Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Natália Tomazeli 25/08/2019

Uma breve tristeza de não ter tido aulas de física tão legais quanto esse livro
"Sempre ansiamos por compreender a ordem subjacente do mundo. Hoje, ainda almejamos saber por que estamos aqui e de onde viemos. O desejo profundo da humanidade pelo conhecimento é justificativa suficiente para nossa busca contínua. E nossa meta não é nada menos do que uma descrição completa do universo onde vivemos."

Para mim, sempre é muito estimulante ler livros sobre ciência no geral. Ainda mais se for escrito por Stephen Hawking, por ele ser um autor muito didático e descomplicado em relação aos assuntos do qual aborda. É inegável que o mundo se encontra (e talvez sempre tenha sido desse jeito) em uma situação onde o conhecimento científico se restringe majoritariamente (ou quase que totalmente) aos meios acadêmicos, passado e repassado somente entre especialistas. Isso é claramente prejudicial em muitos aspectos, mas principalmente em relação ao distanciamento das pessoas "de fora" da ciência, em outras palavras, do público. Isso é praticamente uma auto sabotagem por parte do meio científico, porque essas pessoas, desconhecendo todo o potencial da ciência, acabam reverberando em situações prejudiciais em todos os âmbitos da nossa sociedade ou até mesmo, muitas vezes, indo contra a ciência (oi movimento terraplanista).
E o mais incrível de toda essa sistemática, é que Stephen Hawking quis fazer a utilidade pública (além de todo seu trabalho científico que já é grandioso por si só) e o favor para a ciência de quebrar essa estrutura engessada e repassar de uma maneira muito mais acessível, todo o conhecimento básico e experiencia que ele presenciou ao longo da vida de cientista, através dos livros )e de outros meios).
E esse vai ser o livro dele que irá trazer um compilado muito completo de aspectos gerais relacionados ao universo como um todo, mas principalmente sobre as descobertas da humanidade acerca disso, desde sua "criação" até a física quântica, por exemplo. Ele faz um panorama dentro da linha do tempo da própria civilização humana, desde as primeiras teorias de Galileu Galilei até as mais recentes descobertas dele mesmo (do Hawking). E por esse viés, ele vai seguindo a linha de raciocínio de construir um guia básico para iniciantes de como funciona o universo, contando meio em formato de uma conversa interlaçada com sua própria vida, de como tudo foi se sucedendo.

Apesar de eu ter achado o livro fácil e didático de certo modo, creio que os mais afeiçoados pelo tema irão ter uma experiência mais completa e satisfatória com esse livro e que os bem entendedores poderão achar um pouco repetitivo ou algo assim. Mas qualquer um que já tenha passado pelo ensino médio consegue entender e aproveitar amplamente as informações contidas nele, mesmo que não tenha facilidade no assunto em si. O conhecimento passado aqui, posso dizer que seria o básico sobre a ciência (mais especificamente sobre a área da física) que todo o ser humano deveria saber, mas na maioria dos casos, não sabe. Eu me considero uma pessoa que gosta de ciência, mas mesmo assim, não tinha o conhecimento de tudo o que estava escrito nesse livro, então cabe aí a reflexão de "Como que as pessoas estão em um "analfabetismo científico", em pleno século XXI, onde através da tecnologia, o conhecimento está acessível em todo o lugar e disponível para boa parte da população mundial?"
Mas enfim, isso é mais um papo relacionado ao livro "O mundo assombrado pelos demônios", de Carl Sagan (que uma hora eu escrevo aqui no espaço de resenha e posso (aliás, vou!) até falar mais sobre esse assunto com mais detalhes), então por ora, só recomendo que todos leiam livros assim e comecem a sair dessa bolha do "não saber nada de ciências" e do "não ligo para a ciência", porque tudo é ciência. Até o que você despreza rsrsrs

“Vemos o universo da maneira como ele é porque existimos.”
Craotchky 25/08/2019minha estante
Quando li este livro lembro que compreendi ele até mais ou menos a metade, depois ficou difícil. O incrível é que este é o livro que ele escreveu para leigos! Foi sim uma tentativa de trazer a ciência para mais perto do grande público embora quem tenha conseguido isso com maior habilidade, eu acho, foi Sagan. "A nossa espécie necessita e merece cidadãos com mentes bem abertas e com uma compreensão básica de como o mundo funciona." - diz Sagan em seu O mundo assombrado pelos demônios. Adoro ciência e acho que para adorá-la é preciso entendê-la razoavelmente. Aí está o motivo de muitos não se importarei com ela: pouco a compreendem. Mais uma vez Sagan: "Sempre que penso em qualquer uma dessas descobertas, vibro de alegria. Meu coração dispara. Não posso evitar. A ciência é um assombro e um prazer."

