Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Livia1405 21/05/2017

Uma breve resenha
Leitura interessante, ótimo ver como a história da pesquisa sobre o funcionamento do universo se deu, porém é uma leitura muito difícil e devo admitir que não vou lembrar de tudo.
Brendo.Brayan 02/07/2017minha estante
Parabéns pela honestidade de admitir que é uma leitura pesada, principalmente para leigos, pois conheço muitas pessoas que lêem, dizem que leram mas não sabem nem explicar um capítulo sequer do livro. Parabéns! Releia que dessa forma o entendimento aumenta.

Livia1405 09/07/2017minha estante
Eu achei a leitura muito interessante para saber até essa época o que se entendia do funcionamento do universo, achei o livro muito bom por tentar explicar para leigos isso, a ideia geral eu acredito que compreendi, mas tem uns detalhes que eu só segui em frente.

juliapassos14 18/05/2020

Para quem gosta de compreender o universo!
Se você é do tipo que se questiona de onde viemos, o porquê do universo ser do jeito que ele é e o que vai acontecer quando tudo terminar, você vai gostar de Uma breve história do tempo.

Ao longo de pouco mais de 200 páginas, Stephen Hawking nos mostra as grandes teorias que existiram para mostrar que o universo não é tão simples quanto se acreditava. O livro passa da gravidade à teoria da relatividade geral, com um toque de Buracos negros, Big Bang, Espaço-tempo e Singularidades.

Numa linguagem relativamente acessível, ele nos leva numa jornada de entendimento sobre aquilo que nos cerca. Ainda que muitas das teorias trazidas sejam bastante complexas, acredito que consigamos extrair minimamente sua essência!
Gudegois 20/05/2020minha estante
Gostei da resenha! Me animei em ler! Valeu?

Karol 24/05/2020minha estante
Tbm gostei da resenha. Vc acredita em alienígenas?

JoAo 17/08/2023

UMA BREVE HISTÓRIA DO TEMPO
Devo admitir esse livro foi mais complicado que o anterio skskskskks, porém consegui entender o máximo que pude e minha curiosidade pela física só aumentou.
QUEIJO460 01/09/2023minha estante
As exatas não são fáceis.

JoAo 01/09/2023minha estante
Exatamente porem devo dizer que é minha grande paixão.

Vi 27/09/2023

Uma Breve História do Tempo
Neste livro, até mesmo pessoas não familiarizadas com termos científicos e fórmulas físicas, podem obter conhecimento de como o universo e matéria se sucederam, e das leis que as/nos governam. Perfeito, apenas isso!
VPerosa 05/10/2023minha estante
Me empreste rs

Vi 08/10/2023minha estante
Empresto!

Samara 14/02/2021

Uma passeio pela Física
Indo de encontro à todas as probabilidade, Hawkingin tenta fazer caber, em nosso leigo entendimento, as compreensões e pretensões da astrofísica, física quântica, de partículas e porque não, também da filosofia. Uma conversa tranquila, fluida e nem sempre fácil, com o cientista mais brilhante do nosso século, sobre o avanço das descobertas, a historicidade dos estudos sobre o universo e sobre o projeto, audacioso, de elaboração de uma teoria unificada. Uma leitura necessária e, por vezes, desafiadora, pelas nossas próprias limitações, mas que tem um autor, extremamente empático e didático, que sempre recompensa, nosso esforço e persistência.
Juliana.Oliveira 16/02/2021minha estante
Eu amei esse livro. ?????

Samara 16/02/2021minha estante
Eu também, Juliana!

Babi 16/05/2022

Me senti a Penny escutando o Sheldon falar sobre ciênciaKKKK
Adorei, simplesmente fascinante a perspectiva de Hawking na ciência. E como esse homem é brilhante! A linha de raciocínio é tênue e tem uma narrativa simples de entender, só não garanto lembrar depois kkkk
Annie Bitencourt 08/06/2022minha estante
Quando chegou no assunto de teoria das cordas eu me senti pior que a Penny kkkkk

Babi 17/06/2022minha estante
Exatamente Annie KKKKKKKK

Vinagrete 04/05/2022

Foi um livro que eu demorei pra terminá-lo pq eu simplesmente fiquei com preguiça ( n estou dizendo que é horrível )
geovana 11/04/2023minha estante
a maioria dos livros do Stephen são uma leitura arrastadas, não que sejam ruins

Vinagrete 14/04/2023minha estante
Fato

Felps / @felpssevero 05/07/2020

Adorei "Uma breve história do tempo", mesmo sendo extremamente complexo. É um livro que nos dá uma dimensão da nossa insignificância diante do(s) universo(s), mas ao mesmo tempo nos faz admirar a humanidade pela sua eterna busca por respostas.

