Uma Breve História do Tempo

O tempo não é absoluto.

Pah!

Tampouco o espaço.

Pow!

Hawking nos mostra como estamos desconectados das descobertas científicas, mesmo as mais antigas. O autor nos faz refletir sobre como tratamos o estudo da ciência apenas como decoreba para conseguir passar pelos bancos escolares.
A leitura é fácil? Não. Exige mais reflexão e vontade de compreender seus múltiplos sentidos? Sem dúvidas!
Porém o esforço que Hawking faz para trazer a física ao entendimento do grande público é cativante e empolgante, ao ponto de nos proporcionar um mergulho em suas palavras, ávidos, cada vez mais, pelo saber.
O livro desperta aquela velha (e às vezes esquecida) curiosidade infantil, que nos fez questionar a tudo e a todos sem medo de sermos tomados como bobos ou petulantes.
Suas páginas nos levam a crer que a tentativa da ciência em unir a relatividade geral e a mecânica clássica em uma única teoria que explique todo o universo não é mera busca de homens por fama e glória; é a procura da humanidade inteira, aspirando descobrir suas origens e conhecer seu próprio eu!

site: http://www.leioeu.com.br/2015/02/uma-breve-historia-do-tempo.html
andre 02/03/2015minha estante
que maravilhosa

Jv02 26/12/2022

MEU DEUS QUE LIVRO
De uma forma incrível ele descreve tanto quanto sua teoria do Buraco Negro e outros eventos, estava muito ansioso por essa leitura pois, Sthephen Hawcking é um dos meus autores favoritos quando se diz relacionado a física, mesmo que algumas partes eu possa não ter entendido por ter assim algumas palavras técnicas e alguns outros autores desconhecidos(alunos do próprio Hawcking, amigos da faculdade e etc), que futuramente possa estar pesquisando para saber das teorias e afins, é um conhecimento incrível dentro de poucas páginas comparado a outros livros e a forma de leitura bem adaptado, até mesmo porque a obra é bem antiga o que a deixaria a leitura mais difícil, se possível leia o livro com certa frequência, em alguns momentos ele faz citações dos outros capítulos e é bom que se lembre para não se perder em meio a leitura.
Rayssa.Paneto 26/12/2022minha estante
amei a resenha ????

cecilivros 25/06/2023

Amo
Esqueci de colocar meu queridinho aqui!! não tenho como descrever em palavras o quanto stephen hawking foi importante pra eu ser o que sou hoje, o que não é muita coisa, mas com certeza é o que eu posso ser de melhor! te amo sempre eterno stephinho, sou fã #1
cecilivros 25/06/2023minha estante
e sobre o livro em si: maravilhoso, didática perfeita ?

Mayara Beatriz 19/01/2021

Uma breve história do tempo
O que sabemos sobre o universo, e como sabemos? De onde ele veio e para onde está indo? O universo teve um começo? Se teve, o que aconteceu antes? Qual é a natureza do tempo? Um dia ele vai chegar ao fim? Podemos voltar no tempo? Essas são perguntas que acompanham o ser humano desde sua civilização primeva. Com a tecnologia de hoje, parte dessas perguntas já podem ser resolvidas e com a tecnologia no futuro os físicos esperam responder as demais.

Nesse livro, em poucas páginas é contada, como o próprio título já diz, uma breve história do tempo, mostrando como o pensamento humano evoluiu no decorrer da história desenvolvendo e tentando entender os mais complexos enigmas do universo.

Aristóteles foi o primeiro cientista a provar que a terra é esférica, mas, assim como Ptolomeu, ele acreditava que ela era o centro do universo. Só cerca de 1500 anos depois, Copérnico propôs o modelo heliocêntrico (publicou seu trabalho anonimamente, talvez pelo medo de ser estigmatizado como herege pela igreja), mas durante um século essa ideia não foi levada a sério.

Apenas com Kepler e Galileu, que começaram a apoiar a teoria copernicana publicamente é que essa história começou a mudar. Utilizando um telescópio, Galileu pôde observar que Jupiter era orbitados por diversos satélites, significando que nem tudo deveria orbitar diretamente a terra como pensavam Aristóteles e Ptolomeu. E Kepler formulou seu modelo com base em observações onde as órbitas não eram círculos perfeitos, mas elipses. E, posteriormente veio Newton com a gravitação e Huble com a expansão do universo.