Natália Tomazeli 25/08/2019minha estante
Nossa, realmente, eu acho que o Sagan faz melhor mesmo, o pouco que eu pude ler dele (que foi "O mundo assombrado pelos demônios") percebi que ele meio que nasceu para fazer isso. E pesquisando você vê que de fato o objetivo da vida dele era esse, enfim, concordo com tudo o que você disse!

Craotchky 25/08/2019minha estante
Sim, também só li esse, fora um livro ficções dele chamado Contato. Enfim, foi m grande divulgador e a série Cosmos já assisti umas quatro vezes. Pena que os livros dele tenham preços salgados. Isso acontece também com os livros do Richard Dawkins que, polêmicas à parte, escreve ciência de forma muito acessível, claro com foco mais em biologia.

Natália Tomazeli 27/08/2019minha estante
Quero ler "Contato" ainda. E assistir "Cosmos" também!

Alex.Venancio 06/01/2018

Cosmologia para leigos
Apesar de gostar muito de livros de divulgação científica, este foi meu primeiro contato com a obra Stephen Hawking. Certamente um dos mais conhecidos físicos da atualidade, Hawking já vem escrevendo livros de divulgação desde a década de 80. Em Uma Breve História do Tempo, seu primeiro livro e best-seller, ele tenta fazer, de fato, uma breve história do que a ciência moderna sabe sobre o Tempo, o Espaço e o começo e o fim do Universo, além da busca dos cientistas por uma teoria que unifique a Relatividade e a Mecânica Quântica. Como ele deixa claro logo no início, o livro não traz equações (exceto uma, a conhecida relação entre massa e energia de Einstein: e=mc2), o que é um alívio para quem não tem afinidade com Matemática, mesmo sendo um livro que trata basicamente de Física e Matemática. Então Hawking se engaja na difícil tarefa de tratar esses conceitos de uma forma leve e inteligível para o público em geral.

Porém, mesmo com a engenhosa habilidade de Hawking, alguns trechos do livro causam uma certa “dor de cabeça”, especialmente na segunda metade do livro, em que conceitos como Mecânica Quântica e o Big Bang aparecem de forma mais aprofundada, exigindo uma boa dose de pensamento abstrato. Talvez nessa parte do livro, seja necessária uma leitura mais calma, então aconselho ao leitor mais apressado que evite passar por cima dos conceitos que ele apresentar nesses capítulos, pois serão necessários para uma melhor compreensão do final. Algo que torna o livro diferente do de outros autores é a forma como Hawking toca no tema da religião. Mesmo sendo ateu, Hawking trata em alguns capítulos a possibilidade da presença de um Criador para o Universo, e de forma bastante inteligente demonstra o quão essa possibilidade diminui a partir da visão das teorias mais modernas sobre a origem do Cosmos.

Enfim, para quem como eu é fissurado por Ciência e divulgação científica de qualidade, Uma Breve História do Tempo é leitura obrigatória. Hawking consegue de forma bastante competente traduzir conceitos extremamente abstratos de forma bem clara na maior parte do livro, e exceto pelos penúltimos capítulos, acredito que a essência do livro será de fácil entendimento para todos. Recomendado!

PS: A introdução do livro é assinada por ninguém menos que o Carl Sagan!
Nicole Krueger 09/01/2018minha estante
Comprei o livro porque sou interessada em Ciências também, mas na área de Biologia, e não entendo de Física ainda, quem sabe depois desse livro?! Hahahaha E me falaram que tem uma linguagem fácil mesmo. O que é ótimo, assim leva conhecimento pra qualquer pessoa.

Alex.Venancio 11/01/2018minha estante
Que bom que você se interessou Nicole! O livro tem uma linguagem leve, exceto em alguns poucos momentos da segunda metade. Mas vale a pena!

Alex.Venancio 11/01/2018minha estante
Já que você citou que gosta de Biologia, vou te indicar um livro chamado A Conquista Social da Terra, de Edward O. Wilson. Ele é biólogo e criador da área chamada Sociobiologia. Muito legal!

Nicole Krueger 12/01/2018minha estante
Irei ler em breve! E obrigada pela recomendação, vou pesquisar sobre esse livro sim!!!

soujulianax 19/11/2023

Livro perfeito!
Em Uma Breve História Do Tempo, o ilustre Stephen Hawking introduz o leitor a temas considerados complexos de maneira mais simples, indo desde a relativamente geral até a mecânica quântica. Sou completamente apaixonada pelo trabalho que Hawking desempenhou e pela sua colaboração com a ciência e sua difusão. Ler esse livro foi um sonho meu por muito tempo e, agora que o fiz, quero recomendar a todos.
Na obra, há a explicação de vários temas considerados difíceis com uma linguagem mais acessível, com várias imagens e também um glossário super completo. Vale ressaltar que, apesar de ser considerado um livro de divulgação científica, tem algumas partes meio difíceis de entender, mas relendo a gente entende.
Por fim, considero esse meu novo livro preferido e tenho a esperança de que um dia, a tão sonhada teoria final do universo será descoberta. Quando e se isso acontecer, vai ser apoiado nos ombros do Hawking. Leiam!!
Gabriel.Enderle 19/11/2023minha estante
Esta na lista esse também, parece um livro incrível e resenhas assim só me fazem ter mais vontade de lê-lo

soujulianax 20/11/2023minha estante
Gabriel, te garanto que você não se arrependerá da leitura. como disse na resenha, próximo ao meio do livro vc pode pensar que está muito difícil e querer desistir da leitura, mas se você persistir tenho certeza que vai gostar muito.

