Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking




Resenhas - Uma breve história do tempo


672 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Luiza.Matos 07/09/2019

Um livro Cansativo. :(
O livro “uma breve história do tempo” é dividido em vários capítulos (12) além de pequenas biografias/comentários sobre alguns físicos que de uma maneira ou de outra se envolveram no assunto astronomia/universo (Einstein, Galileu e Newton). O livro também apresenta um glossário no qual é explicado muito termos utilizados e que talvez seu conceito não tenha ficado tão evidente
Ele aborda de forma simples e clara algumas teorias sobre o nosso universo.
Eu achei a leitura difícil, não porque é técnica mais sim porque eu não gosto desse assunto de física e todo esse universo não me cativa não. Eu pensei em desisti mais segui firme e forte.
Para quem se interessa por esse tipo de estudo de física e ciência eu aconselho a ler ele. Dei 4 estrelas.

comentários(0)comente



Hudson 12/10/2019

Fantástico (especialmente para mim)
Eu, particularmente, sou fascinado por física, especialmente a quântica, talvez por não poder compreendê-la em essência e assim elabore e/ou acredite nos maiores devaneios que algumas teorias propõe, ou talvez pela característica que ela tem de mostrar que a realidade não seja tão calculável quanto a física clássica propõe. O fato é que, independente do motivo, este livro se adequou perfeitamente a mim, leigo, porém curioso sobre os desdobramentos pelo qual nosso universo passou, e passa, para montar a realidade a frente dos nossos olhos.
Pensar em como o autor tenta demonstrar a imensidão do universo em comparação, não com um de nós, mas com a nossa terra, é sentir que somos imensamente inúteis, como também, incrivelmente especiais, afinal, ser insignificante em meio aos bilhões de anos propostos pelo autor, não anula o fato de podermos pensar sobre a própria existência humana.
Seres pensantes capazes de se perguntar se existimos em razão do universo ou se o universo inteiro existe em função de sua observância. Prazer, nós!
comentários(0)comente



livrodebolso 14/10/2019

o grande nome da física dos últimos anos não está muito preocupado com o conhecimento prévio do leitor, por isso é interessante estar familiarizado com os conceitos e reviravoltas dos últimos séculos na ciência antes de iniciar a leitura. Dito isto, percebo que foi uma ótima ideia ler O Fim da Terra e do Céu primeiro, por mais que pareça que os temas estão em ordem invertida. Explico: Gleiser traça um panorama científico/religioso sobre o fim do Universo; Hawking, por sua vez, se interessa por ambos, o fim e, principalmente, o início, que desconhecemos, e sobre não ser possível saber o que houve no primeiro segundo do mundo.
As explicações não seguem uma ordem aparente, pois são relacionadas entre si, porém, há uma riqueza de imagens que facilitam a compreensão. Essa interdisciplinariedade das teorias é muito interessante, tornando possível o entendimento e mais rápido o vislumbre das implicações finais.
.
.
.
O Tempo, ao qual refere-se o título, pode significar a quarta dimensão ou a ideia relativa dependente de um observador, tanto quanto seguir uma seta de orientação ou variar conforme o evento em questão. Pode, inclusive, ser uma ilusão causada após o início do Universo ou apenas uma unidade de medida, ainda que incerta. Hawking é capaz de divagar e apresentar inúmeras possibilidades sem torná-las complexas demais, mantendo a leitura agradável.
Além, é claro, de se dedicar aos Buracos Negros, sua especialidade, em uma explicação emocionante para interessados em viagens no tempo, como eu. O capítulo sobre pontes Einstein-Rosen (Buracos de Minhoca) é fenomenal, apesar de ser bastante realista (eu não gostaria de ser o astronauta hipotético citado nesta obra). No mais, ele retrata a dificuldade em se conseguir formular uma teoria unificada, a teoria de tudo, apta a explicar como a Natureza funciona de fato, e como pudemos nos tornar uma espécie capaz de nos questionar a respeito.
comentários(0)comente



Luan Rafael 16/10/2019

Um livro para interessados em ciência
Devo admitir que o Hawking não escrevia tanto para leigos como seria a proposta do livro.
Possui temas complexos e com analogias não tão "mastigadas" para que o público absorva cada aspecto, exigindo uma certa bagagem para compreender. Mas não chega a ser um desafio enorme para quem já conhecia, pelo menos um pouco, do que é apresentado aqui.
Eu tive certa facilidade de compreensão por assistir muitos vídeos sobre astronomia e mecânica quântica no YouTube, em canais como: Vsauce, Veritasium, Kurzgesagt, Ciência Todo Dia, Poligonautas, O Física Turista, SpaceToday, Nerdologia, entre outros.
Esse pré-requisito do leitor ser, no mínimo, um interessado por ciência, pode mais afastar leigos do que criar fascínio.
Mas para mim o conteúdo foi absolutamente incrível, de explodir a cabeça em diversos momentos e dando vontade de aprender cada vez mais. Principalmente nesta época de obscurantismo e anti-ciência que vivemos, na qual precisamos ser uma vela na escuridão e estar munidos do máximo de conhecimento para não deixar que cresça a ignorância (Vide Terra-plana, anti-vacina, negação do aquecimento global, etc.).
Eu me vi extasiado pela beleza da nossa "insignificância" perto do universo e nossa grandeza perto do mundo quântico. A complexidade da existência e da própria vida é sublime, e eu apenas gostaria de que mais e mais pessoas pudessem sentir o que o conhecimento pode nos fazer experenciar como pessoas e seres pensantes neste nosso cantinho único do universo.
comentários(0)comente



