Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

Henrique Fendrich 05/02/2020

Outro livro que devorei com avidez numa época em que "descobri" o Universo e passei a buscar livros de Cosmologia e Astronomia. Embora voltado ao público leigo, não é tudo que se consegue compreender na escrita de Hawking (que é, mesmo assim, sempre bem humorado). Depois disso, vi entrevistas e declarações de Hawking e me impressionou o fato de que muitas das suas posições continuavam basicamente as mesmas de 20 anos atrás, e por vezes até os exemplos que ele usava eram os mesmos, embora atualizados com o conhecimento científico atual. Era, de todo modo, muito bom que houvesse alguém como ele pensando sobre essas questões.

Laiz 11/02/2020

- explica física complicada de um jeito gostoso e até simples de entender como nenhum professor fez pra mim
- sabia que ele era inteligente mas não o quanto até ler esse livro
- .... que ele escreveu sem as mãos..... cara.......

ansbbr 19/02/2020

achei incrível!!! o Stephen é incrível apesar de eu achar o livro bem completo e eu algumas parte entar bem na física eu adorei

Enzo Santoro 25/02/2020

Um livro ímpar, essa seria a definição correta para esse livro. A importância de Stephen Hawking para a divulgação científica é imensurável e esse é o livro que simboliza toda sua carreira como divulgador. Por outro lado, a linguagem muitas vezes é inacessível, mesmo para quem já possui um conhecimento básico das ciências. É normal se ver perdido após ler algumas páginas, e ter que voltar para entender o que foi escrito.

Camila 26/02/2020

Um livro espetacular, contado de forma acessível mesmo aos que são leigos no assunto.

Wagner 11/03/2020

É tbm uma história sobre nós, sobre como encontrar nosso lugar no universo.

Iane.Rocha 16/03/2020

O tempo tem seus mistérios
Stephen Hawking foi um dos grandes cientistas contemporâneos a lançar mão da inclusão social em temas que antes eram abrangentes apenas no mundo acadêmico científico. "Uma breve história do tempo" instiga o leitor a reviver momentos do passado, entender momentos do presente e tentar prever um futuro. Em cima de uma dinâmica excepcional entre textos e imagens, podemos compreender um pouco mais sobre o mundo desse cientista e brilhante ser humano que foi Hawking. Confesso que achei alguns capítulos difíceis, mas não abandonei a leitura.

Rafael1146 21/03/2020

Física pra quem é de humanas
Eu sou de humanas. Consigo ler trinta livros de sociologia mas durmo assim que pego alguma coisa de exatas pra ler. Entretanto, a leitura de Uma breve história do tempo é tão acessível que até o mais leigo no assunto pode acompanhar. Claro que em alguns momentos os conceitos se tornam um dragão de sete cabeças cuspindo labaredas de fogo... mas nada que a escrita simplória (até o limite concebível) e inteligível não nos ajude a desbravar. As passagens sobre buracos negros são as mais interessantes, e despertou-me vontade de complementar a leitura com outros livros do mesmo assunto.

Humberto 29/03/2020

Excelente livro
Uma ótima leitura para quem se interessa por física e cosmologia. Linguagem simples é muito bem explicado.

Gabi Sagaz 01/05/2020

Tempo
Meu primeiro livro nessa linha da física.
Sabe nos acostumamos a ler romances, política, clássicos, História, Antropologia e paramos de questionar o que tem lá em cima?

Leitura hard mas importante. Louca para ler outro dele e de outros físicos, químicos ... Trouxe uma curiosidade que eu havia esquecido.

GuiCalvin 02/05/2020

Tempo não é mais o tempo
Com um leitura de fácil entendimento umas das maiores mentes do nosso tempo introduz conceitos sobre o nosso universo. Após a leitura o entendimento de mundo muda.

Teixeira 04/05/2020

Primeiro livro que li do Stephen e é realmente muito bom, a forma como ele aborda os conceitos técnicos é de simples entendimento, o que faz a leitura ser bem prazerosa.

Narthagman Moreira 05/05/2020

Um livro excelente!
A leitura desse livro me tornou mais curioso em relação aos questionamentos que envolvem todo universo, questão como de onde o universo e nós viemos? Como será o fim de tudo? Teoria da relativamente o que é? E etc.

O autor com a maestria e a didática de um professor e gênio, guia leigos, como eu, de matéria clara as questões mais complexas da física.

Ótimo livro!

Rayhan Chamoun 08/05/2020

Olhar para um relógio não vai ser a mesma coisa depois de ler esse livro...
"Hoje, ainda almejamos saber por que estamos aqui e de onde viemos. O desejo profundo da humanidade pelo conhecimento é justificativa suficiente para nossa busca contínua", [Stephen W. Hawking]

Desde que começamos a engatinhar através do conhecimento pela razão humana, o universo cada vez mais ganhou importância em nossa vida - afinal, vivemos nele. Quando caçar animais para se alimentar e se preocupar com abrigos fortes o suficiente para manter afastados predadores e outros humanos hostis passou a não ser um problema tão grande, conseguimos finalmente ter tempo para desenvolver nossas percepções e concepções que não mais tinham o principal requisito da sobrevivência de nossa espécie.

Se os elementos da natureza refletiam para muitos um teor divino de almas antepassadas e espíritos, o céu era, e ainda é, um verdadeiro mar de beleza onde sentimos que a cada vez que olhamos para sua vastidão, vemos o quão profundo ele pode ser. Muitos viram nas estrelas a beleza harmoniosa de um Deus de genialidade incompreensível, já outros, viram uma fagulha que se desenvolveu com simples perguntas: Como? Por quê? Quando?

Desde então, as fagulhas que originaram a ciência nos provam leis que descrevem os eventos ao nosso redor, mas o início de tudo ainda permanece um mistério. A cada década novas teorias surgem para descrever eventos que parecem ser as mais incríveis magias, com a exceção de realmente existirem (como os buracos negros), e que fazem outras teorias, até então sólidas, serem "contestadas". Deste modo, será que podemos usar uma teoria única, uma teoria que explique de forma congruente todas as leis até o momento e que permitirão sabermos a origem do nosso universo de forma ainda mais cristalina?

É essa pergunta que será discutida ao longo de "Uma Breve História do Tempo", escrito por um dos maiores gênios e inspiradores da ciência moderna. Stephen Hawking nos conduz por assuntos complexos, porém, de maneira tão simples, fluída e exemplificativa que as páginas simplesmente voam. A edição da Intrínseca dispensa comentários no que diz respeito a qualidade, e assim como na frase dita pelo astrofísico no começo da resenha, talvez essa resposta não nos afete em nada aqui na Terra, mas ainda estarei feliz por ansiar o conhecimento de saber a nossa origem e igualmente feliz por ter lido um livro tão incrível como este.

site: instagram/rayhan_chamoun

Mrs Bundle Brent 08/05/2020

Uma breve história do tempo
Quando eu comprei eu pensei que seria bem fácil de ler, estava enganada.
Apesar disso, aprendi MUITO e fiquei extremamente feliz por ter continuado a ler mesmo tendo que parar a cada página para pesquisar mais sobre alguns termos e conceitos.
Vale a pena.