Gabriel.Enderle 21/11/2023minha estante
Se for tipo o breves respostas para grandes questões, acho que sei qual é o sentimento, mas nada que reler não resolva. Esse deve valer a pena tanto quanto o outro

zxsaturno 22/11/2023minha estante
Amo esse livro, perfeito!

Fabio Shiva 05/11/2018

instigante e perigoso
Graças ao querido amigo Marcos Lima pude ler esta célebre obra, que consta como um dos livros mais vendidos de todos os tempos.

Não é para menos. Stephen Hawking, certamente o cientista mais respeitado da atualidade, é também uma figura icônica e extremamente carismática, um dos ídolos de nossa cultura pop. É muito instigante a imagem do poderoso cérebro aprisionado em um corpo praticamente incapaz de movimento. Contudo Hawking é muito mais que isso. Ele realmente fez jus à fama, e um dos pontos mais fascinantes do livro é a maneira como sua biografia está intimamente ligada ao desenvolvimento das principais teorias da física no século XX.

O texto é escrito com muita habilidade, abordando de forma simples e aparentemente acessível as mais complexas nuances da física moderna. Digo “aparentemente” simples porque eu, pelo menos, não posso me gabar de ter realmente compreendido abstrações como a do “tempo imaginário”, que é o tempo medido com números imaginários, que por sua vez são números que ao serem multiplicados por si mesmos resultam negativos...

Só que Stephen Hawking transita por esses assuntos com tanta facilidade que acaba nos convencendo que é fácil mesmo! Mesmo se não compreendemos tudo, entendemos o suficiente para acompanhar o essencial do raciocínio do autor, em uma vertiginosa narrativa que remonta a bilhões de anos e a milhões de milhões de galáxias...

E aí é que mora o perigo desse livro, em minha opinião. Pois Stephen Hawking é ateu, e deixa seu ponto de vista bastante evidente ao longo do livro. Então ele pode acabar induzindo um leitor menos atento a acreditar que a única maneira de se fazer ciência seja partindo do princípio de que Deus não existe. O que não é correto, em absoluto. Negar a existência de Deus é uma mera opinião, uma questão de crença, e não uma exigência da metodologia científica. Quando percebemos isso, ficamos abismados com o quanto de dogma existe na ciência da atualidade. E não podemos deixar de questionar: que mundo teríamos hoje se, ao invés de partir do pressuposto de que Deus não existe, a ciência fosse construída a partir da afirmação da existência de Deus? Penso que teríamos uma ciência e uma sociedade mais éticas, com menos pesquisas sobre armas e substâncias poluentes e mais pesquisas sobre como aumentar a felicidade de todos os seres no planeta.

Por sincronicidade, tive uma confirmação desse “perigo” recentemente: eu havia feito uma postagem sobre o Amor ser a força mais poderosa do Universo, daí chegou um rapaz dizendo que a maior força do Universo são a gravitação e os buracos negros. Uma afirmação incorreta, arrogante e, desconfio, influenciada pela leitura equivocada desse mesmo livro que eu estava lendo. Por isso sugiro enfaticamente a leitura de obras como “A Janela Visionária” de Amit Goswami, “O Tao da Física” de Fritjof Capra e “Você é o Universo” de Deepak Chopra e Menas Kafatos, para se ter uma visão de como a ciência pode – e deveria – caminhar junto com a espiritualidade.

O grande engano do ateu, em minha opinião, é perceber falhas nos dogmas de uma religião específica e considerar que essa religião tenha dito tudo o que se pode dizer a respeito de Deus. Penso que a ciência e a espiritualidade caminhando juntas inevitavelmente esclarecerão os erros de parte a parte, de um lado mostrando como o Deus concebido por qualquer sistema religioso da Terra é ridiculamente pequeno, quando confrontado com a vastidão do Universo e, de outro, tornando evidente como a própria vastidão do Universo é evidência escandalosa da Consciência por trás de tudo.

