Uma Breve História do Tempo

Uma Breve História do Tempo Stephen Hawking

Resenhas - Uma breve história do tempo

DarkMatter 25/08/2020

Breve história do tempo
O livro começa dando uma base da história da física no meio do caminho começa a explicar bastante sobre o tempo e finaliza com umas reflexões existenciais

Glauber 26/08/2020

Leitura incrível
É uma obra em que um dos cientistas mais brilhantes dos últimos tempos explica física teórica em uma linguagem mais acessível.

No livro, enquanto explana, ele faz históricos dos avanços na Física em macro e em microescala. Ao fim, ele descreve a tentativa de conciliar o estudo de ambas as escalas, na intenção de se aproximar de uma teoria unificada que pudesse descrever o universo como um todo.

É fascinante acompanhar os raciocínios. Em alguns momentos olhei para a realidade ao redor e vi tudo fragmentado.

Do que somos feitos? De que é feita realidade? O "porquê" pode vir depois e, quem sabe, ser entendido ao mesmo tempo que o "como". Ou nem.

O certo é que as condições que dão forma e funcionamento à realidade, possibilitaram que existissem criaturas pensantes se perguntando tudo isso.

Peguei o livro, pois queria entender um pouco sobre como é o "tempo", sob o ponto de vista físico. Vi muito mais. Muito massa.

Pepo 27/08/2020

O livro é, de fato, interessante. Contudo, creio que grande parte desse mérito é da física, e não do autor. Admito que não é uma tarefa fácil explicar física moderna para leigos, mas creio que resumir demais tantos assuntos complexos em um livro de pouco mais de 200 páginas não ajudou. Stephen Hawking tem um bom senso de humor e o transmite ao leito, além de conseguir ser bem didático às vezes. Mas, de modo geral, é uma leitura que, apesar de interessante, eu achei vagarosa e complexa em muitos momentos.

Alison 29/08/2020

Aborda temas muito interessantes sobre física, química, astronomia e principalmente cosmologia, como a origem e destino do universo, espaço e tempo, partículas elementares, buracos negros, buracos de minhoca, viagem no tempo... E ainda mostrando a evolução dos estudos em cima desses assuntos, contando um pouco a história dos grandes pesquisadores e a busca pela teoria unificadora (a teoria de tudo) que seria capaz de explicar todos os fenômenos físicos.

A obra possui ilustrações que nos ajudam a entender esses temas tão complexos, mas é um pouco difícil compreende-los por completo sem auxilio de um material auxiliar pra quem não tem nenhum conhecimento prévio.

Gostei bastante, aprendi bastante coisa sobre esses assuntos e me motivou a buscar mais materiais sobre esses temas. Recomendo muito a leitura.

Adriana.Hoff 29/08/2020

Uma breve história do tempo, Stephen Hawking - @projeto.resenhas.literarias
Uma breve história do tempo
Stephen Hawking
Editora Intrínseca
Primeira publicação: 1988
248 páginas

Você conhece as principais teorias que tentam explicar a origem do universo?

Stephen Hawking é um dos grandes nomes da física moderna, tendo contribuído muito com seus estudos acerca dos buracos negros e das singularidades do espaço-tempo. O cientista faleceu em 2018, aos 76, depois de enfrentar a Esclerose Lateral Amiotrófica por mais de 50 anos. Mesmo com a doença degenerativa, Hawking continuou seus estudos e seu trabalho como professor lucasiano da Universidade de Cambridge, setor de Matemática Aplicada, até 2009.

No seu livro mais famoso, “Uma breve história do tempo”, Stephen Hawking apresenta um “resumão” das teorias que tentam encontrar regularidades e explicar o universo em que habitamos. Sim, as teorias tentam explicar, porque até hoje não há uma abordagem definitiva – e talvez nunca cheguemos a ela!

Cada capítulo do livro discute uma teoria ou perspectiva diferente sobre como se deu a criação do universo. Passando pelas hipóteses criadas ainda na Grécia Antiga e chegando às teorias mais recentes, como as Teorias das Cordas, a obra explica para os leigos em Física como se deu a evolução dos estudos desta área.