Gostaria de recomendar para quem tem interesse em cosmologia mas tem uma cabeça de humanas, como eu, que comece pelo livro "A dança do universo", do físico brasileiro Marcelo Gleiser. Além de explicar os difíceis conceitos da física de uma maneira mais didática, o autor ainda conta um pouco da biografia de alguns dos grandes cientistas da humanidade, o que dá um ar de épico à corrida científica.

Certamente ter lido Gleiser antes me ajudou a entender um pouco melhor esse livro do Hawking.
João Pedro 14/07/2020minha estante
Ah, se eu tivesse visto essa dica antes (sobre o livro do Gleiser). Acabei abandonando por achar muito complexo :/

Rei 12/05/2021

Extragaláctico
É impressionante como Hawking consegue explicar temas complexos e enormes de forma tão simples, todo mundo pelo menos uma vez na vida já se questinou sobre o Universo e acredito que até os alienígenas gostariam de ler este livro. ;)
Rei 20/07/2021minha estante
Minha irmã me catou este livro :)

Alexandra.Tavares 08/08/2020

Maravilhoso!
Com certeza se eu tivesse lido antes de iniciar o ensino médio, tudo seria diferente. Impossível ler e não se apaixonar pela física. O autor passa os conhecimentos de uma maneira muito simples e fácil de entender!
Sávio 19/08/2020minha estante
Tive a mesma percepção, quando o li, Alexandra!

Anny128 01/03/2015

O tempo não é absoluto.

Pah!

Tampouco o espaço.

Pow!

Hawking nos mostra como estamos desconectados das descobertas científicas, mesmo as mais antigas. O autor nos faz refletir sobre como tratamos o estudo da ciência apenas como decoreba para conseguir passar pelos bancos escolares.
A leitura é fácil? Não. Exige mais reflexão e vontade de compreender seus múltiplos sentidos? Sem dúvidas!
Porém o esforço que Hawking faz para trazer a física ao entendimento do grande público é cativante e empolgante, ao ponto de nos proporcionar um mergulho em suas palavras, ávidos, cada vez mais, pelo saber.
O livro desperta aquela velha (e às vezes esquecida) curiosidade infantil, que nos fez questionar a tudo e a todos sem medo de sermos tomados como bobos ou petulantes.
Suas páginas nos levam a crer que a tentativa da ciência em unir a relatividade geral e a mecânica clássica em uma única teoria que explique todo o universo não é mera busca de homens por fama e glória; é a procura da humanidade inteira, aspirando descobrir suas origens e conhecer seu próprio eu!

site: http://www.leioeu.com.br/2015/02/uma-breve-historia-do-tempo.html
andre 02/03/2015minha estante
que maravilhosa

Cleber Rode 22/05/2021

Um livro técnico, mas fácil de entender
É um livro com uma excelente escrita, apesar de conter vários termos técnicos, o autor faz uma interessante relação com situações do cotidiano, de forma que a leitura se torna muito gostosa. O livro ainda conta com um leve humor entre suas páginas.
Ohana 22/05/2021minha estante
Adoro este livro!

Thiago 17/07/2020

Uma temática fascinante que o autor parece explorar com uma simplicidade marcante. Mesmo assim me desdobrei para compreender a maior parte, devido às minhas poucas lembranças e conhecimento desses fenômenos físicos.
Rammy 17/07/2020minha estante
Comprei esse livro há alguns dias pela internet... aguardando ansiosamente pra começar a leitura!! rs

Beatriz 18/01/2021

Fascinante
Um livro incrível para quem se interessa por física ou apenas pelos assuntos relacionados ao universo.
Admito que é uma leitura desafiadora, com muitos termos técnicos, porém, extremamente instigante.
Em busca dos outros livros do autor para entender mais sobre o universo.
Cesar.Maforte 23/01/2021minha estante
Quero ler logo!!!