Minha grande motivação para ler esse livro foi justamente tentar descobrir como um cientista tão genial quanto Stephen Hawking podia ser ateu. Acabei descobrindo muito mais pistas a esse respeito do que esperava. Fica muito claro que Hawking considera a concepção de Deus pela Igreja Católica como única e suficiente para sua refutação da existência Dele. A ponto de cometer uma indelicadeza ao narrar uma trollada que ele deu no papa, trecho dispensável e provocativo em que Hawking desliza de sua habitual elegância. O motivo dessa birra fica nítido quando o autor declara sua grande afinidade com Galileu, que foi muito perseguido por essa mesmíssima Igreja.

Por sincronicidade (outra!) estou atualmente relendo “Quem Tem Medo da Ciência?”, de Isabelle Stengers, que denuncia as “operações de captura” utilizadas pela ciência e que, no fundo, nada têm de científicas. Numa tradução livre para o baianês, essas “operações de captura” seriam algo como “armengues” ou “gambiarras”, mas que não são reconhecidas como tais no meio científico. Por exemplo, Hawking faz referência a uma tentativa de unificação teórica, chamada de GUT, que precisa partir de números preestabelecidos para fechar as contas. Outro exemplo gritante é a concepção ateia do surgimento da vida: à medida que o Universo foi esfriando, os átomos simples foram se agrupando átomos mais complexos, e esses em moléculas que, em dado momento, em decorrência de um “erro”, começaram a se autorreplicar, após o que muitos outros “erros” foram acontecendo, tornando a replicação cada vez mais complexa, até chegar em um ser autoconsciente, capaz de observar a si mesmo e ao mundo e a questionar as origens e fundamentos de sua existência... Não posso concordar que acreditar nessa fabulosa comédia de erros seja mais científico que supor uma Inteligência conduzindo todo o processo.

Na busca de uma vida inteira por sua “Teoria de Tudo”, talvez o eminente cientista não tenha percebido que havia apenas inventado um novo nome para Deus.

“A Teoria de Tudo” (Trailer)

site: https://www.facebook.com/sincronicidio
Rayan GQR 03/06/2020minha estante
Eu acho que é de certa forma fantasioso pensar que uma ciência construída a partir da afirmação da existência de Deus se preocuparia menos com "Armas e substâncias poluentes" e maus com "Pesquisas sobre como aumentar a felicidade de todos os seres no planeta", pois esse pensamento ignora que coisas como genocídios foram e ainda são feitas em nome de religião, não que a religião em si seja a culpada, e sim se pode afirmar que as pessoas que o fizeram "partiram de uma interpretação errada de Deus", porém isso demonstra que não há evidências que uma ciência guiada por uma crença em Deus seria mais benéfica, pois se fosse o caso uma sociedade guiada pela existência em Deus seria completamente boa e se preocuparia com os outros, que não é exatamente o que observamos na Europa Medieval ou no Oriente Médio de hoje em dia. Além disso dificilmente pode-se dizer que a ciência é ruim pois foi criada baseada na ideia que Deus não existe, quando grandes nomes da Física, por exemplo Isaac Newton, tinham uma crença convicta em Deus e achavam estar estudando sua obra.
O que pode levar atualmente a menos cientistas assumindo a existência de Deus é a percepção de que ela não é científica, por não ser falsseavel, o que não quer dizer de forma alguma que cientistas não podem ter crenças, porém significa que essa crença não serve como explicação de fenômenos por não poder ser comprovada, pois é uma crença, uma fé, algo que não utiliza-se de evidências, diferente do que a ciência tenta fazer.
Cientistas podem ter crenças e não acho que Hawking demonstrou o contrário nesse livro, porém ele deu uma explicação das coisas que temos evidências, sem recorrer a forças superiores às quais não temos comprovação

Fabio Shiva 03/06/2020minha estante
Olá, Rayan! Gratidão pelo comentário e pelas reflexões! Creio que há uma confusão entre os conceitos de "espiritualidade" (que é o tipo de conhecimento que defendo na condução das pesquisas científicas) e "religião" (que é baseada em dogmas, tal como parte dos cientistas, infelizmente).
O assunto é muito complexo e merece investigações. Sobre a aplicação da espiritualidade na ciência, sugiro a leitura de autores como Amit Goswami, Fritjof Capra e Deepak Chopra. Sobre os dogmas na ciência, postei há alguns meses uma resenha sobre o ótimo "Quem Tem Medo da Ciência" de Isabelle Stengers, outra ótima leitura!
Dito isso, não me considero dono da verdade, mas um sincero buscador, e acolho com gratidão suas reflexões a respeito, mesmo que você não concorde comigo. Na discordância respeitosa existe sempre oportunidade.de grandes aprendizados. Abração!