Lili 14/12/2019

Uma Breve História do Tempo
Um livro muito interessante, porém muito difícil também. Stephen Hawking tenta esclarecer várias teorias cosmológicas em linguagem bastante acessível, porém várias ideias são complicadas mesmo assim. Indico o livro para quem realmente gosta de Física e afins, pois de outra forma dificilmente a pessoa irá gostar.
comentários(0)comente



Fer Paimel 19/01/2020

Não é leitura para um público muito abrangente
Sem dúvidas se trata de um livro espetacular para quem tem um conhecimento mínimo de física para conseguir acompanhar o raciocínio dele. Para mim, enquanto estudante da área de ciências sociais aplicadas, foi um pouco difícil a leitura, mesmo sabendo que o autor descreveu da forma mais simples possível os conceitos mais complexos atualmente estudados na física. Recomendo a leitura para quem gosta de ficção científica e tem prazer em ler sobre o universo e sobre questões existenciais.
comentários(0)comente



Albert 03/02/2020

uma breve história do tempo
O livro “uma breve história do tempo” é dividido em vários capítulos, onde uma das mentes mais brilhantes do mundo moderno, Stephen Hawking, guia o leitor na busca por respostas a algumas das maiores dúvidas da humanidade. Ademais, o físico explica de maneira lúdica e simples, problemas físicos muito complexos onde varias pessoas tem uma certa dificuldade em entender.
Hawking, consegui transmitir em 12 capítulos, uma overdose informação sobre o universo de maneira objetiva e descomplicada, que qual quer leitor com vontade de aprender sobre, mesmo sem nenhum conhecimento prévio de matemática ou física poderá compreender sem problema o que o escritor tenta passar.
Recomendo a todos o livro, creio que irá responder muitas questões que levantamos durante nossa jornada por esse mundo, como o que são buracos negros e porque eles são tão poderosos capazes até mesmo de deforma o tecido espaço-tempo entre muitas outras indagações.

comentários(0)comente



Henrique Fendrich 05/02/2020

Outro livro que devorei com avidez numa época em que "descobri" o Universo e passei a buscar livros de Cosmologia e Astronomia. Embora voltado ao público leigo, não é tudo que se consegue compreender na escrita de Hawking (que é, mesmo assim, sempre bem humorado). Depois disso, vi entrevistas e declarações de Hawking e me impressionou o fato de que muitas das suas posições continuavam basicamente as mesmas de 20 anos atrás, e por vezes até os exemplos que ele usava eram os mesmos, embora atualizados com o conhecimento científico atual. Era, de todo modo, muito bom que houvesse alguém como ele pensando sobre essas questões.
comentários(0)comente



Laiz 11/02/2020

- explica física complicada de um jeito gostoso e até simples de entender como nenhum professor fez pra mim
- sabia que ele era inteligente mas não o quanto até ler esse livro
- .... que ele escreveu sem as mãos..... cara.......
comentários(0)comente



ansbbr 19/02/2020

achei incrível!!! o Stephen é incrível apesar de eu achar o livro bem completo e eu algumas parte entar bem na física eu adorei
comentários(0)comente



Enzo Santoro 25/02/2020

Um livro ímpar, essa seria a definição correta para esse livro. A importância de Stephen Hawking para a divulgação científica é imensurável e esse é o livro que simboliza toda sua carreira como divulgador. Por outro lado, a linguagem muitas vezes é inacessível, mesmo para quem já possui um conhecimento básico das ciências. É normal se ver perdido após ler algumas páginas, e ter que voltar para entender o que foi escrito.
comentários(0)comente



Camila 26/02/2020

Um livro espetacular, contado de forma acessível mesmo aos que são leigos no assunto.
comentários(0)comente



Wagner 11/03/2020

É tbm uma história sobre nós, sobre como encontrar nosso lugar no universo.
comentários(0)comente



Iane.Rocha 16/03/2020

O tempo tem seus mistérios
Stephen Hawking foi um dos grandes cientistas contemporâneos a lançar mão da inclusão social em temas que antes eram abrangentes apenas no mundo acadêmico científico. "Uma breve história do tempo" instiga o leitor a reviver momentos do passado, entender momentos do presente e tentar prever um futuro. Em cima de uma dinâmica excepcional entre textos e imagens, podemos compreender um pouco mais sobre o mundo desse cientista e brilhante ser humano que foi Hawking. Confesso que achei alguns capítulos difíceis, mas não abandonei a leitura.
comentários(0)comente



Rafael1146 21/03/2020

Física pra quem é de humanas
Eu sou de humanas. Consigo ler trinta livros de sociologia mas durmo assim que pego alguma coisa de exatas pra ler. Entretanto, a leitura de Uma breve história do tempo é tão acessível que até o mais leigo no assunto pode acompanhar. Claro que em alguns momentos os conceitos se tornam um dragão de sete cabeças cuspindo labaredas de fogo... mas nada que a escrita simplória (até o limite concebível) e inteligível não nos ajude a desbravar. As passagens sobre buracos negros são as mais interessantes, e despertou-me vontade de complementar a leitura com outros livros do mesmo assunto.
comentários(0)comente



672 encontrados | exibindo 121 a 136
9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR