 13/05/2021

Uma breve história do tempo
É uma viagem pela física, e sua história durante os anos, de forma criativa e ilustrativa, demonstrando o quão grande foi o cientista.
"Se descobrimos de fato uma teoria completa, ela deverá ser compreendida a grosso modo por todos, e não apenas por uns poucos cientistas, então devemos todos, filósofos, cientistas e mesmo leigos, ser capazes de fazer parte das discussões sobre a questão de porque nós e universos existimos, se encontramos a resposta pra isso, teremos o trunfo definitivo da razão humana, porque então teremos atingido o conhecimento da mente de Deus."