Rayan GQR 04/06/2020minha estante
Olá Fábio, concordo sobre a discordância respeitosa, e no espírito dessa discordância também recomendo aqui alguns vídeos de Físicos comentando sobre esse autores e seus trabalhos

FÍSICOS COMENTAM SOBRE O TAO DA FÍSICA

A FARSA DA REPROGRAMAÇÃO (QUÂNTICA) DE DNA

O que NÃO É a Física Quântica | Primata Falante

Com fontes dadas nas descrições dos próprios vídeos, inclusive darei uma olhada no livro que você recomendou, um abraço!

Fabio Shiva 05/06/2020minha estante
Gratidão, amigo!

Ariadne 10/09/2020

Esse é um livro para estudo. Não o leia em busca de reflexões filosóficas sobre o universo, isso faz parte de menos de 10% do livro.
A proposta do livro é explicar várias teorias da física moderna, desde a teoria da relatividade e da mecânica quântica (as que considero mais importantes para um entendimento geral do livro) até as teorias mais complexas sobre a origem e evolução do universo, e algumas reflexões interessantes vem em decorrência delas.
Mesmo tendo um embasamento acadêmico em Física Moderna encontrei dificuldades em alguns assuntos, não conseguindo absorver tudo. Mas de qualquer forma, consegui aprender muitos assuntos novos sobre o tema, ou pelo menos obter um pouco de noção sobre do que se tratam.
Acho que é um livro para ser lido e estudado aos poucos, mesmo não entendendo tudo você vai conseguir tirar muita coisa dele, já que Hawking se propõe a explicar as coisas da maneira mais simples possível, então você não ficará perdido. No fim ele direciona muito bem todas as suas explicações para uma resolução geral.
Ao final da leitura me senti orgulhosa de ter terminado e com a sensação de ter obtido um enriquecimento muito grande de conhecimento.
Essa é uma resenha não para desmotivar sua leitura, já que não é nada fácil ou trivial, mas para que você possa ter certeza do que está buscando ao lê-lo.
Madeira 12/09/2020minha estante
Acertou em cada palavra, Ariadne! Mesmo minha formação sendo em Ciências Exatas, tb tive certas dificuldades. Mas vale muito a leitura ? mesmo, independente da formação. Todo livro bom traz consigo algo novo pra nos enriquecer. Bela resenha!

Ariadne 12/09/2020minha estante
Que bom saber que alguém passou pelo mesmo kkk Obrigada pelo comentário! Concordo com você, o livro ainda me animou a sair em busca de mais sobre o assunto. Por isso, tô querendo muito ler O Universo Numa Casca de Noz. Já leu esse?

Madeira 13/09/2020minha estante
Já li sim! Tem a mesma pegada ? recomendo sim a leitura ?

Ana Usui 31/05/2022

Comentando como quem não quer nada
Primeiro de tudo eu sou de humanas. Escolhi adicionar esse livro na minha meta do ano como uma forma de me desafiar na leitura e fugir um pouco da zona de conforto dos gêneros que leio. Me arrependi? Não, mas por pouco kkkkkkkk

O livro é muuuuito difícil! Eu não sei se é o meu ensino médio defasado do sistema público ou se é o tempo desde que sai da escola ou talvez porque seja apaixonada por humanas e péssima em ciências, mas me senti extremamente burra lendo esse livro.
O Hawking até se esforça, tenho que admitir, em explicar de forma simples, usa várias analogias e explica várias vezes, mesmo assim é inacessível pra quem não tem ao menos uma boa base em física e química. Então recomendo como amiga do peito que você leia esse livro usando materiais de referência caso não se sinta preparado pra ler sobre física.
Vídeos ajudam muuuuito, principalmente pra pessoas como eu que tem dificuldade de imaginar partículas atravessando divisórias com fendas duplas.

Acredito que não cheguei a aproveitar 50% dessa leitura ? (sendo otimista ainda). Porém, do pouco que entendi, o livro é maravilhoso, não apenas nas explicações de inúmeras teorias complexas, mas também no detalhamento histórico que o Hawking se deu o trabalho de fazer, e de forma divertida até! Eu fiquei surpresa de encontrar pequenas piadas e brincadeiras cheias de pontos de exclamação. Não sei o motivo, mas tinha esse leve preconceito de que livros científicos são entediantes.

Por outro lado, queria pontuar que me senti levemente ofendida com alguns comentários do Hawking quando se refere as pessoas, as "normais". De vez em quando, no decorrer dos capítulos, Hawking faz essa distinção entre os cientistas e as "pessoas normais". Não sei dizer se é detalhe de tradução, teria que checar no idioma original pra ter certeza, mas achei estranho o autor fazer essa separação como se os cientistas não fossem pessoas normais. Se já estava me sentindo burra no início do livro, isso com certeza não ajudou. Poxa Hawking! Eu sei que não tenho PhD em nada, mas sou uma pessoa legal e fui uma ótima aluna em toda a minha vida acadêmica (até mesmo na faculdade). Talvez eu seja sensível demais, ou tenha um preconceito anterior de achar que os cientistas se sentem melhores do que o resto de nós ?.