Apesar de o livro ser destinado a leigos, nem tudo é tão simples. Alguns capítulos são bem tranquilos de compreender, enquanto outros apresentam conceitos que eu realmente não consegui visualizar. Então, se você tem interesse em ler este livro, esteja preparada para buscar apoio em outras fontes, pesquisar muito na internet e fazer várias anotações!

Acredito que todos que gostem do mundo da ciência podem tirar algum conhecimento do livro, alguns mais, outros menos, dependendo do domínio que têm das teorias mencionadas. Eu sempre gostei de estudar Física e era de exatas no colégio – embora hoje seja formada em Letras – então, a leitura foi proveitosa para mim, mesmo que alguns conceitos tenham passado “em branco”.

Você gosta de ler livros de não-ficção?

Amanda 05/09/2020

Depois de ver o filme e ler A Teoria de Tudo, precisava conferir essa obra.
Stephen Hawking conseguiu tornar interessante assuntos complexos, como a formação de estrelas e buracos negros.
As ilustrações e o humor de Hawking tornaram a aprendizagem ainda mais agradável.
Por ser um conteúdo denso, e eu ter dificuldades com a mecanica quântica, senti que a leitura não foi tão fluida. Mas ainda sim, recomendo a leitura!

Thiago Gadelha 12/09/2020

Resumo do tempo
Esse livro é muito bom ao que se propõe, contar a historia do tempo ao longo das decadas da ciencia. Achei excelente e ate me atualizei bem sobre o assunto. O unico ponto negativo é que nao é pra todo mundo, pois apresenta conceitos que quem nao estudou na area vai viajar longe.

Vini 17/09/2020

Tempo tempo tempo
Hawking como sempre nos ajudando a compreender os mistérios que nos cercam no universo.

nymeria 08/10/2020

tartarugas?
O Stephen Hawking é incrível, a forma didática que ele explica e como ele não tem o ?ego? cientista nas obras dele é magnífico. Simplesmente um gênio.

O universo é algo muito complexo e embarcar por uma viagem na enterprise, usando a velocidade da luz foi perfeito.

Dias 14/10/2020

Apesar da linguagem física, é um livro didático, pois Stephen explica teorias físicas de maneira muito envolvente. Contém ilustrações que auxiliam na compreensão e a estrutura do livro lembra um artigo científico.

luisfelipe.monteiro2 19/10/2020

Ciência para todos
Confesso que tive uma certa dificuldade em entender certos aspectos do livro, visto ser leigo no entendimento cientifico. Apesar disso, abri minha mente para questões pouco discutidas no cotidiano, adquirindo conhecimento cientifico base em inúmeras questões. Vale a pena a leitura, ainda mais se você entende de ciência.

Titi 22/10/2020

Bora de um pouco de física moderna?
Ótimo para quem gosta do mundo da física, uma excelente forma de começar a entender tudo, e perceber que não sabemos nada, mas ver por onde anda os caminhos da física e ciência, e de como não entendemos muito os caminhos que Deus usou para o planeta Terra chegou nesse pontinho da galáxia que mana leite.

Marília 23/10/2020

Muito longe de compreender a totalidade desse livro, mas ainda sim completamente deslumbrada. Não vejo a hora de ler outras obras desse gênio.

Djoko 03/11/2020

Livro interessante de abordagem leve, explicativa, dinâmica, com pitadas de humor e ironia. Requer atenção, pois os assuntos são complexos, embora o autor apresente de maneira compreensível.
Não requer conhecimentos prévios ou ser um gênio da ciência pra entender o que Hawking tenta transmitir.
É uma obra incrível e vale a leitura!

juh 03/11/2020

Grandes questões da ciência
Eu nunca fui muito boa em física, nem em ciências no geral. Este livro é muito interessante e pra mim facilitou muito entender algumas questões do nosso universo, como espaço, tempo, buracos negros, etc. Não foi um tempo desperdiçado.