Hoje a base da física se encontra na Teoria da Relatividade e na Mecânica Quântica, no entanto essas duas teorias são incompatíveis entre si. Uma trata do macro e a outra do micro e onde uma é válida a outra não faz sentido. Os físicos buscam uma teoria onde essas duas sejam incorporada. “A descoberta de uma teoria unificada completa, portanto, talvez não ajude na sobrevivência de nossa espécie [...] mas o desejo profundo da humanidade pelo conhecimento é justificativa suficiente para nossa busca contínua. E nossa meta não é nada menos do que uma descrição completa do universo onde vivemos”.
Rafael.Félis 19/01/2021minha estante

Clari 17/02/2022

muito bom me sentir burra 99% do tempo
O livro só confirmou que sou totalmente de humanas! Comecei lendo achando que seria um livro de ciência para pessoas leigas mas EU achei bem complexo e entendi pouquíssimas coisas mas muito bom sair da zona de conforto :)
Wellen.Bergeron 17/02/2022minha estante
Kkkkkkkkkkk amei sua resenha

Silvia Simões 11/11/2012

Não consegui passar para o segundo capitulo. Falta-me base em física, sni, snif, snif, gostaria muito de poder ler.
Vou deixar para a proxima reencarnação.
Namda 14/02/2013minha estante
hahahahahahahaha

Rei 12/05/2021

Extragaláctico
É impressionante como Hawking consegue explicar temas complexos e enormes de forma tão simples, todo mundo pelo menos uma vez na vida já se questinou sobre o Universo e acredito que até os alienígenas gostariam de ler este livro. ;)
Rei 20/07/2021minha estante
Minha irmã me catou este livro :)

Gilberto Alves 01/06/2020

Não é um livro para todos
O começo do livro realmente excita e encanta, pela "facilidade" que você absorve o assunto, mas conforme você adentra aos capítulos, muitas vezes parecia se tratar de um livro científico, das épocas de faculdade.
O livro é bom? Na verdade é excelente, mas não espere que você vai sair entendendo 100% do que leu...
Eu diria que fiquei em torno de 50%, e fiquei feliz hahaha
Paulo.Sakumoto 01/06/2020minha estante
Bom saber, obrigado

João 27/12/2023

Explorando o universo
Stephen Hawking com extrema inteligência nos dá uma breve história do tempo. Em alguns momentos da leitura me sentia esperto, e em outros, um completo idiota por não entender nada.

Vale apena para conhecer um pouco dessa figura tão notável, exemplo de resiliência, força de vontade e bom humor.
LuccySwan 30/12/2023minha estante
Esse está na minha meta para 2024 ^^

Ana.Belagamba 04/09/2022

Inspirador
Uma breve história do tempo é um presente para amantes da física e da ciência, porém, é importante ressaltar que esse livro não irá te ensinar física, é uma leitura complicada para quem nunca teve contato com os conceitos que ele aborda durante sua narrativa.
Para curiosos e entusiastas, essa obra é simplesmente sensacional, Stephen Hawking tem uma didática incrível, eu amo a leveza de suas explicações e a maneira como um livro de divulgação científica não se torna massante e mentalmente exaustivo sob suas palavras.
Vitória Marques 04/09/2022minha estante
Concordo plenamente... Hawking tem um jeito único de falar sobre ciência ??

aandrelipe 17/02/2022

perfeito!
Eu adorei esse livro, é o tipo de livro que te obriga a se concentrar 100% pra poder entender tudo (e as vezes você não vai entender nada). Eu adorei e foi uma aventura terminar ele, me fez ter uma perspectiva diferente de conceitos como tempo, buracos negros e etc. Super recomendo!
Ray 17/02/2022minha estante
Está na minha listinha ??

Pizza 04/09/2018

Falemos a verdade: NÃO é para leigos
Sem balelas e falsa postura intelectual... A verdade precisa ser dita: esse é um livro para conhecedores/apreciadores de exatas (em especial a física), pessoas já familiarizadas com o tema e/ou profissionais da área.

Leigos, ao contrário do que diz a orelha do livro, terão muita dificuldade para entender a maioria dos assuntos aqui tratados. Tanto pela grande quantidade de termos técnicos quanto pela complexidade da maioria dos temas abordados.

Acredito que ler esse livro por completo é um desafio, pelo menos para mim(leigo, mas curioso)foi.

Não tenho duvidas que para os entendedores do assunto esse livro merece notas excelentes, mas para pessoas que não tem contato com estudos relativos física (não vale assistir The Big Bang Theory) não é tão cativante

O capítulo que achei mais interessante, e logicamente me trouxe maior entendimento, foi o sobre viagens no tempo e buracos de minhoca.

Outros pontos legais que podem agradar a diversos públicos são os pequenos resumos sobre cientistas famosos e o glossário.

No mais, é isso.

Leia por sua conta e risco.
Sara.Alves 17/10/2018minha estante
Totalmente de acordo, foi um desafio, (buracos negros que o digam, rs), mas pretendo ler de novo!

Amanda 27/01/2023

Primeiro livro do Stephen Hawking lido
Excelente
Embora não tenha entendido todos os termos técnicos eu consegui entender grande parte consideravelmente devo isso ao Pedro loos do ciência todo dia.
Livro ótimo
Vitor547 29/01/2023minha estante
Pedro Loss é incrível, eu também vejo-o

Thiago 17/07/2020

Uma temática fascinante que o autor parece explorar com uma simplicidade marcante. Mesmo assim me desdobrei para compreender a maior parte, devido às minhas poucas lembranças e conhecimento desses fenômenos físicos.
Rammy 17/07/2020minha estante
Comprei esse livro há alguns dias pela internet... aguardando ansiosamente pra começar a leitura!! rs