Pelo menos eu acho que o Hawking é um bom escritor, ele não usou linguagem técnica excessiva, foi descritivo sem ser enfadonho, fez conexão entre os capítulos, explicou a conexão entre as teorias e foi sincero ao admitir os próprios erros. Um mega detalhe importante inclusive. Sabemos muito bem como inúmeros acadêmicos tem pavor de sequer cogitar a possibilidade de estarem errados, quem dirá admitir. Não só é honroso da parte do Hawking, como absolutamente necessário. Em qualquer campo de estudos estamos sujeitos à erros e, como somos ensinados desde pequenos, é mais valioso aprender com seu erro que fingir uma perfeição inexistente.

No geral fiquei muito interessada em alguns dos tópicos citados e curiosa sobre os outros livros do autor, sinto que foi um bom desafio literário e me fez pensar em coisas bem diferentes do que estou acostumada.
Andrea 31/05/2022minha estante
Hahaha, eu sou da área de exatas e gosto de matemática e física, mas creio que me sentiria que nem você!! Também acho que um dos motivos foi o ensino de algumas disciplinas no ensino médio. Tem parte da física que cai direto no ENEM e eu não faço a menor ideia porque nunca estudei no colégio! (E depois não precisei, então nem busquei aprender também, confesso.)

Ana Usui 01/06/2022minha estante
Péssimo neh, eu também não tive química durante meu ensino médio, ficamos trocando de substitutos e muitas vezes ficamos mês sem aula até acharem um prof. Quando penso na educação atual no Brasil bate a vontade de chorar

Annie Bitencourt 08/06/2022minha estante
Também sou de humanas, e senti algumas dificuldades na leitura também. Porém, eu já tive uma breve experiência com curso de física em si e tive um ensino médio muito acima da média. E isso, me privilegiou uma compreensão maior do livro. Sobre o "pessoas normais" é mais no sentido de pessoas fora da academia. Cidadão comum. Acho que tu teve uma interpretação meio ruim nesse sentido mesmo.

rrodolfo.lima 24/06/2022

Curioso, mas denso
Hawking explica algumas das teorias que buscam entender a origem e o destino do universo, desde a Galileu e Copérnico a Einsten. O livro traz explicações de como as galáxias existem e mostra sua constante expansão. Um livro curioso, mas bastante denso em conteúdo científico. Por vezes me senti perdido no que lia
Marcos Gabriel 24/06/2022minha estante
Ele consegue explicar como q na teoria do Big Bang todo o universo estava condensado em um único ponto? sabendo da contradição q quando maior a massa d um corpo maior a gravidade do msm, e consequentemente impossibilitaria a expansão d um universo em um Big Bang pelo fato do ponto ter a gravidade d todo o universo condensado.

rrodolfo.lima 25/06/2022minha estante
O que ele diz é que no Big Bang, as leis físicas como conhecemos não eram aplicáveis. E que ouve tanta liberação de energia nesse momento que algumas ondas emitidas por essa incandescência ainda são identificadas na forma de micro-ondas até hoje

Marcos Gabriel 25/06/2022minha estante
Interessante

Júlia Fortuna 23/09/2023

"Qualquer teoria física é sempre provisória."
Desde quando assisti o filme "A Teoria de Tudo" baseado na história de Stephen Hawking, na qual Eddie Redmayne interpreta o mesmo, fiquei curiosa pra ler a sua primeira obra publicada, "Uma Breve História do Tempo". Nesse livro, Hawking tenta responder de uma maneira simples algumas questões históricas da humanidade sobre o universo, como começou? Haverá um fim? É finito ou infinito? É possível viajar no tempo? Entre outras dúvidas que temos sobre nosso cosmos.

Como o título sugere, o livro narra uma história. A história de como a ciência e o nosso conhecimento sobre o universo evoluíram durante os tempos, desde Aristóteles, que em 340 a.C. já dizia que a terra era uma esfera, passando por Newton e sua gravitação universal, até Einstein com sua famosa teoria da relatividade, explicando suas consequências e algumas aplicações.

Hawking também fala sobre física de partículas e o modelo padrão, explicando também o que é o princípio de incerteza, dualidade onda/partícula, entrando assim em física quântica. Explica o que são buracos negros e buracos de minhoca e se é possível fazer uma viajem no tempo.

Finalmente ele conclui que para entendermos completamente como o universo funciona é necessário unificar a física quântica (para partículas muito pequenas) com a relatividade (para corpos muito grandes).

Suas explicações são agradáveis de ler, e o autor tem um excelente senso de humor. Referências históricas são pontuadas por comentários espirituosos, e seus exemplos são sempre engraçadinhos ? chega a ser considerado humor negro se um físico joga um astronauta dentro de um buraco negro e depois lamenta que ele não possa voltar porque ?virou espaguete??

Esses momentos de leveza são muito bem-vindos, porque os conceitos explicados por Hawking podem ser bem difíceis de entender. Mas a sensação geral é de que Hawking torna a ciência o mais palatável possível, mesmo que alguns assuntos sejam especialmente complicados. E faz isso de forma admirável ? não é uma tarefa simples resumir tantos assuntos e organizá-los numa ordem lógica e com uma curva de aprendizado razoável.

Aprender sobre o tempo e o espaço é fascinante. Hawking sabe estimular o fascínio e o amor pela ciência, e ainda nos deixar esperançosos pelos rumos que a ciência pode tomar.
Tiago Absolão. 02/10/2023minha estante
Uma das melhores resenhas que li, irei ler.

Júlia Fortuna 04/10/2023minha estante
Obrigada! Você vai gostar.

Tiago Absolão. 04/10/2023minha estante
Assim espero, pois sou totalmente leigo na área. Mas talvez eu esteja justamente nesse público alvo.

Xabara_ironside 26/07/2021minha estante
Amg me deu vontade de lee

Xabara_ironside 26/07/2021minha estante
Ler*

Giovana258 26/07/2021minha estante
Leia, é muito bom

Renan.Menchik 20/01/2022

UM PASSEIO DE MÃOS DADAS COM HAWKING PELA COMPLEXIDADE DO UNIVERSO
Uma Breve História do Tempo, escrita pelo consagrado Dr. Stephen Hawking, trata-se de uma obra instigante e recheada de muito conhecimento, o que agregará ao leitor uma nova perspectiva da ciência que observa o Universo e estuda seus fenômenos.

DA PROPOSTA DA OBRA

Claramente a obra propõe-se aqueles leitores que tem interesse em sair dos "folclores culturais" de conhecimento acerca do Universo e do Espaço-Tempo e, de maneira bem contundente, chocar-se com o que realmente sabemos como humanidade sobre essa "malha de tempo" em que vivemos. Você será muito bem conduzido pelo Dr. Stephen Hawking pelos temos mais complexos e assombrosos do nosso universo, passará do ponto de só ter aquela "noção" de existência e poderá compreender princípios fundamentais dos eventos estudos. Claramente a obra propõe-se a oferecer conhecimentos gerais, quase de maneira popular (e esse "quase" trataremos mais a frente) sobre temas complexos que envolvem o Universo.

DA ESCRITA DO AUTOR

Hawking é muito dinâmico em sua escrita, busca dar acesso ao leitor, até porque sua missão é dar mais fácil acesso a conhecimentos que não são de fácil acesso. Leia-se "fácil acesso" como uma forma de descomplicar o complicado. Com toda habilidade empregada, o Autor faz o possível, mas emperra na "linguagem" (abordaremos no tópico abaixo). De maneira geral o livro é bem escrito, tem uma estrutura bem desenvolvida e não dificulta seu leitor neste aspecto.

DA LINGUAGEM

Aqui temos um dos pontos mais críticos da obra, e tal dificuldade é EXTREMAMENTE COMPREENSÍVEL quando contemplamos o grau de COMPLEXIDADE dos temos abordados e a vontade do Autor de simplificar a temática que é, por natureza, complexa.
E aqui nós temos a explicação do "QUASE popular", pois, em que pese o esforço, a linguagem para leigos acaba afogando o leitor, pois o livro tem uma enxurrada de informações que para leigos é demais, mesmo dentro da proposta do livro.
Em suma, a linguagem é acessível até certo ponto, de maneira uniforme, ou seja, ele começa um tema de maneira bem simplista e vai o tornando denso gradativamente até que você percebe que está nadando em aguas profundas e já não absorve a totalidade da ideia.
Creio que se você já for "iniciado" nessa área, a linguagem é SIMPLES e de fácil compreensão, mas para leigos é um desafio em algumas partes.
NÃO DEIXE DE LER POR ISSO, pois, como exporei a frente, a leitura é VÁLIDA E PRODUTIVA.

DO CONTEÚDO E EXPLICAÇÕES

Aqui você terá um show, Dr. Hawking é um gênio que viveu nos tempos modernos, uma mente acima da média e, de maneira bem objetiva, uma pessoa com ânimo sem igual para transmitir o conhecimento que carrega consigo.
Você passeará por temas altamente instigantes, como a relatividade do tempo, buracos negros, a física quântica e suas complexidades, entre outros, basta ler o sumário e você ficará empolgado, não preciso gastar muitos caracteres para lhe convencer, o Dr. Hawking já fez isso quando escolheu o conteúdo e sua abordagem, delicie-se.

CONCLUSÃO

Uma Breve História do Tempo trata-se de um livro inspirador para aqueles que querem adquirir conhecimento acerca do Universo em que vivemos, tomar ciência e noções bem consolidadas do que sabemos sobre o tempo, espaço e o mundo microscópico, fica a crítica acerca da abordagem linguística e, de certa forma, acerca de como expor alguns pontos mais complexos, porém, trata-se de minhas impressoes pessoais e limitadas, como este leitor que lhe escreve.
NOTA 4
mpettrus 09/03/2022minha estante
Essa obra do Hawking foi um dos livros mais interessantes que li esse comecinho de mês de março. Concordo que a linguagem ser compreensível, mas também faço uma ressalva que se o leitor não tiver conhecimento básico dos conceitos de Física, o leitor poderá não compreender a linha de raciocínio do autor. No mais, esse livro é muito bom.

Renan.Menchik 10/03/2022minha estante
De fato o livro é uma experiência sensaciona, mas sua ressalva é muito importante, o leitor que não tem um conhecimento básico de Física ficará perdido em alguns exercícios de raciocínio propostos por Hawking!

Silas-sama 15/04/2022minha estante
Excelente obra! Hawking é sensacional

Thomas 20/01/2022

Muito conhecimento pra uma pessoa só!!!
Demorei bastante para acabar esse livro, justamente porque tem muita coisa para aprender. Mas valeu a pena cada minuto de leitura, porque consegui entender e aprender muitas coisas. Um assunto que eu gostei muito foi a teoria da incerteza, é simplesmente genial como a mecânica quântica funciona.
Recomendo a todes a leitura!!!
nic 20/01/2022minha estante
TO TAO ORGULHOSA DE VOCÊ

Thomas 20/01/2022minha estante
Obrigado meu amor ????

Livia1405 21/05/2017

Uma breve resenha
Leitura interessante, ótimo ver como a história da pesquisa sobre o funcionamento do universo se deu, porém é uma leitura muito difícil e devo admitir que não vou lembrar de tudo.
Brendo.Brayan 02/07/2017minha estante
Parabéns pela honestidade de admitir que é uma leitura pesada, principalmente para leigos, pois conheço muitas pessoas que lêem, dizem que leram mas não sabem nem explicar um capítulo sequer do livro. Parabéns! Releia que dessa forma o entendimento aumenta.

Livia1405 09/07/2017minha estante
Eu achei a leitura muito interessante para saber até essa época o que se entendia do funcionamento do universo, achei o livro muito bom por tentar explicar para leigos isso, a ideia geral eu acredito que compreendi, mas tem uns detalhes que eu só segui em frente.

Vinagrete 04/05/2022

Foi um livro que eu demorei pra terminá-lo pq eu simplesmente fiquei com preguiça ( n estou dizendo que é horrível )
geovana 11/04/2023minha estante
a maioria dos livros do Stephen são uma leitura arrastadas, não que sejam ruins

Vinagrete 14/04/2023minha estante
Fato

Raynara 30/08/2018

Simplesmente adorei.
É possível adorar o livro mesmo sendo uma leiga. O máximo de Física que eu sei, aprendi no colégio e nas ficções científicas (saudades, Fringe e Interestelar). Hawking consegue explicar de forma didática e ilustrativa assuntos bem complexos. Discorre sobre os avanços da Física desde seus primórdios até a busca atual pela Teoria de Tudo que uniria a relatividade geral e a mecânica quântica. Sim, há de se destacar que existem alguns trechos que você pode achar que o seu cérebro está dando um nó (olá, partículas com seus spins), mas nada que uma ou três releituras do tal trecho não resolva. Não é o tipo de livro que deva ser devorado rapidamente e sim apreciado e digerido paulatinamente.
Igor Almeida 30/08/2018minha estante
Também gostei muito desse. Tentei ler depois "o universo numa casca de noz" e não entendi metade haha já leu?

Raynara 31/08/2018minha estante
Haha. Sério?? Ainda não li, mas vou fazer tentativa.

Nati 02/05/2022

Uma breve história do tempo
Se você se interessa por ciência e quer saber mais sobre o universo, esse livro pode ser uma ótima escolha!
Não vou ser o tipo de pessoa que fala que a leitura foi fácil e rápida. Eu levei meses para ler!
E considero o tempo razoável pela forma do livro?Ele trata sobre buracos negros, princípio da incerteza de Heisenberg, o espaço-tempo, a expansão do universo e diversos outros assuntos interessantes, mas complexos, para quem se interessa por física e/ou astronomia.
Por fim, recomendo a leitura desse livro, pois explica de uma forma bem clara os assuntos debatidos.
Maria 02/05/2022minha estante
Gosto muito do Hawking e tenho interesse nessa obra, mas justamente por ser uma leitura densa e devagar acabo deixando para depois.

Nati 02/05/2022minha estante
Falam que o livro ?breves respostas para grandes questões? do hawking flui mais rápido. Pode ser uma boa dar uma chance pra ele